Promovendo a Mobilidade por Bicicletas – Entrega dos Prêmios

vc19

Hoje pela manhã, em Dublin na Irlanda, em plena Conferência Velo-city 2019, foram entregues os Troféus do VI Prêmio Promovendo a Mobilidade por bicicletas no Brasil. Lívia Suarez da Casa La Frida, de Salvador, Daniel Guth da Aliança Bike, de São Paulo e Gisele Valle da Escola Estadual Professora Zilah Ferreira V. P. de Campos, de São José dos Campos receberam seus troféus e diplomas. O complemento da premiação, foi a participação na Conferência com todas as despesas pagas.

PMB19(a)

PMB19(b)

PMB19(c)

É uma honra para nós poder proporcionar isso aos vencedores, que vem realizando excelentes trabalhos em prol da uso das bicicletas. Agradecimentos especiais àqueles que tornaram possível a realização deste projeto, que contou com o patrocínio do Itaú e apoio da Tembici, a participação de ambos tornou isso possível.

PMB19(4)

Conheça mais sobre o prêmio e sobre os vencedores.

Brasileiros em Dublin para a conferência Velo-city 2019

Desde 2015 levamos, em parceria com o Banco Itaú, uma delegação de brasileiros para a Conferência Velo-city, maior encontro mundial sobre mobilidade por bicicletas, que este ano acontece em Dublin, na Irlanda. Além dos vencedores do Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas 2019, fazemos uma seleção dentre os trabalhos brasileiros selecionados para serem apresentados na Conferência, para facilitar a ida de alguns destes, com todas as despesas de viagem e conferência pagas. Este ano, estamos enviando um times de feras, que já estão por lá, que além de selecionados lá, foram novamente selecionados por aqui, com trabalhos inspiradores. Confira os trabalhos selecionados e seus criadores, na tabela abaixo retirada do site oficial da Conferência.

TA_VC19

Além destes, outros dezesseis trabalhos brasileiros foram selecionados, num total de vinte trabalhos, dos quais 18 estarão presentes. Além dos 4 selecionados acima, e dos três vencedores do VI Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil, faz parte da parceria a Renata Falzoni do Bike é Legal que vai cobrir a participação da delegação e a Conferência, e o Edu Bernhardt da TA segue coordenando o grupo. Acompanhe a participação dos brasileiros, aqui, no Bike é Legal e nas redes sociais de ambos.

Para nós da TA, é uma honra poder propiciar à este pequeno grupo a participação neste evento, para apresentar ao mundo seus trabalhos e que certamente será de grande importância para qualificar ainda mais os projetos que desenvolvem.

Inspirar nos motiva!

Untitled Cada vez que vemos iniciativas da TA inspirando iniciativas semelhantes, seja usando uma metodologia na íntegra ou a adaptando à realidade local, mais motivados ficamos para seguir adiante.

Após iniciativas com o Desafio Intermodal, Contagens de Ciclistas e Ciclo Rotas dentre outras iniciativas, a Pesquisa Perfil do Ciclista, edições 2015 e 2018, trouxeram motivação para serem reaplicadas, passando por cidades pequenas como Paraty e seguindo para capitais como Maceió. Agora chega às cidades mexicanas em uma realização do ITDP México,  GIZ e Ciclociudades, que realizaram uma pesquisa Perfil do Ciclista Mexicano inspirada na nossa.
IMG_2772

Os resultados da pesquisa Mexicana podem ser baixados aqui e a metodologia que usaram por lá, também pode ser consultada, facilitando a reprodução da mesma, nos mesmo moldes que costumamos usar, disponibilizando tutoriais sobre todas as atividades de sucesso que realizamos.

Seguimos motivados à realizar novas atividades e que elas venham a ser replicadas e reaplicadas mundo a fora, sempre em busca de cidades melhores e mais pessoas em mais bicicletas mais vezes!

A Pesquisa Perfil do Ciclista Mexicano foi uma realização de:

MEXITDPGIZ

Promovendo a Mobilidade por Bicicletas 2019

Em sua sexta edição, o prêmio “Promoção da Mobilidade por Bicicleta” novamente selecionou as melhores iniciativas brasileiras em prol das bicicletas. Boas ideias merecem e precisam ser reconhecidas e homenageadas.

Conheça os vencedores:

Vencedora Categoria Ação Educativa e de Sensibilização:
Bicicletando / Prática Experimental
E.E. Profa. Zilah Ferreira V. P. de Campos –  São José dos Campos – SP
22
O projeto “Bicicletando” foi desenvolvido na escola E.E. Profa. Zilah Ferreira V. P. de Campos em São José dos Campos/SP co alunos da 3a série do Ensino Médio. As professoras Adriana (Matemática) e Gisele (Química/Física) que usam a bicicleta para realizar seu percurso para ir lecionar se utilizam desse modal para contextualizar algumas habilidades. No desenvolvimento das ações foi realizado um levantamento sobre o uso de bicicleta pelos alunos. Foi constatado que algumas alunas não sabiam andar de bicicleta. O projeto estendeu para a prática experimental, oportunizando para essas alunas aprenderem a andar de bicicleta. Essa iniciativa atravessou os muros da escola, uma das alunas que não sabia andar de bicicleta, hoje utiliza para deslocamentos, como ir para a Universidade.

Menções Honrosas Categoria Ação Educativa e de Sensibilização:
Viver de Bike
Instituto Aromeiazero – São Paulo  – SP
bikeart
O Viver de Bike é um programa que contempla um curso gratuito, festivais comunitários e a geração de renda através da venda e locação de bicicletas que foram reformadas. O conteúdo do curso de 60 horas é dividido entre prática de mecânica de bicicletas e conceitos de empreendedorismo e economia solidária.

Incidência política pela aprovação e apoio técnico para a execução do Programa Bicicleta Brasil
União de Ciclista do Brasil – UCB
–  BR
UCBBB
A UCB, trabalhou intensamente para ajudar a aprovar a lei que institui o PBB. Este programa visa incentivar a inclusão da bicicleta como modal de transporte em todas as cidades brasileiras com mais de 20 mil habitantes. Além da incidência para a aprovação do PBB, a UCB e a rede Bike Anjo assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional.  O ACT tem como objetivo a realização de ações de apoio aos municípios e estados para incluir a mobilidade por bicicleta em seus planos de mobilidade urbana; apoio na estruturação do PBB; capacitações sobre Planejamento da Mobilidade Urbana e política da bicicleta; e publicação técnica sobre Planejamento da Mobilidade Urbana e política da bicicleta.

Vencedor Categoria Levantamento de Dados e Pesquisas:
Pesquisa e Livro “O Brasil que pedala: a cultura da bicicleta nas cidades de pequeno porte”
Aliança Bike – São Paulo – SP
OBQP
Como é a vida nas cidades onde mais se pedala no Brasil? Quais os motivos que as fazem ter tantos ciclistas e quais são os hábitos e perfis destes ciclistas? Foi com interesse em responder a essas questões que a Parceria Editorial A Bicicleta no Brasil – composta pelas organizações Aliança Bike, União de Ciclistas do Brasil, Bicicleta para Todos e Bike Anjo -, acompanhada por mais de uma dezena de pesquisadoras e pesquisadores membros de organizações de ciclistas, debruçaram-se sobre 11 cidades brasileiras de pequeno porte – com até 100 mil habitantes – e altos índices de uso de bicicleta: Afuá (PA), Antonina (PR), Cáceres (MT), Gurupi (TO), Ilha Solteira (SP), Mambaí (GO), Pedro Leopoldo (MG), Pomerode (SC), São Fidélis (RJ), Tamandaré (PE) e Tarauacá (AC).

Menções Honrosas Categoria Levantamento de Dados e Pesquisas:
Vou de Bike com a Criança Segura
Criança Segura Safe Kids Brasil – São Paulo – SP
CS

O projeto contou com ações de conscientização e atividades para qualificar o andar de bicicleta de crianças em São Paulo, mas também contou com a execução da primeira pesquisa sobre como crianças utilizam a bicicleta na cidade de São Paulo.
De caráter exploratório, os dados foram coletados presencialmente nos quatro eventos da campanha entre Setembro e Outubro de 2018, bem como em questionário online aberto. A pesquisa contou com cerca de 300 respostas ao questionário e analisou 4 temas principais: características socioeconômicas dos responsáveis e das crianças, os costumes no uso da bicicleta, os comportamentos seguros e acidentes ou traumas.

Índice de Desenvolvimento Cicloviário Nacional
Ameciclo, Ciclocidade, Rodas da Paz e BH em Ciclo – PE, SP, DF, MG
IDCC

O Ideciclo é o resultado da análise de uma estrutura cicloviária, levando em consideração critérios relativos à cobertura da malha, velocidades máximas das vias, segurança e conforto de ciclistas. O índice pode ser utilizado para comparar nos caráteres quantitativo e qualitativo, a situação de uma mesma malha ao longo do tempo e em diferentes cidades. A metodologia de cálculo inclui parâmetros que permitem avaliar diversas tipologias cicloviárias.
O Ideciclo foi desenvolvido pela Ameciclo e aprimorado em parceria com as organizações Ciclocidade, Rodas da Paz e BH em Ciclo, que aplicaram em suas respectivas cidades.

Vencedor Categoria Empreendedorismo:
Oficina La Frida; por mais mulheres na mecânica
La Frida – Salvador – BA
LF
Oficina La Frida, é a primeira empresa de Mecânica de bicicleta feita por mulheres negras. Com uma equipe 100% de mulheres negras periféricas, a la Frida bike capacitou mais de 20 mulheres para o ofício. Do Curso Profissionalizante de Mecânica, na sua primeira turma formou 6 e na segunda 16 mulheres para realizar manutenção e montagem de bikes. A fim de gerar também empregabilidade local, incentivar a mobilidade e ter mais profissionais na área, a Oficina desenvolve produtos e serviços pensados para as estruturas periféricas, compartilha bicicletas para pessoas de baixa renda, lançará neste mês de Junho capacete pensado para população negra(crespa).

Menções Honrosas Categoria Empreendedorismo:
Bicicletas Utilitárias Inteligentes
Útil Bicicletas Inteligentes – São Paulo – SP
UB
A Útil Bicicletas Inteligentes tem 70% de fabricação nacional, desde o quadro, até alguns acessórios. Projetada em AutoCad, peças corte laser, torneadas e com 12 gabaritos, um investimento 100% nosso, projeto que levou um ano de estudos e prototipação, sem nenhum investimento externo. Busca preencher uma lacuna por este tipo de bicicleta no mercado nacional.

Pedivento CicloMovimento
Pedivento CicloMovimento – Florianópolis – SC
pdv
Coletivo de ciclistas que atua na grande Florianópolis promovendo a bicicleta como uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana. Trabalham com tele entregas e atuam ativamente em eventos de bicicleta, apoiando, divulgando e promovem pedais e eventos que envolvam a cultura ciclística. Acreditam que espalhando a palavra da bicicleta, promovendo o conhecimento e disseminando essa cultura uma pessoa por vez, conseguirão aos poucos mudar o mundo!

Ciclovia Musical
ArteMatriz Soluções Culturais – São Paulo – SP
CVM
A Ciclovia Musical oferece roteiros ciclísticos de 2h e 30 min por uma região com 5 paradas de 20 minutos em diferentes pontos para se assistir grupos musicais de diferentes formações e estilos. Cada roteiro é acompanhado por um monitor artístico que dá informações musicais de cada concerto e 4 monitores ciclistas que dão dicas sobre a conduta do ciclista no trânsito e suporte ao passeio ciclístico. Queremos incentivar os ciclistas a assistirem mais  concertos e quem já gosta de música, a experimentar a bicicleta como meio de transporte na cidade, forte alternativa para a mobilidade urbana.

Nesta edição foram 42 inscrições nas 3 categorias, igualando o número de inscrições do ano passado, com destaque para a categoria Ação Educativa e de Sensibilização que teve recorde de inscrições, equivalentes a 52% dos inscritos. Destaque para a região sudeste que enviou 62% das inscrições e para as mulheres que na categoria empreendedorismo, representaram 58% das inscrições.

Untitled-1

VI Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil

Untitled-2

Em sua sexta edição, o Prêmio – “Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil” novamente selecionará as melhores iniciativas brasileiras de quem trabalha em prol das bicicletas. Afinal, boas ideias precisam ser reconhecidas e homenageadas.

Dividido em três categorias o Prêmio reconhece a importância de diferentes áreas de atuação na promoção ao uso de bicicletas. Cada categoria terá um vencedor e duas menções honrosas e são elas:
· Ação educativa e de Sensibilização
· Levantamento de dados e pesquisas
· Empreendedorismo

As inscrições vão até o dia 11 de Maio e os resultados serão divulgados logo em seguida.

Clique aqui para ir para a página do evento e fazer sua inscrição.