. transporte ativo áreas de ação mais info


TRANSPORTE ATIVO
Por um Futuro mais Limpo e um Trânsito mais Seguro!

Consciência Ambiental Associada à Potência Humana Sustentável.

. . . .. .

 

 

 

 

 


O que é?

Transporte ativo = meios de transporte à propulsão humana:
Bicicletas, pedestres, triciclos, patins, skates, patinetes, cadeiras de rodas...
Tudo o que permite a mobilidade das pessoas apenas pela força de seu corpo,
sem auxílio de motores.

voltar

 

 

 

 

 

 

O que fazemos

Nosso objetivo é defender, divulgar e promover em âmbito local, nacional e internacional, os meios de transporte à propulsão humana como opção de transporte, turismo, trabalho, lazer, saúde e esporte.
Buscamos contribuir para a melhoria da saúde das cidades e das pessoas, preservando o meio-ambiente e criando novas oportunidades de trabalho, emprego e renda.

Nossas linhas de ação:
· conscientizar sobre uso correto e seguro das bicicletas, triciclos, skates, etc;
· desenvolver, promover, apoiar projetos, atividades e campanhas educativas, culturais, ecológicas e sociais em parceria com a iniciativa privada e o governo;
· difundir a cultura dos veículos à propulsão humana, defendendo e promovendo direitos e deveres;
· reintegrar excluídos através de cursos profissionalizantes;
· desenvolver cartilhas e mapas;
· promover a intermodalidade e construir cenários de discussão incentivando a cultura e os benefícios dos meios de transporte à propulsão humana.

Nossa meta é a utilização cada vez maior de formas mais simples, econômicas e não poluentes de transporte, proporcionando assim cidades mais humanas.
. . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .voltar

 

 

 

Quem somos

A Associação Transporte Ativo é uma Organização da Sociedade Civil voltada para qualidade de vida através da utilização de meios de transporte à propulsão humana nos sistemas de trânsito.

Somos um grupo de pessoas que, desde a década de 90, tem usado a bicicletas e afins como meio de transporte, divulgando e defendendo seu uso de diferentes formas. Em 2003, visando somar nossos esforços e abrir canais formais de diálogo com o governo e a sociedade, nos unimos e fundamos a Associação Transporte Ativo, para ir além do que já tínhamos realizado.

Hoje, a Transporte Ativo é formada por entusiastas, especialistas, consultores e autoridades da causa da propulsão humana, da mobilidade sustentável e da qualidade de vida.

Somos um grupo dedicado e consciente, em busca de maior respeito e compreensão dos meios de transporte à propulsão humana. Para melhor saúde, maior inclusão social, menor poluição, por cidades mais felizes e seguras.


. . . . . . . . . . . . . . .Transporte Ativo, agindo agora, de olho no futuro! .. . . . . . . . . .voltar

 

 

 

 


DIRETORIA

voltar

 

 

 

 

 


Pessoas que fazem parte do dia a dia e da história da Transporte Ativo.

voltar

 

 

 

 

 

Zé Lobo
Desde 1989 venho de alguma forma defendendo e divulgando seu uso na cidade e fora dela, tentando mostrar a todos as vantagens que as bicicletas podem oferecer, nas mais diversas situações. Fiz a pesquisa para a publicação da Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, o ABC do Ciclista, manual educativo para o ciclista urbano em 1995, quando surgiu pela primeira vez a idéia de uma associação, no ano de 2003 muitas coisas aconteceram, dentre elas fui convidado a participar do Grupo de Trabalho para Ciclovias da Prefeitura do Rio de Janeiro, participei de alguns seminários internacionais e alguns projetos que surgiram só sairiam do papel com uma associação organizada. Nascia então a Transporte Ativo.
Hoje mais do que nunca, estou lado a lado com as bicicletas e os meios de transporte à propulsão humana, promovendo e utilizando, sempre em busca de um mundo mais amigo!

F. José Lobo
ciclo currículo
voltar

 

 



Edu
Lembro de cada alegria proporcionada pelas bicicletas que tive na infância, da hora em que as ganhava de meus pais às aventuras pelas ruas e parques da cidade. Durante o 2º grau e a faculdade a bicicleta virou meio de transporte. O sonho de viajar sobre duas rodas cresceu naturalmente. Depois da primeira viagem entre Ubatuba e Paraty a presença da bicicleta aumentou na minha vida e a do carro diminuiu. Quando ele foi furtado nem me importei. Em 2004 eu e a Carol, minha esposa, decidimos vender o carro dela. Ficamos com as bicicletas, com mais saúde, sem a culpa da poluição e com mais amigos do que antes. Pedalamos diariamente para o trabalho, e visitamos lugares cada vez mais distantes de bicicleta, usufruindo todos os benefícios de pedalar. A bicicleta e os demais veículos a propulsão humana podem melhorar a qualidade vida nas cidades e é para isso que comecei a me dedicar à Transporte Ativo.

Eduardo d'Avila Bernhardt
www.recicloteca.org.br ............................................................................................
voltar






Zélia
Desde que nasci, no interior de Minas Gerais, a bicicleta já era o meu meio de transporte, ia feliz sentada na
cadeirinha da antiga Peugeot do meu pai. Há 15 anos atrás não resisti a proposta do Pedro, meu marido, para montar uma oficina especializada em bicicletas com tecnologia avançada, larguei meu emprego de economista e assim montamos a All Track bicycles. Entusiasmada fiz vários cursos de mecanica e sistemas de suspensões, freios, etc. Daí em diante foi total o nosso envolvimento com o cicloturismo, mtb, entusiastas, atletas, expedições e eventos.
Quando o Zé Lobo e o Pedro trouxeram a ideia da Transporte Ativo, foi a mesma coisa, não resisti. E estamos aí, trabalhando para melhorar cada vez mais as condições de um transporte limpo e seguro, de um mundo melhor para as futuras gerações.

Zélia Cascardo
www.alltrack.com.br
voltar

 

 

 

Denir
Na garupa de uma Monareta verde, meu irmão mais velho me levava para o jardim de infância. Esta é a primeira lembrança da bicicleta em minha vida, eu tinha 5 ou 6 anos. Desde então, a bicicleta não saiu mais da minha vida, seja por costume da cidade onde nasci (Montes Claros, MG) ou por tradição de família – meu avô pedalou até mais de 80 anos e só parou por recomendação médica. Depois de adulto descobri que além de gostar muito de bicicleta, de sentir-me livre quando pedalo, posso tornar o mundo melhor com ela. Um mundo menos poluído, uma cidade mais humana, pessoas mais saudáveis. Eu uso, incentivo e defendo a bicicleta para deixar um mundo melhor para meus filhos.

Denir Mendes Miranda
Representante TA no Distrito Federal
voltar

 

 

 


Erika
Há dezoito anos, promove a patinação como forma de lazer, atividade física e meio de transporte no Rio de Janeiro.
É responsável pela patinação na Transporte Ativo e representa os patinadores perante a Sub-Prefeitura da Zona Sul. É professora de patinação certificada internacionalmente pela IISA.
Um de seus ideais, é ver o mundo se movendo sobre Patins, é também a maior entusiasta e promotora da criação da TA.

Erika Cordeiro
www.erikacordeiro.com.br
voltar

 

 

 


João
Aos 18 anos tornei-me motorista, ia com os amigos para todo o lado durante os fins de semana e depois de pouco tempo os engarrafamentos eram rotina durante a semana. Acabei optando por utilizar o carro como lazer e o ônibus no dia a dia. O fácil acesso a ciclovias em parte do trajeto casa-faculdade-trabalho-casa me levou aos pedais. Comprei uma bicicleta novinha, mas resolvi reformar a velha que estava enferrujada na garagem também. Isso tudo em janeiro de 2004, depois de mais de cinco anos engarrafado. Depois de muita leitura na internet em sites gringos descobri o "vehicular cycling", onde o ciclista deve se portar como apenas mais um veículo no trânsito. Conheci também John Forester e o "ciclismo eficiente". Depois da leitura, resolvi praticar a teoria de que lugar de bicicleta é na rua e hoje, cruzo as ruas do Rio de Janeiro em paz até mesmo com o motorista estressado que não sabe esperar e quase sempre acaba para trás, ultrapassado pela constância silenciosa do "devagar e sempre" de uma simples bicicleta.

João Guilherme Lacerda ............................................................................................ voltar









Felipe
A medida que mais e mais pessoas entendem que suas atitudes afetam diretamente a saúde do planeta, uma grande maioria delas se junta ao que rapidamente está se tornando um movimento a favor de um estilo de vida mais saudável, menos poluente e mais econômico. Acredito na Bicicleta como a forma de transporte mais eficiente para curta distância, especialmente dentro dos grandes centros urbanos. Fico motivado de imaginar as cidades com uma infraestrutura cicloviária de alto nível que permita as pessoas se deslocarem de bicicleta com seguranca e rapidez. Também acredito no impacto positivo na sociedade do uso em massa de um meio de transporte que trabalha o corpo e a mente - só quem pedala sabe como é gostoso o vento batendo no rosto, o pneu deslizando no asfalto e o sentimento de liberdade que a bicicleta proporciona. Morei alguns anos na Alemanha e vi que tudo isso é possível - a bicicleta pode sim ter uma participacao significativa na malha de transporte das cidades. Fico feliz de fazer parte da Transporte Ativo e trabalhar para que a nossa cidade tenha esta cara também.

Luis Felipe Carvalho . . . ...... . . . . .... . . www.alternation.com.br . . . . . . . ....... . . ........ . . voltar

 

 

 

 

Pedro
Apaixonado por bicicletas, o proprietário da All Track Bicycles, há muito tempo compartilha da idéia de criação de uma associação para promover atividades ligadas às bicicletas. Patrocinador de equipes de ciclismo em várias modalidades, é fundador da Transporte Ativo e do Clube All Track, que promove passeios off- road, pedaladas em estradas e encontros ciclísticos.

Pedro Wilson Cascardo
www.alltrack.com.br
voltar

 

 

 

 

 

Léa
Artista plástica e Gestora de Marketing. Cicloativista, desde os 14 anos participa de vários eventos de cunho social e cultural. Vem elaborando várias ações educativas através do Cicloturismo, participando também de Comunidades Ciclísticas pela internet inclusive como moderadora da “BikeOneList”, uma das primeiras comunidades ciclística da internet brasileira.
Foi diretora da ACICAF – Associação Ciclística de Cabo Frio - RJ. 1997 / 2000.
Administrou o site Cicloturismo Brasil “www.cicloturismo.com.br” que ficou 5 anos no ar onde a semente desse modal foi plantada solidificando assim vários contatos pelo Brasil.
Uma das participações mais importantes a nível nacional, destaca-se na pesquisa como Técnica em 1999 no Rio de Janeiro para levantamento sobre uso e infra-estrutura cicloviária e a atualização do Manual "Planejamento Cicloviário: Uma Política para as Bicicletas" - GEIPOT/FINATEC - Ministério dos Transportes. Foi a primeira presidente da União de Ciclistas do Brasil - UCB.

Claudilea Pinto. . . . . . cicloturismo - magia sobre duas rodas . . . . . . . . . . . . voltar

 

 

 

 

 

 


Ainbinder
Arquiteto Urbanista, foi Coordenador do GT Ciclovias da Prefeitura do Rio de Janeiro por muitos anos e sempre esteve envolvido com o planejamento cicloviário desta cidade, é um grande entusiasta do transporte sustentável e da participação da sociedade civil nas soluções para as cidades. É um dos mentores da Transporte Ativo, pois desde a década de 90 nos apóia e incentiva, sempre estimulando a criação desta associação.

Roberto Ainbinder
voltar





Associe-se:

Associe-se à Transporte Ativo e una-se a pessoas que trabalham para criar facilidades e maneiras melhores de nos deslocarmos em nossas cidades.

Caminhar, pedalar, patinar ou usar qualquer meio de transporte ativo promove a saúde individual e também contribui para um meio ambiente mais saudável.

A associação é gratuita e a participação ativa é uma opção pessoal de cada associado.

Entre em CONTATO para receber o formulário de associação por email.

voltar

 

 

 

 

 


For Cleaner Future and Safer Traffic!
Ecological Conscience associated with Human Powered Sustainable Mobility.

Active Transport Association is a Non-governmental Organization concerned with quality of life through the use of the Human Powered Means of Transport in transit systems.
We are determined to:
- support, spread and promote locally, nationally and internationally the human powered means of transport as modes for commuting, tourism, work, leisure, health and sport;
- raise awareness of using correctly and safety the non-motorized transport;
- support educative, cultural and social projects and campaigns, always aiming at the use of green transport, thus reducing motor traffic and providing more humanized cities.

Transporte Ativo: acting now, toward the future!

Our objectives .............. About us ...............Back to

 

 


Our objectives are:

- To contribute for improvement of cities' quality of life and people's health, preserving the environment and creating new job opportunities and income.
- To spread out the culture of human powered vehicles, defending and promoting its rights and duties.
- To develop projects and activities with educational, cultural, ecological and social scope, aiming to improve the use of active transports, in partnership with employers, companies and the government.
- To reintegrate socially excluded people through professionalizing courses.
- To recycle bicycles and equipments.
- To develop guidebooks and cycling route maps.
- To encouraging the sense of duty to obey the law.
- To promote intermodal transport.
- To open up spaces for discussions, enhancing the culture and benefits of the Human Powered Transport.

Back

 

 


About us

We are bicyclist, roller-skates, and non-motorized transport users. Since long time we have been promoting and defending its use in many ways. In 2003, we joined together and founded the Associação Transporte Ativo [Active Transport Association], so that summing up efforts to go forward.
The Associação Transporte Ativo is made up of devotees, specialists, consultants and authorities all together for Human Powered Vehicles cause, sustainable mobility and quality of life.
We are a committed and conscientious group struggling for more respect and sympathy to the Human Powered Mobility. For a healthier world, with less social exclusion and without pollution.
We stand up for happier, safer and friendlier cities.
Come and join us you too!

Back

 

 

 

 


Novo mapa colaborativo do Rio de Janeiro, participe você também.


Aplicativos para Android TA.


É cada vez maior o número de ciclistas nas ruas. Não dê motivos pra quem critica as bicicletas.


Free Range Kids agora em português.


VI Desafio Intermodal Carioca.
Baixe aqui o relatório.


Policiamento com Bicicletas - Como criar uma unidade de patrulha e Controle de multidões.


O folheto 6 Cycling Games, da Danish Cyclists Federation, agora em português.
6 Jogos de Bicicleta
.


Entregas por bicicleta em Copacabana.


CTB de Bolso para Ciclistas revisado já disponível on line.


O Manual Kids on the Move, da Comunidade Européia, agora em português.
Crianças em Movimento


Dossiê do Seminário
"A Bicicleta e as Cidades"


Novo Manual para Contagem Fotografica de Ciclistas.


Confira os novos Wallpapers Transporte Ativo.


Nova pagina com GIFs animados para baixar e usar a vontade.


Transporte Ativo, MTB-BH e Ciudad Viva lançam o guia. De Bicicleta para o Trabalho versão em espanhol.


Novo Handbook I-CE GTZ, Cycling-Inclusive Policy Development


Novo manual, Diagramas para bicicletários.


Nova contagem de Bicicletas em Copacabana.


Vídeo: Como utilizar as
Bicicletas Públicas Cariocas.
mpg 22mb ou wmv 5mb


Transporte Ativo e MTB-BH lançam o guia. De Bicicleta para o Trabalho.


Confira os novos folhetos Transporte Ativo lançados em 2008 clicando na imagem acima.


As apresentações do Workshop Planejamento Cicloviário e Transporte Público, já estão disponíveis.


III Encontro Brasileiro de Cicloativismo e Mobilidade por Bicicleta. e Fundação da UCB. Saiba Mais.
Clique aqui para ver todas as apresentações.


Transporte Ativo ganha Prêmio Pedala Brasil.


Novo volume da série Cadernos Técnicos (ANTP/BNDES), sobre Transporte Cicloviário.

Clique aqui.
O Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades, já está disponível online.


"Bicicletários"
Dois novos documentos: Tradução do guia da APBP e o novo manual para Bicicletários no Local de Trabalho, da TFL. em Inglês.


Já está disponível o VÍDEO do projeto Pedale Legal na Escola, clique aqui para assistir. Duração 20min.


Veja o resultado da vistoria nos Shopppings Centers do Rio buscando saber quais se enquadraram a Lei Complementar nº 77 de 28 de abril de 2005.


"Bicicletários"
Folheto informativo do SusTrans - UK traduzido para o português.


Confira aqui o vídeo de ano novo da Transporte Ativo.


A Campanha Pedale Legal teve prosseguimento, na Escola, em Jacarépagua, Zona Oeste carioca.


Desafio no Trânsito do Rio de Janeiro.
Qual será o meio de transporte mais eficiente para enfrentar o trânsito na cidade?

Baixe aqui o relatório completo.


Assista uma versão curta do vídeo da 46ª Bicicletada de São Paulo, reeditado pela Transporte Ativo, clicando na imagem.
Para essistir a versão completa clique aqui.


A Transporte Ativo iniciou uma série de vistorias em busca do cumprimento de normas que promovem o uso da bicicleta no Rio de Janeiro.
Saiba mais clicando na foto.


Pedalando para o Trabalho !
A série de cartazes do National Cycling Strategy do Reino Unido, foi traduzida para o português e já está disponível em nosso site.


Campanha Pedale Legal!


11 milhões de pessoas, quase 6 milhões de automóveis; um acidente a cada 3 minutos; uma pessoa morta a cada 6 horas; 8 vítimas fatais da poluição por dia em SP.
No lugar da praça, o shopping center; no lugar da calçada, a avenida; no lugar do parque, o estacionamento; em vez de vozes, motores e buzinas.
Trabalhar para dirigir, dirigir para trabalhar: compre um carro, liberte-se do transporte público ruim. Aquilo que é público é de ninguém, ou daqueles que não podem pagar.
Vidros escuros e fechados para evitar o contato humano. Tédio, raiva angústia e solidão na cidade que não pode parar e que não consegue sair do lugar.

um vídeo de
Branca Nunes
e
Thiago Benicchio

Clique aqui para baixar o vídeo em alta definição.


Nos dias 9 e 10 de abril de 2005, aconteceu em Florianópolis o 1º Encontro Nacional de Cicloativistas, que deu início ao Forum Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta, que tem como objetivo promover o uso da bicicleta como meio de transporte em todo país e dar suporte aos Governos Federal e Municípal no que diz respeito às melhores formas de implantação e manutenção destes sistemas nas cidades. Veja com está o FBMB hoje.