Vai Longe 4ª Edição | Resultados

vl4r

O Programa de Aceleração Vai Longe da Tembici já tem o resultado dos projetos selecionados que deverão implementar e executar até o final deste ano.

Ao todo, foram inscritos 28 projetos. A etapa de avaliação contou com a análise de um comitê de especialistas da Tembici e da Transporte Ativo, que selecionaram 8 finalistas para uma análise mais ampla através de entrevistas.

Agradecemos a todos os participantes desta 4ª Edição do Vai Longe, que compartilham o propósito de inspirar uma revolução global na mobilidade, por mais pessoas em mais bicicletas mais vezes. 🙂

Conheça os projetos selecionados:

IDECICLO  |  Ameciclo
O projeto IDECICLO visa desenvolver um Índice Nacional de Desenvolvimento da Infraestrutura Cicloviária no Brasil, concebido colaborativamente como uma ferramenta de auditoria cicloviária cidadã e avaliação computacional de malha. O índice será uma referência para avaliação e monitoramento das infraestruturas cicloviárias nas cidades, orientando melhorias na elaboração de projetos e no planejamento de ações de manutenção. As atividades incluirão diagnóstico e análise dos resultados da aplicação do IDECICLO, definição de novos parâmetros técnicos, desenvolvimento da ferramenta de avaliação e monitoramento, elaboração de um Manual para Aplicação da Auditoria Cicloviária, desenvolvimento de ferramenta computacional de avaliação e indicação de ferramentas para aplicação em diferentes municípios.
ideciclo

PEDALANDO JUNTAS  |  Instituto Caminhabilidade
O projeto Pedalando Juntas! irá implantar um sistema de bicicletas compartilhadas na comunidade Peinha,  lindeira ao Rio Pinheiros em São Paulo, de forma colaborativa com mulheres e lideranças femininas para promover a conexão, principalmente de mulheres e crianças, com o novo parque linear na margem. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Caminhabilidade e Metrópole 1:1 como parte do Lab Rio Pinheiros em parceria com a Associação de Moradores da Peinha. O Instituto Caminhabilidade é uma organização sem fins lucrativos, liderada por mulheres e fundada em 2012 que, movida pela urgência de alcançar a equidade de gênero e enfrentar a crise climática, desenvolve cidades caminháveis com o protagonismo da cidadania. O Metrópole Um pra Um  é um escritório de urbanismo que trabalha com um planejamento urbano além dos mapas, focado em pessoas, na escala real, a escala 1:1. O Lab Rio Pinheiros tem o objetivo de contribuir com a transformação das margens do rio em espaço público de convívio acessível, democrático e acolhedor para todas as pessoas.
Ped_Jun

Projeto Piloto do BIKE SP  |  Bonificando quem usa a bicicleta como meio de transporte
O uso de bicicletas como meio de transporte traz inúmeros benefícios para a sociedade, sendo fundamental que haja políticas públicas que o fomentem. Dentre as iniciativas existentes para essa promoção há o incentivo financeiro para quem pedala, presente em vários países em que o ciclismo é proeminente.
Em 2016, como forma de estimular a migração modal para a bicicleta, a cidade de São Paulo aprovou uma lei para que uma política similar fosse implementada — é o chamado “Bike SP”, um programa voltado para dar créditos no Bilhete Único para quem se desloca usando a bicicleta. No entanto, a iniciativa nunca chegou a ser regulamentada. Um dos motivos é a carência de estudos que embasem o programa e ajudem a determinar como ele será executado.
Dessa forma, para fundamentar a política cientificamente, o grupo de pesquisa BikeScience do IME-USP realizará um piloto com moradores da cidade de São Paulo. No experimento, busca-se verificar a hipótese de que remunerar ciclistas leva ao aumento do número de viagens funcionais (com motivo de origem ou destino trabalho ou estudo) feitas em bicicleta.
IME

 

Veja também os resultados de 2021, 2022 e 2023.

Parceria Itaú Unibanco | 13 anos possibilitando mudanças e avanços em nossas cidades

 

IT13

Treze anos atrás, em 2011, iniciávamos uma parceria com o Itaú Unibanco, que em muito nos ajudaria a realizar o que temos feito em prol da mobilidade ativa, especialmente por bicicletas, no Rio de Janeiro, em diversas cidade brasileiras, latino americanas e além! Uma parceria que tem gerado efeitos positivos em nossa organização, organizações parcerias e em diversas áreas do desenvolvimento urbano, da saúde e do meio ambiente.

De lá pra cá, muita coisa mudou, mas através da parceria, que vai muito além das bicicletas compartilhadas, seguimos trabalhando em projetos como a Pesquisa Perfil Ciclista e o Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas, dentre outras atividades, como workshops e incidência no planejamento urbano através de uma abordagem de baixo para cima, alcançando soluções e conquistas, as quais seguimos aperfeiçoando, difundindo e multiplicando.

Para este ano, além da participação no C20 e no Conselho da Cidade do Rio de Janeiro, estão previstas a  quarta edição da Pesquisa Perfil do Ciclista no Brasil e a XI Edição do Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil, atividades que se tornam possíveis através do apoio institucional que recebemos.

Mais uma vez, agradecemos ao Itaú e a todos os parceiros que seguem pedalando conosco nessa jornada, em busca de cidades melhores para todos!

Pesquisa Perfil Ciclista 2024 – Inscrições encerradas

Perfil24

As inscrições para a Pesquisa Perfil Ciclista 2024 se encerraram. Foram 73 inscrições vindas de 43 cidades, de 18 estados. Nesta semana estão sendo finalizadas as confirmações e até agora 21 cidades confirmaram participação.

Se inscreveram 28 organizações da Sociedade Civil, 7 Prefeituras ou Secretarias e 8 Universidades. Os treinamentos e montagem das equipes acontecerão entre junho e julho, para realização do trabalho de campo entre agosto e setembro. No início de 2025 teremos os resultados publicados.

A Pesquisa Perfil Ciclista é uma realização da Transporte Ativo, em parceria com Labmob UFRJ e Observatório das Metrópoles e patrocínio do Banco Itaú. Conheça as edições anteriores realizadas em 2015, 2018 e 2021.

Caso tenha interesse em incluir sua cidade, entre em contato conosco, até meados de julho será possível incluir novas cidades.

Totem Niterói de Bicicleta

Totem_Nit3

Após o lançamento da nova fase no Monitoramento de Bicicletas em Niterói, em fevereiro deste ano, mais uma etapa do programa se concretiza: a instalação de um totem contador de bicicletas que mostra o número de ciclistas em tempo real, na Avenida Marquês do Paraná! Na hora, passou pedalando, aparece no painel! 🙂

Esse é um dos poucos equipamentos deste tipo no Brasil e com certeza, o plano de monitoramento é o mais completo. Além deste ponto há outros 10 contadores (sem o totem) espalhados pela cidade. Você pode conferir os dados dos 11 contadores de bicicletas em Niterói, clicando aqui. Hoje as bicicletas contadas já somam mais de um milhão e meio em poucos meses, e o totem da Marquês do Paraná já soma mais de 180 mil passagens. Desde a instalação os contadores registraram em média 1590 ciclistas por dia.

E não é só isso! Niterói vem com um programa consistente e robusto para promover as bicicletas. Além do monitoramento, novas vias, novos bicicletários, novos programas e em breve, previsto ainda para este mês, o lançamento do NitBike, programa de bicicletas compartilhadas da cidade. Niterói vem se destacando com seu programa cicloviário, como uma das cidades mais engajadas neste tipo de mudança para modernização de cidades, desbancando diversas cidades de destaque no país, inclusive sua vizinha, o Rio de Janeiro!

Para nós é uma honra a parceria de mais de 10 anos, ajudando a cidade pelos caminhos cicloviários que ela percorre. Parceria esta estampada no já famoso totem da Av. Marquês do Paraná!

Parabéns Niterói! Seguimos pedalando junto com vocês!