Convocatória Perfil Ciclista 2017
Gerar dados que impulsionem a construção de políticas que promovam o uso da bicicleta nas cidades é uma das formas de se trabalhar em prol das bicicletas. Com este objetivo a Transporte Ativo uniu-se novamente ao Laboratório de Mobilidade Sustentável e ao Observatório das Metrópoles para realizar uma nova edição da pesquisa Perfil do Ciclista. Soma-se a este grupo a organização BiciAcción, de Quito.
Na primeira edição foram entrevistados 5012 ciclistas em dez cidades das diferentes regiões brasileiras, neste ano, queremos expandir o alcance da pesquisa para além do Brasil, alcançando outras cidades da América Latina.
Generar datos que impulsan la construcción de políticas que promuevan el uso de la bicicleta en las ciudades es una de las formas de trabajar en favor de la bicicleta. Para este fin, Transporte Ativo se unió de nuevo al Laboratorio de Mobilidade Sustentável y el Observatório das Metrópoles para llevar a cabo una nueva edición de la investigación Perfil del Ciclista. Añadido a este grupo la organización BiciAcción, de Quito.
En la primera edición fueron entrevistados 5012 ciclistas en diez ciudades de diferentes regiones de Brasil, este año queremos ampliar el alcance de la investigación más allá de Brasil, llegando a otras ciudades de América Latina.
Sobre a Pesquisa
Todo o processo será conduzido de maneira colaborativa e participativa.
Após inscrição da sua cidade/organização, faremos contato para sanar possíveis dúvidas.
Uma primeira versão do questionário será apresentada às organizações envolvidas para análise prévia. As organizações poderão incluir até 5 perguntas de interesse local no questionário de sua cidade desde que respeitada a metodologia de pesquisa acordada.
As organizações participantes receberão treinamento online para aplicação dos questionários e serão realizadas aplicações piloto do mesmo em todas as cidades envolvidas com o objetivo de minimizar variáveis externas e alinhar sua execução.
O Banco de Dados, onde serão alimentados os dados coletados, será gerido pela Coordenação da Pesquisa e cada cidade terá direito de acesso aos dados brutos para serem usados dentro dos padrões e critérios pré-estabelecidos e acordados pelo coletivo.
OBJETIVOS
Conhecer os ciclistas e suas motivações para usar a bicicleta.
Gerar subsídios para que gestores públicos, urbanistas e outros atores envolvidos formulem uma agenda mais precisa e robusta com políticas públicas e ações de promoção à mobilidade por bicicleta.
Coordenação:
- Transporte Ativo
- Laboratório de Mobilidade Sustentável - LABMOB/UFRJ
Parceiros:
- Observatório das Metrópoles
- BiciAcción – Equador
Acerca de la Investigación
Todo el proceso se llevará a cabo de manera colaborativa y participativa.
Después de registrar tu ciudad y organización, nos pondremos en contacto para eliminar cualquier duda pendiente.
Una primera versión del cuestionario será presentada a las organizaciones involucradas para un análisis previo. Las organizaciones podrán incluir hasta 5 preguntas (adicionales) de interés local en el cuestionario de su ciudad, garantizando que se respete la metodología de investigación acordada.
Las organizaciones participantes recibirán capacitación en línea para aplicación de los cuestionarios, y para definir el plan de levantamiento de las encuestas en cada ciudad. Así mismo, se realizará un piloto del cuestionario en todas las ciudades involucradas, con el fin de reducir al mínimo las variables externas y alinear su ejecución.
Se creará un formato único para digitar los datos recogidos por cada ciudad. Esta base será administrada por la coordinación de la investigación y cada ciudad tendrá acceso directo a los datos en bruto para utilizarlos dentro de las normas y criterios previamente establecidos y acordados por el colectivo.
La base de datos donde los datos recogidos serán alimentados, será administrada por la coordinación de la Investigación y cada ciudad tendrá acceso directo a los datos en bruto para utilizarlos dentro de las normas y criterios previamente establecidos y acordados por el colectivo.
OBJETIVOS
Conocer los ciclistas y sus motivaciones para utilizar la bicicleta.
Generar subsidios para que gestores públicos, urbanistas y otros actores involucrados formulen una agenda más exacta y robusta con políticas públicas y acciones de promoción del ciclismo urbano.
Coordinación:
- Transporte Ativo
- Laboratório de Mobilidade Sustentável - LABMOB
Colaboradores:
- Observatorio das Metrópoles
- BiciAcción – Ecuador
Para participar basta fazer parte de uma organização (pública ou privada) que tenha envolvimento com a questão urbana e comprometimento com a realização da pesquisa dentro dos padrões acordados pelo grupo e estipulados pela sua Coordenação.
É necessário que se disponha de pessoas, e/ou poder de mobilização, para participar dos treinamentos on-line e da aplicação dos questionários nas ruas da sua cidade.
Encorajamos as organizações interessadas para que se envolvam e convidem as mais variadas organizações (academia, sociedade civil e poder público) no processo local de organização e aplicação da pesquisa.
As inscrições se encerraram no dia 30 de abril. Contato: contato@ta.org.br
Para participar simplemente necesitas ser parte de una organización (pública o privada) que tenga relación con cuestiones urbanas y compromiso con la realización de la investigación dentro de las normas acordadas por el grupo y establecidos para su coordinación.
Es necesario disponer de gente y/o poder para movilizar, comprometerse a participar en un proceso de capacitación en línea, además de la aplicación de encuestas en las calles de su ciudad.
Animamos a las organizaciones interesadas para se unan e inviten a otras organizaciones (instituciones académicas, sociedad civil y las autoridades públicas) en el proceso local de coordinación y ejecución de la investigación.
Las inscripciones cierran el 30 de abril. Contacto:contato@ta.org.br
. . . . .
Em 2015 foi realizada a primeira pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro. O estudo revelou uma série de informações de grande valor para a promoção da mobilidade por bicicletas no País, e teve mais de 80 mídias espontâneas.
Com os dados em mãos, elaboramos relatório, um livro, seminário e apresentações ao longo de 2016.
Confira a pesquisa na íntegra e o livreto “Perfil do Ciclista Brasileiro 2015“.
En el año 2015 fue realizada la primera investigación nacional sobre el Perfil del Ciclista (Brasileño). La investigación, que generó más de 80 apariciones espontaneas en los medios, reveló una serie de información valiosas para la promoción de la movilidad en bicicleta en Brasil.
Con los datos en las manos, producimos informes, un libro, seminario y presentaciones a lo largo de 2016.
Echa un vistazo a la investigación en su totalidad y brochura "Perfil del Ciclista Brasileño 2015" disponible en español.
Cronograma:
Devido à um atraso inesperado na coleta de dados, houve alteração no cronograma original e o resultado final da pesquisa estará disponível apenas no final de Maio 2018.
Termo de Referência BR.
Cidades participantes Brasil:
AM Manaus
BA Salvador
CE Fortaleza
CE Juazeiro do Norte
DF Brasília
ES Venda Nova do Imigrante
ES Vitória
GO Mambaí
MG Juiz de Fora
MG Pedro Leopoldo
MG Belo Horizontal
MT Caceres
PA Afuá
PA Belém
PB João Pessoa
PE Recife
PE Tamandaré
PI Teresina
PR Curitiba
PR Antonina
RJ Niterói
RJ Rio de Janeiro
RJ São Fidélis
RJ São Gonçalo
RN Natal
RS Cachoeirinha
RS Passo Fundo
RS Porto Alegre
SC Florianópolis
SC Pomerode
SE Aracaju
SP Ilha Solteira
SP Jundiaí
SP São Paulo
SP Sorocaba
TO Gurupi
TO Palmas
Termo de Referência AL.
Cidades Participantes AL.
Argentina Bahía Blanca
Argentina Buenos Aires
Argentina Córdoba
Argentina Funes
Argentina Mendoza
Argentina Neuquén
Argentina Puerto Madryn
Argentina Rosario
Argentina Salta
Argentina Santa Fe
Argentina Santa Rosa
Argentina SC Bariloche
Argentina Tres Arroyos
Chile Antofagasta
Chile Iquique
Chile Santiago
Colombia Bello
Colombia Bogotá
Colombia Bucaramanga
Colombia Cali
Colombia Medellín
Colombia Popayán
Colombia Villavicencio
Guatemala Guatemala
Guatemala Villa Nueva
México Obregon
México Ciudad de México
México Torreón Coahuila
Nicaragua Managua
Puerto Rico San Juan
Venezuela Caracas
Venezuela Valencia