“Somando para ir além do que já alcançamos” foi o tema da quinta edição do workshop A Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil, que reuniu academia, instituições privadas e organizações de diversas regiões do Brasil em busca de fortalecer o cicloativismo brasileiro.
O evento financiado pelo Itaú Unibanco aconteceu no ECDD com a participação de oito organizações da sociedade civil de destaque no país, e alguns convidados. As organizações presentes participaram de uma rodada com uma série de perguntas rápidas com respostas de até um minuto, apresentaram os momentos cruciais que transformaram a visibilidade e impacto das organizações em suas cidades, e ainda participaram de dinâmicas que exploraram fatores críticos na percepção de sucesso, fracasso, estratégias e ações. Foi uma valiosa oportunidade para aprender com outros coletivos e iniciativas inspiradoras de diferentes regiões do país.
As organizações presentes foram:
• Ameciclo, Recife – PE @ameciclo
• Aromeiazero, São Paulo – SP @aromeiazero
• Ciclo Urbano – SE @ciclo_urbano
• Ciclocidade, São Paulo – SP @ciclocidade
• ParaCiclo, Belém – PA @coletivoparaciclo
• Pedala Manaus, Manaus – AM @pedalamanaus
• Rodas da Paz, Brasília – DF @rodasdapaz
• Transporte Ativo, Rio de Janeiro – RJ @transporteativo
Dentre as principais trocas e aprendizados, metodologias de mobilização e engajamento comunitário; gestão e governança das organizações; discussões sobre infraestrutura; captação de recursos; justiça social e climática; fortalecimento da rede nacional de promoção do uso urbano de bicicletas; que ainda enfrenta muitos desafios, por isso, espaços como este são fundamentais para seguirmos adiante mais fortes, pois conectam, inspiram e impulsionam transformações reais em nossas cidades.
Contamos ainda com a participação do Cauê Rios, pesquisador da Universidade do Porto, com a apresentação “Transições para a Sustentabilidade: Cicloativismo como Agente de Mudança por meio da Inovação Social, Colaboração e Aprendizagem.” com referenciais teóricos como a inovação social, a refuncionalização das bicicletas nas cidades e a aprendizagem social por meio de interações entre diversos atores, destacando como iniciativas de base influenciam a mudança institucional em direção ao transporte urbano sustentável.
Estamos preparando um documento com os aprendizados do workshop, algo que reúna as principais informações sobre o tema, em breve divulgaremos aqui.