Carro de Luxo ou Bicicleta?

É possível ter um automóvel de luxo na garagem e ir de bicicleta para o trabalho. A Holanda é famosa por suas bicicletas e a geografia do país explica em parte esta opção por um transporte que exige pouco espaço urbano. Mas a adesão pela bicicleta entre os holandeses também decorre de mudanças de atitude das pessoas e intensa promoção do uso da bicicleta.

Uma série de vídeos produzidos pela NFTA é exemplo disto. Entre eles há um vídeo especialmente bonito:

A frase que aparece no final, diz: “Se gostamos tanto de pedalar, por que ficar presos em engarrafamentos? Vá de bicicleta para o trabalho – uma boa idéia!”

A trilha sonora é um trecho da canção “Op Fietse” (De bicicleta), com forte pegada folk estilo Bob Dylan, gravada em 1997 por uma banda chamada Skik. A letra da canção fala como é maravilhoso pedalar, ir para qualquer lugar sentindo o vento pelas florestas e margens dos rios da Província de Drenthe, situada no nordeste da Holanda.
A música fez sucesso e entrou para a lista das mais tocadas. Veja o clipe:

Então, deixe seu carro na garagem e vá de bicicleta!

  • Mais:
    A view from the cycle path
  • One thought on “Carro de Luxo ou Bicicleta?

    1. Pois é, tudo começa e termina com a educação e a mobilização para que aconteça! Por aqui (no Brasil) criam-se paraciclos e incentiva-se o uso da bicicleta mas não se estimula a criação dos espaços e nem da cultura dos motoristas para conviver com elas! Uma pena! Afinal o que viria primeiro? O espaço e a educação do povo ou o objeto em si (o estímulo ao uso da bicicleta)?? Temos muito que aprender com os holandeses!

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *