O Caminho para a Mudança

Evento Cet-Rio
As bicicletas estão presentes no Código de Trânsito Brasileiro desde 1997. Antes, já estavam nas ruas, mas sem o devido reconhecimento. Uma das missões da Transporte Ativo é sensibilizar os responsáveis pelo planejamento de trânsito para que a importância das bicis para as cidades não fique só no papel.

Cada cidade tem um órgão responsável para lidar com o trânsito. No Rio de Janeiro, é a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) que cumpre esse papel. Entre as suas atribuições está a promoção e a participação em projetos e programas de educação de trânsito. Com esse intuito, foi realizado o 5° Encontro de Educação e Segurança no Trânsito. E pela primeira vez as bicicletas estiveram presentes através da Transporte Ativo que apresentou a palestra “O Caminho para a Mudança”.

Todos os presentes puderam saber mais sobre a bicicleta e também sobre a importância da cordialidade no trânsito. Afinal, o respeito é fundamental para que as ruas possam ser usadas por todos. Pedestres, ciclistas e o trânsito motorizado. Afinal, mesmo quem não usa a bicicleta pode ajudar a promove-la, simplesmente sendo cordial ao guiar seu veículo.

Um convite foi feito: “Vá de Bicicleta, e seja Cordial.” Com isso, esperamos que cada um dos participantes experimente pedalar pela cidade. Mas certamente, todos irão ter um novo olhar em relação as bicicletas.

Tags , , .Adicionar aos favoritos link permanente.

Um comentário para O Caminho para a Mudança

  1. Eduardo diz:

    Uau! Pode não parecer nada, mas uma palestra sobre o uso da bicicleta num evento desses é o tipo de situação que dá gosto de ver e saber. Aliás soube que foi sucesso absoluto entre os presentes, especialmente entre os bam-bam-bãns da prefeitura, que adoraram a abordagem educativa mesmo e não apenas um relato.

Deixe uma resposta