Bicicletas na COP26

ECF-COP26-16x9-01

Carta aberta: Coalizão global pede aos governos na COP26 que aumentem os níveis de uso de bicicletas para reduzir as emissões de carbono e alcançar as metas climáticas de forma rápida e eficaz

A Federação Européia de Ciclistas (ECF) e uma coalizão global de organizações pró-ciclismo estão publicando uma carta aberta apelando aos governos que participam da COP26 em Glasgow para se comprometerem a aumentar significativamente o número de pessoas que pedalam em seus países, a fim de alcançar as metas climáticas globais de forma rápida e eficaz.

 O mundo precisa de muito mais uso de bicicletas se quisermos combater as mudanças climáticas. Sem uma ação mais rápida e determinada por parte dos governos em todo o mundo para reduzir as emissões de carbono no transporte, estaremos condenando as gerações presentes e futuras a um mundo que é mais hostil e muito menos habitável.

 As emissões de CO₂ do setor de transporte continuam a aumentar. Enquanto isso, a transição para carros e caminhões com emissão zero levará décadas para ser concluída e não resolverá outros problemas como congestionamento de tráfego e estilos de vida sedentários. Apesar disso, o Transport Day  na COP26, em 10 de novembro, tem como foco exclusivo a eletrificação de veículos rodoviários como uma solução para a crise climática que enfrentamos hoje.

 A ECF e seus aliados acreditam que o uso da bicicleta representa uma das maiores esperanças da humanidade para uma mudança em direção a um futuro zero carbono. O uso da bicicleta produz emissões zero, oferece impactos sociais positivos de longo alcance e – o mais importante – é uma tecnologia que já está amplamente disponível hoje. O mundo não pode se dar ao luxo de esperar décadas para que os carros movidos a combustíveis fósseis sejam totalmente eliminados e substituídos por veículos elétricos. Devemos alavancar urgentemente as soluções que a bicicleta oferece, ampliando radicalmente seu uso.

 Os signatários da carta aberta conclamam os governos e líderes participantes da COP26 a declararem compromissos para aumentar significativamente os níveis de ciclismo em casa e se comprometerem coletivamente a atingir uma meta global de níveis mais elevados de ciclismo. A carta foi enviada aos governos e ministros dos transportes antes da COP26.

 “Jill Warren, CEO da European Cyclists ’Federation:“ Não há maneira concebível para os governos reduzirem as emissões de CO₂ com rapidez suficiente para evitar o pior da crise climática sem significativamente aumnetar o uso de bicicletas. Os efeitos devastadores da aceleração do aquecimento global devem ser claros para todos, e aumentar os níveis do uso de bicicletas é a melhor maneira de cortar rapidamente as emissões de carbono do transporte em grande escala.

  ” Henk Swarttouw, presidente da European Cyclists ’Federation e da World Cycling Alliance:“ O uso de bicicletas deve ser a pedra angular das estratégias globais, nacionais e locais para atingir as metas de carbono zero líquido. Na COP26, os governos devem se comprometer a fornecer o financiamento e a legislação para um espaço seguro e equitativo para o ciclismo em todos os lugares. Os cidadãos estão prontos para a mudança; agora nossos líderes precisam habilitá-lo.

Leia a carta aberta aos governos na COP26: www.cop26cycling.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *