Mobilibike – Cicloentregando por todo o Brasil

1bc

Faz tempo a TA vem falando sobre a importância das bicicletas nas entregas diretas, loja – cliente e fornecedor – lojas, assunto que vem tomando vulto mundo afora e nos envolvemos muito nessa divulgação com apresentações sobre o assunto no Transport Research Board, na International Cycling Conference e na Cargo Bike Festival Magazine, em 2007. Neste mesmo ano,  o projeto Mobilibike foi premiado com uma menção honrosa no Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil, e nos sentimos muito felizes de ter um projeto como esse participando do Prêmio.

Foi no final de 2015 em Curitiba que dois amigos ciclistas, Luciano Zaina e Eduardo Novaes Ramires, resolveram quebrar a cabeça para criar um sistema baseado no uso da bicicleta, que gerasse renda de forma simples à ciclistas e levasse mais sustentabilidade e agilidade ao mercado de entregas urbanas E assim nasceu a Mobilibike.

Long-John-1

Em 2016 começaram a trabalhar no coworking da Kuritbike, ganharam o prêmio “Empreender Junto é Melhor”. Em junho de 2016 iniciaram as primeiras entregas pela plataforma online. Em 2017, além da menção Honrosa no prêmio “Promovendo a Mobilidade por Bicicletas”, da Transporte Ativo, em dezembro de foram os terceiros colocados no concurso “Minha Startup Muda o Mundo” da Associação Comercial do Paraná.

Hoje a Mobilibike tem mais de 110 ciclistas independentes, que usam a plataforma para receber os pedidos de entregas dos mais variados itens: documentos, livros, semi jóias, exames médicos, peças e aparelhos de celular, flores, congelados, delivery de alimentos, cafés especiais, e por aí vai! Estamos em processo contínuo de crescimento. Esse ano, levaram para Curitiba a primeira bicicleta modelo “Long John” da cidade, e estão mostrando que bicicletas podem levar sim encomendas maiores! Em breve irão inserir a possibilidade de chamar ciclistas habilitados para serviços rápidos de mecânica de bicicleta, chaveiro, maquiagem, e outros.

pta17g

Desde o início a Mobilibike já pensava em como expandir a plataforma além de Curitiba. Quase 3000 ciclistas e pessoas interessadas em pedir entregas de outros locais se cadastraram na plataforma, e muitos nos perguntam sobre nossos planos de expansão. Desenharam uma estratégia que pudesse ampliar as entregas por bicicletas no Brasil, ajudando empreendedores a iniciar suas empresas sem o custo, a demora e as enormes dores de cabeça e desafios envolvidos em desenvolver uma plataforma online. Decidiram então oferecer um software “white label”, ou seja, os cicloempreendedores podem ter seu domínio de internet e aplicativo próprios, com sua identidade visual. Mas com as mesmas funcionalidades do sistema da Mobilibike. E qualquer melhoramento no sistema é repassado a todos. Ficamos agora mais próximos de realizar essa iniciativa! A Mobilibike foi selecionada entre projetos de todo o Brasil, para participar da iniciativa “Primeiros Passos” do Itaú e Benfeitoria. Cicloentregando por todo o Brasil!” foi lançado na plataforma Benfeitoria.  O financiamento coletivo (crowdfunding) é simples: você analisa o projeto, e escolhe o valor para apoiar a iniciativa! Se atingirmos a meta, a nossa plataforma, devidamente adaptada, será utilizada em todo o Brasil! Aumentando a participação das bikes em entregas rápidas pelo nosso país, e gerando renda para muitas pessoas! O financiamento coletivo é tudo ou nada, ou seja, caso infelizmente a meta não seja atingida, seu dinheiro é devolvido. Apoie, divulgue

Retrospectiva 2017

18d

O ano que passou, foi repleto de desafios e conquistas, agora iniciamos uma nova rodada de 365 dias, veja abaixo um pouco do que rolou em 2017.

Foram 55 ações, em 14 cidades de 7 países; 36 palestras e debates; 78 aparições na mídia, dentre elas TVs, Rádios, Impressos e Web. Fomos convidados pela UN-Habitat e pela ECF, para parparticiparmos em seus painéis no Velo-city 2017 em Nijmegen na Holanda e escrevemos um artigo para o International Cargo Bike Festival Magazine. Voltamos a fazer parte dos conselhos de transporte do Estado e Municpio do RJ (não sabemos se isso e bom ou ruim 😉 ) e mais uma vez, o Projeto Ciclo Rotas Centro se destacou, sendo certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil e finalista do Prêmio Tecnologia Social 2017 na categoria Cidades Sustentáveis, falamos ainda sobre bicicletas e logística no Transport Research Board nos EUA e na comemoração dos 200 anos da bicicleta em Mannheim na Alemanha.

Seguimos em 2018 a busca por mais pessoas em mais bicicletas mais vezes e contamos com todos vocês para que isso aconteça a cada minuto deste novo ano que se inicia.

Para conferir toda a jornada da Transporte Ativo em 2017, navegue nas abas abaixo.

· Ciclo Rotas Centro – Certificado como Tecnologia Social em favor da bicicleta pela Fundação Banco do Brasil e finalista do Prêmio Tecnologias Sociais 2017
· Participação no painel Creating a cycling culture in bike-unfriendly environments, no Velo-City 2017 à convite da UN-Habitat.
· Participação no painel Creating Advocacy Leaders, no Velo-City 2017 à convite da European Cyclists Federation.
· Artigo no International Cargo Bike Festival Magazine.

· Workshops Perfil do Ciclista, Ciclo Rotas e Introdução ao Mundo Cicloviário na Semana de la Movilidade Humana e Sostenible – Medellín, Colombia, a convite da prefeitura local.
· Apresentação de trabalho sobre entregas por bicicletas no Rio, na Celebração dos 200 Anos da Bicicleta em Mannheim, Alemanha.
· Apresentação "Frete Urbano Limpo, Silencioso e Eficaz: Uma Visão Geral da Logística por bicicletas no Rio de Janeiro" no painel "Inovação em Fretes Urbanos" no encontro anual do Transportation Research Board.

· Apresentação "A Bicicleta e as Cidades - Ontem, hoje, amanhã", para funcionários Tem Bici Rio.
· Coordenação Workshop para apresentação do pré programa Velo City 2018 Rio.
· V apresentação “Os Desafios da Mobilidade Urbana, as Bicicleta e o Futuro das Cidades” no Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental – PUC Rio e Technische Universität Braunschweig da Alemanha, na PUC Rio.
· Participação no painel "O que estamos fazendo? Um panorama do cicloativismo e da incidência política no Brasil", na 4ª Formação em Ciclomobilidade, Ciclocidade - SP.
· Transporte Ativo é finalista do PrêmioTecnologias Sociais 2017 - Fundação Banco do Brasil.
· Bate papo Ciudadanos haciendo Ciudad – Unimayor – Popayan, Colombia.
· Workshop Perfil do Ciclista, Semana de la Movilidade Humana e Sostenible – Medellín, Colombia.
· Workshop Ciclo Rotas e Contagens de bicicletas, Semana de la Movilidade Humana e Sostenible – Medellín, Colombia.
· Seminário Introdução ao Mundo Cicloviário para servidores da Prefeitura de Medellín, Colombia, na Semana de la Movilidade Humana e Sostenible.
· Aplicação do Workshop “La Sociedad Civil en los Sistemas de Bicicletas Públicas y la cultura ciclista de las ciudades” no evento UITP-AL Como convertirse em um provedor de movilidad real - Rosário - Argentina.
· Aplicação do Workshop Formação de Gestores - Políticas Públicas de Ciclo Mobilidade - Curitiba promovido pelo Gabinente Goura Nataraj.
· Palestra debate "Ciclomobilidade - Velo City 2018 & Perfil do Ciclista 2017", em Curitiba promovido pelo Gabinente Goura Nataraj.
· Palestra Mobilidade Urbana no Instituto Mackenzie.
· Participaçao no encontro O Cicloativismo no Brasil: um olhar para o passado, presente e futuro do movimento - Realização Instituto Clima e Sociedade iCS
· A Bicicleta no Plano de Mobilidade de Niterói - apresentação sobre Bicicletas nos Planos de Mobilidade.
· 7º BiciRio coorganização e participação debate Velo-city 2018.
· Coorganização e participação debate Lançamento Documentário Bicicleta Brasil - Pedalar é um Direito de Renata Falzoni.
·Transporte Ativo na Celebração dos 200 Anos da Bicicleta. Apresentação de trabalho sobre entregas por bicicletas no Rio.
· Participação na mesa do Debate: A Bicicleta e o Novo Cödigo de Trânsito Brasileiro. OAB Barra-RJ
· Apresentação no Seminário Bloomberg: Economia, Comércio e Mobilidade Ativa: Passo a Passo para uma Cidade Dinâmica.
· Participação no Painel Velo-city 2018 no Shimano Fest, aberto para o público.
· Realização do 8º Desafio Intermodal Carioca - Pós Olímpico.
· Participação no Painel Velo-city 2018 no Shimano Fest, voltado para o mercado de bicicletas.
· Participação na mesa para o Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Bicicleta e da Mobilidade Ativa. Camara dos Vereadores - RJ.
· Participação no debate "Comunicação e a Bicicleta: Comunicar para Mudar" no 6º Fórum de Bicicleta Manaus.
· Jogos de Bicicleta no evento " O Passeio é Publico" - parceria com Instituto Goethe.
· Divulgação dos resultados da Pesquisa Grupos de Pedal da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
· Conected Smart Cities - SP, apresentação 3ª Geração de Bicicletas Públicas.
· Entrega do Prêmio A Promoção da Mobilidade por Bicicletas no Brasil, durante o Velo-City 2017.
· Velo-City 2017-4. Participação como debatedores, à convite na UN-Habitat Session: Creating a cycling culture in bike-unfriendly environments.
· Velo-City 2017-3. Participação como palestrantes, com o trabalho selecionado The Profile of Cyclists.
· Velo-City 2017-2. Participação como palestrantes, à convite da JB Mobility, Institutional arrangements for cycling: Challenges in Latin American cities.
· Velo-City 2017-1. Participação como palestrantes, à convite da ECF, no painel Creating Advocacy Leaders.
· Virada Sustentável Rio de Janeiro - Painel Mobilidade Urbana. MAR Museu de Arte do Rio.
· Jogos de Bicicleta no Tiradentes Cultural.
· Charla Debate – La bicicleta como medio de movilidad – Historia, logros y pendencias en políticas de Estado desde lá perspectiva de la asociación brasilera Transporte Ativo. Universidad Tecnica. Nacional – Córdoba – Argentina.
· Jogos de Bicicleta no Dia da Europa.
· Apresentação "A Bicicleta e o Futuro da Mobildade no Rio de Janeiro" no evento de inauguração do Bicicletário Souza Cruz.
· Apresentação "Producción de conocimiento para la promoción de la movilidad por bicicleta en Brasil: Investigación Nacional y formación de la Red de investigadores", no VI Fórum Mundial da Bicicleta - Cidade do México.
· Apresentação "Pefil do Usuário de Bicicletas Públicas no Brasil", no VI Fórum Mundial da Bicicleta - Cidade do México.
· Apresentação "Terminología y Semántica en la promoción del uso de la bicicleta", no VI Fórum Mundial da Bicicleta - Cidade do México.
· Participação no painel “Ciudades en Movimiento. La bicicleta en otras latitudes, como transporte público y privado.” da Oficina pré VI Fórum Mundial da Bicicleta “Sistemas de Bicicletas Compartidas, realidades y retos hacia uma política de movilidad sustentable”. CDMX.
· Participação no painel “Modelos de Aquisición, Operación y Mantenimiento, mecanismos de implementación” da Oficina pré VI Fórum Mundial da Bicicleta “Sistemas de Bicicletas Compartidas, realidades y retos hacia uma política de movilidad sustentable”. CDMX
· Treinamento em parceria com a CEDUT- Coordenadoria de Educação para o Trânsito e Relacionamento com o Cidadão da CET Rio, para a empresa que operará as escolinhas de trânsito com bicicletas na Lagoa Rodrigo de Freitas e Parque Madureira.
· Lançamento chamada para pesquisa Grupos de Pedal da RMRJ.
· Oficina Prenda ou Perca, no evento Ciclo Experiência - Museu do Ingá Niterói.
· Lançamento chamada para pesquisa Perfil do Ciclista 2017.
· Abertura das Inscrições para o IV Prêmio A Promoção da Mobilidade por Bicicletas no Brasil.
· Apresentação "Mobilidade por Bicicletas no Rio de Janeiro e Segurança no Trânsito" no evento Segurança no Trânsito dos Ciclistas - OAB-Barra.
· Participação no júri do Climate Journalism - "Mobilidade Urbana e Mudanças Climáticas".
· Assembléia Geral, Retrospectiva 2016 e Prévia 2017.
· Apresentação "Frete Urbano Limpo, Silencioso e Eficaz: Uma Visão Geral da Logística por bicicletas no Rio de Janeiro" no painel "Inovação em Fretes Urbanos" no encontro anual do Transportation Research Board.

· Seleção em parceria com o Banco Itaú, para financiamento de viagem de três dentre os trabalhos brasileiros selecionados para o Velo-City 2017.
· Lançamento do Guia Prenda ou Perca.
· Lançamento Retrospectiva 2016.

· O Globo - No Rio, está mais difícil andar sobre duas rodas. 12 / 11
· O Globo - Conte algo que não sei - A bicicleta é ferramenta de inclusão social. - 23 / 10
· O Globo - Educação é a ferramenta para ampliar e melhorar o Rio que pedala. 03 / 09
· O Globo - Ciclista carioca cruza a África em bike de bambu no projeto Roda Mundo. 01 / 09
· O Globo Zona Norte - Zona Norte tem a menor malha cicloviária do Rio. 19 / 08
· O Globo Niterói - Crescimento das ciclovias muda hábito dos moradores. 29 / 07
· Livro - Mobilidade Humana para um Brasil Urbano - ANTP 2017
· Cletofilia – Perfil Ciclista 2017. Vol.3 No.2 pg38
· International Cargo Bike Festival Magazine – June 2017
· O Fluminense - Ladrões de olho nas ‘magrelas’. 03 / 06
· Livro Cidades e Soluções: como construir uma sociedade sustentável – André Trigueiro. Junho 2017
· Revista LA Network - Red Colaborativa.
· Revista CIPA Ed 451 - Incentivo às Bicicletas. Abril 2017

· O Fluminense – Cultura da bicicleta invade Museu do Ingá. 09 / 04
· Folha SP - Revista São Paulo - Gestão Doria faz planos para bicicletas, mas não diz metas nem prazos. 02 / 04
· Revista Bicicleta Ed. 71 - Dicas - De Bicicleta para o Trabalho. Março 2017
· DO SETRANS-RJ - Região Metropolitana do Rio conta com 2,5 mil bicicletários. 17 / 03

· O Globo - Segundo Caderno - Pedalar muda o mundo - Cidades em transformação. 03 / 02

· Planeta da Bike - Divulgadas as datas do Velo-city 2018 no Rio. 01 / 12
· Medium – Alexandre Honorato – Mapa cicloviário do Rio de Janeiro. 01 / 12
· Unimayor -¿Quiénes son los usuarios de la ‘bici’ en Popayán? 14 / 11
· Rede TVT - Seu Jornal - Defensores do uso da bicicleta reclamam de lei assinada pelo prefeito de São Paulo. 14/11
· Portal Mobilize - Caminhando com SampaPé! em Medellín – Parte 1: Pré Fórum. 04 / 11
· LA Network - Velo-city Río 2018, por primera vez en Latinoamérica. 30 / 10
· El Litoral - Invitan a participar del "Perfil Ciclista Santa Fe". 11 / 10
· Canal Goura - Entrevista com João Lacerda da Transporte Ativo. 10 / 10
· DataLab - Capital da bicicleta pra quem? 09 / 10
· Canal Mova-Se – “Economia, Comércio e Mobilidade Ativa“. 21 / 09
· Shimano Fest -Shimano Fest promove prévia do Velo-City Rio 2018. 15 / 09
· Fundação Banco do Brasil - Iniciativa mapeia uso da bicicleta no Rio e propõe soluções ao poder público. 01 / 09
· Bike é Legal - RJ: Ciclistas realizam 1ª contagem na Barra da Tijuca. 30 / 08
· Camelo Urbano - Diário de Bike: Maracanã Praça Saenz Peña Bicifeira. 31 / 07
· Bike e legal - Live com Sérgio Avelleda, Secretário de Mobilidade de SP. 20 / 07
· Casa Fluminense - Plano Diretor Cicloviário: especialistas recebem proposta com ressalvas. 19 / 07
· Bike é Legal - Hangout Velocity Holanda e Rio de Janeiro. 13 / 07
· iCS - iCS leva delegação com membros da sociedade civil e dos governos de Brasília, São Paulo, Recife e Belo Horizonte para o Velo-City 2017. 12 / 07
· UrbeCaRioca - O Velo-city 2018 vem aí. 07 / 07
· Pedala Manaus - Movimento Pedala Manaus esteve na maior conferência mundial sobre mobilidade em bicicleta, o Velo-City 2017. 05 / 07
· Portal Mobiblize - Bicicleta e seu impacto na economia da cidade. 04 / 07
· CAN - 10 tips for cycling advocacy from VeloCity global conference. 26 / 06
· Ciclocidade - Breve relato sobre a Ciclocidade no Velo-city 2017. 22 / 06
· Vá de Bike - Iniciativas brasileiras receberam prêmio na Holanda durante a Velo-City. 16 / 06
· ECF News - Day 03 at Velo-city 2017. 15 / 06
· Vá de Bike - Você não pode perder nossa cobertura da Velo-City 2017, na Holanda. 08 / 06
· UCB - A experiência da Pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro 2015 no FMB6. 19 / 05
· Vá de Bike - Iniciativas que promovem o uso da bicicleta no Brasil serão premiadas na Holanda. 07 / 04
· Planeta da Bike - E aí, pode ou não andar de bicicleta na calçada? 06 / 04
· Bike é Legal – Concorra a uma viagem para o Velo-City 2017 com tudo pago. 03 / 04
· Planeta da Bike - O Código de Trânsito Brasileiro vai mudar. Veja propostas sobre bicicleta. 31 / 03
· New Indie - Gabriela Binatti. 29 / 03
· LA Network - Brasil une a ciudades latinoamericanas a través de la bici. 28 / 03
· New Indie - Perfil del Ciclista latinoamericano 2017. 27 / 03
· LA Network - Convocatoria Investigación Perfil del Ciclista 2017 ¡Participa! 27 / 03
· Observatório das Metrópoles - Pesquisa Perfil do Ciclista 2017. 27 / 03
· Cidade Barra - Vereador cobra sinalização nas áreas de ciclismo. 21 / 03
· Bike Village - Como evitar 6 casos comuns de furto de bicicleta. 08 / 03
· Climate Journalism – Entrevista José Lobo – Presidente Transporte Ativo. 22 / 02
· Bike é legal – A Transporte Ativo quer sua ajuda para pedalar mais longe. 21 / 02
· Casa Fluminense - Facebook - Agenda #Rio2017. 07 / 02
· Vá de Bike - Em frente a ciclofaixa, comércio floresce conquistando ciclistas em Fortaleza. 27 / 01
· Boletim Aro Meia Zero - Próxima parada: Velocity na Holanda.
· Arch Daily - Transporte Ativo e Mountain Bike BH elaboram o manual "De Bicicleta para o Trabalho". 13 / 01 (Revival)
· Camelo Urbano - Transporte Ativo. 03 / 01

· Radio MEC AM Rio 800khz – Bate-Papo ponto com – Pedestres e Ciclistas serão multados? 06 / 11
· Bate-Papo Ponto Com. Radio MEC AM-800khz - Semana da Mobilidade. 20 / 09
· Villanos Radio100.7 Argentina - Movilidad Activa & Deporte en la Ciudad. Experiencias de Colombia & Brasil. 19/09
· Globo Esporte Amazônia - Salve Salve - Ciclismo é o tema desta Sexta Feira. 25 / 08

· Canal Off – Coletivo Off, Transporte Ativo. Reprise.
· TV Gazeta - Muitos Problemas nas Ciclovias. 05 / 07

· Globo News - Cidades e Soluções - As inovações no meio-ambiente em 10 anos de programa. 05 / 06

· TV Globo - SPTV - Roubos de bicicleta disparam nos quatro primeiros meses do ano em SP. 20 / 05

2018 vem aí!

2017 foi um ano diferente, com muitas coisas inesperadas, de todos os tipos, boas e ruins, mas com saldo positivo. Atravessamos o ano mais uma vez Promovendo a Mobilidade por Bicicletas através da realização de diversas atividades em diferentes países e em muitas cidades brasileiras. A pesquisa Perfil do Ciclista 2017 concretizou parcerias que se espalharam pela América Latina. Dentre as atividades muitas foram palestras, em cursos de Mestrado, para o poder público, empresas, escolas, eventos e conferências, algumas em bicicletários, outras em oficinas, lugares inusitados estiveram sempre presentes em 2017.

18b

Agora vem aí 2018, repleto de desafios e com boas promessas ciclísticas. Para o Rio de Janeiro, a realização da Conferencia Velo-city 2018, maior conferencia mundial sobre mobilidade por bicicletas e do brasileiríssimo Bicicultura, encontro nacional de mobilidade por bicicleta que reúne promotores e ativistas da bicicleta de todo o país, prometem sacudir a cidade com bicicletas por todos os lados, nas ruas e nas cabeças. Serão mais 365 dias de desafios constantes onde buscaremos à cada um deles superar as dificuldades e mostrar o quanto a bicicleta pode ser importante para as mudanças tão necessárias nos dias atuais, para melhoria no cotidiano das cidades e dos seres humanos no planeta terra! Que todos pedalem mais bicicletas, mais vezes, com mais segurança, prazer e felicidade! Seja Bem Vindo 2018!

18e