Workshop Pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro: Balanço, Possibilidades e Desafios.

IMG_0209

Realizada em 2015, a Pesquisa Perfil do ciclista Brasileiro nos trouxe um robusto banco de dados, que por si só já eram de extrema importância para conhecermos os usuários de bicicletas em algumas de nossas cidades e fazer comparativos entre elas. Como muitos cruzamentos de dados eram possíveis, convidamos pesquisadores das cidades participantes no projeto para escreverem artigos a partir do trabalho realizado.

CARD-LIVROS-01

Doze artigos, de nove das dez cidades envolvidas na pesquisa, deram origem ao livro Mobilidade por Bicicletas no Brasil. A publicação apresenta diferentes visões, análises e formas de se utilizar o banco de dados da Pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro 2015.

IMG_0082

No mesmo dia do lançamento do livro, foi realizado um workshop com a presença dos autores e coordenadores do projeto, para se fazer um balanço e conhecer possibilidades e desafios encontrados na utilização dos dados. Durante a parte da manhã, cada autor apresentou quatro slides, com os seguintes temas: Principais resultados; Dificuldades no processo de apropriação dos dados; Como pensar a bicicleta a partir de sua interface com outros aspectos da vida urbana, novas lentes para uma próxima rodada da pesquisa e Apontamentos sobre a conjuntura política e cicloviária de cada cidade.

IMG_0173

Na parte da tarde, os participantes foram divididos em grupos para discutir as perspectivas para uma nova Pesquisa Perfil do Ciclista em 2017 e a formação de uma rede nacional de pesquisadores sobre o tema realizando uma breve apresentação do que foi discutido dentro dos grupos, antes de um debate geral.

IMG_0202

O objetivo principal do workshop foi analisar os pontos positivos e negativos da pesquisa realizada em 2015, para tornar a realiza-la em 2017, mais refinada, abrangente e com mais cidades. Se você tem interesse em realizar a Pesquisa Perfil do Ciclista 2017 em sua cidade, entre em contato e retornaremos assim que a chamada para cidades participantes se iniciar, com todas as informações necessárias.

wrkshp1

Ao longo do workshop rolou o tradicional Anouk Nic regado a Bike Café! Em seguida, um animado coquetel com distribuição de exemplares e o lançamento do livro Mobilidade por Bicicleta no Brasil. No mesmo coquetel foi lançado o livro Mobilidade e Cultura da Bicicleta no Rio de Janeiro de Gabriela Binatti. Os livros e o workshop foram realizados em parceria com LABMOB – Laboratório de Mobilidade UFRJ, Observatório das Metrópoles, financiamento do Banco Itaú e fotos de Marcela Kanitz.

livros

2 comentários em: “Workshop Pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro: Balanço, Possibilidades e Desafios.

  1. Muito legal…adoro pensar que a continuidade da discussão desses temas, possam, efetivamente, se traduzir em cidades com uma mobilidade urbana, que inclua a bicicleta, e os seus usuários, de uma forma mais “segura”…tanto no trânsito( em movimento, em relação ao respeito mútuo entre ciclistas e motoristas…), quanto a questão da segurança pública, minimizando assaltos…
    Grande abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *