Boletim Mensal TA #83 – Setembro 2017

Frente Parlamentar em Defesa da Bicicleta

Participamos da mesa para o Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Bicicleta e da Mobilidade Ativa, na Camara dos Vereadores – RJ. A Frente buscará construir uma cidade que permita o ir e vir da população escutar e acolhendo as demandas de pedestres, motoristas e ciclistas, com o intuito de fortalecer o bom debate ouvindo quem utiliza a bicicleta como meio de transporte.
831   Saiba mais.
…………………………………………………………………………………..

TA no Shimano Fest

Fomos convidados a participar da Shimano Fest, apresentando em duas mesas/debates, uma para empresas do setor e outra aberta ao público, um pouco sobre o Velo-city 2018, mudança de comportamento e como o esporte pode somar na construção de cidades mais amigas do ciclista. Aproximar as pessoas do esporte também é uma forma de popularizar mais a bicicleta. Eventos como o Shimano Fest, que colocam atletas de alto nível ao alcance dos visitantes são fundamentais para fortalecer a cultura da bicicleta no país.
832   Saiba mais.
…………………………………………………………………………………..

8º Desafio Intermodal Carioca – Pós Olímpico

Cinco anos após pararmos de realizar o Desafio Intermodal Carioca, devido a mesmice dos resultados, voltamos em parceria com a MobiRio, para realizar o Desafio Intermodal Pós-Olímpico. A Bicicleta como sempre,manteve sua média semelhante as sete edições anteriores. Já o Metrô com a nova Linha 4 fez o tempo mais curto, seguido pela moto e pelo Taxi, que pode utilizar as faixas de ônibus BRS. Logo após estes, chegou a bicicleta, deixando carro e ônibus pra trás. Em breve o relatório com impacto ambiental e economico de cada modal.
833
…………………………………………………………………………………..

Economia, Comércio e Mobilidade Ativa: Passo a Passo para uma Cidade Dinâmica

Estivemos em São Paulo para falar sobre Transporte de Carga, Logística Urbana em bicicletas e Triciclos onde apresentamos os resultados de estudos que realizamos e tivemos a oportunidade de trocar informações com atores de vários segmentos da sociedade. O evento foi organizado da iniciativa da Bloomberg Philantropies para Segurança Global no Trânsito e contou com a participação de grandes nomes com Carolina Tobá, ex-prefeita de Santiago do Chile entre outros.
834   Saiba mais.
…………………………………………………………………………………..

A Bicicleta e o Novo Código de Trânsito Brasileiro

Partcipamos da mesa do evento realizado na OAB-Barra, onde ocorreu um debate sobre o Projeto de Lei 8085/2014, que altera o Código de Trânsito Brasileiro. Foram apresentadas as alterações propostas, todas com foco na segurança e conforto do ciclista, pedestres e usuários de transportes ativos. Questões importantes como circulação pelo contrafluxo, uso do passeio, circulação na faixa de rolamento, entre outras. A intenção é garantir que a bicicleta receba um tratamento digno no novo Código, tudo de acordo com a nova lógica da mobilidade.
835
…………………………………………………………………………………..

Transporte Ativo na Celebração dos 200 Anos da Bicicleta

Estivemos presentes na Conferência de Ciclismo Internacional (International Cycling Conference), que aconteceu em Mannheim, na Alemanha. A conferência celebrou os 200 anos da invenção da “Draisine”, uma bicicleta ancestral que foi inventada em Mannheim por Karl Drais. Apresentamos um trabalho sobre entregas por bicicletas e triciclos no Rio de Janeiro.
836   Saiba mais.
…………………………………………………………………………………..

Bicicleta Brasil – Pedalar é um Direito, documentário de Renata Falzoni

O filme conta a história de campanha homônima, em que ciclistas pedalaram de Paraty a Brasília a favor do Código de Trânsito Brasileiro, em 1998. Essa viagem feita por eles, resultou no documentário de Renata Falzoni e Bike é Legal que foi lançado este mês em quatro capitais brasileiras. No Rio a TA coordenou o lançamento no Espaço Itaú de Cinema, onde ao final contamos com comentários de Marcio Dias da OAB-Barra e da Claudiléa Pinto, autora do CTB de Bolso.
837   Saiba mais.
…………………………………………………………………………………..

Transporte Ativo no 7º BiciRio

Pelo sétimo ano consecutivo, a Prefeitura do Rio realiza o evento BiciRio. Desta vez, foi uma edição modesta em apenas uma tarde onde se falou sobre Democratização do Espaço Público, Autonomia e Segurança para Pedestrtes e sobre a conferência Velo-city 2018 que será realizada no Rio de Janeiro. A TA participou da mesa sobre a conferência, moderada por Victor Andrade do LABMOB-UFRJ e com a presença de Marcio Deslandes da ECF, onde se debateu o que se espera da edição à ser realizada no Rio de Janeiro em 2018 e seus possíveis legados.
838
…………………………………………………………………………………..

A Bicicleta no Plano de Mobilidade de Niterói

Passamos pela cidade vizinha de Niterói para participar do debate sobre A bicicleta no Plano de Mobilidade de Niterói durante as atividades da Semana da Mobilidade. A atividade foi realizada no bicicletário Araribóia e contou com a participação de ciclistas, técnicos e gestores da cidade. Falamos um pouco sobre como a sociedade civil pode incidir e atuar na construção de um plano que contemple a bicicleta de maneira efetiva aproveitando todas as oportunidades possíveis.
839
…………………………………………………………………………………..

Na Imprensa:

· Jornal O Globo – Ciclista carioca cruza a África em bike de bambu no projeto Roda Mundo.
· Fundação Banco do Brasil – Iniciativa mapeia uso da bicicleta no Rio e propõe soluções ao poder público.
· O Globo – Educação é a ferramenta para ampliar e melhorar o Rio que pedala.
· Bate-Papo Ponto Com. Radio MEC AM-800khz – Semana da Mobilidade.
· Shimano Fest –Shimano Fest promove prévia do Velo-City Rio 2018.
· Villanos Radio100.7 Argentina – Movilidad Activa & Deporte en la Ciudad. Experiencias de Colombia & Brasil.
· Canal Mova-Se – “Economia, Comércio e Mobilidade Ativa“.

.
Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo