Novos bicicletários nas ruas

No Rio de Janeiro, hoje, se alguém ou alguma empresa quiser pedir a instalação de um bicicletário na rua, é um procedimento um tanto complicado.

Para mudar esta situação, a Prefeitura está preparando um novo modelo para pedidos de bicicletários.

A Transporte Ativo e a Coordenação do Programa Cicloviário estão trabalhando em conjunto para estabelecer novos procedimentos. O GT Ciclovias está preparando um documento com modelos e padrões que serão adotados pela prefeitura carioca na instalação de bicicletários em logradouros públicos.

O condomínio comercial Cidade do Leblon está participando como projeto-piloto. O bicicletário instalado num dia já era sucesso de público no dia seguinte.

Bicicletário no Cidade Leblon

bicicletário U-invertido no Cidade Leblon

Foram seguidos os padrões indicados nos manuais publicados pela TA, com opção para o suporte U-invertido (também conhecido como Sheffield).

suporte U-invertido ou Sheffield

Uma foto colocada no post Quanto custa um bicicletário inspirou o condomínio a fazer uma melhoria no suporte. Um adesivo plástico grosso foi colocado nos pontos onde o quadro da bicicleta encosta no suporte.

adesivo plástico para proteger a bicicleta

Desta forma, tanto a bicicleta quando o suporte ficam protegidos.

Agora você já pode estacionar sua bicicleta no Edifício Cidade do Leblon, na sombra e com segurança. O bicicletário fica em frente à entrada principal, onde há sempre seguranças.

Esperamos que este exemplo se repita pela cidade e que a iniciativa da prefeitura, de facilitar a instalação de bicicletários, torne mais fácil e seguro estacionarmos nossas bicicletas no Rio de Janeiro.

Tags , , .Adicionar aos favoritos link permanente.

3 comentários para Novos bicicletários nas ruas

  1. Alziro diz:

    Parabéns pela iniciativa!

    Faz pouco tempo tentei correr atrás para que fossem instalados bicicletários como estes na Dias Ferreira… esbarrei na burocracia e acabei desistindo.

    Hoje em dia acabo amarrando a bike no canteiro, ou então subo com ela pro escritório…

  2. Eu achei que ficou um pouco estreito o suporte na foto. Será que dá para prender as duas rodas desse jeito? Eu acho que até dá com aquele cadeado de moto para a a roda traseira!

    cf Técnica para prender uma bike com segurança no meu blog! O vídeo é muito bom traz bastantes dicas! Bem que poderia ser feito um vídeo totalmente Brasileiro! http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2011/11/t

    Emmanuel M. Favre-Nicolin
    Blog Vitória Sustentável http://vitoria-sustentavel.blogspot.com

  3. Na verdade está certo fico muito bom, não tinha visto muito bem! Parabéns!

Deixe uma resposta