Bicicletas nas Cidades – Experiências de compartilhamento, diversidade e tecnologia

bnc

Abrindo o ano de 2021, o Labmob anuncia o lançamento de mais uma de suas publicações, o livro Bicicletas nas Cidades – Experiências de compartilhamento, diversidade e tecnologia, uma publicação que (re)pensa o futuro de nossas cidades considerando a bicicleta como peça-chave do transporte público em prol de cidades mais sustentáveis.

Com eixos temáticos de diversidade, tecnologia, acessibilidade e qualidade de vida, a publicação revela que sistemas de bicicletas compartilhadas têm se provado eficientes na transformação global para de cidades mais sustentáveis. O livro reúne especialistas, que apresentam análises e estudos de caso sobre metrópoles brasileiras e cidades globais, abordando o uso desses serviços, cada vez mais estratégicos. O LABMOB contribui de forma inovadora para a mobilidade sustentável, por meio de uma série de iniciativas que monitoram sistemas de compartilhamento em todo Brasil e quantifica as emissões de CO2 evitadas. (Re)pensar o futuro considerando a bicicleta como peça-chave do transporte público tornou-se fundamental para a sustentabilidade.

Clique aqui para conhecer o teaser com capa, sumário e introdução do livro ou nos links abaixo para adquirir seu exemplar.
Relicário Edições
Amazon
Livraria da Travessa
Martins Fontes
Magazine Luiza

Ficamos honrados com o convite para escrever o texto de orelha do livro. 🙂

Retrospectiva 2020

20203

2020, um ano atípico repleto de novos desafios e conquistas, chega ao fim. Foram 29 ações, 25 palestras e debates; 40 aparições na mídia, dentre elas TVs, Impressos e Web. Foi um ano de “lives”, com palestras e seminários “online”, muitas reuniões virtuais e poucas ações diretas nas ruas.

Seguimos em 2021 a busca por mais pessoas em mais bicicletas mais vezes e contamos com todos vocês para que isso se torne uma realidade neste novo ano que se inicia.

Para conferir a jornada da Transporte Ativo em 2020 clique aqui e conheça as ações e mídias

Painel de Controle para o Perfil do Ciclista

PC1518

As pesquisas Perfil do Ciclista, 2015 e 2018, nos trouxeram muitos dados sobre os ciclistas brasileiros e suas preferências, anseios e necessidades. Dados que vão além do que está nos livretos publicados e que permitem uma infinidade de cruzamentos, para cada cidade e entre elas. Um dos desafios após a pesquisa, sempre foi como utilizar estes dados com tudo que eles podem nos oferecer. Uma das estratégias foi o lançamento do livro Mobilidade por Bicicletas no Brasil, com resultados da pesquisa 2015, explorados por mais de 30 pesquisadores de 9 das dez cidades participantes, que escreveram 12 artigos sobre a Mobilidade por Bicicletas no Brasil. A publicação foi elaborada pela TA em parceria com Labmob e Observatório das Metrópoles, mas queríamos explorar estes dados ainda mais.

http://transporteativo.org.br/ta/wp-content/uploads/2016/11/mbb-203x300.jpg
Recentemente fomos procurados pela Ana Paula Kasznar, que faz parte do programa Local Pathways Fellowship da UN Sustainable Development Solutions Network (SDSN). Ela se dispôs a colaborar com a TA e foi muito bem recebida. Ana Paula desenvolveu para nós um painel de controle para os resultados cariocas da Pesquisa, que nos ajudou muito a visualizar os cruzamentos e diferentes leituras possíveis do Banco de Dados. Indo além, ela brindou a equipe da TA e parceiros com um treinamento para que nós mesmos possamos “pilotar” novos painéis de controle no futuro. Pretendemos fazê-lo na próxima pesquisa Perfil do Ciclista, incluindo essa ferramenta junto aos resultados.

Veja abaixo uma imagem do Painel de Controle. Em breve disponibilizaremos uma página com todas as funcionalidades do Painel de Controle onde será possível clicar nos filtros para visualizar diferentes comparações dos resultados.

dash

Vias emergentes para Cidades Resilientes

guiaBID

A busca por soluções viárias que ajudem no enfrentamento à pandemia segue firme. Um novo guia para estimular o caminhar e o pedalar durante a pandemia, foi publicado pelo BID Guía de vías emergentes para ciudades resilientes, sendo que este vai além e sugere que as soluções sirvam também para outras situações de emergência. Mais informação para que possamos preparar nossas cidades para reagirem rapidamente quando necessário ou até mesmo, já irem se preparando para qualquer situação inesperada. Clique aqui ou na imagem acima para baixar seu exemplar.

Em nosso Banco de Dados, estamos com uma seção chamada “Enfrentando os Desafios do Coronavírus“, onde estamos publicando os guias sobre o tema que temos conhecimento. Confira lá, já são oito opções vindas de diferentes países, uma delas genuinamente nacional realizada pela Cicloiguaçu.