Contagem fotográfica de bicicletas


capa do Manual de contagem

A contagem fotográfica de bicicletas foi desenvolvida pela Transporte Ativo para proporcionar um método fácil, barato e alternativo, que une o baixo custo e a flexibilidade das contagens manuais e a confiabilidade dos processos automáticos.

Como forma de facilitar a execução deste tipo de contagem, por outras organizações, em qualquer lugar do Brasil, decidimos produzir e publicar o Manual de Contagem Fotográfica. Ao mesmo tempo, construímos um mini-site, onde colocamos o Manual online (faça o download do pdf), mais os modelos base de planilhas, do relatório e o formulário para contagem.

É ideal que o uso da bicicleta seja mensurado antes e depois da introdução de novas medidas. Isso se aplica tanto a campanhas educativas, construção de infraestruturas, ou mudanças em políticas cicloviárias. Contagens posteriores ajudam a justificar despesas e/ou atividades e também contribuem para demonstrar o valor de investimentos adicionais.

Contagens de bicicleta são interessantes não somente para engenheiros de trânsito e planejadores urbanos. Os dados podem ser úteis também para agentes de saúde, interessados em promover estilos de vida saudáveis. O número de ciclistas em idade escolar é fundamental para programas de educação para o trânsito ou implantação de rotas seguras para a escola. A polícia pode encontrar, nos dados coletados, bons motivos para reforço do policiamento e da segurança na região. Os benefícios são incontáveis.

Nosso objetivo final é que ciclistas possam ter um diálogo produtivo com técnicos da prefeitura, balizado em números e imagens irrefutáveis.

  • Faça o download do material para as contagens fotográficas .
  • Mais: o que já foi publicado aqui sobre contagens.

    Tags , , .Adicionar aos favoritos link permanente.