A Pesquisa Perfil segue, como esperado, seus caminhos pelas cidades participantes. As cidades paranaenses de Araucária e Paranaguá são destaque no uso imediato dos dados coletados!
Paranaguá, através do Instituto Ecoe e da incansável Muriel Syriani, foi a primeira cidade a ir a campo, logo no início da janela de tempo, e a primeira a finalizar o armazenamento dos dados na plataforma online. Muriel foi também a pesquisadora que realizou mais entrevistas dentre as 252 pessoas envolvidas na coleta de dados, 525! Além disso, logo que o relatório final ficou pronto, ela já partiu para compartilhar os resultados com o Poder Público local, se reunindo com as Secretarias de Segurança, Cultura & Turismo, Educação e Esportes, Saúde, Meio Ambiente e Urbanismo. Esse é um dos objetivos da Pesquisa, levar os dados sobre as bicicletas na cidade a quem decide, para um planejamento baseado em evidências, logo mais eficaz!
Em Araucária, a Pesquisa foi realizada pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura e coordenada pela Natalia Mealha, já de olho no planejamento para bicicletas da cidade, impulsionadas pelo que viram no evento Paranabici em 2023 e já publicaram um documento detalhado com os resultados. Também emplacaram uma matéria no Portal do Cidadão.
A Pesquisa já gerou aproximadamente 50 mídias, e vem cumprindo seu papel de apresentar para o público em geral, técnicos e aqueles que promovem as bicicletas as necessidades e anseios dos ciclistas em diversas cidades brasileiras.
Que o exemplo paranaense se espalhe e mais cidades participantes façam um bom uso dos dados coletados. E que mais cidades se envolvam na próxima rodada em 2027.
Matérias sobre a Pesquisa em ambas as cidades:
· TVCI – Bom Dia Litoral | Perfil do Ciclista Paranaguá.
· TV Globo Paraná – Meio Dia | Pesquisa mapeia quem usa bicicleta em Araucária.
Recife, também já tem os dados em uso, confira!
No Rio de Janeiro, diversas Secretarias do Município, também já estão de posse e utilizando as informações da pesquisa.