Copacabana aberta aos transportes ativos

22 de Setembro no Rio
Cariocas, neste sábado passem pela Av. Atlântica pedalando, patinando ou caminhando para celebrar o Dia Mundial sem Carros.
Se você tem algum pedal marcado, procure passar pela Orla de Copacabana em algum momento, se preferir, venha participar da pedalada que parte do final do Leblon em direção a Copacabana às 10 horas.

Você poderá vir de metrô com sua bicicleta, saiba mais lendo o release abaixo. (Publico também no Diário Oficial do Município)

DIA MUNDIAL SEM CARRO NO RIO

Copacabana será palco de reflexão sobre o transporte urbano

A Prefeitura do Rio em conjunto com a Associação Transporte Ativo, celebram no dia 22 de setembro o Dia Mundial sem Carro. O objetivo é incentivar o uso dos transportes públicos integrados ao uso de bicicletas e valorizar a qualidade de vida através de formas sustentáveis de locomoção.

Além da cidade do Rio de Janeiro, outras três mil cidades do
mundo estarão celebrando o Dia Mundial sem Carro. No Rio, um passeio
ciclístico terá início às 10h na Av. Delfim Moreira, no Leblon, em frente à Rua Jerônimo Monteiro. Os participantes seguirão pela ciclovia, através de Ipanema, em direção à Copacabana, onde encontrarão interditada ao tráfego de automóveis a pista da Av. Atlântica junto à orla. Poderão, então, usufruir de mais espaço para pedalar até o término do passeio, em frente à rua Prado Junior.

Na pista aberta ao uso exclusivo de pedestres e ciclistas, das 7h às 18h, entre as ruas Santa Clara e Figueiredo de Magalhães, serão realizadas atividades lúdico-educativas, tendo como temas: trânsito, mobilidade por bicicleta, meio ambiente, saúde e cidadania.

Neste dia, com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, será permitido o embarque de ciclistas com bicicletas, sem acréscimo nas passagens, em todas as estações do metrô e nas estações de trem de Saracuruna, Belford Roxo, Austin, Campo Grande e Central.

Você poderá desembarcar na Estação do Metrô de Cantagalo e sair pedalando em direção à Av. Atlântica, utilizando o acesso à praia pela rua Xavier da Silveira, que estará interditada aos veículos motorizados também das 7h às 18h. No dia 22 de setembro, saia a pé de patins ou de bicicleta. Utilize o
transporte público. Usufrua da sua cidade sem seu carro.

Como forma de convocar a população a participar, no 21 de Setembro é o “Park(ing) Day”, uma iniciativa que começou na Califórnia e se espalhou pelo mundo. No Brasil foi apelidada de “Vaga Viva”. Trata-se de uma ocupação diferente do espaço urbano. Em uma área de estacionamento pago na rua, o espaço equivalente a dois automóveis é transformado em uma pequena área de lazer. Flores, grama sintética e bancos onde antes haviam apenas carros parados. A atividade transcorrerá durante todo o dia na Rua Senador Dantas em frente a Travessa dos Poetas de Calçada no Centro do Rio.

Mais Informações sobre o 22 de setembro no Brasil em ruaviva.blogspot.com.

2 thoughts on “Copacabana aberta aos transportes ativos

  1. Sem dúvida a melhor decisão é o transporte coletivo, mas só pedemos falar disso no dia que o Rio esteja com uma linha de metro e trem completa, ligando todos os bairros.

  2. estou tentando localizar um estabelecimento em Copacabana pra recarregar o meu bilhete unico, masestádifici, nem o endereço da subprefeitua estou conseguindo localçizar aqui na internet, moro em CAMPO GRANDE e esse serviço aqui so existe dois locais na rodoviaria que vive fora do ar ou no ponto certo o estabelecimento não tem credito, estou deixando esse comentario aqui pq tb não consegui entrar em contato com a prefeitura nem com o rio card, até parece que estou no fim do mundo. Como é dificil recarregar esse tal bilhete, é quase impossível., um horror.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *