Jogos de bicicleta no Passeio Público

jogos-de-bicicleta-10

 

No último domingo (13/08), A Transporte Ativo, com apoio do Goethe-Institut Rio de Janeiro, realizou os Jogos de Bicicletas no evento “O passeio é público”. Os Jogos apresentam, de maneira divertida, atividades lúdicas para que cada criança treine o equilíbrio necessário para aprender a pedalar. As crianças participam, junto com seus amigos e familiares, de divertidas brincadeiras que fortalecem a confiança na condução da bicicleta.

Construído no Século XVIII, o Passeio Público foi o primeiro parque público do país e fica localizado na região central do Rio de Janeiro. Nos últimos anos, o parque deixou de fazer parte do mapa cultural da cidade e hoje o espaço está ocioso, sem nenhum tipo de atividade em sua programação. Por isso, o evento é importante para estimular a ocupação regular do Parque, unindo artistas e iniciativas de diversos territórios da cidade buscando melhorar a qualidade do Passeio como espaço público.

PAsseio_Pub

Os Jogos de Bicicleta foram desenvolvidos na Dinamarca e em 2011 a Transporte Ativo traduziu o folheto 6 Jogos de Bicicleta que foi originalmente escrito e produzido pela Federação dos Ciclistas Dinamarqueses (Dansk Cyklist Forbund – DCF), que faz parte da Cycling Embassy of Denmark.

Bicicultura 2017 – A Revolução das Bicicletas

O tema do Bicicultura esse ano é “A Revolução das Bicicletas”, uma homenagem aos 200 anos da revolução Pernambucana, importante movimento da história brasileira pela democracia, e celebra os 200 anos de surgimento desse veículo de duas rodas, democrático e abrangente, a bicicleta.

Sim, a revolução é possível a partir de um novo uso da cidade, por isso existe um grande potencial desse evento, uma reunião de todas as expressões ligadas à cultura da Bicicleta, para juntos pensar ações que nos aproximem de cidades ideais.

O Bicicultura lança sua campanha de arrecadação coletiva na plataforma Benfeitoria. Todo o montante arrecadado na campanha se destina à realização da edição de 2017 do evento, que vai acontecer na cidade de Recife, entre 7 e 10 de setembro.

Em 4 dias de evento espera-se reunir mais de 12 mil pessoas, em mais de 50 atividades, entre elas, palestras, oficinas, apresentações e debates em torno do tema. É muita dedicação e amor envolvido! E pra que tudo isso aconteça, da melhor maneira possível, temos uma meta a bater: R$27.474,00! E como chegar lá? Com a sua ajuda!

Além da sua doação, que é muito importante, ajude divulgando a campanha! Envie para seu mailing, compartilhe nas redes sociais, avise os amigos, os companheiros de pedal, os vizinhos, a família, todos!

é só clicar no link :
www.benfeitoria.com/bicicultura2017
aqui você tem todas as informações que precisa pra participar!

O Bicicultura é uma iniciativa da sociedade civil e construído de maneira colaborativa, por isso sua participação é tão importante!

Ciclo Rotas, tecnologia social em favor da bicicleta

Ciclo-Rotas-Mapa_header

Inovação em favor da bicicleta o projeto “Ciclo Rotas – Metodologia cidadã de planejamento cicloviário” passa a ser uma tecnologia social certificada pela Fundação Banco do Brasil.

O “Ciclo Rotas – Metodologia cidadã de planejamento cicloviário” nasceu da necessidade de criar um mecanismo de participação pública capaz de ajudar o poder público a construir mais infraestrutura para bicicleta e ao mesmo tempo estabelecer as bases para a interlocução e futuras parcerias entre a administração municipal e a sociedade civil.

Trata-se da união de diversos grupos de interesse, moradores, ciclistas, população flutuante e demais pessoas interessadas para a produção de um projeto pronto de melhoria viária voltada a circulação de bicicletas. Através da tecnologia social utilizada na elaboração das Ciclo Rotas é possível (re)pensar todo uma área da cidade em acordo com as diferentes necessidades de circulação e apresentar um resultado pronto para ser executado pelo poder público, seja em parceria com a iniciativa privada ou diretamente.

VV3

Com a certificação, a tecnologia passa a compor o Banco de Tecnologia Social (BTS) da Fundação BB, que agora conta com 995 iniciativas aptas para reaplicação. O BTS é uma base de dados online, que reúne metodologias reconhecidas por promoverem a resolução de problemas comuns às diversas comunidades brasileiras. Neste banco, todas as tecnologias sociais podem ser consultadas por tema, entidade executora, público-alvo, região, UF, dentre outros parâmetros de pesquisa. Para consultar o banco basta acessar o endereço eletrônico: tecnologiasocial.fbb.org.br. Também é possível consultar este banco de dados por meio do aplicativo de celular “Banco de Tecnologias Sociais”, disponível para aparelhos Android e IOS.

Esta edição tem a cooperação da Unesco no Brasil e o apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Banco Mundial, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Saiba mais:
Mais sobre o Ciclo Rotas Centro.
Mais informações sobre a certificação no site da Fundação Banco do Brasil.