Conselhos direto do selim²

IMG_1582

A secretária municipal de Transportes, promoveu reunião com a nova composição do Conselho Municipal de Transportes, mandato 2018/2020, que estava parado desde 2016 e deixou a desejar quanto ao cumprimento de suas metas.

O Conselho Municipal de Transportes (CMTR), existente desde 2013, é o órgão de representação paritária e deliberativa do Poder Público e da Sociedade Civil no que diz respeito à Política Municipal de Transportes e de Mobilidade Urbana. O conselho anterior, pouco fez, pareceu algo mais pra constar, do que algo realmente efetivo.

Diversas Secretarias, Subsecretarias, concessionárias e representantes da Sociedade Civil Organizada estiveram presentes, dentre eles ANTP, ITDP, associações de moradores e grupos interessados na acessibilidade para os deficientes e idosos. Que estes ajudem a dialogar com partes mais conservadoras do conselho, para que uma mobilidade mais inclusiva seja alcançada.

O conselho se reunirá mensalmente, a fim de tratar sobre melhorias do sistema de transportes do Rio de Janeiro, sua interoperabilidade, bem como a mobilidade urbana, em busca de aperfeiçoamento dos serviços prestados e a qualidade no deslocamento da população.

Nosso papel, como representantes da bicicleta no conselho, será apresentar as possibilidades e benefícios da mobilidade por bicicletas para cada novo projeto, cada nova ideia, como elemento fundamental para uma mobilidade eficiente na Cidade do Rio de Janeiro.

Bicicletas e segurança na PUC-Rio

puc26

Participamos da 26ª Semana Interna de Prenvenção de Acidentes de Trabalho promovida pela PUC-Rio, no dia 25 desse mês, e tivemos a oportunidade de compartilhar nossa experiência no mundo das bicicletas com alunos, servidores e professores da PUC-Rio. O encontro foi realizado no anfitetatro, localizado em uma área externa, rodeada por árvores e com vento fresco. Tivemos uma excelente receptividade e o público participou bastante, interagindo com trocas de experiências e perguntas sobre segurança, regras, leis, entre outros.

Escutamos relatos sobre um professor que há 40 anos sai do Camorim, zona oeste do Rio, e vai de bicicleta até a PUC-Rio, percorrendo uma distância de aproximadamente 60Km (ida e volta). Dividimos a mesa com integrantes da Comissão de Segurança do Ciclismo (CSC-RJ) que colaboraram com temas relevantes ao encontro.

Todos os presentes receberam um exemplar do CTB de bolso e do Guia Prenda ou Perca. Agradecemos o convite e celebramos o sucesso do encontro. Já participamos de 26 atividades a convite da PUC-Rio e, toda vez que vamos até o campus, ficamos felizes ao observar o bicicletário sempre cheio.

Sistemas de Bicicletas Públicas no Brasil

OBCgr

No dia 19 de outubro, realizamos a primeira oficina sobre Sistemas de Bicicletas Públicas, a nível nacional, com foco em representantes do poder público.

Durante 8 horas, técnicos, gestores e representantes do poder público de 8 cidades, 7 estados e 3 regiões do Brasil (Sul, Sudeste e Nordeste) tiveram a oportunidade de se conhecer e conhecer um pouco mais a realidade, desafios, soluções e oportunidades de cada cidade. Gerando intercâmbio entre os presentes.

Ainda durante a oficina, os presentes puderam escolher entre os participantes o caso mais inspirador, Fortaleza foi o destaque.

OBCBM

A oficina que começou com a apresentação de uma visão geral sobre o tema ao redor do mundo, terminou com um espaço de fala e escutas entre os participantes. Ainda durante o dia, os participantes puderam conhecer o Centro de Operações do Sistema Bike Rio, sede do evento.

Ao final, a tembici, patrocinadora do evento, entregou um relatório resumido sobre suas operações e dados dos sistemas locais das cidades presentes que possuem sistema operado por eles.

Tudo indica que a Oficina se repetirá, em outras oportunidades, em outras cidades.

Dia das crianças com Jogos de Bicicleta

Passamos o Dia das Crianças no Museu do Amanhã, promovendo os Jogos de Bicicletas. Foi uma oportunidade incrível para apresentar as bicicletas de equílibro para muitas famílias, de diversas partes do Brasil e até do exterior. Teve até adulto que pediu para entrar na foto! 🙂

MDA12

Toda logística para realização dos Jogos foi feita em bicicleta. Na foto abaixo, nosso reboque com as bicicletas e um quadro com a economia de emissões.

Os Jogos apresentam, de maneira divertida, atividades lúdicas para que cada criança treine o equilíbrio necessário para aprender a pedalar. As crianças participam, junto com seus amigos e familiares, de divertidas brincadeiras que fortalecem a confiança na condução da bicicleta. Os Jogos de Bicicleta foram desenvolvidos na Dinamarca e em 2011 a Transporte Ativo traduziu o folheto 6 Jogos de Bicicleta que foi originalmente escrito e produzido pela Federação dos Ciclistas Dinamarqueses (Dansk Cyklist Forbund – DCF), que faz parte da Cycling Embassy of Denmark. Agradecimentos especiais aos voluntários que apoiaram totalmente a atividade.

Mês da Mobilidade

DMSC18

Setembro, o Mês da Mobilidade, passou. Foram muitas atividades por todo o país, em busca de um trânsito mais humano e seguro e de uma mobilidade mais justa e segura. Ao longo deste mês, em que participamos de diversos eventos em diferentes cidades, foi muito gratificante ver atividades que iniciamos há mais de 10 anos atrás, como o Desafio Intermodal, Vaga Viva e Contagens de Tráfego de Bicicletas, sendo replicadas em diversas cidades do país, em busca de cidades melhores. Momentos como estes, muito nos motivam e nos levam a seguir adiante, sempre em busca de um futuro mais limpo e um trânsito mais seguro.