Pelo quarto ano consecutivo, assinamos cartas abertas que apelam para que governos nacionais incluam caminhadas e ciclismo em seus compromissos climáticos.
A Partnership for Active Travel and Health (PATH) apela para que governos se comprometam com caminhadas e uso de bicicletas na próxima rodada de Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) para atingir metas climáticas e melhorar a saúde e a vida das pessoas.
Permitir que mais pessoas caminhem e pedalem com segurança e acessem o transporte público a pé e de bicicleta pode ajudar a reduzir as emissões de transporte pela metade até 2030. E ainda é uma maneira rápida de atingir o progresso em metas climáticas urgentes e no Acordo de Paris. No entanto, a pesquisa inovadora da PATH mostra que caminhadas e ciclismo são significativamente subvalorizados nas NDCs dos países. Apesar de dois terços das nações terem políticas de viagens ativas em vigor, ainda há uma necessidade urgente de maior ambição, ação e investimento em seus compromissos climáticos para desbloquear totalmente os benefícios de caminhadas e ciclismo.
Nas COP26, COP27 e COP28 outras cartas foram redigidas, mas houve pouco ou nenhum avançou, e o tempo urge! Veja um texto nosso sobre o assunto em artigo no Vá de Bike | COP26 deixou a desejar. Ao que tudo indica, nada mudou!
Conheça também o Painel com dados do PATH Report 2023.