Boletim TA #61 – Setembro / Outubro 2015


Dando continuidade às contagens automáticas de Bicicletas, neste período estivemos na Rua das Laranjeiras em Laranjeiras, Rua General Polidoro em Botafogo, N.S. de Lourdes no Grajaú, na Prof, Eurico Rabelo na Tijuca, Rio de Janeiro e também na rotatória da Av. Beira Mar em Aracaju, durante o III Fórum Sergipano da Bicicleta. Sempre em busca de dados para promover o uso das bicicletas e orientar políticas públicas.
Saiba mais.

Como parte das atividades previstas no programa Estratégia Integral para o uso da Bicicleta em cidades da América Latina firmado com a Universidad de los Andes patrocinado pelo BID, realizamos 3 oficinas de consulta com atores chave com o objetivo de Identificar os obstáculos e desafios observados na promoção do uso da bicicleta na cidade do Rio de Janeiro. Os resultados estão previstos para 2016, divulgaremos aqui.

A Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional – GIZ SUTP, ministrou o curso “Como melhorar a segurança e as condições para ciclistas?” em parceria com Embarq Brasil no congresso Cidades & Transportes, no Rio de Janeiro. O curso descreveu os principais elementos de políticas de transporte que aumentem a segurança de ciclistas. Convidados para auxiliar no treinamento, estivemos presentes com a apresentação “As Bicicletas no Brasil”, mostrando aspectos da realidade local.

Como parte das comemorações pelos 450 anos da cidade a quinta edição do biciRio teve como tema: “Agora é outra história. Hoje eu vou de bike”. Dentre os três dias de atividades, o segundo foi dedicado às palestras e debates, onde a TA esteve presente com a apresentação “A história da Bicicleta no Rio de 1990 até 2009”, no debate sobre participação da sociedade civil no programa cicloviário da cidade e apoiou institucionalmente o evento.

A Ciclocidade pormoveu um evento para lançamento dos dados preliminares da Pequisa Nacional Perfil do Ciclista – módulo São Paulo. O objetivo desta pesquisa é trazer informações que possam subsidiar a formulação de mais e melhores políticas públicas voltadas a quem usa a bicicleta na cidade. O resultado geral da pesquisa, com os dados das dez cidades envolvidas será divulgado no final de novembro no Rio de Janeiro.
saiba mais.

Os “HoraH” são encontros de profissionais e pessoas interessadas na área de meio ambiente e sustentabilidade, um Happy Hour, combinado com mini palestras. Estivemos lá para o Debate HoraH – Grandes conversas para um pequeno planeta, quando discutimos Mobilidade Urbana. Um grupo diverso e interessado esteve presente em busca de mais conhecimento sobre este tema cada vez mais em pauta.

O curso de Gestão Ambiental do IBMEC – Rio, promoveu um debate com seus alunos após a exibição do filme Bikes vs Cars. Fomos convidados para participar como agentes externos ao corpo docente, para que junto com os alunos pudéssemos mostrar novas vertentes do ambiente urbano no que tange à mobilidade. Como sempre as interações com alunos são momentos muito ricos e valiosos para ambos os lados presentes ao debate.

Foi lançado o livro Eu Sou a Mudança – 100 projetos que usam a bicicleta para transformar o Brasil, na FNAC São Paulo. O livro mapeia, analisa e promove o fenômeno da bicicleta no país. Ele apresenta 100 projetos que usam a bike para transformar o Brasil, além de entrevistas com especialistas e dicas para fazer parte dessa revolução. A compra do livro reverte recursos para a TA, Ciclocidade e portal Vá de bike.
saiba mais.

Estivemos presentes na Brasil Cycle Fair em SP, com a apresentação “A Promoção da bicicleta e o Futuro do Mercado” no painel organizado pela UCB “O cicloativismo ampliando o mercado da bicicleta no Brasil”, com presença da sociedade civil e empresários do ramo da bicicleta. A convite da Ciclocidade apresentamos também “Bicicletas de Entregas” no debate de lançamento do manual “Bicicleta faz bem ao Comércio“.

Apoiamos diversas outras organizações do setor neste período, dentre outras, apoiamos o Curso “Formação Docente em Educação para a mobilidade ciclística” realizado pela Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e também as atividades da III Semana de Mobilidade de Niterói.
.....

Pelo terceiro ano consecutivo participamos do Fórum Sergipano da Bicicleta, realizando as apresentações “Rio de Janeiro Pedalando rumo a novos Espaços Públicos” e “Dados preliminares pesquisa Perfil do Ciclista – Aracaju”. O tema deste fórum foi “Pedalando em direção a novos espaços públicos”. O objetivo: trazer experiências exitosas para serem discutidas e analisadas por cidadãos, empresas e organizações que se preocupam com a cidade e o seu futuro.
saiba mais.

As Formações em Ciclomobilidade, realizadas pela Ciclocidade, são um conjunto de oficinas voltadas para engajamento e ativismo pela mobilidade por bicicleta, para quem é ou quer ser ativista da bike. Participamos da primeira rodada em maio e agora voltamos para a 2ª rodada apresentando o tema “Produzir e interpretar dados: conhecendo o uso de bicicleta na cidade“.
saiba mais.

Fomos convidados a participar da Pedalada do Orgulho Louco: “(SENT)indo e vi(VEN)ndo na cidade!” no dia 23 de outubro de 2015 durante a 5ª Parada Gaúcha do Orgulho Louco. Compartilhamos o espaço de troca com outras iniciativas produtoras de subjetividade e que contribuem para a saúde mental coletiva nas cidades. Falamos sobre o trabalho que desenvolvemos de promoção do uso da bicicleta e como a bicicleta nos permite interagir, sentir e vivenciar a cidade.

Fomos convidados para realizar a aula inaugural do Atelier Integrado – 8º período do Curso de Arquitetura e Urbanismo – UFRJ. Nas palavras do coordenador “A palestra foi ótima e inspiradora! Vamos ter todos os projetos dos alunos considerando os ciclistas.” Para nós a experiencia universitária é sempre valiosa e através dela temos buscado ampliar o público alcançado. Saber que os projetos considerarão os ciclistas é motivo de comemoração!

Estivemos em Nova Friburgo, RJ, para participar do FriCine 2015, festival internacional de cinema sócio ambiental. O festival ofereceu exibições de filmes, debates, oficinas, exposições e apresentações artísticas e culturais. Dentre os debates estava incluído o tema mobilidade urbana. No painel “Mobilidade Urbana e os 200 anos de Nova Friburgo” apresentamos um panorama do futuro das cidades ao lado de urbanistas e historiadores locais. Outra excelente oportunidade na busca por novos púbicos.

.

Na IMPRENSA :
· Radio del Plata de Buenos Aires – Programa ACTIVVAS – S.O.S Factor Humano, Pesquisa Nacional Perfil do Ciclista.
· Portal O Rio – Hora de deixar o carro na garagem.
· Jornal Destak SP – Abertura de ciclovia dobra número de ciclistas na Paulista.
· Jornal Destak Rio – Maioria dos ciclistas do Rio são de baixa renda.
· Sidney Rezende – Ciclocidade lança dados sobre o perfil de quem usa bicicleta em SP.
· EBC Notícias – Pesquisa: 40% dos ciclistas de São Paulo começaram a pedalar há menos de um ano.
· Ruedala – Un viaje en bici por la vida de Gabriela.
· Bike é Legal – Ciclocidade revela pesquisa com perfil completo do ciclista paulistano.
· Blog De Bike – Dia Mundial Sem Carro: Quanto mais alto o nível social, menor adesão à bicicleta.
· TV Gazeta – Pesquisa traça perfil do ciclista paulistano.
· TV Globo – Bom dia Brasil – Quase 75% dos ciclistas de São Paulo pedalam em área sem ciclovia.
· Rádio Nacional Rio – Nesta terça-feira é celebrado o Dia Mundial Sem Carro.
· Rádio Brasil Atual – Pesquisa Perfil do Ciclista.
· Portal Fetranspor – Fetranspor patrocina a 5ª edição do BiciRio.
· PT – Cerca de 40% dos ciclistas em SP pedalam há menos de um ano.
· Portal Vermelho – 40% dos ciclistas começaram a pedalar há menos de um ano em SP.
· Pedal.com – Pesquisa revela dados sobre os novos ciclistas de São Paulo.
· E Cycle – Na capital paulista, 40% dos ciclistas começaram a pedalar há menos de um ano.
· CET-SP – Pesquisa inédita traça o perfil do usuário de bicicleta na cidade de São Paulo.
· Prefeitura de São Paulo – Número de ciclistas aumentou com implantação de ciclovias na capital.
· Observatório das Metrópoles – Pesquisa inédita mostra o perfil do ciclista brasileiro.
· Folha de São Paulo – Pesquisa inédita traça o perfil dos ciclistas em SP e quebra mitos.
· Bike é Legal – Livro “Eu sou a mudança” é lançado em São Paulo.
· Vá de Bike – Pesquisa que traça perfil dos ciclistas derruba mitos em São Paulo.
· Ciclocidade – Pesquisa: Perfil de quem usa a bicicleta na cidade de São Paulo.
· A Tarde – Ciclista soteropolitano interage pouco com outros meios.
· A Crítica -Manaus – Sem estrutura e segurança, ciclistas usam outros meios para fugir dos riscos das ruas.
· Canal Curta – Bicicleta, Sim. Episódio #6 (segurança).
· InfoNet – Contagem eletrônica de ciclistas na 13 de julho.
· Portal Mobilize – Pesquisa inédita mostra o perfil do ciclista brasileiro.
· The City Fix Brasil – Pesquisa traça o perfil do ciclista brasileiro.

· Portal Fetranspor – Sala de Imprensa – BiciRio 2015: ônibus é citado como importante ator na integração entre modais.
· Vá de Bike – Livro enumera 100 projetos que transformam o Brasil por meio da bicicleta.
· Folha de São Paulo – Veículos – Pesquisas confirmam percepção do ciclista de que pedalar em SP melhorou.
· Zera Hora – Veiculos – Pesquisa revela perfil de ciclistas.
· Um Rio de Bicicletas – Vídeo do evento BiciRio.
· Canal Curta – Bicicleta, Sim. Episódio #7 (chuva).
· Bike Anjo Salvador – Novos dados da pesquisa sobre perfil do ciclista: comparativo entre as cidades pesquisadas.
· European Cyclists Federation – WCA News – BiciRio: Bicycling Along Sugarloaf Mountain.
· Ciclocidade – Assista ao vídeo da 2ª Formação em Ciclomobilidade.
· UCB – IV Fórum de Bicicletas Manaus – A lição da simplicidade.
· Revista Bicicleta – Blé Binatti, Muito além das plavras. Ed. 56 – Outubro 2015.

.

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br

Patrocínio / Apoio:

Boletins Informativos anteriores.

Não é possível deixar comentários