Promovendo a Mobilidade por Bicicletas

prmo-Bici

Pessoas e grupos que estão Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil se inscreveram para o Prêmio e os que mais se destacaram nesta edição já foram definidos! Atividades de diferentes formatos, objetivos e resultados participaram, um número crescente de Ações Educativas e de Sensibilização, um amadurecimento e crescimento das inscrições na categoria empreendedorismo e infelizmente um número insuficiente de Levantamento de Dados à Pesquisas para validar a categoria. Mas o brilho dos inscritos, fez desta a mais interessante das edições do Prêmio Promoção da Mobilidade por Bicicletas no Brasil. Foram um vencedor e duas menções honrosas por categoria e os vencedores irão ao Velo-City 2017, com todas as despesas pagas, essa premiação visa qualificar ainda mais os projetos premiados, buscando com a experiência Holandesa, nos ajudar na busca por um país com cidades mais amigas das bicicletas.

A qualidade da comissão julgadora, nos garantiu a certeza de que os trabalhos foram bem avaliados e que a escolha foi certeira! Os trabalhos vencedores se destacaram quase que por unanimidade o que os afere como reais merecedores da premiação. Vamos a eles!

Vencedor Categoria Ação Educativa e de Sensibilização:
AMECICLO – Bota pra Rodar
pta17a
Projeto que objetiva promover o direito à cidades sustentáveis para a população de baixa renda através do uso de bicicletas enquanto ferramenta de mobilidade urbana e integração social. Através da doação de bicicletas para o uso coletivo em comunidades, busca a emancipação dessas pessoas no tocante à mobilidade, possibilitando à elas o acesso à cidade. Conheça mais sobre o Bota pra Rodar clicando aqui.
pta17b

Menções Honrosas Categoria Ação Educativa e de Sensibilização:
La Frida – Preta, vem de Bike!

pta17cCapa da última edição da revista Bicicleta, o projeto “Preta, vem de bike!” é uma ação do La Frida (cicloativismo negro) que une promoção da bicicleta com inclusão social, igualdade étnica e igualdade de gênero, visa levar a mobilidade urbana, além da orla, às periferias. São aulas de bike móvel para meninas da periferia, estimulando a representatividade feminina na mobilidade urbana, ampliando as vozes das mulheres negras e ocupando espaços sendo a bike um instrumento de empoderamento na sociedade. Conheça mais sobre a Preta, vem de bike! cilcando aqui.

Fórum de Bicicletas Manaus
pta17dO Fórum de Bicicleta Manaus,que acontece anualmente à cinco anos, é um espaço de discussão com a temática Mobilidade por Bicicleta que tem como objetivo promover o debate sobre como a cidade pode evoluir a partir de políticas voltadas para a valorização da vida, tornando-a mais sustentável e amiga das pessoas através da bicicleta. Conheça mais sobre o Fórum de Bicicletas Manaus clicando aqui.

Vencedor Categoria Empreendedorismo:
Pedivela – Logística Last Mile
pta17e
A Pedivela resolve o caos do último quilômetro logístico nas cidades por meio de sua rede de ciclistas autônomos e inteligência artificial, utilizando bicicletas cargueiras especiais, humanizando o trânsito e distribuindo a maior parte dos ganhos em sua rede. O projeto já roda há 2 anos na cidade de Vitória-ES e já intermediou e otimizou mais de 200 mil entregas entre e-commerce e ciclistas autônomos, retirando aproximadamente 20 veículos de carga por dia das ruas da cidade. Conheça mais sobre a Pedivela clicando aqui.
pta17f

Menções Honrosas Categoria Empreendedorismo:
Mobilibike
pta17g
O Mobilibike se propõe a inserir cada vez mais a bicicleta no cenário de entregas rápidas em meio urbano. Gerando renda para ciclistas, de forma simples e confiável. O sistema Mobilibike faz a ligação entre empresas/pessoas com necessidades de entregas e bikers que desejam obter renda extra pedalando. Conheça mais sobre o Mobilibike clicando aqui.

Bike123
pta17h
Usar uma bicicleta de qualidade, bem ajustada e com a manutenção em dia é essencial para que atividade de pedalar seja incorporada ao dia a dia de uma pessoa. Um dos principais problemas do ciclista é levar a bicicleta danificada até uma oficina que possa fazer o reparo. Muitas pessoas acabam deixando de pedalar por encontrarem essas dificuldades e muitas outras continuam a usar a bicicleta com problemas, o Bike 123 soluciona este problema. Conheça mais sobre o Bike 123 clicando aqui.

Para os vencedores, o Prêmio será entregue no stand do Rio de Janeiro, durante o Velo-City em Arnehm – Nijmegen, na Holanda em junho, para as menções honrosas, os prêmios serão  entregues  por correio, em casa.

One thought on “Promovendo a Mobilidade por Bicicletas

  1. Nós da Mobilibike, agradecemos esta menção, e reafirmamos nosso compromisso com as boas práticas
    de sustentabilidade e da ciclomobilidade urbana.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *