VII Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil

Untitled-2

Vem aí, a sétima edição do Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil! Desde 2014, a Transporte Ativo em parceria com o Banco Itaú, realizam a atividade que consiste em premiar as melhores iniciativas de promoção ao uso de bicicletas no país, nas categorias, Ação e Educativa & de Conscientização, Levantamento de Dados & Pesquisas e Empreendedorismo.

Nas imagens abaixo, a entrega dos Prêmios de 2019, durante a Conferência Velo-city 2019 em Dublin na Irlanda, que contou com o apoio da Tembici, que gentilmente nos cedeu o espaço de seu stand na feira para a entrega da Premiação, e de 2018 no Museu do Amanhã, durante o Bicicultura 2018 no Rio de Janeiro.

vc19

frame_3334_19.21.58
No próximo domingo, dia 1º de Março, terão início as inscrições, que seguirão abertas até o dia 27 de março. Comece já a preparar seu material para envio, em breve divulgaremos a Premiação e o local da cerimônia de entrega de Prêmios.

Boas ideias merecem ser reconhecidas e homenageadas!

Conheça nos links abaixo, os resultados das edições anteriores.
Resultados 2019
Resultados 2018
Resultados 2017
Resultados 2016
Resultados 2015
Resultados 2014

fundo_Premio4

Pedalando na chuva com segurança

167

Foto: Elena Landau

Pedalar na chuva é algo que vai acontecer cada vez mais, tanto por conta da crise climática que estamos enfrentando e também porque diante do caos motorizado nas cidades, é melhor chegar rápido e molhado do que passar horas ilhado dentro de um carro. 

Você vai encontrar na Internet diversas dicas sobre como pedalar na chuva. O portal Vá de Bike faz uma lista de 10 dicas sobre equipamentos e como se manter seco durante a pedalada. Aqui, gostaria de chamar atenção para algumas situações que precisamos ter em mente ao pedalar na chuva e que não estão basicamente relacionadas à bicicleta, mas ao seu entorno.

Durante chuvas fortes, é comum surgirem buracos perigosos em trechos que estamos acostumados a pedalar. Por isso, é extremamente importante aumentar o cuidado com as poças e áreas alagadas, elas podem esconder verdadeiras crateras que podem nos levar ao chão e causar sérias lesões.

Em dias secos, avistamos facilmente ralos e bueiros sem tampa, todavia, com as chuvas e o alagamento das ruas, algumas tampas se desprendem dos bueiros por ação da correnteza deixando o vão aberto, o que representa risco de queda. Evite pedalar muito próximo aos bordos da via, local onde geralmente esses ralos e bueiros estão posicionados.

Por conta dos pés molhados, o risco de escorregar e se ferir com as travas da coroa aumenta. Isso pode acontecer porque alguns tipos de calçados perdem o atrito com o pedal. Algumas bicicletas contam com protetor de corrente, mas as Mountain Bikes deixam a coroa livre e, em contato com a panturrilha, pode causar um corte profundo. Como as águas de enchentes estão carregadas de lixo, as chances de infecções aumentam potencialmente.

Fique atento à rede elétrica, observe os postes de iluminação e tente identificar se existem cabos partidos em contato com áreas alagadas. Evite encostar em postes e placas de sinalização próximas a eles. Redobre atenção em ruas que tiveram quedas de árvores. Ao cair, as árvores podem arrebentar cabos e deixar a região próxima a ela energizada.

Sistemas de freio podem sofrer falhas e reduzir drasticamente a capacidade de frenagem quando estão em contato constante com a água. Em alguns casos, podem parar de funcionar repentinamente. Em dias de chuva, devemos pedalar em baixa velocidade com atenção total às folhas caídas, galhos, sacos plásticos, e objetos que podem entrar na roda e interferir no funcionamento. 

De fato, não é pra ter medo de pedalar na chuva, como se diz por aí: “boralá pedalar na chuva pois a gente não é de açucar”. 

Dica extra para o pós chuva!TOP

Durante os dicas secos, o óleo derramado pelos caminhões e ônibus fica incrustado no asfalto, mas depois de um período constante de chuvas eles começam a escorrer deixando uma mancha colorida. Geralmente depois da chuva, esse óleo fica espalhado na via e isso representa um risco para derrapagens. Ao avistar a mancha, faça o possível para desviar e, se não for possível, reduza ao máximo a velocidade e mantenha o guidom firme sem movimentos bruscos. Jamais acione os freios ao passar por cima da mancha. Ao travar a roda sobre as manchas, as chances de derrapagem aumentam consideravelmente.

Dá pra levar quase tudo na bicicleta

IMG_3564

Tudo que é possível levar na bicicleta, a gente leva! Desde mudanças, compras de supermercado, material de construção, móveis e até pessoas. A nova edição do CTB de Bolso, por exemplo, foi toda distribuída com a cargueira da foto acima.  Com ela, garantimos emissão zero de gases poluentes e ainda mantemos a forma física para o curtir o verão.

Triciclo

Quando compramos algo, a primeira coisa que vem a mente é: dá pra levar de bicicleta? Foi assim que nasceu nosso primeiro triciclo de carga, que foi doado pela Bike Tech. Ele trabalhou duro transportando diversos tipos de materiais, participando de eventos e ajudando amigos a transportar tudo que fosse possível levar. Ele ficou conosco até ser doado para o projeto Passeio Completo, que a batizou de “Carmem Miranda”.

IMG_7981

Para substituir o triciclo, compramos a cargueira da foto acima. Ela levou todo tipo de carga possível e também transportou o jornalista André Trigueiro durante as gravações da reportagem sobre 10 anos do Programa Cidades e Soluções.  Quando a Bullitt chegou, primeira foto, ela foi doada para Ciclo Orgânico, uma empresa carioca que uniu bicicletas e compostagem.

IMG_2852

Cada vez mais presentes nas cidades, com seus diferentes tipos e modelos, as bicicletas de carga são gradativamente mais usadas para também transportar pessoas. Em março de 2019, fomos até o aeroporto Santos Dumont receber o Jonas Hagen, colaborador da TA em Nova Iorque. Pedalamos sob chuva até Copacabana com toda bagagem nas bicicletas. Zero emissão de poluentes, consumo de combustível e muita diversão envolvida. Você já pensou em chegar de viagem e ser levado pra casa de bicicleta?  Assista um vídeo com o mesmo trajeto, realizado em outra ocasião, pelas ciclovias que ligam o aeroporto à zona sul da cidade.

IMG_1304

Também usamos reboques como o da foto abaixo. Eles podem ser uma ótima alternativa para quem não tem espaço para uma bicicleta de carga. Atualmente é possível encontrar uma grande oferta de reboques, com diversos formatos e capacidades de carga, alguns já fabricados no Brasil inclusive. Existem modelos que são projetados especialmente para levar crianças. Mas isso a gente vai contar em uma publicação exclusiva sobre o tema.

IMG_0615

Faz tempo estamos envolvidos com o tema das bicicletas de carga, em 2015, a pesquisa “Contagem de Estabelecimentos Comerciais com Entregas por Bicicleta”, realizada em nove bairros do Rio, mapeou 7524 entregas por dia, sendo o bairro de Copacabana o que realiza mais entregas. Outra pesquisa de 2011 sobre o tema nos rendeu o Prêmio Cycling Visonary Awards e recentemente traduzimos quatro manuais da European Cycle Logistics Federation que tratam sobre diferentes aspectos das bicicletas de carga.

IMG_1279

Existem iniciativas no exterior com sistemas de compartilhamento de bicicletas de carga, quem sabe um dia não temos algo parecido por aqui. seria uma bela oportunidade para que mais pessoas pudessem perceber que dá pra levar muitas coisas na bicicleta, com custo mais baixo, com mais diversão e muito mais qualidade de vida.

Nova Edição do CTB de Bolso

ctb20jpg

O CTB de Bolso, chega à sua 18ª Edição! São mais de 200 mil livretos impressos e distribuídos nas 17 edições anteriores, feitas por 14 entidades diferentes, das 5 regiões do país; são também mais de 200 mil downloads da versão em PDF e mais de 10 mil do aplicativo para Android.

IMG_6567

Nesta edição, foram impressos 3 mil exemplares e 1680 já foram enviados hoje. Entre em contato e peça já o seu, antes que acabe. Todos os exemplares são levados para os correios de bicicleta. 🙂

IMG_6781

Retrospectiva 2019

1219

2019, um ano repleto de desafios e conquistas, que superou nossas expectativas. Foram 74 ações, em 10 cidades de 4 países; 25 palestras e debates; 31 aparições na mídia, dentre elas TVs, Impressos e Web. Além da renovação de patrocínio com o Banco Itaú, tivemos uma excelente parceria com o Museu do Amanhã e levamos uma delegação consistente para a conferência Velo-city em Dublin.

Seguimos em 2020 a busca por mais pessoas em mais bicicletas mais vezes e contamos com todos vocês para que isso se torne uma realidade neste novo ano que se inicia e além.

Para conferir a jornada da Transporte Ativo em 2019, navegue nas abas abaixo.

· Parcerias Museu do Amanhã & PLANETT COPPE-UFRJ.
· Apoio e palestras na abertura e encerramento da exposição O Dia Seguinte – Cidade das Artes, Rio.
· Diagnóstico para Desenvolvimento Cicloviário em Maceió.
· Apoio ao projeto “Pedala Junto“.
· Incubação & Aceleração Pedala Queimados / Plataforma Latino Americana de Bicicletas Compartilhadas e Pedalentos.
· Board World Cycling Aliance.

· Adaptação do Mapa Cicloviário do Rio de Janeiro para novas tecnologias.
· Apresentação “Mobilidade em Ilhabela, Desafios e Soluções”, 1º Encontro Técnico de Turismo de Ilha Bela SP.
· VII apresentação “Os Desafios da Mobilidade Urbana, as Bicicleta e o Futuro das Cidades” no Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental – PUC Rio e Technische Universität Braunschweig da Alemanha, na PUC Rio.
· Tradução dos 4 guias para promover as Bicicletas de Carga, da European Cycle Logistics Federation.
· Roda de Conversa sobre Mobilidade Ativa – Museu do Amanhã – Edição 5/5: Pedestres.
· Série de Contagens Automáticas de Bicicletas em Ilha Bela SP.
· Jogos de Bicicleta – na Exposição O Dia Seguinte.
· Jogos de Bicicleta – na programação do Dia das Crianças do Museu do Amanhã.
· Roda de Conversa sobre Mobilidade Ativa – Museu do Amanhã – Edição 4/5: Pedalando com as crianças.
· Apoio e fala de abertura exposição O Dia Seguinte – Cidade das Artes, Rio.
· XIX Seminário a Bicicleta e o Futuro das Cidades, PUC Rio, Curso Jornalismo Ambiental, Prof. André Trigueiro.
·Encontros sobre Mobilidade Ativa – Museu do Amanhã – Edição 5/5: Bicicleta & Economia.
· Apoio em parceria com SESC e UNIGRANRIO ao Prof. Julio Loureiro para a apresentação “Last Mile Delivery” na conferência Walk21 em Rotterdam.
· Apoio às Rodas de Leitura Livros & Bicicletas, organizadas por Pedalentos e Sebo em Duas Rodas, no CCD.
· Apresentação “A bicicleta e o Futuro das Cidades” – turmas de graduação e mestrado FAU-UFRJ.
· Encontros sobre Mobilidade Ativa – Museu do Amanhã – Edição 4/5: Bicicleta & Sustentabilidade.
· Encontros sobre Mobilidade Ativa – Museu do Amanhã – Edição 3/5: Bicicleta e Saúde.
· Encontros sobre Mobilidade Ativa – Museu do Amanhã – Edição 2/5: Micromobilidade.
· Roda de Conversa sobre Mobilidade Ativa – Museu do Amanhã – Edição 3/5: Livros & Bicicletas.
· Encontros sobre Mobilidade Ativa – Museu do Amanhã – Edição 1/5: Bicicleta e Inclusão Social.
· Parceria com Niterói de Bicicleta para quinta rodada de Contagens automáticas de bicicletas.
· MC da Arena Mobilidade & Sustentabilidade do Shimano Fest 2019.
· Apresentação “Comportamento” para entregadores ciclistas Rappi no Shimano Fest 2019.
· Apresentação no 8º Fórum de Bicicletas Manaus.“Bicicleta e Logística”.
· Roda de Conversa sobre Mobilidade Ativa – Museu do Amanhã – Edição 2/5: Cicloturismo.
· Apoio ao projeto “PedalaJunto“, com a doação de uma bicicleta Tandem.
· Roda de Conversa sobre Mobilidade Ativa – Museu do Amanhã – Edição 1/5: Brasileiros na Conferência Velo-City 2019.
· Jogos de Bicicleta na Programação de Férias “Entre o Céu e o Mar” – Museu do Amanhã.
· Mauá 360 – Pedal Inclusivo em parceria com Museu do Amanhã, Bike Anjo Rio e Pedala Junto.
· Apresentação sobre as bicicletas no Rio de janeiro para o ITDP Team global.
· Entrega do VI Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil, na Velo-city 2019 – Dublin, Irlanda.
· Bolsa Viagem para Delegação Brasileira na Velo-city 2019 – Dublin, Irlanda.
· Parceria com o Museu do Amanhã para atividades pró bicicletas ao longo do ano.
· Relançamento de trecho do Livro “Bicicletas para crianças – Saúde, Diversão e Trânsito”, em forma de livreto em parceria com a CEDUT- CET-Rio.
· Seminário a Bicicleta e o Futuro das Cidades, PUC Rio, Pós Graduação em Paisagismo Ecológico.
· Participação nos workshops ONU Habitat –  Agenda 2030 Carioca.
· Apresentação da Plataforma LatinoSBP no 5º Encontro Latino-americano de Sistemas de Bicicletas Públicas e Compartilhadas.
· 3ª Jornada de Capacitação em Educação para o Trânsito para Docentes de Niterói. Palestra “O Futuro da mobilidade e a importância das bicicletas”.
· Participação no debate de Lançamento da Campanha Paquetrânsito – Ilha de Paquetá – Rio.
· Lançamento da chamada para o VI Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil.
· Chamada para apoio de participação na conferência Velo-city 2019.
· Contagem automática de Bicicletas em rua 30Km/h com sinalização horizontal, em Copacabana, Rio.
· Lançamento Plataforma Latino Americana de Bicicletas Públicas e Compartilhadas – latinoSBP.org.
· Lançamento vídeo Ponto Cego!
· Incubação & Aceleração Pedala Queimados.
· Participação no debate de lançamento do livro O Brasil que Pedala – Livraria da Travessa – Rio.
· Diagnóstico para Desenvolvimento Cicloviário em Maceió.
· Capítulo sobre São Fidélis – RJ no livro O Brasil que Pedala – A cultura da bicicleta nas cidades pequenas.
· A importância das bicicletas, debate no evento Volta às Aulas com Segurança no Trânsito – NITTRANS.
· Parceria com a CicloMobi para Contagens Automáticas de Bicicletas em Maceió.
· Jogos de Bicicleta no Museu do Amanhã.
· Apoio Workshop Bicicletas de Bambú Pedala Queimados
· Assembleia Geral, Retrospectiva 2018 e Prévia 2019.
· Lançamento Retrospectiva 2018.

· Estadão – Cresce uso de bicicletas na região central de São Paulo. 20 / 12
· Jornal O Globo – Quatro pessoas morrem por mês no Rio em acidentes com bicicletas. 13 / 10
· O Globo – Rio Show – Rio sobre Rodas. 03 / 05
· Verbete sobre Bicicletas e Pedestres – Mobilidade Sutentável no Almanaque Agenda Rio – Casa Fluminense.
· O Globo – Bicicletas elétricas tem legislação própria, mas poucos respeitam. 01 / 01

· Bike na Pista – Pedala Junto RJ. 17 / 11
· Pedal Sonoro – Contagens registram crescimento expressivo de bicicletas em Niterói. 30 / 10
· e-book Mercado das Bicicletas – Um panorama da produção no Brasil – Emtecrop.
· Bike na Pista – Encontros sobre Mobilidade Ativa – Bicicleta, Meio Ambiente e Sustentabilidade. 05 / 10
· Bike na Pista – Encontros sobre Mobilidade Ativa – Bicicleta & Saúde. 25 / 09
· Bike na Pista – Encontro sobre a Mobilidade Ativa – Bicicleta & Micromobilidade. 18 / 09
· Bike na Pista – Encontro sobre a Mobilidade Ativa – Bicicleta e Inclusão Social. 11 / 09
· Bike na Pista – Roda de conversa Cicloturismo. 02 / 08
· Pedal Sonoro – Pedal Sonoro realiza ação com entregadores.  26 / 07
· Bike é Legal – Brasileiros marcam presença no Velo-city 2019. 19 / 07
· Ciudades mexicanas – Pedaleando por un desarrollo bajo en carbono. 03 / 06
· Bike é Legal – Canal YouTube – Bike de Bambu salva vidas na cidade mais violenta do Brasil. 03 / 06
· Aliança Bike – Aliança vence prêmio de Mobilidade. 28 / 05
· Canal O Globo – Um guia de sobrevivência para os patinetes elétricos. 20 / 05
· Bike é Legal – Inscrições abertas para o Prêmio “Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil”. 06 / 05
· Vá de Bike – Você conhece os pontos cegos de um ônibus? 03 / 04
· Rádio Pedal Sonoro – Entrevista Edição Especial  – Lançamento do livro O Brasil que Pedala.
· Canal Planeta da Bike – Lançamento do livro O Brasil que Pedala no Rio de Janeiro. 27 / 03
· Ciclocidade – Notícias – Relatório da contagem de ciclistas na Av. Faria Lima. 07/ 03
· Ciclocidade – Notícias – Relatório da contagem de ciclistas no Largo do Socorro. 27/ 02
· Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Esporte – Pedalar ao trabalho, opção saudável e econômica. 13 / 02

· TV Globo – É de Casa – Dia das Crianças. 12 / 10
· Globo Repórter – A vida sobre duas rodas. 16 / 08
· TV ALERJ – Papo de Juventude – Patinetes, parte1; parte 2. 27 / 05
· TV Brasil – Caminhos da Reportagem – Os desafios da mobilidade urbana sustentável. 21 / 05
· TV INES – Panorama Visual – Transporte Ativo. 13 / 02

PHOTO-2019-12-31-11-05-02

Seguimos em frente em 2020!