Solidariedade sobre rodas.

Pedalar é saudável pra cidade e pra quem pedala. Saúde é um dos bens mais valiosos que o ser humano pode ter e, por vezes, nós a perdemos. Dentre as muitas doenças que podemos ter algumas das mais graves dependem da solidariedade humana para serem curadas.

[photopress:DSC08129.JPG,resized,pp_image]

Foto Edu

Uma pessoa que use a bicicleta como meio de transporte costuma ter o sangue saudável e pode ajudar outras pessoas doando parte desse sangue.

Os hemocentros podem receber dois tipos de doação de sangue: total e aférese.
Na doação do tipo total retira-se uma bolsa de sangue com volume que varia de acordo com o peso e altura do doador. Este sangue é usado em cirurgias e tratamentos de doenças do sangue.
Aférese significa separação e é o sistema utilizado para separar as plaquetas dos demais elementos do sangue.
As plaquetas são responsáveis pela coagulação normal do sangue. São utilizadas durante o tratamento de pacientes com câncer, leucemia, anemia aplástica e outras doenças. Pessoas submetidas a cirurgias cardíacas, transplante de órgãos, de medula óssea e outros casos também necessitam de plaquetas.

Uma pequena quantidade de sangue é retirada da veia de um braço e passa por um equipamento que retêm parte das plaquetas. Depois o sangue volta para o doador com todos os outros elementos. O processo se repete algumas vezes, de acordo com o tamanho do doador, dura cerca de 2 horas e é seguro, pois os kits são usados por apenas um paciente.

Para doar de plaquetas é importante que você já seja um doador de sangue total do hemocentro de sua cidade. Aí é só ligar para lá e se informar sobre a aférese.

Uma doação por aférese contém 6 a 8 vezes mais plaquetas do que numa doação comum. Então um único doador é o suficiente para o atendimento de até 8 pacientes.

Importante:
* O organismo repõe as plaquetas doadas em 24 horas.
* A doação por aférese pode ser feita mensalmente.

Interessante:
* Se você mora perto de um hemocentro é possível ir e voltar pedalando, pois na aférese não há retirada de glóbulos vermelhos logo você não vai perder resistência.

  • Saiba Mais:
  • Agendamento e outras informações:
    Rio de Janeiro: Hemorio 0800 282-0708
    Ou procure o hemocentro mais perto de você na página da Anvisa

    Conheça também a iniciativa do grupo MTB-BH

    2 thoughts on “Solidariedade sobre rodas.

    1. Apenas deixando um comentário sobre a doação de plaquetas: Eu recomendo NÃO voltar de bicicleta após uma doação destas, pois em caso de acidente, o baixo índice de plaquetas pode fazer com que um simples corte sangre por muito tempo sem a coagulação natural do sangue.

      Abraços ciclísticos.

    2. Hernani, seu comentário foi importante para esclarecer que na verdade a pessoa que doa plaquetas não fica assim tão vulnerável, caso contrário o doador teria que ficar internado até recuperar as plaquestas já que a pé, de carro ou de ônibus ela também poderia ter um acidente (até mais provável que de bicicleta). Na verdade a quantidade de plaquetas retirada é de no máximo 10% do que o corpo possui. O volume é totalmente reestabelecido em 24 horas e antes deste período qualquer ferimento terá cicatrização normal. O próprio furo da agulha cicatriza rapidamente.

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *