Quem é o paraciclo

Nem só de bicicletas vive um bicicletário.

Nem só de bicicletas vive um bicicletário.

O paraciclo é tipo de sujeito magro, esquio. Ele pode ser bem baixinho, mais alto, torto ou arredondado. Tem quem ache que, pelo nome, ele é deficiente físico. Mas o que poucos sabem, em geral só os “cicloativistas”, é que o paraciclo é relacionado a tal da bicicleta. Ele e ela se dão bem, só o pessoal que não conhece muito o tal sujeito.

Já essa bicicleta todo mundo conhece. Tem quem a ame, tem que apenas a utilize e tem até quem não goste muito da tal magrela. Brasil afora, ela vive paradona num sujeito de nome bicicletário, rapaz bem apessoado que vive em espaços abertos, públicos ou privados, mas também em locais fechados. E esse amigo da bicicleta todos intuitivamente sabem que é gamado na magrela.

Mas esse triângulo amoroso da bicicleta com o paraciclo e o bicicletário tem gerado uma certa confusão. É que na verdade, sem que ninguém entenda bem o porque, o paraciclo é, ou pode ser, uma pequena parte do bicicletário. E aí que a coisa fica confusa.

Para estabelecer uma distinção entre o local onde se estacionam bicicletas, o tal do bicicletário e o suporte onde elas são trancadas foi inventado o sujeito paraciclo. Mas como ninguém conhece o pobre rapaz, seu nascimento gerou mais confusão e por hora só é usado em São Paulo. Mas ainda assim, o próprio jornalão local chama o coitado de uma “espécie de estacionamento de bicicletas“, afinal que leitor vai poder saber que o paraciclo tem algo que ver com a magrela, apesar de gostar de viver grudado nela.

O melhor mesmo é aposentar o jovem rapaz, simplificar o português e deixar as coisas mais como a querida bicicleta, simples e direta.

Tags , .Adicionar aos favoritos link permanente.

Um comentário para Quem é o paraciclo

  1. Haha…

    Bom texto. Bem humorado!! Acho que escrito dessa forma até ajuda as pessoas não se esquecerem mais do que é um paraciclo: um dispositivo para apoiar e/ou prender a bicicleta. Um bicicletário é um local fechado, dotado de segurança onde há vários paraciclos dentro para manter a bicicleta firme e segura :)

    Estou fazendo uma pesquisa sobre paraciclos e realmente ninguém o conhece. No máximo já ouviram falar de bicicletário, mesmo em lojas e oficinas de bicicletas.

Deixe uma resposta