Reflexões Urbanas


Bicicleta e carro
Foto de clrpao

Uma profunda reflexão na revista Carta Capital número 441 trata sobre uma das mais importantes invenções humanas, o automóvel. A maneira como essa invenção moldou a economia e a vida social no entanto é motivo de ressalvas para a revista. De maneira resumida:

O automóvel é um dos propulsores do desenvolvimento contemporâneo, mas a paixão desvairada por ele ameaça a natureza e a civilização

Durante todo o século XX, os processos industriais foram os responsáveis por moldar a economia e também o comportamento humano. O imperativo da expansão econômica sem freios nos trouxe uma nova necessidade evolutiva, escolher como e quais ferramentas humanas usar sabendo o custo de cada uma delas, seja social ou ambiental.

Nos anos 20, Henry Ford provocou a maior revolução nos métodos de produção, gestão e regulação do capitalismo desde a invenção da máquina a vapor.

Cinqüenta anos depois a revolução fordista foi substituída pela revolução do toyotismo. Símbolos maiores do poderio da indústria automobilística, essas evoluções na maneira de fabricar bens materiais infelizmente não servem mais de modelo para as mudanças necessárias a sociedade humana do século XXI.

O futuro nunca chega e a necessidade de evolução nunca termina. Por isso, é no presente que se constrói o mundo como ele será amanhã. Os erros e acertos dos caminhos traçados no passado nos ajudarão a ajustar a rota para que a maneira que vivemos seja cada vez melhor.

Atualmente o bicho homem é um ser majoritariamente urbano. Assim, a trajetória para o futuro certamente será na direção de cidades voltadas para as pessoas e não para os processos industriais que moldaram o século XX.

  • Mais
  • > “Piada Pronta
    Texto do Apocalipse Motorizado sobre os caminhos urbanos
    > O totem do capital – Revista Carta Capital. 25 de Abril de 2007 – Ano XIII – Número 441

    Tags , .Adicionar aos favoritos link permanente.

    Um comentário para Reflexões Urbanas

    1. Leila diz:

      Gostei muito destas reflexões.
      Tb daquela foto”Pés em movimento”.
      Enviei para 2 amigos do focolare, um que é jornalista da revista Cidade Nova, onde sp aparecem artigos deste tipo e o outro é ciclista apaixonado.
      No geral, o blog está muito bom e atinge o objetivo.
      Legal!

    Deixe uma resposta