Sobre Nós

TRANSPORTE ATIVO
Por um Futuro mais Limpo e um Trânsito mais Seguro!

Transporte ativo = meios de transporte à propulsão humana:
Bicicletas, pedestres, triciclos, patins, skates, patinetes, cadeiras de rodas…
Tudo o que permite a mobilidade das pessoas apenas pela força de seu corpo.

Nosso objetivo é defender, divulgar e promover em âmbito local, nacional e internacional, os meios de transporte à propulsão humana como opção de transporte, turismo, trabalho, lazer, saúde e esporte.

Nossas linhas de ação:
· conscientizar sobre uso correto e seguro das bicicletas, triciclos, skates, etc;
· desenvolver, promover, apoiar projetos, atividades e campanhas educativas, culturais, ecológicas e sociais em parceria com organizações da sociedade civil, iniciativa privada e o governo;
· difundir a cultura dos veículos à propulsão humana, defendendo e promovendo direitos e deveres;
· realizar pesquisas e levantamento de dados;
· desenvolver cartilhas e mapas;
· promover a intermodalidade e construir cenários de discussão incentivando a cultura e os benefícios dos meios de transporte à propulsão humana.

Temos assento no Conselho Municipal de Transportes do Município do Rio de Janeiro, no Conselho da Cidade do Rio de Janeiro e fazemos parte do GT Cicloviário Carioca desde 2003. Dialogando, apontando demandas e trazendo dados e fatos sobre o uso das bicicletas na cidade, para a gestão municipal.

Realizamos anualmente desde 2014 o prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil e a cada 3 anos, desde 2015, a Pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro já realizada em 35 cidades brasileiras.

Atuamos em parceria com diversas organizações locais, de outros municípios brasileiros e também internacionais.

Nossa meta é a utilização cada vez maior de formas mais simples, econômicas e não poluentes de transporte, proporcionando assim cidades mais humanas.

A Associação Transporte Ativo é uma Organização da Sociedade Civil voltada para qualidade de vida através da utilização de meios de transporte à propulsão humana nos sistemas de trânsito.

Somos um grupo de pessoas que, desde a década de 90, tem usado a bicicletas e afins como meio de transporte, divulgando e defendendo seu uso de diferentes formas. Em 2003, visando somar nossos esforços e abrir canais formais de diálogo com o governo e a sociedade, nos unimos e fundamos a Associação Transporte Ativo, para ir além do que já tínhamos realizado.

Hoje, a Transporte Ativo é formada por entusiastas, especialistas, consultores e autoridades da causa da propulsão humana, da mobilidade sustentável e da qualidade de vida.

Somos um grupo dedicado e consciente, em busca de maior respeito e compreensão dos meios de transporte à propulsão humana. Para melhor saúde, maior inclusão social, menor poluição, por cidades mais felizes e seguras.

trioTA em 2006

Diretoria

ZL1
Zé Lobo

Desde 1989 venho de alguma forma defendendo e divulgando seu uso na cidade e fora dela, tentando mostrar a todos as vantagens que as bicicletas podem oferecer, nas mais diversas situações. Fiz a pesquisa para a publicação da Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, o ABC do Ciclista, manual educativo para o ciclista urbano em 1995, quando surgiu pela primeira vez a idéia de uma associação. No ano de 2003 muitas coisas aconteceram, dentre elas fui convidado a participar do Grupo de Trabalho para Ciclovias da Prefeitura do Rio de Janeiro, participei de alguns seminários internacionais e alguns projetos que surgiram só sairiam do papel com uma associação organizada. Nascia então a Transporte Ativo.
Hoje mais do que nunca, estou lado a lado com as bicicletas e os meios de transporte à propulsão humana, promovendo e utilizando, sempre em busca de um mundo mais amigo!
Ciclo currículo
Conselho ITDP Brasil
Conselho World Cycling Aliance 2014 - 2021
Conselho da Cidade do Rio de Janeiro 2012 - 2016  /  2020 - 2024

 

Edu
Eduardo d’Avila Bernhardt
Lembro de cada alegria proporcionada pelas bicicletas que tive na infância, da hora em que as ganhava de meus pais às aventuras pelas ruas e parques da cidade. Durante o 2º grau e a faculdade a bicicleta virou meio de transporte. O sonho de viajar sobre duas rodas cresceu naturalmente. Depois da primeira viagem entre Ubatuba e Paraty a presença da bicicleta aumentou na minha vida e a do carro diminuiu. Quando ele foi furtado nem me importei. Em 2004 eu e a Carol, minha esposa, decidimos vender o carro dela. Ficamos com as bicicletas, com mais saúde, sem a culpa da poluição e com mais amigos do que antes. Pedalamos diariamente para o trabalho, e visitamos lugares cada vez mais distantes de bicicleta, usufruindo todos os benefícios de pedalar. A bicicleta e os demais veículos a propulsão humana podem melhorar a qualidade vida nas cidades e é para isso que comecei a me dedicar à Transporte Ativo.

 

zelia
Zélia Cascardo

Desde que nasci, no interior de Minas Gerais, a bicicleta já era o meu meio de transporte, ia feliz sentada na cadeirinha da antiga Peugeot do meu pai. Há 20 anos atrás não resisti a proposta do Pedro, meu marido, para montar uma oficina especializada em bicicletas com tecnologia avançada, larguei meu emprego de economista e assim montamos a All Track bicycles. Entusiasmada fiz vários cursos de mecanica e sistemas de suspensões, freios, etc. Daí em diante foi total o nosso envolvimento com o cicloturismo, mtb, entusiastas, atletas, expedições e eventos.
Quando o Zé Lobo e o Pedro trouxeram a ideia da Transporte Ativo, foi a mesma coisa, não resisti. E estamos aí, trabalhando para melhorar cada vez mais as condições de um transporte limpo e seguro, de um mundo melhor para as futuras gerações.

 

Pessoas que fazem parte do dia a dia da Transporte Ativo.

Denir
Denir Mendes Miranda
Na garupa de uma Monareta verde, meu irmão mais velho me levava para o jardim de infância. Esta é a primeira lembrança da bicicleta em minha vida, eu tinha 5 ou 6 anos. Desde então, a bicicleta não saiu mais da minha vida, seja por costume da cidade onde nasci (Montes Claros, MG) ou por tradição de família – meu avô pedalou até mais de 80 anos e só parou por recomendação médica. Depois de adulto descobri que além de gostar muito de bicicleta, de sentir-me livre quando pedalo, posso tornar o mundo melhor com ela. Um mundo menos poluído, uma cidade mais humana, pessoas mais saudáveis. Eu uso, incentivo e defendo a bicicleta para deixar um mundo melhor para meus filhos.

.

Rodrigo_
Rodrigo Lages Vitório
Apaixonado por bicicleta desde criança e mesmo depois de tê-la transformado de seu brinquedo predileto em seu principal meio de transporte, a bicicleta é sempre pura diversão. Após viajar e experimentar as bicicletas públicas, quis saber tudo sobre elas e como ajudar a expandir e melhorar. Ter bicicletas nas ruas à disposição de todos é um sonho. Rodrigo é advogado, membro da Comissão de Trânsito da OAB, bicicleteiro e entusiasta das bicicletas públicas. bikepub.blogspot.com.br

 

Robson
Robson Combat
Robson é pai do Dimitri, "seu retrato mais bonito, seu retrato preferido". Apesar de mestre em computação, na verdade gosta mesmo é da complexidade das pessoas, não dos computadores. Por isso acredita que o mundo melhora na medida em que se prepara cada vez mais para fazer a vida do ser humano melhor, mais simples, mais leve, com menos consumo. Condorda que "a simplicidade é o grau máximo da sofisticação". Talvez por isso a bicicleta o locomova, na vida, nos projetos, nos conceitos. Simples, leve, sofisticada.
Entre tantas outras coisas, além de orgulhoso membro do time TA, é autor do blog avidadebicicleta.com

.

JC_quem
Juliana DeCastro
Carioca apaixonada, bióloga de formação e pesquisadora  por natureza.  Antes mesmo de começar a andar já me aventurava com meu pai de bicicleta por aí. Com ele aprendi não só o gosto pelas pedaladas, mas também a desbravar fronteiras e a descobrir novos caminhos.  De lá para cá a bicicleta está sempre a me apresentar novas perspectivas a cada curva da estrada. Ora levada, ora de carona, compreendi que meu campo de estudo é o ambiente urbano.  Mais especificamente o desafio imposto pela expansão das cidades e a necessidade de valorização da natureza.  Minhas principais áreas de interesse nesse campo são as interfaces entre transporte, energia e meio ambiente. Em especial, como a bicicleta pode ser ferramenta de desenvolvimento limpo e ponte para a conservação da biodiversidade. Nesse sentido, ser parte integrante da Transporte Ativo e do  Núcleo de Planejamento Estratégico de Transporte e Turismo (Planett)  permitem colocar o conhecimento à serviço da melhoria da qualidade dos ambientes urbanos a favor  de políticas públicas integradas de mobilidade e turismo.
É um prazer participar nesta jornada de aprendizagem e troca de experiências.
http://www.planett.coppe.ufrj.br/

 

MC
Michele Castilho

Sou fotógrafa e mãe do Roque. Tenho um projeto chamado “Ciclovias Invisíveis”,  nele uso a fotografia junto com as redes sociais para mostrar que a bicicleta não é um meio de transporte do futuro, ela já está entre nós!!!! Ela já é do presente. É só uma questão de enxergar.
Fico feliz de ajudar outras pessoas a enxergarem junto comigo.
https://cicloviasinvisiveis.com/

.

Jonas
Jonas Hagen
Conheci o trabalho da TA em 2006 e virei parceiro durante os 5 anos que morei no Brasil. Sigo colaborando com a TA desde Nova York, onde faço meu doutorado em planejamento urbano e trabalho como consultor em temas de mobilidade. Adoro pedalar, seja para ir numa reunião, fazer compras, ou curtir a natureza. Trabalho para melhorar a segurança e o conforto das pessoas em bicicleta ou a pé, a través de projetos, campanhas e pesquisas.

 

Erika
Erika Cordeiro
Há mais de vinte anos, promove a patinação como forma de lazer, atividade física e meio de transporte no Rio de Janeiro. É responsável pela patinação na Transporte Ativo e professora de patinação certificada internacionalmente pela IISA e Skate IA. Um de seus ideais, é ver o mundo se movendo sobre Patins, é também a maior entusiasta e promotora da criação da TA. www.erikacordeiro.rio

Consciência Ambiental Associada à Potência Humana Sustentável.

ODS