Publicações Transporte Ativo

mbb
Mobilidade por Bicicletas no Brasil
Livro que apresenta uma análise sobre os dados da Pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro 2015, através de artigos escritos por pesquisadores de nove das dez cidades envolvidas na pesquisa com prefacio de André Trigueiro. Essa publicação foi realizada em parceria com LABMOB, Observatório das Metrópoles e publicada sob o selo PROURB-UFRJ.
Disponível também em Inglês

mcbr
Mobilidade e Cultura da Bicicleta no Rio de Janeiro
O livro fala da presença da bicicleta na cidade e descreve as políticas e ações municipais que tratam da mobilidade por bicicleta na cidade do Rio de Janeiro, a partir da década de 90 até os dias atuais.


De Bicicleta para o Trabalho
O que fazer para ir de bicicleta para o trabalho? O que as empresas devem fazer? O que as pessoas precisam saber? Foi pensando nisto que este guia foi elaborado.
Disponível também em espanhol.

BnE
Bicicleta na Empresa

Este manual complementa o guia De Bicicleta para o Trabalho, mostra os benefícios do uso da bicicleta para as organizações e empresas, o que deve ser feito para incentivar seu uso pelos funcionários, quais etapas para montar uma frota de bicicletas e o que é necessário para inovar na gestão da cadeia logística, visando não só economia de recursos como sustentabilidade.


Frota de Bicicletas
Manual que completa a trilogia De Bicicleta para o Trabalho, foi produzido para ajudar qualquer organização a ter a sua própria frota de bicicletas. Pode ser uma grande, média ou pequena empresa. Podem ser bicicletas para entregas, para deslocamentos durante o horário de trabalho, para deslocamentos casa-trabalho ou até mesmo para o lazer dos funcionários.

Capas-(PT)
Perfil do Ciclista Brasileiro – 2015
Esta publicação tem como objetivo apresentar os principais resultados da Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro e suas motivações para utilizar a bicicleta. É a primeira pesquisa brasileira sobre o perfil dos ciclistas urbanos com abrangência nacional e vem preencher uma lacuna onde até então havia escasso conhecimento sobre os usuários e o uso da bicicleta como transporte urbano no Brasil.
Disponível também em espanhol , Inglês e Francês .

92_2
Perfil do Ciclista Brasileiro – 2018
Versão 2018 da Pesquisa Perfil do Ciclista. Desta vez com 25 cidades brasileiras, 3 argentinas e 4 colombianas.

134_1
Perfil do Ciclista Brasileiro – 2021
Versão 2021 da Pesquisa Perfil do Ciclista, com 16 cidades brasileiras.

C1
Bicicletas para crianças: Saúde, Diversão e Trânsito
Uma pequena fábula sobre o nascimento da Cidade abre a história que depois mergulha em aspectos técnicos e práticos. Desde a discussão sobre o direito das crianças à cidade, passando por uma reinvenção da educação viária chegando a uma mobilidade urbana na perspectiva da criança e o futuro urbano da infância

CRC
Ciclo Rotas Centro
Uma parceria entre a Transporte Ativo, o ITDP Brasil e o Studio-X Rio. Um presente da Sociedade Civil à Cidade, visando estruturar uma rede cicloviária no centro da cidade. Para isso, ciclistas cariocas se uniram para construir um plano completo cruzando toda a região central, uma rede capaz de integrar os bairros centrais e ao mesmo tempo unir a Zona Sul à Zona Norte.

DB
Bicicletários, Diagramas para construção e instalação
Um bom local para estacionar é condição fundamental para incentivar e valorizar o uso das bicicletas como meio de transporte diário. Este manual é um conjunto de desenhos técnicos indicados como guia para o momento decisivo de escolher o melhor modelo e instalar o bicicletário da melhor maneira.

CTBB
Ciclistas e o Código de Trânsito Brasileiro – CTB de Bolso
O CTB de Bolso é uma versão resumida da legislação de trânsito brasileira relacionada a bicicleta. Um pequeno guia que pode ser colocado no bolso ou instalado no celular para ser levado sempre junto com a bicicleta. É o arquivo mais baixado no site da Transporte Ativo.

Cont
Manual para Contagens Fotográficas de ciclistas
A contagem fotográfica de bicicletas foi desenvolvida pela Transporte Ativo para proporcionar um método fácil, barato e alternativo, que une o baixo custo e a flexibilidade das contagens manuais e a confiabilidade dos processos automáticos. Disponível também em espanhol , Inglês .

lock
Prenda ou Perca – Um guia rápido para proteger sua bicicleta
Trancar a bicicleta é uma arte, não bastam boas trancas ou um local firme. É necessário alguns pequenos detalhes que podem fazer a diferença na hora de impedir ou inibir o ladrão de levar sua bicicleta.

SE
Seja Educado
Principais pontos de etiqueta urbana que os ciclistas devem observar. Este folheto mostra as regras gerais de comportamento, como obedecer semáforos, sempre respeitar pedestres, ter cuidado ao compartilhar espaços, pedir licença, agradecer, ser visto e ouvido com luzes, faixas e campainhas.

SEE
Seja Educado ao Estacionar sua Bicicleta
Este folheto fala de boas maneiras específicas ao estacionar nossas bicicletas. Evitar trancar a bicicleta em outra desconhecida, verificar se não está impedindo ou atrapalhando a passagem de pedestres. Boas maneiras podem evitar conflitos no prédio ou condomínio onde você mora, e no trabalho.

capa_sem_capacete
Porque eu pedalo sem capacete
.
Andar de bicicleta é uma atividade segura, divertida e saudável usando ou não usando um capacete. Confira porque.

Baixe seu exemplar digital clicando nos títulos acima.