Manual do Ciclista Urbano

Manual de Sobrevivência Ciclista Urbano

Para ajudar mais pessoas a sairem as ruas em bicicleta sem perder a compostura, a Transporte Ativo apoiou a edição do “Manual de Sobrevivência do Ciclista Urbano”. Um livro para quem quer pedalar mas ainda não sabe bem como. As idéias são para facilitar a vida de todos, ciclistas e não-ciclistas. Os textos e ilustrações são de Sérgio Magalhães.

Lançamento do Manual de Sobrevivência do Ciclista Urbano

Dia: 3 de dezembro de 2009, quinta-feira

Horário: 19 hs

Local:
Recicloteca
Rua Paissandu 362 – Laranjeiras – Rio de Janeiro, RJ

Para maiores informações, envie uma mensagem.

Tags , , , , , , .Adicionar aos favoritos link permanente.

7 comentários para Manual do Ciclista Urbano

  1. Que entre direto na biblioteca para ser consumido pelos seus distantes seguidores… Terá uma versão em PDF?

  2. leo diz:

    engracado q hoje mesmo fui atropelado aqui em vitoria. uma roda torta, joelhos e cotovelos arranhados e um pulso inchado.

    o pior eh ver a cara do motorista, ja saindo do carro e pondo a culpa em mim (e olha que ele bateu por tras) sem nem querer saber se eu estava bem…

    ah, ele é policial da divisao de homicidios, ironico nao?

  3. RC diz:

    Só não gostei da arma na capa. Podia ser só a armadura.

  4. Léo… o que ajuda nestas horas é manter a cabeça fria. E depois que o cara se acalmar, chame ele no canto e lembre a ele que a licensa para dirigir dele foi concedida pelo Detran condicionada a ele conhecer o ARTIGO 201 do Código de Trânsito Brasileiro. E que só por isto ele está errado! Não cite o conteúdo do artigo (vc conhece né? 1,5m ao ultrapassar ciclista?!)… deixe ele apenas interessado. Pelo menos vc saíu vivo, e sem maiores sequelas.

    Os policiais no Brasil todo são mal preparados. Outro dia, uma viatura da polícia militar de PE estava em cima da Ciclofaixa de Olinda. Motivo: Policiais pararam para tomar salada de fruta! Importante o motivo né não? Por estas e outras, precisariamos mesmo de uma armadura, se bem que preferia a minha de kevlar e fibra de carbono! hehehehe

  5. Edu diz:

    Leo e Rogério
    Em casos como esse esqueça o CTB e qualquer artigo dele por mais rígido que seja. Pegue uma testemunha e vá pra delegacia pra registrar queixa quanto tentativa de lesão corporal (quando você não se machuca) ou lesão corporal (no seu caso, que se machucou) e, dependendo do que disserem as testemunhas pode ainda ser incluido tentativa de homicídio.
    O CTB é regulamentador de trânsito, mas pouco punitivo nesses casos e as delegacias costumam se apoiar apenas no código penal.
    Ciclista atingido por veículo no trânsito é caso de polícia, não de DETRAN.
    Veja mais no post: http://blog.ta.org.br/2008/08/25/caso-conflito/
    Abs
    Edu

  6. Ramon diz:

    Edu,

    E o que podemos fazer quando mendigos dormem dentro do tunel, e voce se arrebenta todo por causa do desgraçado ?

    Uma colega de trabalho, que não tem maldade nenhuma, pois só pedala nos finais de semana, pegou o tunel ali no Rio Sul, passou por cima do mendigo que estava dormindo naquele lugar agradavel, e ela se machucou toda. O mendigo foi embora reclamando . . . . . Ali é mais um dos lugares que nao utilizo mais ciclovia, o outro lugar é o Recreio, ou vou pela Av. das Americas ou pela pista.

    Abraços.

  7. Marcos Papa diz:

    Quero comprar o Manual de Sobrevivência do Ciclista Urbano de Serghio Magalhães

Deixe uma resposta