Ficam proibidos os capacetes para ciclistas

Será que promover o capacete é promover a segurança?

Será que promover o capacete é promover a segurança?

O capacete para ciclistas é e deveria continuar a ser uma opção pessoal de cada ciclista. Mas infelizmente a fé de alguns contamina a percepção e faz com que diversos ciclistas acreditem que é possível promover o uso da bicicleta e ao mesmo tempo os capacetes de isopor para os ciclistas.

Por isso é fundamental que seja extinto o capacete de qualquer peça publicitaria em favor da bicicleta. Alguns motivos:

  1. Não retrata a realidade, afinal nas contagens de ciclistas realizadas Brasil afora, nem 1% dos ciclistas hoje nas ruas usam.
  2. Estigmatiza a bicicleta e o ciclista, afinal se a promoção ao uso da bicicleta é sempre focada no capacete, quem não usa (a maioria dos ciclistas brasileiros) é colocado de fora do modelo divulgado.
  3. O vínculo entre bicicleta e capacete reforçado em peças publicitárias comunica ao público não ciclista que a bicicleta é perigosa e por isso precisa de equipamentos de proteção.
  4. O capacete carrega a noção de que pedalar é coisa de atleta (que normalmente usa capacete).
  5. A presença do capacete na publicidade ajuda a culpabilizar os ciclistas “sem equipamentos de proteção” nas ruas.

Fica portanto o marketing e a promoção ao uso do capacete como função exclusiva dos fabricantes de capacete e não dos que esperam que nossas ruas estejam cada vez mais repletas de ciclistas. Sem distinção de equipamentos.

Ps.: 

Aos amantes do capacete que aqui expressaram suas opiniões pessoais.

Indicamos dois links da European Cyclists Federation (Federação Européia de Ciclistas) – ECF, sobre o assunto:

Porque o capacetes não são eficientes na redução de ferimentos em ciclistas” (em inglês).

Porque a Federação Européia de ciclistas defende o capacete como opção individual e é contra a promoção do medo na publicidade de capacetes (em inglês).

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154 comentários para Ficam proibidos os capacetes para ciclistas

  1. O seu blog traz uma foto de patinadores com joelheiras. Vai proibir isso também?
    Não achei nenhum dos motivos relatados realmente importante para se desestimular o uso de capacete. Capacete é um item de segurança e seu uso deve ser estimulado. Eu mesmo levei um tombo de bike e recebi mais de 100 pontos na testa e rosto que poderiam ser evitados se estivesse de capacete. Tenho um colega que sofreu traumatismo craniano e ambos não estávamos competindo ou em velocidade alta. Estávamos passeando na rua e andando devagar.
    Só faltou incluir como “motivos” para não estimular o uso de capacete dizer que desmancha o cabelo e que deixa o ciclista com cara de nerd.

  2. Rafael diz:

    Caro João Lacerda, converse com ciclistas de verdade antes de publicar algo assim. Ando de bike todo dia em são Paulo e quase nao vejo ciclistas sem capacete, tanto quando motociclistas sem o mesmo. Desvincular o equipamento de proteção a um meio de transporte é a mesma coisa do que vc achar que nao há necessidade do cinto de segurança em veículos. Desculpe, mas nao foi feliz no seu texto.

  3. Loucura, loucura, discordo do seu pensamento, esse isopor pode muito bem salvar um traumatismo craniano!!

  4. Mesmo de isopor, o capacete deveria ser obrigatório. Não é por causa dele que a bicicleta é ou não perigosa. Carro tem cinto de segurança por que é perigoso? ônibus possui saídas de emergência por que ele é uma armadilha? Ah, e o que dizer desses edifícios com portas contra fogo? Deveriam prender engenheiros por projetarem coisas que “podem” dar errado!

    • Quem disse que a bicicleta é ,perigosa, quem disse que moto é perigosa e quem disse que o carro é perigoso, Perigoso são os indivíduos que utiliza cada veículo desses citados sem a devida observação das normas, das regras e dos regulamentos que regem cada um desses veículos.

  5. Na minha opinião, capacete é obrigatório!
    Não sei o que poderia ser de mim se não fosse ele! Já me salvou!
    A bicicleta não é perigosa, o problema é a falta de educação e desconhecimento por parte dos motoristas, da nossa preferência no trânsito!

    Portanto, USEM CAPACETE!!!

  6. Leandro diz:

    Tenho certeza que vc não pedala e também nunca caiu de cabeça no chão num treino, ja vi de perto e sei que ajuda e muito, simplesmente o capacete rachou no meio e a cabeça ficou intacta. Santa ignorância!

  7. Marcos Sousa diz:

    Realmente o Brasil é o pais das aparências. Não mostrar o uso do capacete para não relacionar o fato de ser uma atividade que fornece riscos é hilário. Sou ciclista e praticante de Cross Country (XC) e acho lamentável tapar o sol com a peneira através destes tipos de matérias tendenciosas. Pena que no Brasil a regulamentação da atividade não seja como no EUA aonde é obrigatório o uso deste acessório tão importante.

  8. Marcel diz:

    Como alguém se presta a escrever contra um equipamento de segurança que se presta a proteger a vida de pessoas???? Isso vai na contra mão de TODAS as campanhas mundiais pela segurança e paz do trânsito!!!!
    Vai agora também dizer que a publicidade e campanhas pelo cinto de segurança não devem ser veiculadas?
    Divulgar coisas boas e importantes fortalece a posição (correta) daqueles que já são conscientes da importância do capacete para ciclistas;
    Demonstra àqueles ainda não concientes de que estão fazendo algo errado;
    Ensina à novas gerações a importância do capacete (quando eu era criança, há 35 anos atrás, isso era bobagem, e eu mesmo já arrebentei a cabeça um par de vezes…).
    Concordo com o comentário do Rafael aqui acima, nas ciclovias de São Paulo, a grande maioria das pessoas já usa capacete, e isso vai salvar as cabeças de muitos pais, filhos, esposas, irmãos, amigos…
    USE CAPACETE! E CUIDADO COM A COISAS QUE LÊ POR AÍ!!!

    • tiagobarufi diz:

      Não, fera. Não é por aí.
      Ciclovia não é esporte. Ciclovia, principalmente em uma cidade como São Paulo, é para ser usada com convívio com pedestre, com cadeirante. Com calma.

      Isso é um conceito muito importante, muito mais importante do que o chapéu de isopor: civilidade, respeito.

      Fique aqui com um vídeo de um lugar onde bicicleta como meio de transporte é levada a sério:

      https://www.youtube.com/watch?v=n-AbPav5E5M

      Conte os capacetes pra nós.

      Abraços.

  9. Anderson Mello diz:

    O texto é de uma ignorância absurda!!! Capacete só é opcional para gente estúpida que não sabe o que é segurança no transito. Bicicleta não é só brinquedo, longe disso! como uma pessoa pode opinar sobre uso de capacete!? parece coisa de adolescente!!! Os argumentos usados são infantis ! Então eu nao vou usar cinto de segurança no carro porque amarrota a roupa? andar de bicicleta no transito tem sim sua dose de perigo, não é a mesma coisa que andar numa parque. Uma simples queda com a cabela num meio fio é fatal !!! Esse texto é mais perigoso que a falta do capacete. se apenas 1% usa capacete, apenas 1% está certo ! Campanha pelo capacete já ! Os motoristas respeitam muito mais um ciclista de capacete, isso é simples, se vc andasse de capacete, saberia disso.

    • Daniel Maribondo diz:

      Galera, Anderson… acho importante que mantenhamos o cuidado e respeito no diálogo. Eu não uso capacete e não admito ser chamado de estúpido só porque alguém discorda de mim. Ao invés de qualificar negativamente a pessoa que escreve (infantil, estúpido e outras “qualidades”), o melhor é dialogar as idéias.

      FATO: As pessoas precisam
      1) APRENDER A CAIR
      2) APRENDER A PEDALAR COM CALMA, ANTECIPAR MOVIMENTOS

      Com ou sem capacete, as pessoas que andam de bicicleta vão cair em algum momento. Em muitos casos, caem de queixo, e nem capacete adianta.

      O problema é que o capacete dá a falsa impressão de que ele é o ítem mais importante da segurança de um ciclista. E NÃO É.

      Boa parte dos impactos na cabeça são evitáveis com uma queda “bem caída”. Mas isso envolve um treinamento, sim.
      Boa parte dos acidentes são evitáveis se a pessoa está numa velocidade razoável e se antecipa os movimentos.

      Eu quero poder não usar o capacete. Quem quiser, use, mas ciente de que nem mesmo o INMETRO tem gerência sobre a qualidade dos que circulam no Brasil, logo não há segurança garantida na maioria dos modelos vendidos.

      A questão também é política: colocar a segurança do trânsito na conta de um equipamento de segurança é um contrasenso. Não dá para comparar motos e carros a bicicletas, pela velocidade que alcançam. O rigor da lei tem que se voltar ao poder público antes de mais nada, que se mantém ausente desde sempre.

      • Thiago diz:

        E que Deus te proteja a jamais ter uma queda “mal caída” e espatifar seu crânio no asfalto. É meu amigo, me desculpe, mas seus argumentos são bem estúpidos. Aprender a cair. kkkkk #piada

      • MARCO diz:

        cara esta foi demais…kkkkk.entao para andar de bike agora temos que fazer judo….sinceramente que voce tenha a sorte de nunca cair e bater a cabeça no chão..te deixar um trauma grave ou até mesmo coisa pior….pesquise na internet sobre as quedas de bike, voce vai ficar assustado..ai vai dizer mais isto acontece mais com profissional..eu so profissional e ando em trilhas com grupos para passear também..e nestes grupos ja vi muitos e muitos tombos que se não fosse o uso do capacete ja era….VAMOS FAZER ENTAO UMA PASSEATA: ANTES DE COMPRAR UMA BIKE PRATIQUE JUDO…KKKKKKKKK….

  10. esse argumento é um falso paralelismo: motocicletas têm motor, velocidade e massa sobrehumanas -- bicicletas e pedestres não.

    Não obstante, cabe elencar dois fatos:

    1) a maior parte dos atropelamentos acontecem em faixas de pedestres; e por outro lado, áreas com pouca informação visual para o motorista redundam em menos velocidade e menos acidentes, menos graves;

    2) o cinto de segurança não exatamente diminui riscos, ele os externaliza: quem tá dentro do carro fica mais protegido, sob as expensas de quem está fora ficar menos protegido. E eu nem estou considerando a auto-compensação sistêmica (motoristas com cinto de segurança tendem a realizar velocidades mais altas, que não realizariam sem cinto de segurança, etc.)

    (aliás, a mesma auto-compensação sistêmica aparece com capacetes: quem pedala usando capacete tende a planejar menos suas rotas, a ter comportamento mais “motorizado”, etc. Isso aliás se vê bem nos comentários aqui expostos…)

  11. Obrigar o uso de capacete para qualquer modo de transporte não motorizado é tão importante quanto criminalizar a maconha porque a cocaína também precisa ser ilegal.

    (fiquei com esse koanzinho pra meditar.)

    (por mim descriminaliza cocaína, também. Mas nesse caso sou taticamente etapista…)

    (não, não uso nem nunca usei maconha. O cheiro me dá nausea. Motivo pelo qual nunca comi sarapatel, também).

  12. Rodrigo diz:

    Por isso é fundamental que seja extinto o capacete de qualquer peça publicitária em favor da motocicleta. Alguns motivos:

    Não retrata a realidade, afinal nas contagens de ciclistas realizadas no interior do Brasil, nem 1% dos motocicleta hoje nas ruas usam.
    Estigmatiza a motocicleta e o motociclista, afinal se a promoção ao uso da motocicleta é sempre focada no capacete, quem não usa (a maioria dos motociclistas brasileiros) é colocado de fora do modelo divulgado.
    O vínculo entre motocicleta e capacete reforçado em peças publicitárias comunica ao público não ciclista que a motocicleta é perigosa e por isso precisa de equipamentos de proteção.
    O capacete carrega a noção de que andar de moto é coisa de atleta (que normalmente usa capacete).
    A presença do capacete na publicidade ajuda a culpabilizar os motociclistas “sem equipamentos de proteção” nas ruas.

    Fica portanto o marketing e a promoção ao uso do capacete como função exclusiva dos fabricantes de capacete e não dos que esperam que nossas ruas estejam cada vez mais repletas de motociclistas. Sem distinção de equipamentos.

  13. Fábio L. Zanqueta diz:

    Concordo com tos os comentários anteriores, porém não seria um ponto a ser discutido: melhor não cair, mas se cair que seja com um capacete preso a cabeça, MAS E A QUALIDADE DESSES ACESSÓRIOS DE SEGURANÇA, SÃO MESMO CONFIÁVEIS? Não estaria na hora de agitar os órgãos competentes que averiguam a qualidade e eficiência dos produtos para nos orientar melhor? Se alguém tiver alguma matéria que ateste isso, seria bom divulgar…

  14. Artur Souza diz:

    Eu sempre usei e vou usar capacete, pois aprendi assim e não vou mudar minha opinião e concordo com o colega que colocou que você foi infeliz no texto, me desculpe quem concorda com o texto e quem o escreveu .

  15. Heitor piazi diz:

    Essa é a minha resposta pra quem tem essa ideia!!!!

  16. vini diz:

    patético o texto..

  17. Marcus diz:

    Eu já fui salvo por um capacete! Obrigatório ou não, vocês é que sabem o que tem dentro da cabeça! Eu recomendo!

  18. Deia diz:

    Segurança é coisa séria!!! Use capacete sempre!!!!!!

  19. Adair diz:

    Por que na foto da reportagem aparece um cara com capacete de moto??
    O capacete salva você de rachar a cabeça,já passei por isso em dois tombos,por isso sou a favor do uso!!

  20. É… discordo do texto definitivamente. Capacete pra Bike protege SIM e é item obrigatório!

  21. William diz:

    Que texto mais idiota e sem fundamento. Claramente escrito por alguém que não entende absolutamente nada do uso da bicicleta seja para locomoção seja para treinos e competições de velocidade E que nunca sofreu uma queda e bateu a cabeça no chão, eu já e mais de 2 vezes. Acho que esse sem noção só queria causar e não ajudar os leigos que estão pensando em começar a pedalar. USE CAPACETE SEMPRE!!

  22. julliano Dias diz:

    Putz……sem fundamento nenhum este texto. Eu Já fui salvo 2 vezes por usar capacete, um andando no asfalto e outro na trilha (destruí a lateral de um, e o outro partiu em 2 assim que tirei da cabeça) fora outras quedas em que, mesmo me antecipando, a cabeça pegava no chão facilmente. Capacete não é pra atleta somente, é questão de segurança pessoal. USE SEMPRE O CAPACETE. Como o ciclista é a peça mais vulnerável no trânsito nunca é demais qualquer tipo de proteção, principalmente o capacete!.
    “…3 -- O vínculo entre bicicleta e capacete reforçado em peças publicitárias comunica ao público não ciclista que a bicicleta é perigosa e por isso precisa de equipamentos de proteção….”

    O ciclismo É O 3º ESPORTE MAIS PERIGOSO DO MUNDO em número de mortes, só perde para o alpinismo e vôo livre. USE SEMPRE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO, PRINCIPALMENTE O CAPACETE.

    Agora se vc quer andar de bike só com o bonezinho na cabeça, boa sorte!

  23. julliano Dias diz:

    “…Boa parte dos impactos na cabeça são evitáveis com uma queda “bem caída”…”

    Como se faz uma “Queda bem caída”!? se a tendência intuitiva do corpo e permanecer sempre de pé. Ainda mais de bike, onde o movimento da queda é praticamente imprevisíveis. O pescoço foi feito para suportar o peso da cabeça na vertical, na horizontal os músculos do pescoço não tem a mesma eficiência de segurar a cabeça, somando a isto a velocidade e a inércia que a queda apresenta, você terá 80% de chance de levar a cabeça no chão. Uma “queda bem caída” não existe, o que existe é o fator SORTE.

    “…..Quem quiser, use, mas ciente de que nem mesmo o INMETRO tem gerência sobre a qualidade dos que circulam no Brasil….”

    Discordo PLENAMENTE, todo bom capacete, importado legalmente para o Brasil, tem OBRIGATORIAMENTE que passar pelo teste do INMETRO, Tenho um capacete Specialized e ele tem o selo do Inmetro (além do selo tem o registro da patente no Brasil e o Nº do ‘ensaio’). Além de todo o manual e etiquetas internas terem traduções para o PORTUGUÊS.

    Talvez vc não saiba porque não usa o capacete :\

  24. Neide Araújo diz:

    Já fui ao velório de um ciclista que morreu de uma quedinha besta só pq bateu a cabeça na guia da calçada e estava sem capacete. Também conheço vários ciclistas que, ao serem acidentados, foram salvos pelo capacete que ficaram destruidos.

  25. Netto diz:

    Gozado… o blog sempre teve poucos comentários, e foi só postar algo mais controverso, que vem esta chuva de pedras em cima do autor? Menos né povo! O cara defendeu um ponto de vista, e aposto que a maioria que ta comentando aqui sai pouco de bicicleta ou pior, nem bicicleta tem!

    Concordo que os motoristas acabam respeitando mais quem está de capacete, passa a sensação do ciclista ser mais responsável, ou algo assim.

    Pedalo desde meus 13 anos e nunca usei capacete. Nunca. Mas sempre fiquei atento ao menor movimento de um motorista desatento ou irresponsável no trânsito. Isso também ajuda a evitar acidentes. A educação no trânsito deve vir do pedestre, ciclista, motociclista, motorista… de todos! Se puder usar capacete, ótimo, pode ajudar numa queda. Agora condenar e xingar quem não o usa pra mim é estupides!

    • Eduardo diz:

      Cara, releia o que voce escreveu.
      E leia o que os amigos ai estão dizendo!
      Capacete protege uma porcentagem dos acidentes ocorridos com bicicleta(mesmo que minima, reduz a estatistica). Segundo a educação é sim a mais eficiente, porem a mais dificil de ser implantada a curto prazo! E outra as pessoas erram, e é neste momento que deve se diminuir a chance de ser um acidente grave.

      Logo discordo totalmente da colocação do João,pessimamente fundamentada!

      • Netto diz:

        Mesmo assim acho que a discussão sobre segurança de ciclistas está indo pro lado errado. Nem mesmo em países como Holanda e Dinamarca (fortíssimos no uso da bicicleta como transporte) obrigam os ciclistas a usarem capacete. Lá a estrutura é completa e voltada para a segurança de pedestres e ciclistas. Motorista lá é punido pesadamente caso as desrespeite. Enquanto isso aqui… tem um projeto de lei correndo em SP que obriga o licenciamento e emplacamento de bicicletas que circulam na cidade de São Paulo! E mais, o projeto de lei determina obrigatoriedade de capacete, óculos, luvas e “calçados de sola antiderrapante”! Tá errado!!! É absurdo! Estamos olhando pra ponta contrária do problema!

        • Magnus diz:

          Rapaz, estupidez pra mim é se gabar por nunca ter usado capacete e achar que os acidentes só dependem de vc para acontecer. E quem diz isso não é ciclista sem experiência como vc citou e sim alguém que pedala 250km por semana. Se o blog não tinha tantos acessos, muito provavelmente é pelo que o autor tem pra dizer…

  26. O texto mais ridículo que já li sobre bicicletas..com certeza vc nunca andou de bicicleta e não entende nada de segurança sobre duas rodas.

  27. Eduardo diz:

    Tem nego que lê dois artigos e virou expert em acidentes de bicicletas! Mesma coisa existe um artigo do Peltzman que mostra a relação entre segurança do veículo e acidentes fatais e não fatais, a relação é uma resultante positiva. E nem por isso deve se reduzir o investimento nesse tipo de segurança. Segundo, os artigos são apenas analises estatísticas sobre os dados.Terceiro, sem o capacete a pequena efetividade contra machucar em acidentes é reduzida para ZERO! Então ou você inventa uma forma mais efetiva, ou me apresente um argumento que preste e pare de falar futilidades( em que mundo capacete é sinal de esporte???Moto é esporte???). Se informe.

    • Eduardo,

      Não me considero especialista em nada. Certamente muito menos em “acidentes de bicicleta”. Apesar de já ter levado meus tombos. O texto fala sobre como isso que você definiu como “resultante positiva” é utilizada como argumento para justificar que ciclistas devem usar armaduras e “se adequar”. Quando deveríamos justamente trabalhar com a idéia, mais correta a meu ver, que a bicicleta em si é bastante segura e que os demais atores no trânsito é que deve respeitá-la e proteger o ciclista. :)

      • Eduardo diz:

        João,
        Acho que você entendeu errado, “resultante positiva” significa que quanto mais seguro as pessoas estão mais propensas a se arriscar, porem existe o fator de fatalidades e acidentes graves!
        Já que cada um da um valor diferente ao risco, e é muito dificil voce inibir todos para que passem a prestar mais atenção. Além disso tudo ,existe o fator erro.
        Logo não vejo porque inibir a promoção do uso do capacete e a educação no convivio social.
        O uso do capacete não causa nenhuma externalidade negativa, apenas um custo em troca de um bem.

  28. Magnus diz:

    Rapaz, estupidez pra mim é se gabar por nunca ter usado capacete e achar que os acidentes só dependem de vc para acontecer. E quem diz isso não é ciclista sem experiência como vc citou e sim alguém que pedala 250km por semana. Se o blog não tinha tantos acessos, muito provavelmente é pelo que o autor tem pra dizer…

  29. José Lopes diz:

    Há muita gente que confunde desporto e lazer com mobilidade sustentável. Uma coisa é praticar ciclismo seja em que vertente for, com toda a segurança, capacete, luvas, joelheiras, cotoveleiras, etc, outra coisa é trocar o transporte individual motorizado pelo uso diário da bicicleta: ir para o trabalho, ir para a escola, ir às compras, enfim, usar a bicicleta como meio de transporte alternativo ecológico. Ora mudar essa mentalidade é muito difícil porque andar de bicicleta é muito mais cansativo do que andar de carro, de moto ou outro veículo motorizado. Andar de bicicleta faz suar, é mais lento, é preciso muita vontade. Se estes motivos são já um impedimento natural contra o uso da bicicleta para quê meter mais entraves como seja a obrigatoriedade do uso do capacete? O uso do capacete deve ser opcional, livre. Usa quem quer! Quem aqui vier e ler a maioria dos comentários anteriores, se estiver com vontade de trocar o seu automóvel pela bicicleta acham que o vai fazer? Nem pensar! Andar de bicicleta é a coisa mais perigosa do mundo!! Já contaram o número de mortes que aqui foram relatadas? Sendo assim, e ainda bem que não sou eu só, penso que a maioria destes comentadores bota-abaixo, derrotistas e pessimistas, não andam de bicicleta e possivelmente, nem bicicleta têm…

  30. o paradoxo do Discurso do Medo (que aqui grassou & abundou, e não passa de uma teologia) é o seguinte:

    “Em nome de não morrer, se deixa de viver”

    Ainda que não houvesse contradição interna nesta assertiva, haveria numa que logicamente a antecede: a suposição de que morte e vida são opostos descontinuos -- não são: são continuos, e exatamente neste momento só estamos vivos porque estamos morrendo, e só estamos morrendo porque estamos vivos.

    (Spinoza mandou-lhes um cheiro…!)

    como qualquer koan, só se sai dele pela afirmação total de seus opostos -- e não por um bagulho (feio de doer, aliás) que se amarra na cabeça. Não confundam jamais o espírito (no sentido do século XIX) com um chapeu (idem).

  31. é interessante ainda, nesta teologia (do mal, porque uma teologia do bem é sobretudo uma não-teologia -- sobre isso vale ler O Papalagui) do capacetismo (a maioria das pessoas que usam capacete que eu conheço seriam CONTRA a obrigatoriedade do uso e não fazem qualquer discurso de terror, jamais), como todo o léxico, o vocabulário, parece saido do cristianismo patristico, pré-ambrosiano: para além de uma fetichização da morte e da imolação (em tudo parecido com a Adoração das Chagas & Estigmas), o que mais se ouve é “fui salvo!”.

    Não é tanto um horror a idéia de Salvação (que é uma benesse do Outro, cheia de dívida -- não confundir com o Dom, de Marcel Mauss) em detrimento a de Libertação (só o sujeito pode des-alienar-se sozinho, e isso a bicicleta faz como nada neste mundo), mas sim uma idéia de transcendência: seja lá do que o capacete “salve” é de algo futuro e que não é deste mundo.

    Mas, ora, a bicicleta serve para “salvar” (na verdade libertar, sem dívida, e com dádiva) de algo que é bem deste mundo e do aqui-agora: a espoliação de tempos e espaços numa metrópole.

    (o espírito de Milton Santos passou por aqui pra dizer que nos anos em que morou em Strasbourg, historicamente e ainda hoje o maior indice cicloviário da França, ia pra orientação com Pierre Monbeig de bike. No inverno. E sem capacete. Eita, negão estiloso!)

    (Yves Lacoste gritou que isso era coisa de burguês. Que ele, anarquista, ia pra escola em Fes não só sem capacete, mas sem freio: freiava na chinela. Geografia só serve pra fazer guerra se for assim…)

  32. Xisto diz:

    Louco é quem pedala sem capacete. Já rachei três, Dois por imperícia minha, um por imprudência de um motorista. Fui salvo por “este pedaço de isopor”.
    Esse cara não pedala.

  33. Felippe diz:

    ESSE É O ARTIGO MAIS IMBECIL QUE JA LI.

  34. Ricardo diz:

    Não ia me meter na discussão, mas não resisto. Sou ciclista e médico e não uso capacete por alguns motivos simples:
    -- o capacete de ciclismo não é resistente o suficiente para amortecer uma queda a velocidades moderadas.
    -- o capacete de ciclismo poderia ser útil se vc, ao descer da sua bike (com ela parada, lógico), caísse de cabeça no chão.

    Apesar disso o capacete de ciclismo tem um lado positivo: protege sua cabeça e face contra escoriações (cortes e ralados) caso vc caia com o rosto ou a cabeça diretamente no chão.

    Dito isso, fica a escolha de cada um.

    O maior problema que eu vejo qto a generalizar ou não o uso é que, geralmente (por favor, eu disse GERALMENTE) o capacete dá uma falsa sensação de segurança e o ciclista se torna mais “ousado” e assim acaba fazendo mais bobagens..

    • MARCO diz:

      caracas um medico escrever isto..sem comentarios..acho que voce deveria pesquisar antes de escrever asneira, um isopor que salva vidas sim..pois se voce é medico deveria saber que dependendo de onde a batida acerta a cabeça ja era..meu vai estudar mais antes de escrever isto..e certeza que voce nem é ciclista, pode ser um bicicleteiro , 25 anos como profissional, primeira vez que leio tão grande baboseira, nao denigra os ciclistas..

      • Ricardo diz:

        Marco, como disse: sou ciclista e médico.
        Como médico, minha opinião é pautada em fatos científicos: estudos mostram que a maioria dos traumas em ciclistas não atinge a cabeça (cerca de 6% dos traumas em ciclistas acometem crânio e/ ou face). Dos traumas na região da cabeça, a maioria são escoriações! Dos traumas mecânicos no crânio, o capacete não protegeu em nada. São dados estatísticos! Não da pra argumentar contra fatos.
        Como ciclista, vi o Pirata ganhar o tour só de bandana na cabeça. A obrigatoriedade do uso de capacete em provas de ciclismo não resultou em redução na mortalidade no esporte!
        Na Franca, na Suécia, na Espanha e na Holanda o uso de capacete é opcional. Na Florida também (cito apenas esses locais pois foram locais aonde já pedalei).
        Respeito seus 25 anos de ciclista profissional, mas como traumatogista você é um ciclista!

        • Gabriel diz:

          Eu costumo andar em grupo e vejo que o respeito de motoristas a ciclistas com capacete é maior do que ciclistas que não usam capacete. Além disso, vejo mais ciclistas sem capacete em São Paulo “ousados” do que os usuários de capacetes e acredito existir uma correlação com o perfil psicológico de tais pessoas, mais adeptas do risco (a maioria dos ciclistas não tem conhecimento sobre a eficácia -- ou não -- do uso do capacete e os que não usam simplesmente não se importam com eventuais riscos).

          Respeito sua opinião como médico, mas é controversa e prefiro me pautar em pesquisas e mais opiniões para chegar à minha conclusão (não é porque você é médico que necessariamente é detentor de uma verdade absoluta). Veja o que pensa Dirceu Rodrigues Alves, médico especialista em medicina de tráfego e diretor da Abramet, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, que recomenda e ainda faz outras observações:
          “O capacete é essencial. Esse capacete deveria ter uma proteção, um almofadamento na parte posterior, quer dizer, na nuca. Poderia ter eventualmente uma viseira para proteger a face de corpos estranhos que possam advir. Além disso, a luva de proteção de um tecido que dê respiro e acolchoada na região palmar e ainda o uso do tênis ou um calçado que não deslize nos pedais”.
          Fonte:
          http://g1.globo.com/sao-paulo/respirar/noticia/2011/06/uso-de-capacete-por-ciclistas-nao-e-obrigatorio-mas-recomendado.html

          No entanto, esse estudo específico sobre o tema (muito interessante inclusive!) cita diversas pesquisas e argumentos favoráveis, contrários e parciais ao uso do capacete:
          http://www.ta.org.br/site2/Banco/3seguranca/Capacete.pdf

          Tenho o caso pessoal de um amigo que considero cômico: ele faz downhill e trilhas com grande frequencia e nunca se acidentou gravemente, nunca quebrou nenhum osso sequer. Um dia no trabalho, em horário de almoço, foi “pular” uma roda de bike que estava na calçada, tropeçou e acabou quebrando o braço. Estou citando esse caso para dizer que algumas quedas bobas podem resultar em algo mais grave e equipamentos de proteção ajudam nesses casos (mas é claro que ele não usava e nem deveria usar equipamentos de segurança com roupa social no trabalho rs).

          Minha conclusão é: em acidentes em baixa velocidade (principalmente os que não tem um veículo motorizado envolvido!) o capacete pode sim ajudar a proteger de um trauma. Em grande parte do tempo estou pedalando em velocidades abaixo dos 20km/h, velocidade que os fabricantes de capacetes de ciclismo em geral atestam eficácia. No entanto, contra carros, em grandes velocidades ou em uma queda de rosto no chão, a eficiencia do capacete é limitada ou nula. O respeito aos ciclistas por motoristas, prudencia dos ciclistas e uma infraestutura urbana adequada (caso da Holanda e Dinamarca) garantem maior segurança ao ciclista do que o uso do capacete. Um abraço.

  35. Gregório diz:

    Sábias palavras Ricardo. A maioria não enxerga o que HÁ DE FATO por trás do apelo em uso dos capacetes. Só para exemplificar. A OMS recomenda seu uso. ONDE fica a OMS ? Na europa mas é parte da ONU. ONDE está a ONU? Nos EUA. EM QUANTAS CIDADES norte americanas seu uso é obrigatório para ciclistas? Respondam essa. E para terminar… QUAL país detém a maioria das marcas de fabricantes de capacete no mundo?

  36. fabioveloz diz:

    moro em bh ando de bike dia de semana no asfalto fim de semana na terra e raro ver alquem que nao fassa o uso ainda mais num pais aonde a educaçao de transito e zero qualquer tipo de equipa\mento pode ter certeza que e valido sim

  37. Jennifer A. Fihr diz:

    Eu sou nova no ciclismo e preciso de ajuda sobre quais equipamento devo comprar, por exemplo eu achei com capacete no Netshoes bonito e esta dentro das minhas condições compra ele, mas não sei se ele é bom,alguém me ajuda…

    • Jennifer A. Fihr diz:

      O nome da marca do capacete que gostei é Trust City… Não sei se essa marca é boa…

      • Ricardo diz:

        Já que no quesito proteção qualquer coisa serve pois capacete não protege grandes coisas, concordo com o João: experimente em um loja física para ver se fica confortável!

    • Jenniffer,

      O melhor é experimentar um capacete em uma loja para ver se ele além de bonito tb é confortável e firme na cabeça. Beleza e baixo custo são dois critérios ruins para escolher esse acessório opcional para pedalar.

  38. Esse João Lacerda deve ter caído da bicicleta e batido a cabeça. Só isso justifica tantas sandices.

  39. “O vínculo entre bicicleta e capacete reforçado em peças publicitárias comunica ao público não ciclista que a bicicleta é perigosa e por isso precisa de equipamentos de proteção.” Lembro que vi em um filme que contava a historia dos carros, o cinto de segurança nao era colocado nos carros para não dar a sensação de insegurança aos motoriststas…

  40. rodrigo diz:

    Nunca ouvi tanta bosta na minha vida….

  41. bruno diz:

    Cara, nunca vi algo tão absurdo..

  42. Tomas diz:

    Eu não usava capacete até eu quase bater a cabeça em cheio num objeto que estava na calçada (nem sei o que era pra falar a verdade). Tive reflexo e só raspei a lateral da minha cabeça, não doeu muito. Mas andar de bicicleta sem capacete em cidade grande, como SP, com rua cheio de buraco, ladeiras e entulho nas calçadas é dar chance pro azar.

  43. Fred diz:

    O texto está mal escrito e não contextualizou a importante e ampla discussão sobre obrigatoriedade e proibicionismo do uso e não uso do capacete. Por isso tantas criticas ao autor.
    Deixo um link com boas argumentações sobre a questão do capacete.

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