Capacitação Cicloviária

2008 11 12 15   Bicicultura 713

A bicicleta cada vez mais entra na pauta da mobilidade urbana ao redor do Brasil. Mas ciclistas e técnicos ainda não estão totalmente entrosados. A Transporte Ativo no Rio de Janeiro e em São Paulo deu um passo importante para a construção desse entrosamento. O curso de Planejamento Cicloviário que começou na CET-Rio e depois foi para a CET em São Paulo tem um grande potencial de se espalhar pelo país afora.

Para que mais técnicos na administração municipal saibam do potencial da bicicleta e das necessidades dos ciclistas, a TA em parceria com o I-Ce promoveu um importante treinamento durante o Bicicultura em Brasília. A idéia foi espalhar o conhecimento adquirido para que o curso de Introdução ao Mundo Cicloviário seja replicado no maior número possível de cidades.

O público ficou a par da história de como chegamos a essa palestra e recebeu todas elas abertas para serem editadas e apresentadas nas suas cidades. Somente dessa maneira os encontros cicloviários ao redor do Brasil poderão ter novos rostos e a bicicleta deixará de ser do interesse de apenas alguns técnicos dentro dos órgãos municipais.

Em breve será disponibilizado também um vídeo em DVD com a íntegra da palestra em Brasília. Tudo para que o curso não fique apenas no papel e na cabeça, mas ganhe espaço junto aos ciclistas, técnicos e cidadãos em geral.

Organizações, Clubes e Grupos Presentes:
Clube de Cicloturismo, CicloBR, Viaciclo, Bicicletada DF, Pedal Noturno DF, Escola de Bicicletas, Bike Cicloverde, UCB, Bicicleta Livre, Ciclo Urbano e a presença de Mirian Van Bree da Fietsersbond e Jaap Rijnsburguer do I-CE. E ainda representantes do GT Denatran, CEFET-RJ, Secretaria de Educação DF e Governo do Estado de Alagoas

DSC00845

Com esse público dá pra imaginar a qualidade do evento, aprendemos muito também.
Estavam representados os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Sergipe, Alagoas e Distrito Federal, além da presença dos holandeses.
A primeira foto é do André Geraldo Soares

Saiba como foi em São Paulo:

Tags , .Adicionar aos favoritos link permanente.

Um comentário para Capacitação Cicloviária

  1. Pingback:planejamento » Blog Archive » Capacitação Cicloviária

Deixe uma resposta