Informação que se espalha

Use2Um dos principais objetivos da Transporte Ativo é coletar e distribuir informação de qualidade e quando vemos isso ser replicado de forma espontânea e eficaz, ficamos muito felizes e orgulhosos. Em 2017 a ANTP em seu livro Mobilidade Humana por um Brasil Urbano, e a Prefeitura do Rio, em seu Plano Estratégico 2017 – 2020, usaram dados da TA, de cinco diferentes projetos para expor e validar seus conteúdos.

Use1Este ano, foi a vez do Projeto Bicicleta nos Planos da UCB, usar dados da TA em dois de seus sensacionais infográficos. Um elaborado pelo ITDP Brasil – Bicicleta e Transporte Coletivo e outro pela Natalia Garcia – Cidades para Pessoas – A Bicicleta na Escala do Bairro. Mais recentemente, foi a vez da Aliança Bike e do Labmob usarem os dados e metodologias, na pesquisa Ciclologística: entregas de bicicleta e triciclo no Bom Retiro, no livro A Economia da Bicicleta  no Brasil e no recém lançado documento Bicicletas Elétricas, como e por que incentivá-las.

Post_1

Em meio a tudo isso, no dia 8 de agosto, nossas metodologias eram citadas em três diferentes atividades, na Oficina de Contagens de Ciclistas da Ciclocidade, na Oficina sobre metodologias de para contagens de bicicletas do ITPD Brasil, ambas em São Paulo, e na Cidade do México, o ITDPMX citava a pesquisa Perfil do Ciclista.Post_2

Ainda este ano, a AMA-JB utilizou a metodologia TA para contagens de bicicletas no bairro carioca do Jardim Botânico e nos próximos dia, a SMUIH – Secretaria Municipal de Urbanismo Infraestrutura e Habitação, irá realizar contagens com a metodologia em contagens de bicicletas no Centro do Rio.

Seguimos levantando dados e fatos, assim como desenvolvendo tutoriais que permitam que a metodologia seja reaplicada em qualquer local.

As pesquisas e dados utilizados nestas publicações são:
CicloRotas Centro
Pesquisa Perfil do Ciclista 2015
Logística em Bicicletas
Guia Incluindo a Bicicleta nos Planos
Contagens de bicicletas
Estão todos à disposição para serem usados, precisando de algum suporte, entre em contato.

Perfil do Ciclista 2018

PerfilCilcista2018-Web-1A segunda edição da pesquisa sobre o perfil dos ciclistas urbanos, que agora contempla também algumas cidades Latino Americanas, foi lançada nesta quinta feira dia 14 de junho, durante e conferência Velo-city 2018 no Rio de Janeiro. Estiveram presentes ao lançamento representantes de algumas das organizações envolvidas, que tornaram esse projeto possível. Conheça os resultados clicando aqui. Foram entrevistados 7644 ciclistas entre setembro de 2017 e abril de 2018 por mais de 140 pesquisadores. Em breve mais detalhes sobre os dados apurados.
IMG_6126

Contando Bicicletas desde o Século passado

3

Nós da TA sempre tivemos uma atração especial por levantar dados e fatos sobre o uso do nosso veículo preferido: a bicicleta. Remexendo em velhos recortes e anotações, deparamos com as primeiras contagens de bicicletas que fizemos, mais de 10 anos antes da fundação da TA! Nas fotos acima, feitas nas áreas de lazer aos domingos na Avenida Vieira Souto em Ipanema, podemos ver uma imagem pré-ciclovia em 1991 e outra pós-ciclovia em 1992. As contagens que encontramos, mostram exatamente a diferença entre antes e depois da infraestrutura cicloviária. Os números são muito interesantes e confirmam que desde o século passado aquilo que já sabemos acontecia: “Construa que eles virão”.

IMG_0357b

Acima, uma das planilhas utilizadas para uma contagem em 1991. Na época aplicativos, smartphones e outras tecnologias de contagem não existiam então usávamos uma folha quadriculada de papel mesmo. A metodologia foi criada por nós, para nós mesmos, apenas para termos noção do que acontecia por ali e quais seriam as mudanças com a implantação das ciclovias às vesperas da ECO 92.

Abaixo podemos ver os números dos horários de pico em 1991, 1992, 1993 e o crescimento do uso de bicicletas após a inauguração da ciclovia. De 91 para 92, períodos pré e pós ciclovia, houve um aumento de 165% de uso nos dias úteis e de 80% aos finais de semana. Já de 92 para 93, períodos com ciclovia, o aumento nos dias úteis foi de 60% enquanto aos finais de semana o aumento foi de 90%. Resultados que mostram a diferença que uma infraestrutura cicloviária pode ter no incremento ao uso de bicicletas.

IMG_0359

Mais de 15 anos se passaram e os números continuam crescendo. Não temos novas contagens no mesmo local, mas vamos providenciar. Hoje temos novas metodologias, equipamentos modernos para contagens e seguiremos em busca dos números que mostram a importância de se planejar para as bicicletas. Muitos dados sobre as bicicletas no Rio e contagens que se espalharam pelo país, podem ser vistos clicando aqui.

XNVI0895

Contagem recente da TA em Paraty – RJ

TA na América Latina

Após nossa participação na oficina sobre Sistemas de Bicicletas Públicas em Rosario, na Argentina, e na “Semana de Movilidad Humana Y Sostenible” em Medellín, tivemos a oportunidade de participar, desta vez como assistentes, do “Seminario de Formación en Seguridad Vial” organizado por Área Metropolitana Valle de Aburrá (AMVA) e também do “Primer Foro Latinoamericano de Peatones” organizado por FundaPeaton y Consejo Municipal del Voluntariado Medellín, ainda na cidade de Medellín.

La picacha

Além disso, fomos convidados, pela AMVA, a colaborar no processo de socialização (intervenção urbana e diálogo com moradores e transeuntes) do projeto denominado “Corredor Verde de La Picacha” onde contribuimos (e aprendemos) no processo de construção de métricas qualitativas para avaliar o impacto do projeto após sua implementação. Aproveitamos também para conhecer Bello, uma das cidades da região metropolitana de Medellín, que também faz parte da Pesquisa Perfil Ciclista 2017, durante uma intervenção realizada pelo coletivo Bellocicleta.

bello

Bello, Antioquia

Para completar nossa jornada em terras colombianas viajamos, a convite do coletivo Más Urbano, até Popayán (capital do departamento de Cauca) cidade que conta com um percentual de 6% de viagens realizadas em bicicleta. Mais uma cidade participante da Pesquisa Perfil Ciclista 2017 onde nos reunimos com os coordenadores locais da pesquisa, Personaje Ciclista e Centro de Estudios Urbanos – Instituición Universitaria Colégio Mayor del Cauca, para conversar sobre nossas experiências e percepções.

popa

Ainda participamos de uma conversa com estudantes de arquitetura com o objetivo de socializar um pouco sobre nosso trabalho e forma de atuação para construção de melhores cidades a partir de iniciativas cidadãs e participativas.

popa2

Foram dias intensos recheados de muito aprendizado e trocas com os mais diversos atores. Que venham muito mais oportunidades de intercambio de conhecimento e práticas com nossos vizinhos latino-americanos!

Conhecendo o Ciclista Latino Americano

popayan3

Popayán – Colombia

A pesquisa Perfil do Ciclista, realizada em 10 cidades brasileiras em 2015, agora está sendo realizada em 28 cidades no Brasil e outras 27 cidades de 9 países da América Latina. A seguir, fotos de entrevistas sendo realizadas em algumas destas cidades.

Alta_AR

Salta – Argentina

Villavicencio_CO

Villavicencio – Colombia

Santa_Fe_Ar

Santa Fé – Argentina

Manaus _ Brasil

Manaus _ Brasil

Aracaju - Brasil

Aracaju – Brasil

Recife - Brasil

Recife – Brasil

Belém - Brasil

Belém – Brasil

Diversos treinamentos foram realizados online e localmente para alinhar as equipes que estão nas ruas aplicando as entrevistas.

Aracaju - Brasil Popayan - Colombia

Treinamentos para aplicação da Pesqusia em Curitiba – Brasil  e  Popayán – Colombia

Hangout América Latina

Hangout América Latina

Diversas cidades divulgaram as atividades em busca de voluntários, que nas ruas abordam, em dias úteis, pessoas que estajam pedalando, empurrando ou estacionando a bicicleta.

Divulgação e chamada para voluntários em Valencia - Venezuela; Rosaro - Argentina e Antioquia Colombia

Convocação e divulgação em Valencia – Venezuela; Rosário – Argentina e Bello – Colombia

Tudo para que possamos conhecer melhor os ciclistas brasileiros e latino americanos, o que os motiva a iniciar e a continuar pedalando pelas cidades, para que assim seja possível se realizar campanhas de conscientização e promoção do uso de bicicletas nas cidades, indo direto aos pontos de maior destaque.

Santa_fe