TA recebe Prêmio Bicicleta Brasil

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Em 2005 ganhamos nosso primeiro prêmio: o ANTP-ABRADIBI, melhor iniciativa de promoção ao uso de bicicletas, que muito nos motivou e impulsionou. Em 2013, nosso primeiro prêmio internacional o Cycling Visionaries Award na conferência Velo-City em Viena, que mais uma vez nos motivou a seguir adiante e nos mostrou estarmos no caminho certo. Agora, com a Pesquisa Perfil Ciclista ganhamos o Prêmio Bicicleta Brasil na categoria “Fomento à Cultura da Bicicleta”, que é exatamente o que buscamos desde a fundação em 2003.

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Ao  termos nossa candidatura habilitada, recebemos o selo Bicicleta Brasil, com validade de um ano. O Prêmio foi lançado pelo Ministério das Cidades em julho de 2024 para reconhecer e incentivar iniciativas técnicas, científicas e artísticas que promovam o uso da bicicleta no Brasil.
Voltado para o poder público, organizações da sociedade civil, iniciativa privada e instituições de ensino foi dividido em 6 categorias, as 4 primeiras com direito a troféu e prêmio em dinheiro aos vencedores:

  1. Segurança viária;
  2. Sistemas de informação e redes;
  3. Mobilização e incidência política;
  4. Fomento à cultura da bicicleta;
  5. Projetos, planos, programas e urbanização (menção honrosa);
  6. Incentivo ao uso da bicicleta (menção honrosa).

No total 76 projetos inscritos foram habilitados e avaliados. Para conhecer os outros vencedores clique neste link.

Receber esse prêmio, ao lado de outras iniciativas realmente inspiradoras, nos motiva mais uma vez a seguir adiante em busca de cidades melhores e mais pessoas em mais bicicletas mais vezes!

 

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Bicicletas na COP29 | Carta PATH para Governos Nacionais

COP29_PATHPelo quarto ano consecutivo, assinamos cartas abertas que apelam para que governos nacionais incluam caminhadas e ciclismo em seus compromissos climáticos.

A Partnership for Active Travel and Health (PATH) apela para que governos se comprometam com caminhadas e uso de bicicletas na próxima rodada de Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) para atingir metas climáticas e melhorar a saúde e a vida das pessoas.

Permitir que mais pessoas caminhem e pedalem com segurança e acessem o transporte público a pé e de bicicleta pode ajudar a reduzir as emissões de transporte pela metade até 2030. E ainda é uma maneira rápida de atingir o progresso em metas climáticas urgentes e no Acordo de Paris. No entanto, a pesquisa inovadora da PATH mostra que caminhadas e ciclismo são significativamente subvalorizados nas NDCs dos países. Apesar de dois terços das nações terem políticas de viagens ativas em vigor, ainda há uma necessidade urgente de maior ambição, ação e investimento em seus compromissos climáticos para desbloquear totalmente os benefícios de caminhadas e ciclismo.

Nas COP26, COP27 e COP28 outras cartas foram redigidas, mas houve pouco ou nenhum avançou, e o tempo urge! Veja um texto nosso sobre o assunto em artigo no Vá de Bike | COP26 deixou a desejar. Ao que tudo indica, nada mudou!

Conheça também o Painel com dados do PATH Report 2023.

Leia e assina a carta COP29.

Transformando as ruas em lugares seguros, saudáveis e eficientes | Escola Parque

EParque

Em 2009, fomos convidados para falar sobre mobilidade por bicicletas para alunos da Escola Parque, na Gávea, Rio de Janeiro. Desde então temos voltado esporadicamente, sempre para falar sobre os mesmos temas, para crianças e adolescentes dos ensinos médio e fundamental. Esse ano estamos com um projeto em parceria e já estivemos por lá diversas vezes, realizando workshops, palestras e debates, com alunos, mães e pais, tudo com um objetivo comum, que em breve apresentaremos por aqui.

Desta vez estivemos com mais de 100 alunos do 7º ano, novamente falando sobre as bicicletas no entorno da escola, apresentando o projeto em andamento e buscando o apoio dos alunos. Falar com quem ditará os rumos do planeta no futuro é sempre muito valioso, revigorante e uma oportunidade de aprendermos com eles.
Em breve, mais sobre a Escola Parque e o bairro da Gávea, aguardem!

Parceria Itaú Unibanco | 13 anos possibilitando mudanças e avanços em nossas cidades

 

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Treze anos atrás, em 2011, iniciávamos uma parceria com o Itaú Unibanco, que em muito nos ajudaria a realizar o que temos feito em prol da mobilidade ativa, especialmente por bicicletas, no Rio de Janeiro, em diversas cidade brasileiras, latino americanas e além! Uma parceria que tem gerado efeitos positivos em nossa organização, organizações parcerias e em diversas áreas do desenvolvimento urbano, da saúde e do meio ambiente.

De lá pra cá, muita coisa mudou, mas através da parceria, que vai muito além das bicicletas compartilhadas, seguimos trabalhando em projetos como a Pesquisa Perfil Ciclista e o Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas, dentre outras atividades, como workshops e incidência no planejamento urbano através de uma abordagem de baixo para cima, alcançando soluções e conquistas, as quais seguimos aperfeiçoando, difundindo e multiplicando.

Para este ano, além da participação no C20 e no Conselho da Cidade do Rio de Janeiro, estão previstas a  quarta edição da Pesquisa Perfil do Ciclista no Brasil e a XI Edição do Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil, atividades que se tornam possíveis através do apoio institucional que recebemos.

Mais uma vez, agradecemos ao Itaú e a todos os parceiros que seguem pedalando conosco nessa jornada, em busca de cidades melhores para todos!

Pesquisa Perfil Ciclista 2024 – Inscrições encerradas

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As inscrições para a Pesquisa Perfil Ciclista 2024 se encerraram. Foram 73 inscrições vindas de 43 cidades, de 18 estados. Nesta semana estão sendo finalizadas as confirmações e até agora 21 cidades confirmaram participação.

Se inscreveram 28 organizações da Sociedade Civil, 7 Prefeituras ou Secretarias e 8 Universidades. Os treinamentos e montagem das equipes acontecerão entre junho e julho, para realização do trabalho de campo entre agosto e setembro. No início de 2025 teremos os resultados publicados.

A Pesquisa Perfil Ciclista é uma realização da Transporte Ativo, em parceria com Labmob UFRJ e Observatório das Metrópoles e patrocínio do Banco Itaú. Conheça as edições anteriores realizadas em 2015, 2018 e 2021.

Caso tenha interesse em incluir sua cidade, entre em contato conosco, até meados de julho será possível incluir novas cidades.