XI Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil


Vem aí, a décima primeira edição do Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil! Desde 2014, a Transporte Ativo em parceria com o Itaú Unibanco, realizam a atividade que consiste em premiar as melhores iniciativas de promoção ao uso de bicicletas no país, nas categorias, Ação Educativa & de Conscientização, Levantamento de Dados & Pesquisas e Empreendedorismo.

Semana que vem, terão início as inscrições, que seguirão abertas até o final de Maio. Comece já a preparar seu material para envio.

Boas ideias merecem ser reconhecidas e homenageadas!

Conheça os resultados das edições anteriores.
2023  |  2022  |  2021  |  2020  |  2019  |  2018   |   2017   |   2016   |   2015   |   2014

Nova fase no Monitoramento de Bicicletas em Niterói!

niT2022Por diversos anos consecutivos nosso contador automático e portátil de ciclistas foi para Niterói, para em parceria com o Programa Niterói de Bicicleta e o Mobilidade Niterói, realizar uma série histórica de contagens. Propiciando uma excelente leitura da movimentação dos ciclistas locais e mostrando a importância das ciclovias e ciclofaixas neste processo. Monitorando, podemos validar o sucesso de uma infraestrutura cicloviária, do investimento envolvido e planejar melhor.

Cientes da importância de um bom monitoramento, o Niterói de Bicicleta dá uma pedalada à frente instalando 11 contadores fixos permanentes, um deles com totem mostrando os números do local, e uma plataforma pública para visualização dos dados. Clique na imagem abaixo para ir para a plataforma.

ContaBike

Tivemos ainda a honra de sermos convidados para participar da mesa de lançamento do novo programa de monitoramento, aonde falamos um pouco sobre a série histórica de contagens na cidade e a participação dos contadores Eco-Counter no processo.

ContaBike2

Cidades inteligentes são aquelas que investem em conhecimento sobre sua dinâmica para poder agir com sabedoria, alocando recursos físicos, humanos e financeiros onde será mais evidente o retorno para a população em qualidade de vida. A gestão pública que aprende constantemente pode acertar mais e corrigir os seus eventuais erros mais rapidamente. Investir na bicicleta é sucesso certo em todas as cidades, ainda assim é preciso fazê-lo com muitos critérios e os dados são fundamentais para isso.

Chamada Pesquisa Perfil Ciclista 2024 – PARTICIPE!

Perfil24

A Pesquisa Perfil Ciclista Brasileiro foi realizada em 2015, 2018, 2021 e agora está de volta para sua edição trienal. O estudos revelaram uma série de informações de grande valor para a promoção da mobilidade por bicicletas no País.

Viabilizada através de parcerias com diversas organizações de todas as regiões do Brasil a pesquisa é coordenada pela Transporte Ativo, Labmob – Laboratório de Mobilidade Sustentável da UFRJ e o Observatório das Metrópoles. Os resultados são marcos na compreensão do modal cicloviário na nossa atual realidade urbana.

Esta ano vamos fazer a quarta edição da Pesquisa Perfil Ciclista. Será uma grande oportunidade para contribuição e desenvolvimento de ações que promovam o uso da bicicleta. A análise dos dados coletados contribui com a compreensão dos desafios e caminhos possíveis para incremento da mobilidade urbana por bicicletas.

Se você ou sua cidade tiverem interesse em participar, clique no link abaixo.
Saiba mais e inscreva-se clicando Aqui!

ppc2024c

Revista Carrier

Carrier

Carrier é uma nova revista sobre bicicletas de carga que acaba de ser lançada no International Cargo Bike Festival, que acontece este final de semana em Amsterdam, Holanda. Ela vem para substituir a antiga International Cargo Bike Festival Magazine, com novo design e conteúdo mais amplo.

Estamos na matéria de capa! O texto aborda a cultura da bicicleta de carga no Brasil, conta um pouco sobre o 2º Encontro de Bicicletas de Carga, realizado em setembro no Rio de Janeiro, e ressalta a amplitude da cultura de bicicletas de carga no Rio e no Brasil. Vale e leitura na página 54, assim como todas as outras matérias da revista, que nos apresentam um panorama geral sobre bicicletas de carga ao redor do planeta!

Carrier1

Para nós da TA, é uma honra estar na capa dessa nova edição e na matéria de oito páginas, dando sequência ao trabalho que já fazemos a mais de uma década. Neste período nos dedicamos a divulgar as bicicletas de carga por aqui, tornando visível sua presença nas ruas e a importância deste tipo de bicicletas para cidades densas e resilientes.

Você pode ler a revista Carrier neste link.

Nos links a seguir, alguns dos projetos sobre o tema aos quais nos dedicamos:
Bicicletas de carga premiadas
Bicicletas e Logística
Encontro Carioca de Bicicletas de Carga
4 guias para promover as Bicicletas de Carga
Distrito de Baixa Emissão Rio & SCAP Cargo Bikes

 

ParanáBici | Seminário Paranaense de Ciclomobilidade e Cicloturismo

cwb2Curitiba sempre esteve à frente na promoção do uso das bicicletas, assim como o Rio, pioneiras e destaques nos anos 90, perderam um pouco o rumo mas aos poucos vem retornando aos seus lugares de destaque. Sede de tantos eventos e casa de tantas ações da sociedade civil, agora sob a batuta do Deputado Goura Nataraj, Curitiba vem ampliando seu alcance para todo o estado do Paraná.

Semana passada, a Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, foi a casa do ParanáBici, evento que reuniu diversos municípios paranaenses que vem planejando e promovendo as bicicletas, assim como grupos de ciclistas e empresas que pedalam pelos caminhos do cicloturismo no estado. Muito bom ver tantos atores de diferentes partes pensando em comum a bicicleta!

CWB1

Tivemos a honra e o prazer, de ao lado da Renata Falzoni, fazer a palestra magna na noite de abertura e a palestra principal da conferência sobre Ciclomobilidade na manhã seguinte. À tarde, a tarefa ficou para a Falzoni, que fez a palestra de encerramento na conferência sobre Cicloturismo.

Já estivemos em Curitiba em outras diversas ocasiões, sempre buscando promover o uso das bicicletas e compartilhar conhecimento, ensinado e aprendendo a cada visita! Muito bom participar desse desenvolvimento e poder estar perto e presente no planejamento de tantas cidades.

cwb3

Muito bom também reencontrar tantos amigos e fazer novas amizades, todos em uma busca comum, de cidades mais amigas das bicicletas e um mundo mais saudável! Tudo isso fora a incrível possibilidade de pedalar o próprio suco 😉

cwb4

Confira mais detalhes sobre o evento nas matérias abaixo:
Primeiro ParanáBici discute construção de políticas públicas voltadas para a cultura da bicicleta.
Assembleia promove ciclo de debates sobre políticas públicas voltadas para o uso da bicicleta.
Programação intensa encerra o Seminário Paranaense de Ciclomobilidade e Cicloturismo.

E alguns momentos em que estivemos em Curitiba anteriormente:
Uma comunidade nacional em prol da bicicleta. III Fórum Mundial da Bicicleta, 2014.
Bicicleta para técnicos e gestores, um seminário que pedala pelo mundo. Seminário “Formação de Gestores” Políticas Públicas de Ciclomobilidade, 2017.