
Destaques

Analise do fluxo de ciclistas apoia o Plano Cicloviário do Rio de Janeiro e o Distrito de Baixa Emissão
Posted onAuthorZe LoboLeave a comment
Ao longo de 2021, realizamos uma série de contagens no Centro do Rio em parceira com ITDP e Labmob. O objetivo era identificar o volume e fluxo de ciclistas nos principais acessos ao Centro do Rio, ajudando a identificar as rotas mais utilizadas e servindo de base para orientar prioridades para investimentos públicos, otimizando recursos municipais disponíveis.
A pesquisa foi realizada entre maio e outubro de 2021 em 10 pontos de contagem, definidos em parceira com a CET Rio e SMTR. As contagens seguiram a metodologia de TA para contagens presenciais, considerando além do volume de ciclistas, suas características como gênero, faixa etária, carona, tipo da bicicleta, uso de bicicletas compartilhadas, velocidade média, dentre outros. A riqueza desses detalhes permite um melhor planejamento, seguindo a máxima Conhecer para Planejar.
Os resultados reforçam a importância de se planejar para bicicletas na região e auxiliam na compreensão do uso destas na região, para auxiliar no desenvolvimento do plano cicloviário carioca, em elaboração pela Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) e pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), com o objetivo garantir qualidade e segurança na circulação de bicicletas em todas as regiões da cidade.
Este melhor conhecimento e planejamento de rotas cicloviárias no Centro do Rio, vai ao encontro da implementação do Distrito de Baixa Emissão de Carbono, que prevê a inclusão dos 33 quilômetros de rotas cicláveis (Ciclo Rotas Centro) na região central para reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa e demais poluentes do ar na região, além de fornecer opções sustentáveis de acesso às atividades locais. O Distrito de Baixa Emissão é um projeto coordenado pelo Escritório de Planejamento – SMFP, com o qual temos outras parcerias visando este importante passo que o Centro do Rio de Janeiro dá a um futuro mais resiliente e sustentável.
Vai Longe 2ª Edição | Resultados
Posted onAuthorZe LoboLeave a comment
O Programa de Aceleração Vai Longe da Tembici já tem o resultado dos projetos selecionados que, de acordo com as necessidades apresentadas, dividirão os R$100.000,00 (cem mil reais) do edital, para implementações e execuções, até o final deste ano.
Ao todo, foram inscritos 50 projetos, a etapa de avaliação contou com a análise de um comitê de especialistas da Tembici e da Transporte Ativo, que selecionaram 12 finalistas para uma análise mais ampla.
Agradecemos a todos os participantes desta 2ª Edição do Vai Longe, que compartilham com a gente este propósito de inspirar uma revolução global de mobilidade, por mais pessoas em mais bicicletas mais vezes. 🙂
Conheça as organizações selecionadas e suas categorias:
Bike Cargueiras – Estruturação da reciclagem de Brasília
Categoria: Promoção ao uso de bicicletas.
Ana Carolina Caetano Matias / Brasília
Voltado para catadores ciclistas, o projeto visa a aquisição de novas bicicletas cargueiras e a reforma daquelas com condições de restauro, promovendo maior dignidade, conforto e segurança aos catadores que realizam a reciclagem sobre 2 rodas.
EBA! Aprendendo a Pedalar
Categoria: Educação e conscientização.
Bike Anjo / São Paulo
O projeto promoverá o uso da bicicleta entre o público infantil, por meio da criação de um livro que ilustrará o passo a passo para construir a história de amizade das crianças com a bicicleta, promovendo-a como ferramenta de transformação pessoal e social.
Websérie – “Como Adotar a Bicicleta na sua rotina”
Willian Cruz / São Paulo
Atuando em barreiras que impedem as pessoas de adotarem a bicicleta como meio de deslocamento, em seus episódios a websérie promoverá o uso da bicicleta como meio de transporte, contribuindo no processo de humanização das cidades.
Pedalzito
Categoria: Transformação das Cidades
Mario Galvão Prati / Porto Alegre
Propondo um processo de cocriação entre os diferentes atores urbanos, a iniciativa desenvolverá um jogo a ser utilizado como ferramenta de mediação nos processos de aprendizagem, criação e implementação de soluções com base no uso da bicicleta para as crianças e seus cuidadores em diferentes cidades.
IX Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil
Posted onAuthorZe LoboLeave a comment
Vem aí, a nona edição do Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil! Desde 2014, a Transporte Ativo em parceria com o Banco Itaú, realizam a atividade que consiste em premiar as melhores iniciativas de promoção ao uso de bicicletas no país, nas categorias, Ação Educativa & de Conscientização, Levantamento de Dados & Pesquisas e Empreendedorismo.
No início de Junho, terão início as inscrições, que seguirão abertas até o final de Julho. Comece já a preparar seu material para envio, em breve divulgaremos a abertura das inscrições e a premiação.
Boas ideias merecem ser reconhecidas e homenageadas!
Conheça nos links abaixo, os resultados das edições anteriores.
Resultado Edição Especial 2021
Resultados 2020
Resultados 2019
Resultados 2018
Resultados 2017
Resultados 2016
Resultados 2015
Resultados 2014
2ª Edição Vai Longe | Programa de Aceleração de Projetos
Posted onAuthoradminLeave a comment
Faz um ano que orgulhosamente lançávamos em parceria com a Tembici o Programa de Aceleração Vai longe! Agora é a vez da segunda edição, com novidades e maior aporte financeiro para os selecionados! O Vai Longe é o programa de aceleração de projetos, promovido pela Tembici, em parceria com a Transporte Ativo, que visa apoiar projetos que fomentem o uso da bicicleta como meio de transporte por meio de soluções inovadoras e que contribuam para a mobilidade no Brasil. Em busca de cidades mais humanas por meio do incentivo ao uso da bicicleta.
Serão selecionados até 4 projetos, iniciados nos últimos 12 meses e com previsão para serem concluídos ainda em 2022, em 3 categorias: Educação e conscientização, Promoção ao uso de bicicletas e Transformação das Cidades. Conheça a programação completa, regulamento, cronograma e inscreva seus projetos clicando aqui!
Conheça também os projetos selecionados na primeira edição.
Plano de Expansão Cicloviária Carioca
Posted onAuthorZe LoboLeave a comment
A Prefeitura do Rio, através da SMTR e CET-Rio, em parceria com ITDP Brasil, Tembici e Transporte Ativo, oferecem mais uma oportunidade de participação popular nos Plano de Expansão Cicloviário Carioca. Aliás, desta vez são duas opções, participação na enquete digital na Plataforma Virtual e participação nas Oficinas para Construção Colaborativa do Plano. A Plataforma Digital Participa.Rio pode ser acessada aqui, onde você encontrará também as datas das Oficinas e poderá fazer sua inscrição.
Essa participação popular irá nortear as ações dos órgãos da Prefeitura para a implantação de uma rede contínua de mobilidade que promova mais segurança e conforto no uso diário da bicicleta, e ainda visa conhecer quem usa a bicicleta para se deslocar e como é essa experiência na cidade. Além disso, coletar as percepções em relação a infraestrutura existente e a proposta de rede futura em cada Área de Planejamento da Cidade, propiciando assim um melhor uso do dinheiro público ao mesmo tempo em que se atende melhor as demandas existentes.