A conversa continua: 8 anos depois, voltamos a refletir sobre a “Ditadura do Automóvel”

Olá, comunidade Transporte Ativo!

Toda vez que pedalamos ou caminhamos por nossas cidades, nós sentimos na pele uma verdade: o espaço não é neutro. Ele nos convida ou nos repele, nos protege ou nos expõe. E, muitas vezes, ele parece ter sido projetado contra nós.

Essa inquietação não é nova. Folheando os arquivos do blog da TA, encontrei um post de março de 2018 que anunciava a vinda do cartunista Andy Singer ao Brasil para o lançamento do seu livro CARtoons. Oito anos se passaram, e aquela conversa fundamental continua atualíssima e ainda mais relevante para o cenário pós COP 30, onde há expectativas sobre um acordo para implementação de planos concretos de adaptação às mudanças climáticas para as cidades.

É com essa sensação de estar continuando um diálogo que tive o prazer de escrever o Capítulo 15, intitulado “Desvendando a Ditadura do Automóvel: Representações, Injustiças e Futuros da Mobilidade em Diálogo com Cidades Ativas, Seguras e Saudáveis”  do recém-lançado livro “Interfaces entre Representações Sociais, Educação Física e Esporte”.

Capa_Livro

O título do livro já entrega a chave da nossa análise: a Teoria das Representações Sociais (TRS). Essa teoria nos ajuda a entender como as ideias e valores compartilhados em uma sociedade não são apenas “opiniões”, mas forças poderosas que moldam nossa realidade. O capítulo 15, aplica essa lente para entender nossa complexa relação com a mobilidade.

Como fã da obra de Andy Singer, vislumbrei a oportunidade de usar suas charges como um dispositivo de análise que materializa essas representações. A partir daí, a análise se desdobra com o apoio de referências cruciais:

A Justiça da Mobilidade (Mimi Sheller): Se a TRS nos ajuda a entender o porquê de pensarmos como pensamos, o trabalho de Sheller nos dá a lente para analisar as consequências injustas disso.

A Sociologia Crítica do Corpo e do Espaço (Bourdieu e Wacquant): E para entender como essas ideias e injustiças se manifestam em nosso dia a dia, recorri a sociólogos como Bourdieu e Wacquant. Eles nos ajudam a explicar como o automóvel deixa de ser um simples objeto para se tornar uma extensão do corpo, um marcador de status que disciplina e organiza a vida na cidade, muitas vezes de forma violenta e excludente.

Em resumo, o capítulo combina a Teoria das Representações Sociais para desvendar o imaginário, a Justiça da Mobilidade para qualificar as injustiças e a Sociologia Crítica para entender os mecanismos de poder por trás da cultura do automóvel.

O texto busca mostrar como as charges, quando lidas com essas ferramentas, revelam a profunda injustiça de um modelo que impacta nossa saúde pública ao projetar o sedentarismo e que nos nega o direito de lutar por cidades mais ativas, seguras, inclusivas, saudáveis e sustentáveis.

E a boa notícia é que essa conversa se expande dentro do próprio livro! Tenho a imensa alegria de dividir as páginas com os amigos Heloant Abreu e Pedro Pagliaro Cooper, que trazem contribuições enriquecedoras também. Helô nos provoca a pensar sobre a “Tarifa Zero: além das ideologias?” no capítulo 16 e Pedro, no Capítulo 14, lança um olhar fundamental sobre as “Representações Sociais do Uso de Bicicletas pelas Mulheres”.

O livro está disponível para download gratuito e/ou compra da versão impressa e é uma ferramenta para todos nós que sonhamos e trabalhamos por cidades feitas para pessoas. Oito anos depois daquele encontro com Andy Singer, a luta continua, mas agora com novas ferramentas e uma compreensão ainda mais profunda do nosso desafio.

Afinal, para mudar nossas cidades, precisamos primeiro mudar nossa forma de pensar sobre elas.

Uma ótima leitura!
Um grande abraço,

Juliana DeCastro

Transporte Ativo no CRBAM 2025: Pesquisa e Prática em Conexão com o Debate Global da Bicicleta

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Por Juliana DeCastro

Desde 2013, a Transporte Ativo (TA) promove uma série de workshops com um objetivo claro: fortalecer o ecossistema de organizações pró-bicicleta no Brasil. Essa jornada de troca de conhecimento e capacitação é um pilar do trabalho da TA, permitindo aprendizado, capacitação e construções de rede para a promoção da mobilidade ativa. A partir de 2015, iniciam-se os workshop dedicados a Pesquisa Perfil do Ciclista, e para que esse ciclo de aprimoramento continue girando, é essencial buscar referências e validar nosso trabalho no cenário internacional, dialogando com quem está na vanguarda da pesquisa e da ação em ciclomobilidade.

É nesse espírito de troca que, entre os dias 10 e 12 de setembro, estivemos em Amsterdam para participar do Cycling Research Board Annual Meeting (CRBAM) 2025. Mais do que uma simples conferência, o CRBAM é um ponto de encontro da comunidade global de pesquisadores, ativistas e planejadores, organizado pelo renomado Urban Cycling Institute. No melhor palco: Amsterdam, a cidade que respira bicicleta, além de um laboratório perfeito para aprofundar nossas discussões, reconhecermos que não há ausência de conflitos, seja com o incremento da frota de e-bikes, especialmente entre os jovens, com suas Fatbikes “turbinadas” (NLTimes, 2025) que suscitou um debate acalorado no último dia do evento no painel sobre gênero e mobilidade, especialmente quando há um discussão intergeracional sobre comportamentos  ou problemas a serem solucionados, mas aprender a fazer escolhas e implementar políticas públicas que busquem beneficiar a coletividade – saiba mais sobre as políticas de mobilidade de Amsterdam aqui
A programação do evento refletiu sua diversidade, com workshops, painéis e atividades práticas propostas ao ar livre para estimular não apenas a visão, mas a vivência. Confira a programação completa e seus palestrantes.

Programação Resumida – CRBAM, 2025
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O CRBAM é, antes de tudo, um espaço para o encontro e a construção de pontes.  O evento se destaca por sua atmosfera íntima e colaborativa, guiada pelos princípios “CAMPING” (Criativo, Acessível, Mutável, Prazeroso, Inspirador, Nutritivo e Inovador). A proposta é ir além das apresentações formais, incentivando o debate, a co-criação e ações que realmente impulsionam a mudança. Foi exatamente nesse ambiente que tivemos a oportunidade de posicionar o Brasil e a nossa Pesquisa Perfil do Ciclista no debate global. A foto abaixo é um símbolo que registra um misto de profunda alegria pelos dias de trocas e aprendizados vivenciados por todos os participantes, mas também iniciava-se uma potencial articulação para a realização de uma edição especial do CRBAM 2030 no Brasil, quem sabe?! A próxima edição em 2026 será na cidade de Ghent, a mesma que recebeu o Velo-City 2024 e que vem trabalhando forte para ser uma cidade cada vez mais segura, inclusiva e vibrante com a implementação de uma série de políticas públicas que fomentam a mobilidade sustentável que vem se destacando na Europa (Plano Circulatório de Ghent). Dedos cruzados para essa ideia amadurecer. Afinal, já tivemos uma edição do Velo-city 2018 em terras cariocas

CRBAM (1)Interações Transporte Ativo com equipe organizadora do CRBAM 2025 – Crédito Foto: Urban Cycling Institute 

Nossa participação no CRBAM não é um fato isolado. Ela se soma a outros fóruns internacionais, como o PATH Symposium 2025, onde também compartilhamos a metodologia e os impactos do Perfil do Ciclista. Desta vez, nossa proposta aprovada foi um workshop de 90 minutos intitulado “Building a Census of Cycling Mobility: Methodology and Impact of the Brazilian Cyclist Profile Research”.

CRBAM (6)Durante a apresentação da TA sobre a trajetória de uma década da Pesquisa Perfil do Ciclista no CRBAM 2025 – Fotos: Urban Cycling Institute

Seguindo o formato de workshop, nosso objetivo era apresentar além dos dados, como descrevemos em nossa proposta, “promover um diálogo colaborativo”. Discutimos como uma metodologia de ciência cidadã, de baixo custo e alto impacto, pode ajudar a suprir a lacuna de dados sobre mobilidade por bicicleta, uma realidade além do Brasil, mas também em muitas cidades do Sul Global. Apresentamos casos concretos de como a pesquisa influenciou políticas públicas, como o Plano Cicloviário Carioca e o Mapa da Mulher Carioca, e abrimos o debate para que os participantes pensassem em como adaptar o modelo às suas próprias realidades.

O evento ainda oportuniza espaço na programação para vivências nas “Ruas de Amsterdam Outdoor Adventure”. Assim como na conferência EuroVelo 2018, a experiência em campo foi um dos pontos altos. A atividade nos desafiou a analisar a cidade com um olhar curioso de pesquisador de fora, ora como local. Nossa missão nos levou a um dos seus inúmeros cruzamentos vibrantes e complexos no bairro de Amsterdam: a intersecção da Javastraat com a Molukkenstraat e a Javaplein. A intenção era nos levar a reflexões sobre o que ainda pode ser aprimorado, considerando a multimodalidade e o compartilhamento da via pública.

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O ponto de análise: o vibrante cruzamento da Javastraat/Molukkenstratt/Javaplein. Explore o local no Google Maps.

Diferente de uma ciclovia segregada, ali vivenciamos uma aula de coexistência. Aquele espaço, compartilhado por um volume altíssimo de ciclistas, pedestres, carros e VLTs (bondes elétricos), funciona com uma fluidez impressionante. Observamos como o desenho urbano, com o uso de pavimentos diferenciados (os klinkers), a ausência de sinalização semafórica excessiva e a priorização do contato visual, acalma o tráfego e induz um comportamento de cuidado mútuo. É a prova de que segurança viária pode ser alcançada não apenas com segregação, mas com um design inteligente que modera velocidades e promove a responsabilidade coletiva.

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Encontros, Redes de Afeto e Aprendizado – Acervo pessoal

Voltar para casa após uma imersão como essa é como fechar um ciclo e, imediatamente, iniciar outro. A participação no CRBAM nos encheu de novas referências e reforçou a relevância internacional do que estamos construindo no Brasil. Todo esse conhecimento será agora decantado e compartilhado nos próximos Workshops de Promoção da Mobilidade por Bicicleta que realizaremos no país. Ele irá alimentar a próxima edição da Pesquisa Perfil do Ciclista, nos ajudando a refinar perguntas, aprimorar a metodologia e ampliar nosso impacto. A experiência em Amsterdam nos mostrou que, embora os desafios sejam grandes, estamos no caminho certo. O círculo virtuoso de pesquisar, aplicar, compartilhar e aprender continua a girar, nos impulsionando a seguir na transformação das cidades brasileiras em lugares mais justos, sustentáveis e, claro, mais cicláveis. O trabalho continua, e agora, com a bagagem ainda mais cheia.

Realização da Pesquisa Perfil  Ciclista conta com patrocínio do Banco Itaú e a viagem foram realizadas com verba do Prêmio Bicicleta Brasil 2024.