Rock that bicycle!

Bill Haley não cantou rock around the bike, os Beatles não lançaram Sgt. Peppers’ Bicycle Club Band nem os roqueiros do Clash gritaram should i stay or should i go by bicycle, mas, do punk ao psicodélico, a bicicleta sempre foi ins-piração no rock.
Selecionamos 4 faixas e 2 bônus para servir de fundo musical nestes dias em que a revolução vem de bicicleta.

A primeira faixa é Bike, do álbum The Piper at the Gates of Dawn, que inaugurou o rock psicodélico do Pink Floyd nos tempos de LSD do Syd Barret [aliás, foi andando de bicicleta que Albert Hofman, criador do LSD, sentiu os primeiros efeitos da droga]

    esta animação mostra apenas metade da música. Confira a versão integral com a segunda parte dentro do quarto de relógios.

Depois, veio a tecno-revolução musical provocada pelo grupo alemão Kraftwerk. Suas músicas eletrônicas e minimalistas abriram caminho para a dance music e os ringtones de hoje :-). Com os kraftwerks, o esforço físico da pedalada montanha acima virou musica em Tour de France.

Pausa para uma baladinha romântica, rostinhos colados ao som de Bicycle Song, com Red Hot Chili Peppers

    olha o verso do refrão: “How could I forget to mention the bicycle is a good invention”

Uhu, a festa do pedal está bombando. Agora vai rolar o hino das bicicletas. Se alguém pensou na muito óbvia e indefectível Bicycle Race, do Queen, errou! Ouçam a fantástica faixa My White Bicycle, da banda Tomorrow, claramente inspirada na experiência holandesa dos Provos

A banda lançou apenas dois singles na década de 60, mas cavou raízes para o rock psicodélico e progressivo (o guitarista Steve Howe depois fez parte da banda Yes, e com o mesmo título White Bicycles foi lançado, em 2007, o melhor livro sobre a revolução musical ocorrida na década de 60).

O primeiro bônus é The acoustic motorbike, com Luka Bloom:

E pra acabar a festa, a porrada punk dos Buzzcocks, com Fast Cars

    qual ciclista também não odeia carros velozes??

Você tem a sua lista de músicas sobre bicicletas? Deixe um comentário.

Veja também:

  • Bicycle Music
  • camisas de ciclismo com estampas de bandas de rock
  • Mais música no blog
  • Tags , .Adicionar aos favoritos link permanente.

    5 comentários para Rock that bicycle!

    1. João Carlos de Pinho diz:

      Mais uma:

      Bicycle Race, do Queen:

    2. Bruno diz:

      Não podemos nos esquecer do clássico alemão do DIE PRINZEN: MEIN FAHRAD!!!

    3. Luiza De Carli diz:

      Opa! errei o link! É esse daqui! http://www.youtube.com/watch?v=VILWkqlQLWk

    4. Denir diz:

      Luiza,
      a cena é do filme “Butch Cassidy and The Sundance Kid” um clássico do cinema -- e felizmente tem esta cena memorável do Paul Newman de bicicleta!
      Quem canta a música é o B.J.Thomas.

    5. Márcio Almeida diz:

      A lista está muito boa, mas peca ao não relacionar músicas brasileiras. De cabeça me recordo de duas chamadas “Bicicleta”, uma de Marcos Valle (http://www.youtube.com/watch?v=z54hnD36rE8) e outra, minha preferida, do Boca Livre (http://www.youtube.com/watch?v=_abqteWgAtY&feature=related), gravada no segundo disco do grupo. Esta é só vocal, sem letra, com o ruído da corrente na catraca e da campainha fazendo o clima, lembra?

      P.S. Não vale dizer que a lista só comportava rock, pois Kraftwerk não se encaixa nesse rótulo.

    Deixe uma resposta