Sobre Nós

TRANSPORTE ATIVO
Por um Futuro mais Limpo e um Trânsito mais Seguro!

Transporte ativo = meios de transporte à propulsão humana:
Bicicletas, pedestres, triciclos, patins, skates, patinetes, cadeiras de rodas…
Tudo o que permite a mobilidade das pessoas apenas pela força de seu corpo.

Nosso objetivo é defender, divulgar e promover em âmbito local, nacional e internacional, os meios de transporte à propulsão humana como opção de transporte, turismo, trabalho, lazer, saúde e esporte.

Nossas linhas de ação:
· conscientizar sobre uso correto e seguro das bicicletas, triciclos, skates, etc;
· desenvolver, promover, apoiar projetos, atividades e campanhas educativas, culturais, ecológicas e sociais em parceria com organizações da sociedade civil, iniciativa privada e o governo;
· difundir a cultura dos veículos à propulsão humana, defendendo e promovendo direitos e deveres;
· realizar pesquisas e levantamento de dados;
· desenvolver cartilhas e mapas;
· promover a intermodalidade e construir cenários de discussão incentivando a cultura e os benefícios dos meios de transporte à propulsão humana.

Nossa meta é a utilização cada vez maior de formas mais simples, econômicas e não poluentes de transporte, proporcionando assim cidades mais humanas.

A Associação Transporte Ativo é uma Organização da Sociedade Civil voltada para qualidade de vida através da utilização de meios de transporte à propulsão humana nos sistemas de trânsito.

Somos um grupo de pessoas que, desde a década de 90, tem usado a bicicletas e afins como meio de transporte, divulgando e defendendo seu uso de diferentes formas. Em 2003, visando somar nossos esforços e abrir canais formais de diálogo com o governo e a sociedade, nos unimos e fundamos a Associação Transporte Ativo, para ir além do que já tínhamos realizado.

Hoje, a Transporte Ativo é formada por entusiastas, especialistas, consultores e autoridades da causa da propulsão humana, da mobilidade sustentável e da qualidade de vida.

Somos um grupo dedicado e consciente, em busca de maior respeito e compreensão dos meios de transporte à propulsão humana. Para melhor saúde, maior inclusão social, menor poluição, por cidades mais felizes e seguras.

trioTA em 2006

Diretoria

ZL1
Zé Lobo

Desde 1989 venho de alguma forma defendendo e divulgando seu uso na cidade e fora dela, tentando mostrar a todos as vantagens que as bicicletas podem oferecer, nas mais diversas situações. Fiz a pesquisa para a publicação da Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, o ABC do Ciclista, manual educativo para o ciclista urbano em 1995, quando surgiu pela primeira vez a idéia de uma associação. No ano de 2003 muitas coisas aconteceram, dentre elas fui convidado a participar do Grupo de Trabalho para Ciclovias da Prefeitura do Rio de Janeiro, participei de alguns seminários internacionais e alguns projetos que surgiram só sairiam do papel com uma associação organizada. Nascia então a Transporte Ativo.
Hoje mais do que nunca, estou lado a lado com as bicicletas e os meios de transporte à propulsão humana, promovendo e utilizando, sempre em busca de um mundo mais amigo!
Ciclo currículo
Conselho World Cycling Aliance
Conselho ITDP Brasil
Rio de Janeiro Bicycle Mayor
Conselho da Cidade do Rio de Janeiro 2012 - 2016

 

Edu
Eduardo d’Avila Bernhardt
Lembro de cada alegria proporcionada pelas bicicletas que tive na infância, da hora em que as ganhava de meus pais às aventuras pelas ruas e parques da cidade. Durante o 2º grau e a faculdade a bicicleta virou meio de transporte. O sonho de viajar sobre duas rodas cresceu naturalmente. Depois da primeira viagem entre Ubatuba e Paraty a presença da bicicleta aumentou na minha vida e a do carro diminuiu. Quando ele foi furtado nem me importei. Em 2004 eu e a Carol, minha esposa, decidimos vender o carro dela. Ficamos com as bicicletas, com mais saúde, sem a culpa da poluição e com mais amigos do que antes. Pedalamos diariamente para o trabalho, e visitamos lugares cada vez mais distantes de bicicleta, usufruindo todos os benefícios de pedalar. A bicicleta e os demais veículos a propulsão humana podem melhorar a qualidade vida nas cidades e é para isso que comecei a me dedicar à Transporte Ativo.

 

zelia
Zélia Cascardo

Desde que nasci, no interior de Minas Gerais, a bicicleta já era o meu meio de transporte, ia feliz sentada na cadeirinha da antiga Peugeot do meu pai. Há 20 anos atrás não resisti a proposta do Pedro, meu marido, para montar uma oficina especializada em bicicletas com tecnologia avançada, larguei meu emprego de economista e assim montamos a All Track bicycles. Entusiasmada fiz vários cursos de mecanica e sistemas de suspensões, freios, etc. Daí em diante foi total o nosso envolvimento com o cicloturismo, mtb, entusiastas, atletas, expedições e eventos.
Quando o Zé Lobo e o Pedro trouxeram a ideia da Transporte Ativo, foi a mesma coisa, não resisti. E estamos aí, trabalhando para melhorar cada vez mais as condições de um transporte limpo e seguro, de um mundo melhor para as futuras gerações.

 

Pessoas que fazem parte do dia a dia da Transporte Ativo.

Denir
Denir Mendes Miranda
Na garupa de uma Monareta verde, meu irmão mais velho me levava para o jardim de infância. Esta é a primeira lembrança da bicicleta em minha vida, eu tinha 5 ou 6 anos. Desde então, a bicicleta não saiu mais da minha vida, seja por costume da cidade onde nasci (Montes Claros, MG) ou por tradição de família – meu avô pedalou até mais de 80 anos e só parou por recomendação médica. Depois de adulto descobri que além de gostar muito de bicicleta, de sentir-me livre quando pedalo, posso tornar o mundo melhor com ela. Um mundo menos poluído, uma cidade mais humana, pessoas mais saudáveis. Eu uso, incentivo e defendo a bicicleta para deixar um mundo melhor para meus filhos.

.

Joao
João Guilherme Lacerda

Aos 18 anos tornei-me motorista, ia com os amigos para todo o lado durante os fins de semana e depois de pouco tempo os engarrafamentos eram rotina durante a semana. Acabei optando por utilizar o carro como lazer e o ônibus no dia a dia. O fácil acesso a ciclovias em parte do trajeto casa-faculdade-trabalho-casa me levou aos pedais. Comprei uma bicicleta novinha, mas resolvi reformar a velha que estava enferrujada na garagem também. Isso tudo em janeiro de 2004, depois de mais de cinco anos engarrafado. Depois de muita leitura na internet em sites gringos, resolvi praticar a teoria de que lugar de bicicleta é na rua e hoje, cruzo as ruas de São Paulo em paz até mesmo com o motorista estressado que não sabe esperar e quase sempre acaba para trás, ultrapassado pela constância silenciosa do “devagar e sempre” de uma simples bicicleta.

.

Rodrigo_
Rodrigo Lages Vitório
Apaixonado por bicicleta desde criança e mesmo depois de tê-la transformado de seu brinquedo predileto em seu principal meio de transporte, a bicicleta é sempre pura diversão. Após viajar e experimentar as bicicletas públicas, quis saber tudo sobre elas e como ajudar a expandir e melhorar. Ter bicicletas nas ruas à disposição de todos é um sonho. Rodrigo é advogado, membro da Comissão de Trânsito da OAB, bicicleteiro e entusiasta das bicicletas públicas. bikepub.blogspot.com.br

 

Robson
Robson Combat
Robson é pai do Dimitri, "seu retrato mais bonito, seu retrato preferido". Apesar de mestre em computação, na verdade gosta mesmo é da complexidade das pessoas, não dos computadores. Por isso acredita que o mundo melhora na medida em que se prepara cada vez mais para fazer a vida do ser humano melhor, mais simples, mais leve, com menos consumo. Condorda que "a simplicidade é o grau máximo da sofisticação". Talvez por isso a bicicleta o locomova, na vida, nos projetos, nos conceitos. Simples, leve, sofisticada.
Entre tantas outras coisas, além de orgulhoso membro do time TA, é autor do blog avidadebicicleta.com

 

Ble
Gabriela Binatti
Latino Americana, Promotora da mobilidade por bicicleta. É especialista em Gestão Ambiental, consultora Associação Transporte Ativo e sócia-criadora da Hospedaria da Bicicleta.
“Deslocar-se e viajar em bicicleta era algo tão natural que nunca havia considerado a hipótese de estuda-la, até perceber, durante meus estudos de pós-graduação, que utilizar a bicicleta como meio de transporte é e sempre foi uma das maneiras mais fascinantes de interagir com a cidade.”
Por mais pessoas em mais bicicleta mais vezes. blebinatti.wordpress.com

 

Arlindo
Arlindo Pereira Jr.

Bicicleteiro suburbano, não-capacetista, Arlindo pilota o Mapa Cicloviário da TA e suas bicicletas e patinetes de bermuda, camiseta e chinelo. Escreve de quando em vez em seu blog, Nighto.net

 

Fabio4
Fabio Nazareth
Aprendi a pedalar quando era criança e ainda lembro, com detalhes, a emoção que senti logo nas primeiras pedaladas. A bicicleta sempre teve um papel de destaque na minha vida e, por não ter talento para jogar futebol, pedalar se transformou rapidamente no meu passatempo predileto. Com o passar dos anos, descobri que pedalar era muito mais do que uma atividade de lazer mas também um modo de transporte rápido, de custo baixo e não poluente. Acredito na bicicleta como ferramenta de transformação das cidades e, nesse contexto, fazer parte da TA renova diariamente minhas forças para não desistir de lutar por esse ideal. Atuo como voluntário da rede Bike Anjo ensinando gratuitamente pessoas de todas as idades a pedalar, escrevo para os portais Vá de Bike e Bike é Legal e, desde 2012, promovo a prática do ciclismo contemplativo, que batizei de Pedalentos. www.pedalentos.org

.

Jonas
Jonas Hagen
Conheci o trabalho da TA em 2006 e virei parceiro durante os 5 anos que morei no Brasil. Sigo colaborando com a TA desde Nova York, onde faço meu doutorado em planejamento urbano e trabalho como consultor em temas de mobilidade. Adoro pedalar, seja para ir numa reunião, fazer compras, ou curtir a natureza. Trabalho para melhorar a segurança e o conforto das pessoas em bicicleta ou a pé, a través de projetos, campanhas e pesquisas.

 

Erika
Erika Cordeiro
Há vinte anos, promove a patinação como forma de lazer, atividade física e meio de transporte no Rio de Janeiro. É responsável pela patinação na Transporte Ativo e professora de patinação certificada internacionalmente pela IISA e Skate IA. Um de seus ideais, é ver o mundo se movendo sobre Patins, é também a maior entusiasta e promotora da criação da TA. www.erikacordeiro.rio

Consciência Ambiental Associada à Potência Humana Sustentável.