Painel de Controle Perfil Ciclista 2021

a

A Pesquisa Perfil Ciclista Brasileiro 2021 acaba de ganhar um Painel de Controle, onde podemos visualizar cada cidade individualmente e também comparar diversos itens entre diferentes cidades. A ferramenta será muito útil para diversas finalidades e esperamos que possa ajudar muitas pessoas, ciclistas, gestores e técnicos a compreenderem melhor a necessidade de ciclistas de diferentes cidades brasileiras.

Acesse o Painel de Controle clicando aqui.

b

Caso encontre algum erro, por favor entre em contato, para que possamos corrigir o mais breve possível!

Pesquisa Perfil Ciclista 2021 – Resultados

PPC21b

A terceira edição da pesquisa sobre o perfil de ciclistas urbanos, foi lançada nesta quinta feira dia 10 de março, durante uma confraternização online, onde estiveram presentes diversos representantes das organizações envolvidas, que tornaram esse projeto possível.

A pesquisa, organizada pela Transporte Ativo e pelo LABMOB-UFRJ, contou com uma extensa rede de organizações colaboradoras que levaram a campo, entre setembro e dezembro de 2021 mais de 200 pesquisadores que realizaram mais de 10 mil entrevistas. Devido a abrangência e a complexidade da pesquisa, a sua concretização só foi possível através da  participação e engajamento de todos envolvidos, fruto de um grande esforço de ação coletiva e voluntária. Os resultados sintéticos apresentados aqui revelam as principais tendências do deslocamento por bicicleta no cenário de várias cidades brasileiras.

Conheça os resultados clicando aqui.

Vem aí os resultados da Pesquisa Perfil Ciclista 2021

perfil2

Após 12 meses de preparação, busca, organização, encontros e desencontros, preparações, ajustes, cronogramas quebrados, documentos revistos, equipes montadas, treinadas, chamadas de voluntários, buscas por apoios, dentre outras centenas de imprevistos, previstos, surpresas e confirmações, finalmente temos a Pesquisa Perfil Ciclista 2021, com os dados coletados, limpos, tabulados, consolidados e já nas mãos dos mestres designers do Cubículo!

pesq1

Dentre as dezenas de cidades inscritas, muitas não concluíram a pesquisa, devido a problemas e imprevistos surgidos pelo caminho com a pandemia Covid-19. Dificuldades de apoio, compromisso, voluntariados, participação, muita vontade, mas muitas dificuldades, fizeram com que a maioria das cidades inscritas não chegassem ao final dessa nada fácil tarefa.

pesq2

Dezesseis cidades das cinco regiões, dentre elas nove capitais, completaram a jornada e terão os dados divulgados em breve! Foram mais de 10 mil entrevistas realizadas por mais de 200 guerreiros entrevistadores que foram ao campo buscar as informações que estarão disponíveis em breve. São dados valiosos que irão nos ajudar a compreender mais nossos ciclistas urbanos e suas necessidades, para melhor poder planejar para eles.

PP21

Nesta terceira edição da pesquisa, além das já tradicionais participações das organizações da sociedade civil, tivemos a participação de quatro prefeituras em busca de informações sobre seus ciclistas e em diversas cidades o apoio delas às organizações de ciclistas locais. A concretização do trabalho só foi possível através da participação e engajamento de todos os envolvidos, fruto de um grande esforço de ação coletiva conduzida com o apoio de diversos indivíduos e instituições brasileiras. Agradecemos a todos que se comprometeram, ao Labmob e Observatório das Metrópoles pela parceria contínua e em especial ao Banco Itaú por acreditar e apoiar esta iniciativa desde sua primeira edição em 2015.

Aguardem o lançamento dos resultados em breve!

Inspirar nos Motiva II + Fase de Campo Perfil Ciclista 21

Cada vez que vemos iniciativas da TA inspirando iniciativas semelhantes, sendo reaplicadas, seja usando uma metodologia na íntegra, adaptada à realidade local, ou sendo utilizadas em estudos, guias ou manuais, mais motivados ficamos para seguir adiante.

Insp1A

Recentemente, as vésperas da fase de Campo da Pesquisa Perfil Ciclista 2021 brasileira, temos a grata notícia de que a Cidade de Villavicencio na Colombia, já foi à campo este ano e já finalizou sua Pesquisa Perfil Ciclista 21. Alias o fizeram também em 2019, fazendo edições bienais, ao invés de treinais, como as nossas.

Insp2A

Tomamos conhecimento também, de que o caderno Mobilidade por Bicicletas, da coleção Mobilidade Urbana de Baixo Carbono, do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e do Ministério de Desenvolvimento Regional, utilizou dados da Pesquisa Perfil Ciclista 2018 no capítulo “Contexto da mobilidade por bicicletas no Brasil”. O que nos deixa muito felizes, uma vez que nosso principal objetivo ao coletar dados é torná-los conhecidos, para que possam alimentar estudos, projetos e soluções que promovam o uso de bicicletas.

Insp3A

Conhecer esses desdobramentos às vésperas da fase de campo, que aliás já se iniciou em diversas cidades, como Campinas, Petrópolis e Mogi das Cruzes, nos dá certeza da importância deste projeto e seu alcance. Já em sua terceira edição, sempre em parceria com Labmob, Observatório das Metrópoles, patrocínio do Banco Itaú e parcerias e engajamento de diversas cidades que se voluntariam para a coleta de dados locais, como Organizações da Sociedade Civil, Universidades e Governos, seguiremos em busca de dados que ajudem a compreender melhor a realidade das bicicletas em nosso país, para que se possa planejar baseado em dados. Fevereiro 2022, é a previsão de publicação dos dados coletados, enquanto isso, os dados das duas edições anteriores em 2015 e 2018,  e mais informações sobre a pesquisa podem ser encontrados aqui. Boa leitura!

PS.: Existem também, quem use a metodologia ou tem ela como base, apresentam o processo, mas sequer citam a origem 😉
Isso também nos motiva!

Pesquisa Perfil Ciclista 2021 – Inscrições encerradas

PCB21WEB3

As inscrições para a Pesquisa Perfil Ciclista 2021 se encerraram ontem. Foram 101 inscrições vindas de 74 cidades, de 21 estados. Nesta semana estão sendo finalizadas as confirmações, até agora 55 cidades confirmaram participação. Destas, 15 são do Paraná e participam do Diagnóstico Paranaense de Ciclomobilidade, que faz parte de um convênio entre o Programa de Extensão CICLOVIDA da UFPR e o DETRAN-PR.

Se inscreveram 68 organizações da Sociedade Civil, 23 Prefeituras ou Secretarias e 10 Universidades. Os treinamentos e montagem das equipes acontecerão entre junho e julho, para realização do trabalho de campo entre agosto e setembro. No início de 2022 teremos os resultados publicados.

A Pesquisa Perfil Ciclista é uma realização da Transporte Ativo, em parceria com Labmob UFRJ e Observatório das Metrópoles e patrocínio do Banco Itaú. Conheça as edições anteriores realizadas em 2015 e 2018.

Caso tenha interesse em incluir sua cidade, entre em contato conosco, até meados de julho será possível incluir novas cidades.

RIO