Retrospectiva 2021

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2021 foi mais um ano atípico repleto de novos desafios e conquistas, mas as bicicletas mais uma vez se destacaram confirmando sua resiliência para enfrentar situações inesperadas. Assim como as bicicletas se fizeram presentes, as organizações que promovem as bicicletas também tiveram destaque e muito trabalho! Para a TA  foram 41 ações, 52 aparições na mídia, dentre elas TVs,  Rádios, Impressos e Web, além de 20 palestras e debates dentre outras atividades. Foi mais um ano “online”, mas já com atividades externas retornando às ruas, como o curso de Mecânica Básica na primeira etapa do Circuito Grangiro, as séries de contagens de bicicletas, a Pesquisa Perfil do Ciclista 2021 que levou mais de 300 entrevistadores para as ruas de cidades das cinco regiões do país, para coleta de mais de 10 mil questionários e os Jogos de Bicicleta que seguiram firmes no Rio e em SP. Em breve publicaremos os resultados encontrados, tanto na Pesquisa Perfil, quanto nas Contagens realizadas em parceria com ITDP e Labmob, nos acessos ao Centro do Rio. Nas atividades online, tivemos a honra de participar da revisão do Plano Diretor, como sociedade civil e do Plano Estratégico da Cidade do Rio de Janeiro, como membros do Conselho da Cidade, que resultaram em uma nova visão para a rede de mobilidade por bicicletas carioca. Ao longo do ano, mais de 100 reuniões com parceiros, grupos de trabalho externos, Prefeitura do Rio, OMS no Projeto HEAT v5.0, World Cycling Alliance e ECF no Projeto SCAP-CargoBikes.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos patrocinadores e financiadores como Itaú, Tembici, ITDP e ECF, e aos parceiros formais e informais, como Labmob, Planett, Prefeitura do Rio, Pedalentos e Museu do Amanhã, que ajudam a tornar tudo isso possível e a tornar a jornada mais agradável!

Para conferir a jornada da Transporte Ativo em 2021 clique nas palavras grifadas em azul para conhecer as ações e mídias.

Seguimos em 2022 a busca por mais pessoas em mais bicicletas mais vezes certos de que as bicicletas são uma nova realidade com longo caminho a ser percorrido, neste ano que se inicia e além!

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TA 18 anos Promovendo o uso das Bicicletas

Esse mês a TA fez 18 anos! Desde 22 de dezembro de 2003 buscamos promover as bicicletas e seus similares. Até agora foram 872 ações, 1725 mídias entre TVs, Rádios, Impressos e web, mais 2 milhões de downloads do material disponível no banco de dados do site, com destaque para os mais de 160 mil downloads do CTB de Bolso, que teve ainda 200 mil impressos distribuídos em diversas cidades do país.

Diversos projetos, publicações, sendo algumas em mais de um idioma, traduções, mais 300 palestras, apresentações e seminários em 52 cidades de 17 países, onde levamos nossa mensagem, aprendemos muito e fizemos muitos amigos. Ao longo do caminho, prêmios nos motivaram, recebendo e concedendo, algumas ações se espalharam pelo país e ainda fomos fundadores e conselheiros da UCB e WCA.

Tudo isso só foi possível devido as pessoas que pedalaram junto, o time da TA, voluntários, patrocinadores, parceiros e entusiastas pelo mundo afora. O Rio de Janeiro, o Brasil e o mundo ficaram bem mais cicláveis nesse período e temos muito orgulho de fazer parte destas mudanças em favor da bicicleta. Agradecemos a todos que estiveram conosco em algum momento, os que pedalaram conosco, debateram, criticaram, trocaram ideias, ou simplesmente ajudaram a levar os transportes ativos para outro patamar no dia a dia das cidades, que a cada dia recebem mais pessoas pedalando mais bicicletas, mais vezes!

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Um dos workshops promovidos pela TA, esse em 2015, repleto de parceiros 🙂

Seguimos pedalando, pois ainda há muito a ser feito!

Jogos de Bicicleta em São Paulo

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Dois anos após os Jogos de Bicicleta na Exposição o Dia Seguinte no Rio de Janeiro, os Jogos voltam à Expo, agora em sua edição de São Paulo, no Museu Catavento! As rodinhas giraram com mais de 200 crianças e suas famílias participando das atividades e brincadeiras para aprender a equilibrar. Com essas rodadas em SP, alcançamos a marca de mais de 1000 crianças que brincaram e aprenderam a pedalar conosco.

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Os jogos foram realizados na área externa do museu, tivemos sessões com sol, outras com chuva e vento, com variações de clima num único dia, como é bem comum em São Paulo. Nesse cenário, nossas conversas sobre as mudanças climáticas, tema da Expo O Dia Seguinte, se tornaram mais interativas entre as crianças e suas famílias. Foi um tira casaco, bota casaco, tira casaco, bota casaco muito parecido com aquela cena clássica do filme “Karatê Kid”. Foi nesse clima de diversão que muitas pessoas conheceram as técnicas para equilibrar e formas diferentes de estimular crianças na prática dos exercícios, que associados às brincadeiras, fazem do aprendizado uma atividade tranquila, suave e com muitas risadas.

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Aproveitamos para agradecemos ao Itaú, Fern e Decathlon, pelas bicicletas que nos cederam para tornar essa atividade uma realidade que pretendemos levar adiante, apresentado às crianças, com total segurança, o veículo que usarão no futuro!

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As técnicas mirabolantes e infalíveis para aprender a pedalar estão aqui e o folheto com os Jogos de Bicicleta, nesse link.

 

Bicicletas na COP26

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Carta aberta: Coalizão global pede aos governos na COP26 que aumentem os níveis de uso de bicicletas para reduzir as emissões de carbono e alcançar as metas climáticas de forma rápida e eficaz

A Federação Européia de Ciclistas (ECF) e uma coalizão global de organizações pró-ciclismo estão publicando uma carta aberta apelando aos governos que participam da COP26 em Glasgow para se comprometerem a aumentar significativamente o número de pessoas que pedalam em seus países, a fim de alcançar as metas climáticas globais de forma rápida e eficaz.

 O mundo precisa de muito mais uso de bicicletas se quisermos combater as mudanças climáticas. Sem uma ação mais rápida e determinada por parte dos governos em todo o mundo para reduzir as emissões de carbono no transporte, estaremos condenando as gerações presentes e futuras a um mundo que é mais hostil e muito menos habitável.

 As emissões de CO₂ do setor de transporte continuam a aumentar. Enquanto isso, a transição para carros e caminhões com emissão zero levará décadas para ser concluída e não resolverá outros problemas como congestionamento de tráfego e estilos de vida sedentários. Apesar disso, o Transport Day  na COP26, em 10 de novembro, tem como foco exclusivo a eletrificação de veículos rodoviários como uma solução para a crise climática que enfrentamos hoje.

 A ECF e seus aliados acreditam que o uso da bicicleta representa uma das maiores esperanças da humanidade para uma mudança em direção a um futuro zero carbono. O uso da bicicleta produz emissões zero, oferece impactos sociais positivos de longo alcance e – o mais importante – é uma tecnologia que já está amplamente disponível hoje. O mundo não pode se dar ao luxo de esperar décadas para que os carros movidos a combustíveis fósseis sejam totalmente eliminados e substituídos por veículos elétricos. Devemos alavancar urgentemente as soluções que a bicicleta oferece, ampliando radicalmente seu uso.

 Os signatários da carta aberta conclamam os governos e líderes participantes da COP26 a declararem compromissos para aumentar significativamente os níveis de ciclismo em casa e se comprometerem coletivamente a atingir uma meta global de níveis mais elevados de ciclismo. A carta foi enviada aos governos e ministros dos transportes antes da COP26.

 “Jill Warren, CEO da European Cyclists ’Federation:“ Não há maneira concebível para os governos reduzirem as emissões de CO₂ com rapidez suficiente para evitar o pior da crise climática sem significativamente aumnetar o uso de bicicletas. Os efeitos devastadores da aceleração do aquecimento global devem ser claros para todos, e aumentar os níveis do uso de bicicletas é a melhor maneira de cortar rapidamente as emissões de carbono do transporte em grande escala.

  ” Henk Swarttouw, presidente da European Cyclists ’Federation e da World Cycling Alliance:“ O uso de bicicletas deve ser a pedra angular das estratégias globais, nacionais e locais para atingir as metas de carbono zero líquido. Na COP26, os governos devem se comprometer a fornecer o financiamento e a legislação para um espaço seguro e equitativo para o ciclismo em todos os lugares. Os cidadãos estão prontos para a mudança; agora nossos líderes precisam habilitá-lo.

Leia a carta aberta aos governos na COP26: www.cop26cycling.com

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Lançamento WCA em Adelaide, Austrália, 2014

Desde 2014 em Adelaide na Austrália, estávamos envolvidos com a criação de uma organização intercontinental, que pudesse representar as bicicletas e seus usuários aos grandes órgãos de fomento e lideranças mundiais, como Banco Mundial, OMS – Organização Mundial de Saúde, OCDE – Organização  para Cooperação e Desenvolvimento Econômico,  dentre outras. Na intenção de apresentar o potencial das bicicletas para o desenvolvimento humano e das cidades, sua economia e saúde, além da preservação do meio ambiente, nasceu a World Cycling Alliance – WCA. O objetivo e motivação principais, eram similares aos que buscávamos ao fundar a TA e a UCB: representatividade local, federal. Mas no caso da WCA é a representatividade mundial levando informação de qualidade para incluir a bicicleta nas discussões sobre cidades, países, planeta!

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Encontro do Conselho WCA em Taipei, Taiwan 2016.

Foram diversos anos de encontros, discussões e debates virtuais, quando isso ainda era incomum, para aos poucos elaborar estatuto, diretrizes, objetivos da organização e como alcançá-los.

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Encontro do Conselho WCA em Nijmegen, Holanda, 2017.

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Formalização e lançamento oficial da WCA no Rio de Janeiro, 2018.

Após 4 anos, chegou-se ao texto do estatuto em vigor, a WCA era lançada formalmente, com sede em Bruxelas na Bélgica e sua primeira diretoria e conselho eram oficializados, com representantes dos 7 continentes.

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Agora, em Outubro de 2021, chegou ao final o primeiro mandato, alguns diretores/conselheiros saíram, para dar espaço a novas cabeças e pensamentos que possam melhor representar seus continentes. Outros optaram por seguir em um segundo mandato, o que de certa forma é bom, para que o histórico não se perca por completo. Raluca Fiser, presidenta, Amanda Ngabirano e Zé Lobo deixaram seus cargos. sendo substituídos por um novo grupo que agora tem o desafio de levar adiante essa construção e consolidar a organização, tornando-a mais conhecida, presente e atuante.

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Novos participantes da diretoria/conselho parecem decididos e capazes de vencer o desafio! A nova representante da América do Sul é a atual presidenta da UCB, Ana Carboni, que teve sua candidatura indicada e aceita na Assembleia Geral que aconteceu no dia 15 de outubro. Abaixo uma breve apresentação da Ana, por ela mesma. Já nos reunimos e seguiremos apoiando-a, trazendo a memória do que já se passou e ajudando no que for possível para tornar a Aliança Global pela Bicicleta uma organização que faça jus ao que ela representa.

IMG_5181Com certeza chegaremos aonde desejamos, pode levar tempo, mas é um caminho a ser seguido. Uma história muito parecida com a da UCB, também fundada no Rio, em 2007, que começou tímida e pequena mas hoje, mais de uma década depois, segue crescendo, ocupando cada vez mais e melhor o espaço que busca e representando os usuários de bicicletas, em Brasília. Vemos um futuro muito parecido para a WCA, que em breve certamente alcançará seus objetivos e espaço nas decisões planetárias.

Obs.: Os desafios da Ana Carboni, são ainda maiores, pois é a única representante mulher no conselho, além das barreiras já conhecidas, terá o desafio de levar mais mulheres para decidir mundialmente sobre as bicicletas.

Obs².: Já que citamos o lançamento da UCB aqui, em breve faremos uma publicação semelhante a essa, sobre a entidade e seus caminhos!