Ficou mais fácil pedir um bicicletário

suporte U-invertido ou Sheffield

Promover o uso da bicicleta é buscar alcançar um horizonte distante e ao mesmo tempo ter pequenos objetivos claros e factíveis. Dentro dessa lógica, mais uma vez a prefeitura do Rio de Janeiro teve a ajuda da Transporte Ativo para implementar uma grande mudança.

As solicitações para a instalação de bicicletários em logradouros públicos na cidade do Rio de Janeiro devem obecer ao código de posturas e uma regulamentação específica. É a resolução SMAC Nº 505 publicada em 22 de dezembro de 2011. Um pequeno legado do dia mundial sem carro, mas acima de tudo uma conquista que irá facilitar o estacionamento de mais bicicletas pela cidade.

Art. 2º As solicitações a que alude o caput do artigo anterior far-se-ão mediante requerimento dirigido ao Gerente da 2ª Gerência de Projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente podendo ser protocoladas nessa Secretaria ou nas suas unidades descentralizadas ou ainda requeridas através do seguinte endereço eletrônico: ciclovia@pcrj.rj.gov.br, através do qual o
interessado receberá orientação.

§ 1º O requerimento poderá ser firmado por qualquer interessado, devendo conter, no mínimo, a sua identificação, endereço e telefone, a indicação do local onde pretende instalar o bicicletário (rua/avenida, número de referência, bairro e descrição da área), podendo a Administração solicitar outras informações que entender imprescindíveis à apreciação do pedido.

A publicação da resolução foi mencionada em um post anterior, entenda: Novos Bicicletários nas ruas. Conheça o teor da resolução SMAC 505 que estabelece os procedimentos relativos às solicitações para autorização de instalação de bicicletários em logradouros públicos no Município do Rio de Janeiro. Aos Cariocas, solicitem seus bicicletários, já os moradores de outras cidades podem sugerir ao poder público municipal que crie uma regra parecida.

Tags , , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos link permanente.

8 comentários para Ficou mais fácil pedir um bicicletário

  1. Pingback:Bike by carolinaqueiroz - Pearltrees

  2. Precisamos de bicicletários nas ruas. Para que servem ciclovias se não posso parar, estacionar a minha bicicleta. Nesse caso só serve para passear e voltar para casa. No melhor dos casos, dá para parar e comprar uma água de coco em alguma orla. Sem bicicletário bom, se parar a bicicleta é alvo fácil dos ladrões. Segue uma explicação do porquê de um bom bicicletário http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2011/11/t

  3. felipe diz:

    Isso existe em SP??? gostaria MUITO de colocar um na minha rua.. é sem saida, q facilita mais ainda.

    ;)

  4. chronos diz:

    Acho que mais que bicicletários nós precisamos de estacionamentos amigos da bike, que ofereçam uma infra estrutura bacana :)

  5. Só pra constar, esse email tá voltando. Estou tentando outra forma de contato. Se conseguir, aviso aqui.

  6. Fernanda Gomes diz:

    Gostaria que a matéria deixasse claro se esse procedimento é para solicitar a instalação de um bibicletário pela prefeitura, ou solicitar autorização para instalação de um bicicletário por uma pessoa física ou jurídica. O paragráfo 1 do Artigo segundo diz: “a indicação do local onde pretende instalar o bicicletário” o que deixa entender que a instalação deverá ser feita pelo solicitante da autorização. Já o título da matéria deixa a impressão que a prefeitura fará a instalação quando solicitada.

  7. Gabriela diz:

    Fui roubada porque minha bicicleta estava estacionada longe de onde trabalho. Posso solicitar bicicletario? Como posso solicitar?

Deixe uma resposta