Abram caminho para caminhadas e uso de bicicletas

PATH COP30 Open Letter - Main Visual

Apelo a todos os governos nacionais para que tornem a caminhada e o ciclismo centrais nos compromissos climáticos antes da COP30

A Parceria para a Mobilidade Ativa e Saúde (PATH) apela a todos os governos nacionais para que se juntem à iniciativa de integrar a caminhada e o uso de bicicletas nas suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) antes da COP30.

Permitir que mais pessoas caminhem e pedalem com segurança é cada vez mais reconhecido como uma forma rápida, confiável e acessível de reduzir as emissões dos transportes pela metade até 2030 e ajudar a alcançar as metas do Acordo de Paris. As pesquisas da PATH mostram que dois terços dos países têm agora políticas de mobilidade ativa, mas os compromissos atuais muitas vezes não alcançam os objetivos necessários para garantir que atendam ao imperativo climático. Novas políticas de países como Brasil, Camboja e Lesoto mostram o que é possível. Suas ações planejadas vêm com metas e financiamentos, prometendo experiências de caminhada e uso de bicicletas mais seguras, limpas e agradáveis. Isto permitirá que milhões de pessoas que caminham e pedalam evitem as potenciais emissões que seriam geradas e incentivará os poluidores existentes a mudarem os seus hábitos e se beneficiarem de melhores condições.

Formuladores de políticas podem seguir o Modelo de Política de Deslocamento Ativo (2025) da PATH , um guia passo a passo abrangente, para a criação de políticas eficazes. A estrutura contém exemplos inspiradores de 20 ações que, quando implementadas, têm um impacto mensurável.

A COP30 é uma oportunidade crucial para incorporar a mobilidade sustentável à ação climática global. A PATH e seus apoiadores estimulam todos os governos nacionais a apresentarem NDCs ambiciosas sem demora. Agora é o momento de ampliar a ambição, os investimentos e incorporar a caminhada e o uso de bicicletas às estratégias climáticas para reduzir a poluição, beneficiar a saúde pública e criar sociedades vibrantes, inclusivas e equitativas.

PATH COP30 Open Letter - TA Logo

180 organizações de 47 países de 6 continentes já aderiram à carta.
Saiba mais sobre a Parceria pela Mobilidade Ativa e Saúde clicando aqui.

Selo Bicicleta Brasil

SELO2025Pelo segundo ano consecutivo, recebemos o Selo Bicicleta Brasil. O Selo do Programa Bicicleta Brasil, com validade de um ano, objetiva reconhecer e divulgar as práticas que incentivam o uso da bicicleta no meio urbano. É uma honra para nós obter este selo, que valida nossos esforços por um país com mais bicicletas circulando. Para saber mais sobre o Selo, clique na imagem dele, acima ou na barra lateral.

Perfil do Ciclista de João Pessoa – PB

JP_PB

Um dos objetivos da Pesquisa Perfil do Ciclista, além de gerar dados, é facilitar publicações com seus resultados, para que projetos mais robustos, baseados em informações, possam ser implementados. A cidade de Araucária-PR, que já havia publicado o relatório “Ciclomobilidade Urbana Araucária“, lançou recentemente o relatório “Infraestrutura Ciclável nas Unidades de Educação Municipais de Araucária” utilizando dados da Pesquisa.

Uma nova publicação com dados da pesquisa, desta vez de outra região do país bem distante de Araucária, é o excelente documento recém lançado, pelo grupo Pedagogia Urbana UFPB em parceria com a Massa Crítica JP: “O Perfil do Ciclista de João Pessoa-PB | Conhecendo a realidade de quem usa a bicicleta como meio de transporte“.  Foi a primeira vez que o município de João Pessoa participou da pesquisa, por iniciativa da Academia e Movimentos Populares sobre Mobilidade Urbana. Entre outubro e novembro de 2024, mais de 500 ciclistas que utilizam a bicicleta como meio de transporte foram entrevistados na cidade.

Para conhecer a pesquisa na integra, clique aqui.
Em 2027 está prevista uma nova edição, se tiver interesse em envolver sua cidade, entre em contato.

Ocupação Esquenta COP

MdA_PQParticipamos da Roda de Conversa “Papos Quentes” na Ocupação Esquenta COP do Museu do Amanhã, com o tema Cidades & Clima. Na mesa, mediada pela Giovanna Nader, do podcast “O Tempo Mudou”, Marina Marçal – especialista em Política Climática, Justiça Racial e de Gênero; Marie Ikemoto – Subsecretária de Mudanças do Clima e Conservação da Biodiversidade do Estado do Rio de Janeiro; Daniela Mignani Diretora – Executiva de Gestão Corporativa no Conselho Empresarial Brasileiro para Desenvolvimento Sustentável – CEBDS e Zé Lobo da TA representando a Sociedade Civil. Cada um falou de sua percepção sobre as possibilidades e desdobramentos dos acordos que estão por vir com a COP30 em Belém. O foco principal foi no protagonismo das cidades na busca por adaptação climática / transição energética justa. O papo foi muito bom, apresentando diferentes perspectivas sobre os resultados esperados para a conferência e uma ótima participação do público, formado em sua maioria por jovens universitários.

MdA_PQb

PATH Symposium 2025

PATHS1

Seguindo por mais um ano com a parceria por viagens ativas e saúde PATH, e com o objetivo de levar a Pesquisa Perfil do Ciclista para um outro nível de conhecimento e reconhecimento, este ano enviamos uma proposta para apresentar a pesquisa no simpósio PATH e a proposta ficou entre as oito selecionadas. 🙂 Uma apresentação de apenas 5 minutos com 3 slides, mas o suficiente para levar a Pesquisa Perfil ao conhecimento de muitas pessoas que poderão contribuir com seu desenvolvimento e até mesmo aplicar em suas regiões. Falamos sobre a abrangência da pesquisa, o volume de dados coletados e a metodologia colaborativa de baixíssimo custo para realização, e dos desdobramentos que os resultados tem proporcionado.

PATHS2

Vejam a postagem da Comunidade PATH sobre o simpósio.

A apresentação da TA pode ser vista clicando aqui. Mas, para o conteúdo dela ou mais informações, entre em contato ou visite a página da pesquisa e seu painel de controle.