Buscando Transformar o Rio de Janeiro

PDRJ

Tivemos nossa inscrição aceita para participar do processo de elaboração da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável e da lei de parcelamento, uso e ocupação do solo da cidade do Rio de Janeiro. Conheça as organizações participantes. Ao mesmo tempo, fomos convidados para voltar a fazer parte do Conselho da Cidade, excelentes oportunidades para influenciar medidas pró bicicletas, acalmamento do trânsito e consequentes deslocamentos mais seguros em nossa cidade. A tarefa é difícil, mas o Rio tem um ótimo momento para se transformar, com excelentes equipes em diferentes áreas, como Urbanismo, Planejamento, Transportes, Engenharia de Tráfego e Meio Ambiente, todos com uma visão moderna de cidades mais saudáveis e tranquilas. Com todas essas secretarias trabalhando com Bicicletas e Pedestres na cabeça, a esperança por melhorias efetivas na Cidade é grande. Vale citar que no Meio Ambiente temos coordenando o Programa Cicloviário Carioca, nada mais nada menos que Viviane Zampieri do Bike na Pista. Na Presidência da CET Rio, Simone Costa, que a mais de dez anos incentiva o uso de bicicletas, tendo inclusive, sido uma super parceria nos tempos do saudoso ICE- Interface for Cycling Expertise, programa holandês que muito influenciou o planejamento cicloviário Carioca e de diversas cidades brasileiras. E liderando o Urbanismo, Washington Fajardo, curador escolhido pela Fundação Bienal de São Paulo para escolher os exemplos brasileiros a serem mostrados na Bienal de Arquitetura em Veneza, na mostra “JUNTOS” que compôs o Pavilhão do Brasil na Bienal de 2016. Com um time desses, podemos esperar por boas soluções para a cidade.

Que este cenário ajude na construção de uma cidade mais justa e inclusiva, onde o Plano Diretor Cicloviário se torne também uma realidade, quem sabe levando o Rio novamente ao status de Capital da Bicicleta no País.

Mecânica Básica no Clube Aretê Búzios

ggb4
Algumas oportunidades que aparecem à TA são realmente valiosas. É o que podemos dizer da Oficina de Mecânica Básica para Ciclistas que tivemos o privilégio de ministrar em Búzios, nos dias 11 e 12 de março deste ano. Vivenciamos a bicicleta e sua mecânica em dois dias muito especiais. O convite para esta oficina ocorreu em 2019 para ser realizada em 2020, mas a pandemia atrasou os planos e nos ensinou, ainda que de maneira rude, a resiliência. Ela foi fundamental para manter a mente e o espírito afinados para que agora em 2021 pudéssemos aproveitar esta oportunidade ímpar. E ela veio de forma bem caprichada.

ggb2
A oficina fez parte do evento IL Grangiro, primeira prova de MTB da temporada 2021, realizada num circuito de Cross Country Maratona novíssimo e permanente, na icônica cidade de Búzios, em um Clube de Golf com com infraestrutura poliesportiva e com a presença de ninguém menos que Henrique Avancini, atleta da elite do MTB mundial, campeão de uma etapa do circuito internacional de MTB em 2019.

ggb3Com rígido protocolo de segurança, obrigatório em tempos de pandemia, a organização do evento montou duas barracas ao ar livre garantindo espaçamento seguro para os 7 alunos, sendo 3 mulheres super interessadas, uma participação especialíssima que nos deixou muito satisfeitos.

GGB1Durante o evento apresentamos os conceitos básicos sobre mecânica de bicicletas para moradores de Búzios e cidades próximas. A oficina aconteceu nas tardes de quinta e sexta-feira (11 e 12 de março) e os atentos participantes não ficaram só vendo e ouvindo. Em revezamento todos puseram seus conhecimentos à prova para montar uma bicicleta do zero, instalando todas as peças e componentes, fazendo os ajustes até que ela estivesse pronta para pedalar. O interesse pelos procedimentos de montagem foi tão grande que não terminamos no primeiro dia. Na sexta, depois de concluir a montagem e realizar algumas voltas de teste passamos às dicas para corrigir problemas mecânicos durante a pedalada com poucas ferramentas. Remendo de pneu, corrente partida, regulagem de freios e câmbios, troca de cabos e até conserto rápido de uma roda severamente empenada.

ggb5Foram dois dias com muitas trocas de experiências e boas conversas com quem ama pedalar. Como os participantes já possuíam alguns conhecimentos sobre mecânica, conduzimos a oficina com forte estímulo a que eles se tornem multiplicadores desse conteúdo. A partir do aprendizado sobre as técnicas básicas de mecânica, esperamos que eles compartilhem essa oficina para que mais pessoas possam fazer a manutenção das próprias bicicletas, especialmente trabalhadores de entregas. E que assim possam multiplicar o conhecimento entre grupos, familiares e qualquer pessoa que desejar saber mais sobre o universo das magrelas. Por mais pessoas em mais bicicletas mais vezes, e resolvendo problemas mecânicos para continuar pedalando.

Foto: Planeta da Bike
Os participantes receberam ao final do curso um Certificado, CTBs de Bolso, adesivos refletivos TA, folhetos Prenda ou Perca e diversos links com materiais complementares. Na próxima etapa na Serra das Hortênsias tem mais! Fique de olho na data!

Mais fotos no Instagram Grangiro.

Tembici | Conteúdo Educativo

TBC221

Mais uma parceria com a Tembici seguindo a linha educativa usada na elaboração dos manuais online em 2020. Desta vez foram campanhas nas redes sociais, para público dirigidos, na Cidade de Salvador, no Estado de Pernambuco e entregadores ifood, todas no estilo “Fato ou Fake”, em vídeos que apresentam situações que podem trazer dúvidas aos usuários. Dúvidas sanadas, maior segurança nas ruas,

Acompanhe pelas redes sociais da Tembici. Facebook e Instagram.

Rodas de Conversa, Pedestres e Guia

rdcp

Ao longo de 2019 realizamos uma série de Rodas de Conversa e Encontros sobre Mobilidade Ativa, no Museu do Amanhã. A motivação principal, era aproximar pessoas da mesma área com pessoas interessadas no tema, para gerar troca de ideias, parcerias e “produtos”. Foi um sucesso! Dali saíram algumas parcerias que resultaram em novos encontros, seminários, troca de informações entre projetos semelhantes e soma entre projetos similares, foram diversos temas ao longo do ano e um deles foi sobre pedestres e seus desafios nas cidades.

Nesta roda de conversa sobre pedestres, onde os convidados foram Thatiana Murillo fundadora do Caminha Rio, Danielle Hoppe gerente de transportes ativos do ITDP Brasil e o Prof. Julio Loureiro pesquisador de mobilidade urbana vencedor do prêmio Walking Visionary na conferência WALK21 2015, surgiu a proposta de se fazer uma cartilha de orientação, informando ao pedestre sobre como proceder em caso de incidentes em nossas mal conservadas calçadas. A conversa seguiu, a ideia foi amadurecendo, até que em 2020 o texto se consolidou. Agora, o Caminha Rio publica o resultado no guia “Caiu na Calçada e o tombo foi feio? O que fazer? A quem Recorrer?” para orientar o pedestre quanto ao seus direitos. Clique no nome do guia ou na imagem abaixo para baixar o PDF e ficar informado sobre o tema.

rdcp2

Para nós da Transporte Ativo, foi uma honra e um prazer, não só participar da elaboração do documento, como ter proporcionado a oportunidade para que a ideia surgisse e se concretizasse através da Roda de Conversa.

Chamada Pesquisa Perfil do Ciclista 2021 – PARTICIPE!

PCB21WEB3

Em 2015 e 2018 a Pesquisa Perfil do Ciclista foi realizada e agora está de volta para sua edição trienal. O estudos revelaram uma série de informações de grande valor para a promoção da mobilidade por bicicletas no País.

Viabilizada através de parcerias com diversas organizações de todas as regiões do País a pesquisa é coordenada pela Transporte Ativo, Labmob – Laboratório de Mobilidade Sustentável da UFRJ e o Observatório das Metrópoles, os resultados são  marcos na compreensão do modal cicloviário na nossa atual realidade urbana.

Esta ano, vamos fazer a terceira edição da Pesquisa Perfil do Ciclista, será uma grande oportunidade para contribuição e desenvolvimento de ações que promovam o uso da bicicleta. A análise dos dados coletados contribui com o estudo dos desafios e caminhos possíveis para incremento da mobilidade urbana por bicicletas.

Se você ou sua cidade, tiverem interesse em participar, clique no link abaixo.
Saiba mais e inscreva-se clicando Aqui!

ppc2021b

Participe!!! #PerfilCiclista