Abram caminho para caminhadas e uso de bicicletas

PATH COP30 Open Letter - Main Visual

Apelo a todos os governos nacionais para que tornem a caminhada e o ciclismo centrais nos compromissos climáticos antes da COP30

A Parceria para a Mobilidade Ativa e Saúde (PATH) apela a todos os governos nacionais para que se juntem à iniciativa de integrar a caminhada e o uso de bicicletas nas suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) antes da COP30.

Permitir que mais pessoas caminhem e pedalem com segurança é cada vez mais reconhecido como uma forma rápida, confiável e acessível de reduzir as emissões dos transportes pela metade até 2030 e ajudar a alcançar as metas do Acordo de Paris. As pesquisas da PATH mostram que dois terços dos países têm agora políticas de mobilidade ativa, mas os compromissos atuais muitas vezes não alcançam os objetivos necessários para garantir que atendam ao imperativo climático. Novas políticas de países como Brasil, Camboja e Lesoto mostram o que é possível. Suas ações planejadas vêm com metas e financiamentos, prometendo experiências de caminhada e uso de bicicletas mais seguras, limpas e agradáveis. Isto permitirá que milhões de pessoas que caminham e pedalam evitem as potenciais emissões que seriam geradas e incentivará os poluidores existentes a mudarem os seus hábitos e se beneficiarem de melhores condições.

Formuladores de políticas podem seguir o Modelo de Política de Deslocamento Ativo (2025) da PATH , um guia passo a passo abrangente, para a criação de políticas eficazes. A estrutura contém exemplos inspiradores de 20 ações que, quando implementadas, têm um impacto mensurável.

A COP30 é uma oportunidade crucial para incorporar a mobilidade sustentável à ação climática global. A PATH e seus apoiadores estimulam todos os governos nacionais a apresentarem NDCs ambiciosas sem demora. Agora é o momento de ampliar a ambição, os investimentos e incorporar a caminhada e o uso de bicicletas às estratégias climáticas para reduzir a poluição, beneficiar a saúde pública e criar sociedades vibrantes, inclusivas e equitativas.

PATH COP30 Open Letter - TA Logo

180 organizações de 47 países de 6 continentes já aderiram à carta.
Saiba mais sobre a Parceria pela Mobilidade Ativa e Saúde clicando aqui.

Treinamento ACTIVE em Brasília

Active4

O Programa de Treinamentos ACTIVE –  Alliance for Cycling and Walking Towards International Vitality and Empowerment, lançado na COP28, é um programa liderado pela Holanda, Bélgica e Luxemburgo com o objetivo de treinar 10.000 especialistas em mobilidade no Sul Global em 10 anos.

Active1

Deste vez, aconteceu em Brasília um treinamento voltado para novos técnicos do Ministério da Cidades, gestores de cidades no entorno do DF e sociedade civil local. Foram dois dias de trocas e aprendizados, sobre experiências holandesas e brasileiras, com diversas atividades combinando teoria e prática, tendo como objetivos o compartilhamento e o aprendizado.  No horizonte deste treinamento está a implementação do Programa Bicicleta Brasil e da Estratégia Nacional de Promoção da Bicicleta.

Active5

Após as aulas, houve uma pedalada por ciclovias e as rotas que compõem a rede cicloviária da capital. Os participantes receberam certificados e assumiram o compromisso de atuar como multiplicadores do conhecimento adquirido, levando a experiência para seus respectivos estados e municípios.

Active3

Esta rodada foi fruto de uma parceria entre o Ministério das Cidades e o Ministério de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Reino dos Países Baixos, sendo a capacitação parte da agenda temática da Pré-COP30. Convidados pela equipe ACTIVE para participar do time de capacitação como especialistas locais, prontamente aceitamos o convite sempre visando promover a disseminação da cultura do uso urbano de bicicletas em busca de cidades mais pedaláveis e caminháveis.

Active2

O ambiente foi muito agradável e todos se mostraram muito interessados e envolvidos com o tema. Que venham novas rodadas pelo país afora!

Agora é a vez da Gávea!

gavea1

A Rua Marquês de São Vicente na Gávea, Rio de Janeiro, conta com tráfego intenso e muitos ciclistas circulando. São estudantes, moradores, trabalhadores, entregadores, mães e pais, que seguem por esta via, com diferentes motivações.

Gavea31

Fazem dois anos que aos poucos, temos mostrado por aqui e nos boletins mensais, diversas atividades que realizamos no Bairro da Gávea, em parceria com a Escola Parque, apoio da AMA Gávea e outras escolas do bairro. Tudo começou com alguns pais de alunos que levam seus filhos de bicicleta para a escola, em busca de mais segurança, para eles e para as centenas de alunos que circulam de bicicleta pelo bairro, fora os demais.

Gavea4

Fizemos mapeamentos com os alunos do ensino médio, indicamos o Projeto A Caminho da Escola da CET Rio para o ensino fundamental, nos reunimos com pais, associação de moradores, Prefeitura do Campus da PUC Rio, realizamos pesquisas com pais e funcionários dentre outros, realizamos contagens e buscamos conhecer a realidade local e envolver aqueles que pedalam ou gostariam de pedalar com segurança na região. Tudo seguindo estratégias e metodologias já realizadas antes, com sucesso, como o Ciclo Rotas Centro, Tecnologia Social certificada pela Fundação Banco do Brasil.

Gavea2

Com dados e fatos em mãos, veio o momento de apresentar a proposta à Prefeitura, via CET Rio, uma vez que o traçado já estava delineado no plano Cicloviário da Cidade. O Projeto foi muito bem recebido, vistorias na via foram feitas e hoje temos a implantação em andamento, já repleta de ciclistas circulando com maior segurança e respeito.

Gavea8

Existem ainda muitos desafios, por ser uma via cheia de escolas com seus horários de entrada e saída, ônibus e trânsito intenso em vários horários do dia e da noite. Mas, dentro do possível a presença do ciclista agora está validada na via. Alguns ajustes já estão sendo pensados, seguiremos acompanhando, em breve realizaremos nova contagem e voltaremos a Escola Parque para apresentar aos alunos o resultado daquelas oficinas.

Gavea6

Gavea11

Perfil do Ciclista de João Pessoa – PB

JP_PB

Um dos objetivos da Pesquisa Perfil do Ciclista, além de gerar dados, é facilitar publicações com seus resultados, para que projetos mais robustos, baseados em informações, possam ser implementados. A cidade de Araucária-PR, que já havia publicado o relatório “Ciclomobilidade Urbana Araucária“, lançou recentemente o relatório “Infraestrutura Ciclável nas Unidades de Educação Municipais de Araucária” utilizando dados da Pesquisa.

Uma nova publicação com dados da pesquisa, desta vez de outra região do país bem distante de Araucária, é o excelente documento recém lançado, pelo grupo Pedagogia Urbana UFPB em parceria com a Massa Crítica JP: “O Perfil do Ciclista de João Pessoa-PB | Conhecendo a realidade de quem usa a bicicleta como meio de transporte“.  Foi a primeira vez que o município de João Pessoa participou da pesquisa, por iniciativa da Academia e Movimentos Populares sobre Mobilidade Urbana. Entre outubro e novembro de 2024, mais de 500 ciclistas que utilizam a bicicleta como meio de transporte foram entrevistados na cidade.

Para conhecer a pesquisa na integra, clique aqui.
Em 2027 está prevista uma nova edição, se tiver interesse em envolver sua cidade, entre em contato.

PATH Symposium 2025

PATHS1

Seguindo por mais um ano com a parceria por viagens ativas e saúde PATH, e com o objetivo de levar a Pesquisa Perfil do Ciclista para um outro nível de conhecimento e reconhecimento, este ano enviamos uma proposta para apresentar a pesquisa no simpósio PATH e a proposta ficou entre as oito selecionadas. 🙂 Uma apresentação de apenas 5 minutos com 3 slides, mas o suficiente para levar a Pesquisa Perfil ao conhecimento de muitas pessoas que poderão contribuir com seu desenvolvimento e até mesmo aplicar em suas regiões. Falamos sobre a abrangência da pesquisa, o volume de dados coletados e a metodologia colaborativa de baixíssimo custo para realização, e dos desdobramentos que os resultados tem proporcionado.

PATHS2

Vejam a postagem da Comunidade PATH sobre o simpósio.

A apresentação da TA pode ser vista clicando aqui. Mas, para o conteúdo dela ou mais informações, entre em contato ou visite a página da pesquisa e seu painel de controle.