A Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil

6

O uso da bicicleta como meio de transporte no Brasil tem crescido exponencialmente, independente dos ainda tímidos esforços governamentais. O planejamento cicloviário nacional está em uma fase inicial de desenvolvimento que necessita suporte, muitas vezes de especialistas estrangeiros, mas também de usuários e especialistas locais. Baseado nisso, a qualificação das organizações da sociedade civil voltadas ao tema, que vem surgindo principalmente nas grandes cidades, se mostra uma medida efetiva para o bom desenvolvimento deste processo. Assim, a Transporte Ativo, na tentativa de proporcionar um fortalecimento nesta área, apresenta o Workshop A Promoção da Mobilidade por Bicicletas no Brasil.

Pela Transporte Ativo participamos do workshop “Como se tornar uma organização pró-bicicletas de sucesso” ministrado pela Federação de Ciclistas da Dinamarca (Dansk Cyclists Forbund) e União de Ciclistas da Holanda (Fietsersbond), em Copenhagen, Dinamarca 2010. Em 2007 já havíamos participado de curso semelhante com a Fietsersbond em Utrecht, Holanda. Nestes cursos, além de aprender muito, percebemos que nosso pensamento e linha de ação estão bem alinhados com estas organizações bem mais antigas e estruturadas que nós. Desde 2003 desenvolvemos um trabalho cada vez mais consistente e respeitado por outras organizações de ciclistas, por órgãos governamentais e organizações estrangeiras. Além disso, conscientes da importância da troca de informações para o aprendizado que tivemos, resolvemos organizar um curso semelhante e gratuito no Brasil. Voltado às organizações da sociedade civil nacionais, formalmente estabelecidas ou não, o objetivo é transferir o conhecimento que adquirimos, partilhar nossa experiência e realizar um intercâmbio entre organizações da área. Assim, cada organização participante estará apta a reproduzir em suas cidades e regiões, o trabalho de sucesso que a Transporte Ativo vem realizando no Rio de Janeiro.

14

-Encorajar organizações da sociedade civil voltadas à promoção do uso de bicicletas a desenvolver uma relação colaborativa com governos e empresas locais;
– Aumentar o conhecimento dos participantes sobre o tema, focando em Educação, Promoção e Informação;
– Cooperar para o intercâmbio de conhecimentos entre diferentes organizações com objetivo comum;
– Buscar uma melhoria nas relações entre Sociedade Civil e Governos, de modo a qualificar quaisquer projetos ciclo-inclusivos que venham a surgir em suas regiões.

Quinze organizações, dentre as dezenove selecionadas estiveram presentes, de 11 cidades de 9 estados  das 5 regiões, e ainda uma convidada de Lisboa, Portugal, são elas:
Ciclocidade
Pedala Manaus
BH em Ciclo
Ciclo Urbano
Rodas da Paz
Clube de Cicloturismo do Brasil
ACBC
BTT Geraes
CiclObservatório
Bike Anjo
Cicloação
Sociedade das Bicicletas
Pedala SP
Educação e Pedal uma parceria legal
UCB
MUBi

Conheça os comitês de avaliação clicando aqui.

3

Rio de Janeiro, de 20 à 22 de Março de 2013, na PUC-Rio

Confira o programa.

11

Estabelecida em 2003, a Transporte Ativo é uma organização da sociedade civil voltada à qualidade de vida por meio da promoção de meios de transporte a propulsão humana nos sistemas de trânsito. Com trabalho reconhecido pelas Companhias de Engenharia de Tráfego e Secretarias de Transporte do Rio de Janeiro, São Paulo, BH Trans e Ministério das Cidades dentre outras, é vencedora dos prêmios de Melhor Iniciativa na Promoção ao Uso da Bicicleta, dados pela Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP em 2005 e pelo Instituto Pedala Brasil em 2007. Recentemente recebeu homenagem da Shimano Latin America (líder mundial no mercado de peças para bicicletas) e o título de Honra ao Mérito – Parceiro Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro, ambos pela dedicação e comprometimento com a promoção do uso de bicicletas. Além disso, conta com parcerias internacionais como a holandesa Dutch Cycling Embassy, a norte-americana ITDP e a dinamarquesa Copenhagenize Consulting.

.

.

8

Não é possível deixar comentários