Boletim TA #68 – Junho 2016

Pelo sétimo ano consecutivo, a Transporte Ativo participa da Semana de Meio Ambiente da Escola Parque na Gávea. A convite do professor Eduardo Gruzman, a TA promoveu um momento de interação com os alunos do 7º ano conduzindo a turma para uma reflexão sobre a importância dos transportes ativos na cidade, do uso da bicicleta como meio de transporte e sua importância para o desenvolvimento de uma cidade mais sustentável e com menos poluição.

Como parte do curso “Mobilidade Urbana Sustentável“, coordenado pelo ITDP, no Instituto Europeu de Design – IED, fizemos a apresentação “A Bicicleta no Comércio do Rio de Janeiro”. Buscamos mostrar a realidade já exsitente e o potêncial de diferentes tipos de entregas por bicicleta que podem benficiar as cidades como um todo.

Em sua 6ª edição o Fórum internacional da mobilidade por bicicleta biciRio, contou com a presença de mais de 150 participantes, com direito a protesto por mais infraestrura cicloviária e grandes oportunidades de aprendizado. Com a presença da European Cycling Federation – ECF e World Cycling Alliance – WCA, o BiciRio 2016 foi uma excelente oportunidade para deixar um gosto de quero mais para quem promove o uso da bicicleta no Rio de Janeiro e no Brasil. A TA apoiou o evento e participou da mesa “A cidade, a bicicleta e seus desafios”.
Saiba mais no blog.

Coordenamos o Workshop para elaboração dos subtemas Velo-City 2018 Rio junto a ECF e Prefeitura do Rio. Com a presença de representantes de varias vertentes da bicicleta como indústria, promoção, ativismo, gestão, financiamento, esporte, mobilidade, turismo e planejamento dentre outros, houve uma discussão muito rica que orientou os caminhos para a montagem do programa do evento em 2018 com um toque mais tropical.

Aproveitando a passagem de diversos membros de seu conselho pelo Rio, para participar do BiciRio e do workshop preparativo para o programa do Velo-City 2018, a World Cycling Aliance – WCA se reuniu no Rio para seu segundo encontro presencial em 2016. O próximo encontro deve acontecer apenas em janeiro de 2017 em Washington.

Com o propósito de debater os pontos chaves da cidade, numa perspectiva política de longo prazo e construir uma visão de sustentabilidade para os próximos anos, alinhados com as eleições de 2016 e as candidaturas das lideranças, foi realizada no Museu do Meio Ambiente o seminário da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade RAPS – “Desafios da Sustentabilidade no Rio de Janeiro”, onde participamos como facilitadores do tema Mobilidade.
saiba mais.

.

As NOVIDADES do SITE:
· White paper – Sustainable Urban Transportation – Think Denmark.
· Falácias sobre a Bicicleta – Cycling Embassy of Great Britain, agora em português.

.

Na IMPRENSA:
· Ciclo Rotas do Centro – for the Brazilian Pavilion at the Venice Biennale of Architecture 2016
· Portal Mobilize – Cafeteria cearense exibe filmes sobre mobilidade urbana.
· ITDP Brasil – Bicicletas Compartilhadas no Rio de Janeiro.
· Radio Inconfidência – Casa Aberta – Bicicleta nos Planos.
· Bike é Legal – 6º edição do BiciRio abre os preparativos para o Velo City 2018, no RJ.
· Ciclo BR – FB – BiciRio 2016.
· ECF – European Cyclists Federation – From BiciRio to Velo-city, Get Ready for the Tropicalization of Cycling.

.

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br

Patrocínio / Apoio:

Não é possível deixar comentários