Promovendo a Mobilidade por Bicicletas 2018

Em sua quinta edição, o prêmio “Promoção da Mobilidade por Bicicleta” novamente selecionou as melhores iniciativas brasileiras em prol das bicicletas. Boas ideias merecem e precisam ser reconhecidas e homenageadas.

Os nove finalistas receberão ingressos para o Velo-city 2018 e os principais premiados de cada uma das 3 categorias terá todas as despesas de viagem para o Velo-city 2018 pagas, além de um troféu e um kit exclusivo com adesivo e camiseta, que serão entregues em Junho no Rio de Janeiro.

Vencedora Categoria Ação Educativa e de Sensibilização:
La Frida – Casa La Frida

PostPTA7Casa La Frida é um espaço de afeto e encontro por\para mulheres negras ciclistas. Um espaço que busca debater e incluir as mulheres negras nos planos de mobilidade. O projeto tem como objetivo fortalecer o direito das mulheres à cidade por meio da promoção do uso da bicicleta como meio de transporte, visa a formação de uma rede de mulheres ciclistas. É uma casa de apoio às mulheres que acessam a cidade de bicicleta e principalmente as que desejam e estão começando acessar, tem a função de envolver a bicicleta para além da mobilidade, permeia o acesso a direitos básicos, processos de cura, auto-estima , sonhos, podendo pensar e conectar a bicicleta em tudo.
É a criação de um espaço de acolhimento cíclico onde é realizada de forma voluntária rodas de conversas, palestras, aulas de autodefesa pessoal, aulas de bicicleta, atendimento psicológico e jurídico (individual e coletivo), aulas de alongamento para resistência e condicionamento físico, bicicletas compartilhadas, oficina de mecânica, segurança no transito e legislação, debates com o poder publico, para além disso o espaço é ocupado como centro cultural feminino onde realizamos saraus, shows, ambiente de leitura, audiovisual…conectando a bicicleta com estas expressões artísticas.

Menções Honrosas Categoria Ação Educativa e de Sensibilização:
Bike Anjo Belém – Bike na Obra
PostPTA1
Bike na Obra surge da constatação que a maioria dos usuários da bicicleta em Belém-PA são trabalhadores da construção civil e vislumbra empoderá-los quanto ao direito à cidade e brecar o sonho da motorização, além de orientar para o deslocamento seguro. Palestras são realizadas em canteiros de obras, sindicatos e centros de formação para profissionais da área, com distribuição de infográfico em formato de calendário 2018, que contém dicas, direitos e deveres no trânsito e placa refletiva a ser colocada nos selins ou bagageiros das bicicletas.

ACERGS – Pedal da ACERGS
PostPTA2
O Pedal da ACERGS, ação da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, é um grupo de ciclismo que se propõe a possibilitar a pessoas com deficiência visual a oportunidade de pedalar. O grupo utiliza bicicletas tandem, para que uma pessoa com visão normal (guia) e uma pessoa com deficiência visual pedalem juntas. Desta forma, além de proporcionar as sensações de liberdade e aventura às pessoas cegas ou com baixa visão, o grupo incentiva um ambiente de troca entre os participantes, uma vez que as pessoas sem deficiência podem conhecer melhor as habilidades e dificuldades das pessoas com deficiência, ao mesmo em tempo que os últimos podem perceber os roteiros dos passeios através das descrições dos guias.

Vencedor Categoria Empreendedorismo:
Bike Tour SP – Bike Tour SP
PostPTA9
O Bike Tour SP é um projeto que oferece passeios de bicicleta gratuitos e guiados, unindo bicicleta, cultura, solidariedade e acessibilidade. Fundado pelos irmãos André e Daniel Moral. desde maio de 2013 a iniciativa já apresentou a cidade de São Paulo para mais de 45.000 pessoas. Os participantes conhecem marcos da história através de um sistema de áudio, o áudio-tour e por meio da bicicleta, retomando o prazer da pedalada. Existem atualmente 6 roteiros fixos que acontecem todos os finais de semana e eles emprestam as bicicletas e todos os equipamentos, pedindo apenas a doação de 2kg de alimentos não perecíveis por participante, o que resulta em 2 toneladas por mês, direcionados a instituições de caridade. A equipe ainda atende crianças, idosos, deficientes físicos, cegos e recentemente implantaram um roteiro especialmente gravado em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para o público com deficiência auditiva. Basta realizar a inscrição no site www.biketoursp.com.br e conhecer a cidade pedalando.

Menções Honrosas Categoria Empreendedorismo:
Bike Fácil – Design Thinking Bicicletários
PostPTA4
A Bike Fácil é uma empresa especializada em desenvolver e executar projetos de bicicletários. Com o diferencial do método Design Thinking, além de priorizar a ergonomia e segurança, os espaços são planejados do ponto de vista de um ciclista. Desta forma, fazem do “estacionar” uma experiência completa. Os principais projetos implantados são o Bicicletário Pátio Batel e o Bike Station Shopping Estação. Saiba mais em www.bicicletarios.com.br

 La Ursa Tours – La Ursa Tours
PostPTA8
La Ursa Tours nasceu há muito tempo, mas só recentemente nos demos conta disso. Vários amigos (e amigos dos amigos) vinham ao Recife e nos pediam ajuda para planejar seus roteiros. Isso se tornou um hábito (e um prazer) tão grande, que em 2017 decidimos transformá-lo num trabalho. Queremos que nossos viajantes saibam, entendam e compartilhem as experiências locais de maneira mais original e verdadeira possível. Para isso, promovemos experiências a partir da perspectiva da bicicleta e do caminhar, pois acreditamos que são as melhores formas de explorar uma cidade.

Vencedor Categoria Levantamento de Dados e Pesquisas:
Ciclocidade – Advocacy para a redução de mortes de ciclistas e pedestres em São Paulo

PostPTA6Advocacy para a redução de mortes de ciclistas e pedestres em São Paulo é um projeto de 18 meses desenvolvido pela Ciclocidade em parceria com a Cidadeapé e financiado pela Iniciativa Global de Segurança Viária (Global Road Safety Initiative). Ainda em andamento, os primeiros meses foram dedicados a uma introspecção profunda em grandes bases de dados públicas, com o objetivo proporcionar um advocacy baseado em evidências para as duas associações, complementar às demais pesquisas já realizadas pela Ciclocidade. A segunda etapa do projeto será focada em consolidação dos resultados, comunicação e campanha.
Dos resultados alcançados até o momento, temos pedidos de LAI que abriram caminho para uma nova forma como alguns dados públicos estão sendo publicados; o georreferenciamento de 12 milhões de multas aplicadas por agentes fiscalizadores entre 2014 e 2017, evidenciando que a fiscalização a infrações mais graves para ciclistas e pedestres está longe de ser considerada uma política pública; uma análise sobre o impacto da implantação das áreas de velocidade reduzida (zonas 30 e 40) na diminuição de mortos e feridos no trânsito; um mapeamento colaborativo dos vereadores maiores proponentes de projetos de lei relacionados à mobilidade ativa; e indicadores que podem auxiliar a focar o treinamento dado a motoristas de ônibus de São Paulo, posto que nos últimos anos, ônibus estiveram envolvidos em um quarto das mortes de ciclistas e um quinto das de pedestres.

Menções Honrosas Categoria Levantamento de Dados e Pesquisas:
Aliança Bike – Ciclologística: entregas de bicicleta e triciclo no Bom Retiro
PostPTA3
Para se compreender a participação da Ciclologística no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, a Aliança Bike e o Labmob (UFRJ) aplicaram este estudo de caso com o objetivo de se realizar contagem e caracterização dos estabelecimentos comerciais (atacadistas e varejistas) que fazem entregas por bicicletas ou triciclos, dentro de um recorte territorial (Bom Retiro) caracterizado pelo perfil de subcentro – ou seja, onde há expressiva concentração de serviços e comércios.
O levantamento, além de dimensionar as cicloentregas, teve também a oportunidade de estimar o quanto este cenário poderia estar afinado com a realidade de outros locais com características análogas e, ainda, o potencial desta atividade – para a macro-economia, social e também para a vitalidade econômica do bairro.
Alguns dados revelados pelo levantamento:
48,1% dos estabelecimentos que realizam entrega no bairro o fazem
por meio de transporte ativo – a pé, bicicleta ou carrinho de mão.
2.349 entregas são feitas diariamente no bairro por bicicleta ou triciclo, o que dá uma média de 98 entregas por hora
220 é o número de pessoas que trabalham com entrega de bicicleta, sendo que: 97% são homens e 3% mulheres
87,7% dos estabelecimentos que fazem entregas, escolheram este método pela rapidez e praticidade

Rio Estado da Bicicleta SETRANS-RJ – Disponibilização de Bicicletas Integrados ao sistema Ferroviário.
PostPTA5
A Secretaria de Estado de Transportes do Rio de Janeiro (SETRANS)/Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL), contratou através de financiamento junto ao Banco Mundial (BIRD), estudo tendo como objeto desenvolver um modelo de disponibilização e gestão de bicicletas integradoras ao sistema ferroviário – SuperVia, sob a coordenação do Programa Rio Estado da Bicicleta. Visando desenvolver o modelo de demanda para quantificar o potencial de usuários ao programa de bicicletas integradoras,  foram realizadas Pesquisas de Barreiras aos ciclistas no entorno de 06 estações ferroviárias (Japeri, Engenheiro Pedreira, Santa Cruz, Bangu, Realengo e Saracuruna), Análise qualitativa realizada através de grupos focais a fim de identificar as percepções e motivos dos clientes atuais e potenciais da SuperVia para usar a integração bicicleta + trem e Análise quantitativa (2.424 pesquisas) para identificar o potencial de novos clientes propensos a utilizar a integração bicicleta + trem, realizada através de uma pesquisa de preferência declarada.

Nesta edição foram 42 inscrições nas 3 categorias, maior número de inscrições até hoje, com destaque para a categoria Levantamento de Dados e Pesquisas, que teve o dobro de inscrições em relação as edições anteriores. Outra boa supresa foi o aumento de inscrições vindas das regiões Norte e Nordeste, ambas superando pela primeira vez o número de inscritos da Região Sul. Houve também um aumento expressivo de trabalhos enviados por mulheres, que representaram 62% dos trabalhos enviados.

PMB18b

One thought on “Promovendo a Mobilidade por Bicicletas 2018

  1. adoro pedala saude tem 58 anos pedalo 50km ida e volta todos dias categoria asfalto so super saudavel . tivi um cancer de larimge na falo respiro fiz lariggetocmia total e supera so atleta saudavel e muito . FALIZ COM A GRAÇAS DE DEUS AMEM AMIGOS DO PEDAL >>>

Leave a Reply to aureliano oliveira Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *