União dos Ciciclistas do Brasil

[photopress:modelo08.jpg,full,centered]

UCB

Prezados Ciclistas, Promotores da Bicicleta, Ativistas e Entusiastas.

Há alguns anos o assunto bicicleta vem se tornando cada vez mais presente em todos os cantos de nosso país. Neste período várias organizações vêm se formando com o objetivo de defender e promover a bicicleta, bem como um planejamento cicloviário de qualidade para as cidades. Muitas destas organizações têm alcançado resultados superiores aos esperados e já conquistaram o respeito e até parcerias com as administrações locais.

No ano de 2004, foi lançado pelo governo federal o programa Bicicleta Brasil que visa incluir as bicis no dia a dia da mobilidade de nossas cidades. Leia mais.

Logo em seguida, para participar mais efetivamente deste movimento, as indústrias e montadoras do setor uniram-se em uma entidade nacional chamada Instituto Pedala Brasil (IPB).

Faz-se então necessária a participação formal e organizada do maior interessado no sucesso deste processo, o ciclista. Com esta finalidade está em andamento a fundação da União dos Ciclistas do Brasil (UCB) cujo objetivo será participar efetivamente junto ao governo federal e ao IPB do processo de promoção ao uso de bicicletas no país. O foco é unir todas as entidades locais em uma entidade nacional para tratar dos assuntos no nível federal.

O assunto vem sendo discutido desde o 1º Encontro Nacional de Cicloativistas em Florianópolis 2005. Tendo sido aprofundado no 2º encontro, realizado em São Paulo no ano de 2006.

A meta atual é que a UCB seja fundada no 3º Encontro Nacional de Cicloativistas a ser realizado este ano. Para tal está sendo formado agora um grupo onde serão discutidos todos os temas relativos Ã
elaboração do estatuto da entidade e de onde sairão os Sócios Fundadores da UCB. Este grupo já unido no Fórum Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta (FBMB) atualmente é formado dentre outras, pelas seguintes organizações que já se posicionaram a favor da criação da UCB:

Via Ciclo – Florianópolis
ABCiclovias – Blumenau
Mobilciclo – Curitiba
Transporte Ativo – Rio de Janeiro
Rodas da Paz – Brasília
Bike Brasil РṢo Paulo
Comissão de Bicicletas da ANTP
Grupo CICLOBRASIL/UDESC – Florianópolis
Associação dos Ciclistas de São Vicente e Região Metropolitana
Associa̤̣o Brasileira dos Ciclistas РṢo Vicente, SP
BIke Ciclo Verde – Rio Claro, SP
Escola de Bicicleta
Mountain Bike BH
Clube Zohrer
Caminhos do Sertão
Clube de Cicloturismo
e vários ciclistas individuais.

Existe um documento que formaliza a parceria para a criação da UCB. Aqueles que tiverem interesse em participar da discussão e da criação da União ou quiserem esclarecer alguma dúvida, por favor enviem mensagem para o Fórum Bicicleta-BR para que possamos enviar o modelo do documento a ser assinado pela entidade, grupo ou ciclista independente.

Os que preferirem, podem: baixar o Documento de Parceria, o termo de adesão ou o termo de adesão individual no site oficial. Em seguida envie mensagem para o Fórum Bicicleta-BR para que possamos informar os procedimentos e o endereço em Brasília para onde deverá ser enviado o termo de adesão.

Por favor, encaminhe esta mensagem aos grupos de ciclistas de sua região.

Brasil, Janeiro de 2007

7 thoughts on “União dos Ciciclistas do Brasil

  1. Muito bom saber de todo esse processo! Certamente unidos e organizados será mais fácil implementar medidas e ações de mobilidade sustentável! Vou divulgar em Niterói, principalmente entre os ciclistas e grupos a fim.

  2. Muito bom saber de tal mobilização.Só assim teremos vez junto aos politicos que espertamente já perceberam que prometer ciclovias é moderno , além de passar uma imagem de administrador atualizado. E sem cobranças , cumprir tais promessas tornam-se desnecessarias. Principalmente se levar-mos em consideração que esse discurso arremata votos da classe trabalhadora (C e D) que usa a bike como meio de transporte e da classe media que usa como meio de lazer e ativ. fisica.Juntos e unidos poderemos transformar discursos em ciclovias . Contém comigo. Ese possivel mandem esse email para administração de meu municipio: Vitoria ES. CHEGA DE PROMESSAS , QUE VENHAM AS TÃO ESPERADAS CICLOVIAS!!!!!!

  3. Que venham além de ciclovias,educação para os pedestres não ficarem caminhando pelas mesmas.

  4. Caros amigos chegou a nossa hora e vez, o lançamento da UCB vem de encontro com as nescessidades dos ciclistas do Brasil, só na baixada santista neste 4 meses sao 11 obtos , temos que unir forças neste projeto. que vai dar uma luz no fim do tunel. parabens pela iniciativa.u

  5. Onde será o 3° Encontro? Sou Arquiteto, meu Trabalho Final de Graduação teve como título “Núcleo de Apoio ao Ciclista – Mobilidade Sustentável em Fortaleza”, o qual foi um dos selecionados no Curso de Arq. e Urb – UFCeará para concorrer nacionalmenet no Ópera Prima (concurso nacional de trab. finais). Trata-se de uma edificação em Fortaleza para aglutinar as entidades ligadas ao ciclismo em prol da utilização da bicicleta como meio de transporte e promotora de saúde. Além do NAC, 3 grandes ciclovias para diferentes públicos. Embora eu não atue efetivamente como cicloativista no momento, tenho muito interesse em participar desse encontro nacional. Estou providenciando a passagem dos meus arquivos para o formato PDF, daí então disponibilizarei o mesmo. Boa inicativa a de vocês, da qual fiquei sabendo pelo pessoal do Clube de Cicloturismo, casal de boas pessoas que passaram por aqui ontem em cicloviagem litorânea até o Maranhão, trecho que já fiz também.
    Abraços e boas pedaladas.

  6. oi pretendo fazer uma longa e divertida viagem de bike ,pelo brasil afora.sairei de angra ,com destino ao sul do brasil,contornando as mais belas praias desse brasil .serao aproximadamente cerca de uns 17mil kms de muita aventuras .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *