Conservação à pedal

Foto: Divulgação/SECONSERVA

Uma novidade ciclística já está cruzando as ruas e ciclovias do Rio de Janeiro. Desde o começo de março, para agilizar o trabalho de manutenção do calçamento de pedras portuguesas em praças e na orla, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SECONSERVA) colocou à disposição dos calceteiros um triciclo de carga.

Os calceteiros são aqueles profissionais que tem a missão de zelar e manter a qualidade do piso de pedras portuguesas, um patrimônio carioca, mas que requer um grande esforço para ficar sempre em perfeitas condições de circulação.

Nas próximas semanas os calceteiros, e agora, triciclistas, poderão ser vistos trabalhando na orla do Leblon, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na altura do Posto 6 em Copacabana e nas praças General Osório, em Ipanema e Santos Dumont, na Gávea.

Além dos aspectos óbvios de economia de custos e sustentabilidade ambiental, a realização do serviço de manutenção de calçadas através do uso de triciclos é acima de tudo a opção mais inteligente. Afinal está sempre no último quilômetro o maior custo de deslocamento de produtos. Ao levar consigo os equipamentos e materiais necessários para o trabalho, os calceteiros tem facilidade nos deslocamentos, sem depender de um veículo de carga grande.

Com informações da assessoria de imprensa da SECONSERVA.

One thought on “Conservação à pedal

  1. Excelente notícia!
    O Rio de Janeiro tem nos surpreendido com boas notícias e, sobretudo, boas práticas em favor e com a bicicleta. Além disto, não se vê notícias de atropelamentos fatais, como aquele útlimo na Av. Paulista. Nem há notícia de passeatas, manifestações. Mesmo assim a cultura da bicicleta só cresce na cidade!!! Qual é o segredo? A maresia?? As montanhas?
    (aqui em Brasília, as calçadas com pedras portuguesas estão pior a cada dia. Nem sinal de taparem os buracos…!)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *