Roda de Conversa Livros & Bicicletas

Compartilhar dicas e comentários sobre livros e bicicletas foi a pauta da Roda de Conversa sobre Mobilidade Ativa, que a TA organizou, em parceria com o Museu do Amanhã. Tivemos diversos livros em papel sobre a mesa e muita conversa sobre a história de cada livro e a relação deles com as pessoas. Os livros digitais não apareceram durante a conversa e não sabemos exatamente o motivo, mas foi muito legal perceber que cada exemplar em papel carrega um pouco a história de quem o leu e ainda o guarda com carinho.

IMG_4655

A conversa estava tão agradável que nem percebemos o tempo passar. Ficamos com a percepção de que o número de livros sobre bicicleta tiveram um bom crescimento na última década e que muitas publicações estão por aí a disposição dos leitores.

30

35

Atualmente não é difícil encontrar livros sobre bicicleta nas livrarias e, um bom número dessas publicações, são produção nacional, alguns independentes e com temas variados como livros sobre mecânica, relatos de viagens, dicas sobre como usar a bicicleta nas cidades e alguns dedicados ao público infantil. Em breve teremos outros encontros sobre livros e bicicletas. Você tem algum livro preferido sobre bicicleta? conte pra gente.

Encontros sobre Mobilidade Ativa – Bicicleta e Micromobilidade

EMA2

Micromobilidade, um termo novo ainda incerto e questionável, foi o tema do segundo encontro sobre Mobilidade Ativa, uma parceria da TA com o Museu do Amanhã. O convidado desta rodada foi o Professor Victor Andrade, coordenador do LABMOB– UFRJ, que nos deu uma aula sobre tendências, possibilidades, barreiras e minúcias da mobilidade urbana e além, que ao mesmo tempo que possibilitam, impedem mudanças no setor.

EMA2b

Os encontros tem sido gratificantes e valiosos para os que participam, as edições já realizadas contaram com entre 12 e 30 participantes, confira abaixo as próximas datas.
Museu do Amanhã – Terreiro de Curiosidade
24/09Bicicleta e Saúde: com Janaina Amorim da Metrics Mobilidade e Marconi Gomes da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte.
01/10Bicicleta e Maio Ambiente: com Eduardo Bernhardt da Transporte Ativo.
08/10Bicicleta e Economia: com Juliana DeCastro do Planett COPPE UFRJ e Daniel Guth da Aliança Bike.
Sempre às 16 horas.

Encontros sobre Mobilidade Ativa – Bicicleta e Inclusão Social

IMG_4579

Qual é o futuro da mobilidade nas grandes cidades? Haverá uma maior mobilidade nas próximas décadas? Quais serão as alternativas possíveis? A Transporte Ativo em parceria com o Museu do Amanhã , realiza no mês da mobilidade cinco encontros para debater com o público a situação das bicicletas nos dias atuais e as tendências para o futuro. Sempre as terças feiras às 16 horas, de 10/09 à 08/10, diferentes temas que envolvem as bicicletas serão abordados. O primeiro já aconteceu e o tema foi Bicicleta e Inclusão Social, com a participação de Clarisse Linke do ITDP Brasil, que falou sobre suas experiências em Moçambique e Namíbia, e Andressa Dias do Pedala Queimados, que nos apresentou  o que vem sendo feito em Queimados, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

IMG_4592

O roda de conversa rolou em um verdadeiro clima de bate papo, com muitos aprendizados e trocas de ideias. O que é exatamente um dos objetivos dos encontros, trocar informações para conhecer cada vez mais as possibilidades, oportunidades e retornos que a bicicleta pode gerar, para então pensarmos novas soluções para uma inclusão cada vez maior das bicicletas, com todos os seus benefícios, em nossas cidades e dia a dia.

Veja a programação:
Museu do Amanhã
10/09Bicicleta e Inclusão Social:  com Clarisse Linke do ITDP Brasil   e Andressa Dias do Pedala Queimados-   realizado!
17/09 Bicicleta e a Micromobilidade: com Victor Andrade do LABMOB UFRJ
24/09Bicicleta e Saúde: com Janaina Amorim da Metrics Mobilidade e Marconi Gomes da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte.
01/10Bicicleta e Maio Ambiente: com Eduardo Bernhardt da Transporte Ativo.
08/10Bicicleta e Economia: com Juliana DeCastro do Planett COPPE UFRJ e Daniel Guth da Aliança Bike.
Sempre às 16 horas.

 

Impacto social do uso da bicicleta no Rio de Janeiro

Cap107

As bicicletas andam esquecidas nesta administração carioca, o Rio de Janeiro já esteve na vanguarda do planejamento cicloviário brasileiro, era uma referência, mas perdeu a cadência em algum ponto no meio do caminho ao mesmo tempo em que muitas cidades avançam. Mesmo assim a bicicleta resiste no Rio, são cada vez mais ciclistas pela cidade, em diferentes modalidades e os mais diversos usos, algumas empresas seguem promovendo internamente seu uso assim como o cidadão segue a cada dia usando as bicicletas com mais frequência, sejam elas compartilhadas ou particulares. O ramo da pesquisa segue firme, buscando trazer mais embasamento para decisões futuras. Recentemente foi publicada uma nova pesquisa feita pelo Cebrap em parceria com o Itaú. Impacto Social do Uso da Bicicleta no Rio de Janeiro foi elaborada a partir de entrevistas domiciliares com indivíduos de 16 anos ou mais e amostragem com dois grupos distintos: população do município do RJ e ciclistas, que permitiu verificar as condições de deslocamento dos cariocas e medir os impactos individuais e sociais do uso da bicicleta no ambiente, na saúde e na economia.

impacto_RJ-1
Os resultados, vale a pena conferir pois são muito interessantes, foram apresentados em um evento que atraiu um público bem diverso e interessado no tema, haviam representantes da sociedade civil, poder público municipal e estadual, academia/pesquisadores e empresas. Com a participação destes diferentes atores, a bicicleta parece prometer seguir em frente. Após a apresentação houve debate, esclarecimento de dúvidas e distribuição do relatório impresso.

IMG_3809

O estudo está disponível na seção Relatórios e Pesquisas do Banco de Dados ou clicando na imagem da capa, acima.

Shimano Fest 10 anos

ShiF1

Uma verdadeira festa das bicicletas, a décima edição do Shimano Fest! Shows ao vivo, demonstrações, test drive, muitos fabricantes, lojistas e fabricantes apresentando e conhecendo as novidades para 2020, se depender do que vimos por lá, o ano que vem promete! Até palestras rolaram por lá e foi na Arena Mobilidade & Sustentabilidade que a TA se apresentou.

ShiF4

Fomos convidados para falar sobre comportamento nas ruas, para entregadores ciclistas do App Rappi, na Quinta e na Sexta, dias exclusivos para o mercado de bicicletas. Police Neto, Edu Capivara, Zé Lobo, Murilo Casagrande, Carlos GreenBike e QG das Capivaras mostraram para estes novos desbravadores das ruas dicas de pilotagem e manutenção, legislação, possibilidades oferecidas pelas bicicletas e coube à Zé Lobo falar sobre comportamento. Ao invés de uma abordagem legalista no estilo isso pode e isso não pode, a abordagem levou em consideração o dia a dia destes entregadores pelas ruas dos grandes Centros Urbanos, focando em respeito, convivência e segurança, com foco em um retorno de melhorias no futuro que é muito promissor para as entregas por bicicletas.

ShiF2

No final de semana o evento foi aberto ao público e atraiu milhares de ciclistas e admiradores de nossas queridas bicicletas! Tinha de tudo, de bicicletas topo de linha infantis até incríveis e caríssimas Speeds e MTBs, mais leves que os sanduíches servidos nos food trucks! No sábado Zé Lobo foi o MC das Palestras, algumas espetaculares como a do Professor Paulo Saldiva da USP, que nos deu uma aula sobre qualidade do ar, mobilidade e a ligação entre as duas, e ainda uma lotada apresentação da querida e carismática Renata Falzoni que lotou a Arena falando sobre realidades cicloviárias brasileiras desconhecidas da maioria, como o caso de Rio Branco no Acre, para um público que muito atento aumentava a cada minuto!

ShiF6

ShiF5

Agradecemos ao João Magalhães e à Shimano pela oportunidade de participar do evento de forma tão especial!
Ano que vem tem mais, Shimano Fest 2020, estaremos lá!

ShiF7