Conhecer para Melhorar

Ciclista no Cantagalo

Ciclistas muitas vezes utilizam as ruas mesmo sem qualquer melhoria na segurança viária para eles. O planejamento urbano voltado para o automóvel cria areas inadequadas para a circulação de ciclistas e pedestres. Com vistas a lutar para que essa condição seja revertida, a Transporte Ativo foi a campo comprovar o fluxo de ciclistas na principal ligação entre a Lagoa Rodrigo de Freitas e o bairro de Copacabana no Rio de Janeiro.

Os dados oficiais mais recentes apontam apenas 1500 viagens/dia no bairro de Copacabana. Ao fim das 12 horas de contagem, 779 ciclistas haviam passado por apenas uma única avenida de acesso ao bairro.

O corte do Cantagalo é a única via de ligação Copacabana – Lagoa. Em ambos os destinos, dois importantes implementos cicloviários, a ciclovia da Orla e a faixa compartilhada da Lagoa. Há no caminho a Estação do Metrô com um bicicletário modelo a ser implementado e haverão ainda duas estações de Bicicletas Públicas.

Mesmo sem qualquer infra-estrutura adequada, o Corte é via de intenso trânsito de bicicletas e esse movimento tende a aumentar com a inauguração do bicicletário no Metrô e as estações de bicicletas públicas.

Visando confirmar o uso e demonstrar o potencial de crescimento no trânsito de bicicletas, a Transporte Ativo realizou na quarta feira, dia 9 de julho de 2008, uma contagem fotográfica das 7 às 19 horas. O objetivo foi levar às Secretarias de Transporte e Urbanismo e CET-Rio os resultados para permitir uma melhor avaliação da área tendo em vista os projetos futuros.

A contagem fotográfica nos permite contar e re-contar, ver e rever vários itens correspondentes ao deslocamento por bicicletas.

Mais:
Baixe o relatório da Contagem de Ciclistas no Corte do Cantagalo.
Confira todas as imagens da contagem.

2 thoughts on “Conhecer para Melhorar

  1. O relatório ficou bom, mas eu acrescentaria algumas melhorias. Colocaria alguns gráficos, pois é isso que gestores gostam de ver. Não, não sou gestor ou gerente, mas acredito que gráficos permitem usar parâmteros idênticos em outras pesquisas e uma melhor forma de comparação.

    De qualquer maneira, parabéns pelo trabalho e pela iniciativa!

  2. oiii
    realmente anda de bicicleta é menhor!!
    agora eu so vou usa o carro so se for necessario..

    bjs

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