Bicicletas no Plano Estratégico do Rio de Janeiro

participa

O Plano Estratégico da Cidade, do qual participamos através do Conselho da Cidade, foi apresentado recentemente. Nem sempre é oferecido à Sociedade Civil participar das decisões que direcionam o possível futuro de nossas cidades, mas dessa vez, foi possível aos cariocas dar sua contribuição através do Participa.Rio.

As bicicletas estão lá, presentes e com boas perspectivas até 2024. Veja abaixo a Meta nº20 do tema transversal Longevidade, Bem-Estar e Território Conectado.
meta20Para chegar neste número, foram levantadas as distâncias necessárias para fazer as conexões entre as infraestruturas existentes e levá-las até os terminais de transporte público. Ou seja, são 485 km de novas infraestruturas, praticamente dobrando a malha cicloviária atual. Mas, para que funcione de verdade e esse número seja real, será necessária uma revitalização / manutenção de toda a malha existente, que conta com alguns pontos muito mal tratados e com outros que simplesmente desapareceram, após algumas obras e falta de manutenção preventiva.

Conheça o Livreto de Apresentação do Plano Estratégico da Cidade, e veja como foi todo o processo e algumas de suas diretrizes.
Abaixo o Mapa Cicloviário Carioca, clique na imagem para visitar.

mapaarcgis

Vai Longe – Conheça os premiados

a

O Programa de Aceleração Vai Longe da Tembici já tem o resultado dos projetos selecionados que, de acordo com as necessidades apresentadas, dividirão o prêmio de R$50.000,00 (cinquenta mil reais) para implementações e execuções, até o final deste ano.

Ao todo, foram inscritos 40 projetos, a etapa de avaliação contou com a análise de um comitê de especialistas da Tembici e da Transporte Ativo, que selecionaram 10 finalistas para uma análise mais ampla.

As organizações selecionadas foram: Bike Favela – Oficina de ciclocidadania; Bike Anjas Multiplicadoras – Formação virtual para mulheres; Roteiro Digital – Autoguiado da La Ursa Tours.

Conheça um pouco de cada iniciativa:

VLK (1)Bike Favela • “O BikeFavela é um projeto que busca oferecer condições que favoreçam as mulheres, a comunidade LGBTQIA+ e as pessoas com mais de 50 anos a pedalar de forma empoderada. Esse empoderamento é composto pela compreensão crítica da nossa realidade urbana e dos deslocamentos urbanos, das regras, riscos e limitações dos meios de transporte nas cidades, e, sobretudo, das possibilidades e potencialidades da ciclomobilidade urbana. O projeto vem sendo realizado na Favela da Vila Prudente (São Paulo/SP) desde setembro de 2020, mobilizando diretamente mais de 40 pessoas ao longo de 16 oficinas. Os ciclos de formação contam com 3 encontros, que envolvem a exposição de informações técnicas de forma conectada com a prática do uso da bike na cidade. As parcerias permitem que o curso seja oferecido de forma gratuita para a comunidade: além da monitoria, disponibiliza-se o empréstimo de bicicletas e as passagens de metrô para as aulas de integração. A formação começa pelo entorno da favela, passa pelo território, e logo expande os horizontes por meio da integração da bicicleta com o metrô. Nessa nova fase, o projeto terá, também, a adição de uma oficina voltada para o uso das bicicletas compartilhadas. A iniciativa é realizada em colaboração com o Movimento de Defesa do Favelado e a Pastoral da Igreja São José Operário. O projeto é implementado pela Ana Paula de Lima e a Diana Santos, empreendedoras sociais e ativistas engajadas que residem no território, e pelo Lucas Bravo Rosin, empreendedor social que dá suporte na construção e consolidação da iniciativa.”

VLK (2)Bike Anjas Multiplicadoras • O projeto Bike Anjas Multiplicadoras tem como objetivo disseminar conhecimento e boas práticas sobre bicicleta e autonomia de mulheres abordando temas como: pedalar de forma segura na cidade, conforto, mecânica básica e legislação (Código de Trânsito Brasileiro). Vamos estimular mulheres a usarem a bicicleta como meio de transporte por meio de uma cartilha virtual construída coletivamente pelas Bike Anjas do Brasil e realizaremos encontros virtuais para abordar os temas da cartilha. As participantes serão convidadas a se tornarem voluntárias multiplicadoras do aprendizado com o intuito de transformar a vida de mais mulheres, tudo de forma virtual para mulheres de diversas regiões do país.

VLK (3)Roteiro Digital – La Ursa Tours • O Roteiro Digital/Autoguiado da La Ursa Tours pretende oferecer alternativas de roteiros, feitos por bicicletas, que não dependam da presença de um condutor para acontecer. A ideia é dar a opção para as pessoas saírem de casa e praticar uma atividade física (reduzindo o sedentarismo e melhorando a qualidade de vida) de forma barata, segura, educativa e lúdica.

Mais uma ótima parceria com a Tembici, esperamos que o resultado alavanque os projetos premiados e que estes alcancem seus objetivos, para que cada vez mais pessoas usem mais bicicletas, mais vezes 🙂

A Revisão do Plano Diretor do Rio está em andamento. Cariocas, participem!

PD_2

O Rio está revisando o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável e a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo e quase todos tem a oportunidade de participar. Algumas organizações pró bicicletas e pedestres, incluindo a TA estão diretamente envolvidas, como a Comissão de Segurança no Ciclismo do Rio – CSCRJ e Caminha Rio. Mas o cidadão e outros grupos preocupados com o planejamento e o futuro de nossa cidade podem participar ativamente. Oportunidade não muito comum por aqui, portanto, bora participar!

A participação popular é fundamental, assista o vídeo convite abaixo.

É possível aos cariocas participar dando sua contribuição direto através deste link.
PD_3

Podem participar também respondendo às enquetes do Plano Diretor, neste link é possível contribuir com sua opinião.
PD_4

Existirão ainda audiências públicas, acesse o site do  planodiretor.rio para se informar sobre as datas.

A ideia é fazer um plano o mais participativo possível!
Afinal quem mais conhece a cidade, são seus cidadãos.
Essa é uma excelente oportunidade de sugerirmos o que desejamos para nossa cidade. Participe!

A bicicleta aparece em destaque no site do Plano Diretor. Estaremos presentes em busca de garantir que ela tenha espaço de destaque também no conteúdo do Plano!

Buscando Transformar o Rio de Janeiro

PDRJ

Tivemos nossa inscrição aceita para participar do processo de elaboração da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável e da lei de parcelamento, uso e ocupação do solo da cidade do Rio de Janeiro. Conheça as organizações participantes. Ao mesmo tempo, fomos convidados para voltar a fazer parte do Conselho da Cidade, excelentes oportunidades para influenciar medidas pró bicicletas, acalmamento do trânsito e consequentes deslocamentos mais seguros em nossa cidade. A tarefa é difícil, mas o Rio tem um ótimo momento para se transformar, com excelentes equipes em diferentes áreas, como Urbanismo, Planejamento, Transportes, Engenharia de Tráfego e Meio Ambiente, todos com uma visão moderna de cidades mais saudáveis e tranquilas. Com todas essas secretarias trabalhando com Bicicletas e Pedestres na cabeça, a esperança por melhorias efetivas na Cidade é grande. Vale citar que no Meio Ambiente temos coordenando o Programa Cicloviário Carioca, nada mais nada menos que Viviane Zampieri do Bike na Pista. Na Presidência da CET Rio, Simone Costa, que a mais de dez anos incentiva o uso de bicicletas, tendo inclusive, sido uma super parceria nos tempos do saudoso ICE- Interface for Cycling Expertise, programa holandês que muito influenciou o planejamento cicloviário Carioca e de diversas cidades brasileiras. E liderando o Urbanismo, Washington Fajardo, curador escolhido pela Fundação Bienal de São Paulo para escolher os exemplos brasileiros a serem mostrados na Bienal de Arquitetura em Veneza, na mostra “JUNTOS” que compôs o Pavilhão do Brasil na Bienal de 2016. Com um time desses, podemos esperar por boas soluções para a cidade.

Que este cenário ajude na construção de uma cidade mais justa e inclusiva, onde o Plano Diretor Cicloviário se torne também uma realidade, quem sabe levando o Rio novamente ao status de Capital da Bicicleta no País.

Tembici | Conteúdo Educativo

TBC221

Mais uma parceria com a Tembici seguindo a linha educativa usada na elaboração dos manuais online em 2020. Desta vez foram campanhas nas redes sociais, para público dirigidos, na Cidade de Salvador, no Estado de Pernambuco e entregadores ifood, todas no estilo “Fato ou Fake”, em vídeos que apresentam situações que podem trazer dúvidas aos usuários. Dúvidas sanadas, maior segurança nas ruas,

Acompanhe pelas redes sociais da Tembici. Facebook e Instagram.