VI Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil

Untitled-2

Em sua sexta edição, o Prêmio – “Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil” novamente selecionará as melhores iniciativas brasileiras de quem trabalha em prol das bicicletas. Afinal, boas ideias precisam ser reconhecidas e homenageadas.

Dividido em três categorias o Prêmio reconhece a importância de diferentes áreas de atuação na promoção ao uso de bicicletas. Cada categoria terá um vencedor e duas menções honrosas e são elas:
· Ação educativa e de Sensibilização
· Levantamento de dados e pesquisas
· Empreendedorismo

As inscrições vão até o dia 11 de Maio e os resultados serão divulgados logo em seguida.

Clique aqui para ir para a página do evento e fazer sua inscrição.

Plataforma LatinoSBP

bikepe ed

Os Sistemas de Bicicletas Públicas e Compartilhadas são um modo de transporte cuja implementação na América Latina se iniciou em 2008, porém seu auge e popularidade são mais recentes e seu crescimento continua de maneira exponencial. As cidades latino-americanas demostraram ser inovadoras, adaptando as experiencias europeias em suas cidades e contextos. Como resultado, se destacam boas práticas que merecem ser difundidas.

Mantendo nosso compromisso de gerar e compartilhar conhecimento para criar capacidade técnica para intervir na promoção da mobilidade por bicicletas apresentamos a plataforma LatinoSBP.org.

Inspirada nas iniciativas ComoUK, NABSA e PEBSS, a LatinoSBP é uma plataforma aberta, gratuita e colaborativa sobre os sistemas de bicicletas públicas e compartilhadas da América Latina, onde são apresentados dados, gráficos e informações sobre esses sistemas, promovendo boas práticas e estimulando a criação de novos sistemas em mais cidades.

ASSINATURAS VARIAS CORES-04

Ônibus e Bicicletas, juntos na via

IMG_0253

Pedalar na cidade requer alguns cuidados, principalmente quando compartilhamos a via com os ônibus. Esses veículos, que são grandes e pesados, muitas vezes não oferecem aos seus condutores a visibilidade necessária para identificar, nos espelhos retrovisores, pequenos veículos como as bicicletas, motocicletas e, até mesmo, pedestres atravessando as ruas da cidade.

Esses pontos, que são invisíveis ao motorista, são conhecidos como Pontos Cegos. É importante evitá-los para se proteger de uma possível colisão ou atropelamento. Inspirados numa iniciativa da Secretaria Movilidad de Bogotá, e com apoio das bicicletas da Tembici, fomos até o Centro de Treinamento de Motoristas do SEST/SENAT para ver de perto como isso acontece.

Assista ao vídeo, compartilhe com seus amigos e lembre-se; se você não consegue ver o motorista no retrovisor, ele também não estará vendo você.

Boletim Informativo nº100

100

Este mês chegamos ao boletim informativo TA de número 100! O Boletim nº1 foi publicado em Outubro de 2005 e de lá pra cá muita coisa aconteceu, com os boletins sempre apresentando as atividades, novidades e mídias envolvendo a TA. Inicialmente o boletim era bimestral e assim ficou até a edição nº 63 em janeiro de 2016, quando se tornou mensal devido ao volume de informações que tornava um boletim bimestral demasiado grande em algumas edições. Chegamos ao Boletim 100 neste final do Verão 2019, em um mês com muito trabalho de bastidores, que logo chegarão às ruas alimentando boletins futuros! Sigamos pedalando rumo ao Boletim 200 e adiante!

Para conhecer todos os boletins, clique aqui!

Brincadeiras com bicicleta pra começar o ano

996

O amanhã depende do que fazemos agora, no presente. Desse modo, pensando no futuro, abrimos a temporada 2019 dos Jogos de Bicicleta em parceria com o Museu do Amanhã. Atividades lúdicas, onde cada criança treina, de forma divertida, o equilíbrio para começar a pedalar.

995

Pensar no amanhã é importante e, por isso, apresentar o universo das bicicletas para crianças é sempre uma oportunidade incrível para colaborar com um mundo melhor, com mais bicicletas nas ruas e mais qualidade de vida para todos. Toda logística para realização dos Jogos foi feita em bicicleta, com zero emissão de gases poluentes. 🙂