O Papel dos テ馬ibus

Onibus na paulista

Apesar da eficiテェncia em transportar grandes volumes de passageiros, os trens costumam ser responsテ。veis por menos viagens do que os テエnibus. Seja em Londres ou em Sテ」o Paulo. A dinテ「mica da cidade e o planejamento urbano das テコltimas dテゥcadas acabaram por favorecer o transporte sobre pneus.

No entanto o mesmo asfalto por onde passam os テエnibus, fica congestionado com um volume crescente de veテュculos motorizados particulares. A perda para a cidade テゥ evidente, jテ。 que um transporte pテコblico lento e superlotado acaba levando mais pessoas a optar pelo transporte individual motorizado. Um cテュrculo vicioso que pode e deve ser quebrado.

Uma soluテァテ」o encampada por Curitiba nos anos 1970 e que ganhou o mundo jテ。 estテ。 no papel na cidade de Sテ」o Paulo. Tendo sido posto em prテ。tica em algumas partes da capital. Sテ」o os chamados corredores exclusivos de テエnibus, ou Bus Rapid Transit (BRT) como ficaram famosos ao redor do mundo os テエnibus em canaletas exclusivas de Curitiba.

Priorizar o transporte pテコblico para grandes distテ「ncias e integra-lo as bicicletas テゥ sem sombra de dテコvidas o melhor caminho para a construテァテ」o da sustentabilidade urbana. Planejamento Cicloviテ。rio テゥ a soluテァテ」o para inserir a bicicleta nas cidades e os corredores de テエnibus sテ」o a melhor maneira de racionalizar o transporte motorizado sobre pneus. Tudo sempre na lテウgica de custos menores e resultados maiores, onde a meta maior テゥ a qualidade de vida da populaテァテ」o.

Saiba Mais:
O corredor de テ馬ibus na Berrini (ecologiaurbana)
テ馬ibus mais rテ。pido que automテウvel (Jornal Destak)

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos link permanente.

Um comentテ。rio para O Papel dos テ馬ibus

  1. rc diz:

    Os テエnibus devem ser complementares (ao metrテエ e aos trens) e operado pelo Estado (ou sob forte fiscalizaテァテ」o deste). Aqui no Brasil, porテゥm, em 90% dos casos, o que impera テゥ a mテ。fia dos テエnibus, que nテ」o aceita linhas deficitテ。ris -- e o trabalhador fora da “linha” que se exploda -- e exige subsテュdios para compensar o preテァo do combustテュvel, do pneu, do motorista, da cordinha da sineta…

Deixe uma resposta