O conselho de transportes da cidade do Rio de Janeiro tem espaço para o selim como um dos representados.
Organização paritária com participação do governo, universidade, trabalhadores e sociedade civil, pela primeira vez bicicletas, motoristas e deficientes são convidados à participar de um conselho deste tipo.
Além dos departamentos governamentais envolvidos com o trânsito da cidade, estão por lá:
Coppe/UFRJ, PUC-Rio, ANTP, Transporte Ativo, ITDP, representantes dos motoristas de ônibus e deficientes físicos, dentre outros. Através de reuniões bimestrais, o conselho irá tratar da Mobilidade Urbana e sua governança. Com um olhar para frente em busca de soluções.
Prioridades do Conselho Municipal de Transportes:
- Transporte Público de Alta Capacidade – Trens Metrô BRT e Barcas;
- Integração física e tarifária;
- Transporte de Média e Baixa Capacidade – ônibus, VLT, taxis, vans, bicicletas.
Metas do Conselho Municipal de Transportes:
- Reduzir pela metade o tempo das viagens;
- Reduzir 15% os acidentes até 2016 com base em 2008;
- Integrar todo o Tranporte Público ao Bilhete Único;
- 60 % circulando em TP de alta capacidade até 2016. Hoje são 20%;
- Modernizar a frota de Transporte Publico em 100% até 2016;
- Ter 100% dos Taxis regularizados;
- Indicadores de qualidade.
O maior desafio das cidades hoje é o transporte e o sistema de mobilidade urbana será o indicador maior do sucesso de uma cidade.
Na primeira reunião do conselho foi feito um histórico desde 1900, que nos trouxe até os dias de hoje. Ao final as visões de futuro. Mesmo convidada para o conselho, a bicicleta não aparece neste histórico.
O papel da Transporte Ativo, como representantes da bicicleta, será as possibilidades e benefícios da mobilidade sobre duas rodas à pedal para cada novo projeto, seja como alimentador do transporte público de alta capacidade ou como elemento fundamental para a circulação local dentro dos bairros.
Parabéns! Ótima iniciativa!