Um túnel e muitas bicicletas

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O mapa indica o ponto exato da contagem de bicicletas no Túnel Velho

No dia 11 de março a Transporte Ativo realizou uma contagem fotográfica de bicicletas numa das principais vias de ligação entre Botafogo e Copacabana, dois dos mais populosos bairros do Rio de Janeiro. Mesmo sendo um túnel mal iluminado e sem faixa para bicicletas o movimento destes veículos é intenso durante todo o dia.
Entre 7 e 18 horas 711 ciclistas cruzaram o túnel nos dois sentidos, pela rua ou pela calçada, na mão e na contra-mão, com os mais diversos tipos de bicicletas e com diferentes objetivos.
Em 2004 a prefeitura divulgou dados sobre o trânsito de bicicletas através do PDTU (plano Diretor de Transporte Urbano). Neste documento copacabana tem só 1588 viagens de bicicleta no sentido casa – trabalho – casa. A contagem de outros meios de transporte como carros, metrô e ônibus não tem esta distinção. Curiosamente a contagem do Túnel Velho e a do Corte do Cantagalo realizada no ano passado, somam 1490 viagens de bicicleta um sólido indicativo de que há muito mais bicicletas nas ruas do que indicam os documentos oficiais.

Os dados podem ajudar as autoridades na elaboração das futuras políticas públicas em relação ao trânsito de bicicletas e mostram a todos que a bicicleta já é um meio de transporte significativo no Rio de Janeiro, mesmo que haja um túnel no meio do caminho.

Veja o Relatório completo da contagem no Túnel Velho.
Veja o álbum de fotos completo.
Assista um vídeo da travessia do túnel.

5 thoughts on “Um túnel e muitas bicicletas

  1. Prezado Zé Lobo e pessoal do TA Rio,

    Vi o relatório e as fotos.
    Muito bom o trabalho de vocês.
    É preciso apenas dar cunho mais técnico (formalismo semelhante ao dos relatórios técnicos governamentais) aos dados e encaminhar ao Ministério das Cidades e ao Ministério dos Transportes também.

    Deve ser enviado ainda ao Gov. do Estado do Rio e a Prefeitura do Rio.
    Temos que ocupar espaços sim e mostrar que há efetivo uso da bicicleta, nas mais variadas formas e situações.
    Há um credo geral entre técnicos e políticos que ciclistas não têm volume de viagens significativas. Mas para mudar esta impressão deles é necessário divulgar os dados e publicizar as imagens.

    Parabéns.
    Grande Abraço.
    Miranda

    ET: Estarei indo dia 29 para Brasília onde participarei de mais uma reunião do GT para elaboração do Manual de Sinalização Cicloviária. Vou tentar apresentar o documento de vocês na reunião.

  2. Prezado Zé Lobo e companheiros do TA – Rio,

    Parabéns pelo trabalho.
    Valeu mesmo, é disto que estamos precisando. Informações a outros que de fato existimos e somos um número expressivo na mobilidade urbana.
    Apenas acho que vocês deveriam elaborar um relatório mais formal (na linguagem e formatação técnica usual) e encaminhá-lo para o Ministério das Cidades e também para o Ministério dos Transportes. Uma outra cópia deveria ser entregue ao Governador do Estado e uma outra ao Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro.

    Há um credo permanente entre técnicos de prefeituras, dos estados e mesmo federais de que bicicleta e ciclistas não existem. Não têm volume de viagens. O trabalho de vocês é legal porque mostra que isto não é verdade. Divulguem ele.

    Domingo estarei indo para Brasília para participar de mais uma reunião do GT incumbido da elaboração do Manual de Sinalização Cicloviária, vou ver se consigo divulgar o documento de vocês por lá.

    Grande Abraço.
    Parabéns mais uma vez pela coleta e registro dos dados.
    Saudações @bicis.com
    Miranda

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