01_perfil

Esta publicação tem como objetivo apresentar os principais resultados da Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro e suas motivações para utilizar a bicicleta.

Foram entrevistados 5012 ciclistas em dez cidades das diferentes regiões brasileiras: Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Niterói, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Para isso, foram a campo, durante os meses de julho e agosto de 2015, mais de 100 pesquisadores.

Esta é a primeira pesquisa brasileira sobre o perfil dos ciclistas urbanos com abrangência nacional e vem preencher uma lacuna onde até então havia escasso conhecimento sobre os usuários e o uso da bicicleta como transporte urbano no Brasil.

Como aplicação imediata dos dados coletados e analisados nesta pesquisa, temos o fornecimento de subsídios para que gestores públicos, urbanistas e outros atores envolvidos formulem uma agenda mais precisa e robusta de políticas públicas e ações de promoção do transporte cicloviário.

A pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro é uma iniciativa da Transporte Ativo com patrocínio do Itaú e equipe técnica do PROURB – UFRJ e Observatório das Metrópoles. As organizações parceiras foram Ciclourbano (Aracaju), BH em Ciclo (Belo Horizonte), Rodas da Paz (Brasília), Pedala Manaus, Mobilidade Niterói, Mobicidade (Porto Alegre), Ameciclo (Recife), Bike Anjo SalvadorCiclocidade (São Paulo).

A previsao é que a pesquisa se realize a cada dois anos, cada vez com mais cidades envolvidas. Caso tenha interesse em participar da próxima, por favor entre em contato.

A pesquisa está disponível em Português, Espanhol, Inglês e Francês.
Clique nas imagens abaixo para baixar as versões desejada.

Capas-(PT)  Capas-(ES)  Capas-(EN)  Capas-(FR)
Português                                 Español                                    English                                      Français

Conheça o resultado detalhado clicando aqui.

A pesquisa foi realizada novamente em 2017, em 24 cidades de 3 países na América Latina.
Os resultados foram apresentados no Velo-city 2018 no Rio de Janeiro.
Clique no link ao lado para conhecer o andamento: Conhecendo o Ciclista Latino Americano.
E aqui para conhecer os resultados.