TA recebe Prêmio Bicicleta Brasil

IMG_0062

Em 2005 ganhamos nosso primeiro prêmio: o ANTP-ABRADIBI, melhor iniciativa de promoção ao uso de bicicletas, que muito nos motivou e impulsionou. Em 2013, nosso primeiro prêmio internacional o Cycling Visionaries Award na conferência Velo-City em Viena, que mais uma vez nos motivou a seguir adiante e nos mostrou estarmos no caminho certo. Agora, com a Pesquisa Perfil Ciclista ganhamos o Prêmio Bicicleta Brasil na categoria “Fomento à Cultura da Bicicleta”, que é exatamente o que buscamos desde a fundação em 2003.

Logo

Ao  termos nossa candidatura habilitada, recebemos o selo Bicicleta Brasil, com validade de um ano. O Prêmio foi lançado pelo Ministério das Cidades em julho de 2024 para reconhecer e incentivar iniciativas técnicas, científicas e artísticas que promovam o uso da bicicleta no Brasil.
Voltado para o poder público, organizações da sociedade civil, iniciativa privada e instituições de ensino foi dividido em 6 categorias, as 4 primeiras com direito a troféu e prêmio em dinheiro aos vencedores:

  1. Segurança viária;
  2. Sistemas de informação e redes;
  3. Mobilização e incidência política;
  4. Fomento à cultura da bicicleta;
  5. Projetos, planos, programas e urbanização (menção honrosa);
  6. Incentivo ao uso da bicicleta (menção honrosa).

No total 76 projetos inscritos foram habilitados e avaliados. Para conhecer os outros vencedores clique neste link.

Receber esse prêmio, ao lado de outras iniciativas realmente inspiradoras, nos motiva mais uma vez a seguir adiante em busca de cidades melhores e mais pessoas em mais bicicletas mais vezes!

 

cropped-logo_ta.png

Perfil Ciclista 2024 | Ultrapassamos a marca de 2000 entrevistas

Dpp1000

Diversas cidades já estão em campo coletando dados para a Pesquisa Perfil Ciclista 2024. Das 21 cidades que estão envolvidas, dez já estão em campo e dentre estas, oito já estão subindo os dados para a plataforma onde eles serão compilados.

Bpp1000

Esta semana chegamos à marca de 2600 entrevistas inseridas na plataforma, outras tantas estão a caminho! Enquanto isso, os mais de 250 entrevistadores já cadastrados vão documentando e fotografando as ações, que estão acontecendo de Norte a Sul do país.

App1000

Em breve mais notícias, fotos e um pouco mais adiante muitos dados!

Cpp1000

Pesquisa Perfil Ciclista 2024 – Inscrições encerradas

Perfil24

As inscrições para a Pesquisa Perfil Ciclista 2024 se encerraram. Foram 73 inscrições vindas de 43 cidades, de 18 estados. Nesta semana estão sendo finalizadas as confirmações e até agora 21 cidades confirmaram participação.

Se inscreveram 28 organizações da Sociedade Civil, 7 Prefeituras ou Secretarias e 8 Universidades. Os treinamentos e montagem das equipes acontecerão entre junho e julho, para realização do trabalho de campo entre agosto e setembro. No início de 2025 teremos os resultados publicados.

A Pesquisa Perfil Ciclista é uma realização da Transporte Ativo, em parceria com Labmob UFRJ e Observatório das Metrópoles e patrocínio do Banco Itaú. Conheça as edições anteriores realizadas em 2015, 2018 e 2021.

Caso tenha interesse em incluir sua cidade, entre em contato conosco, até meados de julho será possível incluir novas cidades.

Chamada Pesquisa Perfil Ciclista 2024 – PARTICIPE!

Perfil24

A Pesquisa Perfil Ciclista Brasileiro foi realizada em 2015, 2018, 2021 e agora está de volta para sua edição trienal. O estudos revelaram uma série de informações de grande valor para a promoção da mobilidade por bicicletas no País.

Viabilizada através de parcerias com diversas organizações de todas as regiões do Brasil a pesquisa é coordenada pela Transporte Ativo, Labmob – Laboratório de Mobilidade Sustentável da UFRJ e o Observatório das Metrópoles. Os resultados são marcos na compreensão do modal cicloviário na nossa atual realidade urbana.

Esta ano vamos fazer a quarta edição da Pesquisa Perfil Ciclista. Será uma grande oportunidade para contribuição e desenvolvimento de ações que promovam o uso da bicicleta. A análise dos dados coletados contribui com a compreensão dos desafios e caminhos possíveis para incremento da mobilidade urbana por bicicletas.

Se você ou sua cidade tiverem interesse em participar, clique no link abaixo.
Saiba mais e inscreva-se clicando Aqui!

ppc2024c

Novo Estudo CEBRAP | Caracterização Social do Bike Sharing no Brasil.

cebrap1

O Itaú Unibanco está há anos comprometido com o desenvolvimento das comunidades. Por ser um banco essencialmente urbano e reconhecem a importância da valorização do transporte ativo para o desenvolvimento sustentável das cidades e defendem a mobilidade urbana como um pilar de investimento dentro de sua plataforma ESG. Fomentam o amadurecimento da cultura de integração das bicicletas ao modelo de transporte das cidades de forma conjunta com o poder público e com a sociedade, buscando influenciar políticas públicas que promovam o uso da bicicleta no dia a dia das pessoas. Nessa estratégia, o Itaú Unibanco financia diversas organizações pró bicicletas no país e ainda muitos estudos e pesquisas, para que possamos entender melhor este universo.

O CEBRAP, que em parceria com o banco, vem buscando desvendar mistérios e tendências do mundo das bicicletas no ambiente urbano, com diversas publicações consistentes, como o Impacto Social do Uso da Bicicleta no Rio de Janeiro e São Paulo, agora nos apresenta mais um destes valiosos estudos, Caracterização Social do Bike Sharing no Brasil. Perguntas como Quais os principais motivos de uso? Qual o nível de intermodalidade? Quais são os impactos? São respondidas na Pesquisa, dentre muitas outras.

O estudo está disponível na seção Relatórios e Pesquisas do Banco de Dados ou clicando direto da pagina do CEBRAP, clicando aqui ou na imagem, acima.