Mobilidade e o Futuro das Cidades

Nas grandes metrópoles o trânsito caótico parece ser um problema insolúvel pela proporção que atingiu, em outras cidades a situação é menos dramática. Medidas podem ser tomadas antes que a situação fuja ao controle.
É isto que mostra o projeto “Melhorias e incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte” elaborado pela Prefeitura de Montes Claros, MG, com apoio e consultoria técnica da TA.
mociclistas
Montes Claros tem cerca de 400 mil habitantes; é a 5ª cidade de Minas em população; possui a única fábrica de insulina do país; a Unimontes é considerada uma das melhores universidades brasileiras; e é a terra natal de terra de Darcy Ribeiro e Beto Guedes.

Por tradição e condição sócio-econômica do município, o número de ciclistas é muito grande na cidade. A atual gestão tem como diretriz a governança solidária e decidiu voltar os olhos para as bicicletas. Se por um lado vai atender a maior parte da população, por outro lado é uma medida inteligente, que procura prever e conter o caos urbano: as estreitas ruas centenárias da cidade, desenhadas na dimensão das pessoas, já estão saturadas de automóveis.

O projeto prevê as seguintes medidas:

  • Rotas e sinalização específica para bicicletas
  • Campanhas de educação dos ciclistas
  • 350 vagas em bicicletários modelo inglês
  • uma vez por mês, ruas de tráfego exclusivo para bicicletas [medida pioneira no Brasil.]
  • Mesmo de longe se vê no horizonte os montes que circundam e batizaram a cidade. Com a recente implantação de um moderno sistema de transporte coletivo e, agora, com medidas de valorização e incentivo ao uso da bicicleta, Montes Claros mostra que as soluções existem e podem ser adotadas preventivamente. A cidade coloca-se voltada para seu horizonte, em busca de um futuro melhor para todos.

  • Mais:
  • Projeto Cicloviário
    Cidades para bicicletas, cidades de futuro – Manual da Comissão Européia

    Adicionar o link permanente.

    4 comentários para Mobilidade e o Futuro das Cidades

    1. alex diz:

      amo montes claros sinto muita saudades da minha cidade alex de boa vista rorraima

    2. alex diz:

      continuo amando minha cidade e sentindo muita falta das coisas mineira beijos moc
      BOA VISTA RR

    3. monica diz:

      AMO ESTA CIDADE…NAO A ESQUECEI NUNCA

    4. guilherme silva diz:

      estou no sul mais o norte de minas nunca saiu do meu coração sou montesclarense sou mineiro uai trem bão de mais te amo moc estou com muiitas saudades da minha terra amada

    Deixe uma resposta