XI Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil | Inscrições abertas!

PPMBBXI

Estão abertas as inscrições para o décima primeira edição do Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil! Até agora, foram 10 edições, com 79 Premiações e 58 premiados, sendo 27 da Sociedade Civil,  24 de Empresas 3 do Poder Público e 1 Universidade. Desde 2014, a Transporte Ativo em parceria com o Itaú Unibanco, realizam a atividade que consiste em premiar as melhores iniciativas de promoção ao uso de bicicletas no país, nas categorias, Ação Educativa e de Conscientização, Levantamento de Dados e Pesquisas e Empreendedorismo.

Este ano a premiação será de 5 mil reais, para os projetos vencedores em cada uma das três categorias, para serem investidos no projeto vencedor ou em novas ideias a serem postas em prática!

Saiba mais e Inscreva seu projeto clicando aqui.

Boas ideias merecem ser reconhecidas e homenageadas!

Conheça os resultados das edições anteriores.
2023  |  2022  |  2021  |  2020  |  2019  |  2018   |   2017   |   2016   |   2015   |   2014

 

Retrospectiva 2023

Restrospect_23

2023 foi mais um ano repleto de desafios e conquistas. Para a TA, foram 41 ações, 73 aparições na mídia, 14 palestras e debates dentre muitas outras atividades, como as mais de 90 reuniões com parceiros, grupos de trabalho externos e Conselhos dos quais participamos. As pedaladas Entre Museus Acessíveis e os Jogos de Bicicleta seguiram firmes, finalizamos o Projeto SCAP Cargo Bikes que se desdobrou nos Encontros Cariocas de Bicicletas de Carga, rolou a décima edição do Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil, seguimos contando bicicletas, com novos e antigos parceiros, fomos convidados, para além dos Conselhos Cariocas de Transportes e da Cidade, para Participar da Comissão Permanente de Segurança Viária ligada ao Plano de Segurança Viária Carioca e no final do ano, fomos matéria de capa da recém lançada revista Carrier, sobre bicicletas de carga, tema que estamos bastante envolvidos!

Tivemos ainda a honra de estar presentes, no IV Fórum do Salvador Vai de Bike e no ParanáBici Seminário Paranaense de Ciclomobilidade e Cicloturismo, onde tivemos a honra de ao lado da Renata Falzoni, fazer as palestras magnas na abertura, apresentando novamente o potencial das bicicletas para uma lidar com os desafios das cidades no Século XXI..

Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos patrocinadores e financiadores como Itaú e ECF, e aos parceiros formais e informais, como Tembici, ITDP Brasil, Prefeitura do Rio, Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, Rio Planetário, Consulado Geral dos Países Baixos no Rio, Museu do Amanhã, International Cargo Bike Festival e Telraam, que ajudam a tornar tudo isso possível e a jornada mais agradável!

Para conferir a jornada da Transporte Ativo em 2023 clique nas palavras grifadas em azul e aqui ações e mídias.

Seguimos em 2024 a busca por mais pessoas em mais bicicletas mais vezes certos de que as bicicletas são uma realidade com longo caminho a ser percorrido, no ano que se inicia e além!

2ebcd

Amigos, parceiros e participantes no 2º Encontro Carioca de Bicicletas de Carga.

20 anos!

20aa

Uma ideia na cabeça e uma bicicleta entre as pernas. Pode-se dizer que assim foi criada a Transporte Ativo. Uma organização da sociedade civil com uma intenção bem clara e objetiva: mais pessoas, em mais bicicletas, mais vezes.

O sucesso de uma organização pode ser medido pela relevância de seus resultados e por sua longevidade. Vinte anos depois de sua fundação podemos assumir que ao longo desse tempo a TA tem marcado pontos nos dois quesitos.

20 Anos! Muitas conquistas e ainda muito pela frente! Desde 22 de dezembro de 2003 buscamos promover as bicicletas e seus similares. Até agora foram 949 ações, 1849 mídias entre TVs, Rádios, Impressos e web, mais 2 milhões de downloads do material disponível no banco de dados do site, com destaque para os mais de 160 mil downloads do CTB de Bolso, que teve ainda 200 mil impressos distribuídos em diversas cidades do país.

Diversos projetos, publicações, sendo algumas em mais de um idioma, traduções, mais de 300 palestras, apresentações e seminários em 54 cidades de 17 países, onde levamos nossa mensagem, aprendemos muito e fizemos muitos amigos. Ao longo do caminho, prêmios nos motivaram, recebendo e concedendo, algumas ações se espalharam pelo país e ainda fomos fundadores e conselheiros da UCB e WCA.

Tudo isso só foi possível devido as pessoas que pedalaram junto, o time da TA, voluntários, patrocinadores, parceiros e entusiastas pelo mundo afora. O Rio de Janeiro, o Brasil e o mundo ficaram bem mais cicláveis nesse período e temos muito orgulho de fazer parte destas mudanças em favor da bicicleta. Agradecemos a todos que estiveram ao nosso lado em algum momento, os que pedalaram conosco, debateram, criticaram, trocaram ideias, ou simplesmente ajudaram a levar os transportes ativos para outro patamar no dia a dia das cidades, que cada vez recebem mais pessoas pedalando mais bicicletas, mais vezes!

Seguimos pedalando, pois ainda há muito a ser feito!

20ad

Para passear por projetos e atividades da TA nestes 20 anos, clique aqui!

Bicicletas na COP28 | O clima precisa de mais caminhadas e bicicletas!

uae

Os líderes mundiais e partes interessadas reúnem-se nos Emirados Árabes Unidos para o início das conversações sobre o clima na COP28. Medidas urgentes são necessárias para enfrentar a crise climática, mas as pesquisas da PATH mostram que não está se fazendo o suficiente para aproveitar as vantagens da caminhada e da bicicleta na descarbonização dos sistemas de transporte. Por isso, foi criada pela PATH uma carta aberta para a COP28, incitando a UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima), governos e negociadores, a incluírem a mobilidade ativas em seus planos climáticos.

Permitir que mais pessoas caminhem e andem de bicicleta com segurança é essencial para alcançar os objetivos do Acordo de Paris sobre Alterações Climáticas. PATH (Parceria para Viagens Ativas e Saúde) é uma coalizão que apela aos governos e às cidades para que assumam um compromisso real com a caminhada e a bicicleta como uma solução fundamental para os desafios climáticos, de saúde e de equidade que enfrentamos. Para isso a carta foi redigida, pois viagens ativas proporcionam mais do que qualquer outro modo de transporte no que diz respeito à sustentabilidade e à ação climática. Se mais pessoas pudessem caminhar e pedalar com segurança, isso poderia reduzir as emissões dos transportes em até 50%. Mais de 400 organizações assinaram a carta até agora. Que o maior número possível adicione sua voz ao chamado. Conheça o conteúdo da carta, compartilhe e incentive organizações a assinarem.

Nas COP26 e COP27 outras cartas foram redigidas, mas muito pouco ou nada mudou ou foi seguido e o tempo urge! Veja um texto nosso sobre o assunto em artigo no Vá de Bike | COP26 deixou a desejar.

Capturar

Difícil acreditar que uma COP que se realiza em Dubai, traga algum progresso nesta direção! Mesmo assim seguimos tentando, nos unindo a todos os parceiros possíveis, em busca de soluções simples inteligentes e viáveis, como o caminhar e as bicicletas!

elet920

2º Encontro Carioca de Bicicletas de Carga

2ecbcbO 2º Encontro Carioca de Bicicletas de Carga foi um evento muito especial e gratificante. Foi inspirado na ideia de informar e sensibilizar o poder público sobre a impacto do transporte de carga em bicicletas (e triciclos!), um fenômeno que já está acontecendo em nossas ruas há décadas, sem grande alarde, e que precisa ser conhecido, divulgado e incentivado. Reunimos pessoas com histórias e potencial para elucidar “o que as cidades podem fazer para promover essa atividade” e ajudar ainda mais a sociedade como um todo. Mais de 80 pessoas compareceram ao longo do dia, entre técnicos de diferentes secretarias, como Meio Ambiente, Transportes, CET-Rio, Casa Civil, Urbanismo, Trabalho e Renda, e ainda  pesquisadores da UERJ e UFRJ, diversos grupos de ciclistas de diferentes regiões do Rio e de outras cidades como, Niterói, Macaé, São Paulo e Belém. Alguns fabricantes locais de bicicletas de carga, como Palácio dos Triciclos e Olé Bikes, também estiveram presentes com suas bicicletas, triciclos e muito para contar. A repercussão e as trocas foram excelentes, alguns desdobramentos já estão acontecendo e ao que tudo indica teremos novidades em 2024. Nosso agradecimento aos patrocinadores e parceiros que tornaram o evento possível e o prestigiaram com suas presenças, Itaú Unibanco, Consulado Geral dos Países Baixos no Rio, Secretaria de Trabalho e Renda e Planetário do Rio.

Jos Sluijsman e Tom Parr, organizadores do International Cargo Bike Festival na Europa, desde 2013, vieram diretamente de Amsterdam, como convidados especiais. A vinda deles teve duas motivações: trazer informações sobre as bicicletas de carga ao redor do mundo e apresentar a eles a nossa incrível realidade sobre entregas em bicicletas. Durante o evento eles fizeram uma apresentação bastante completa sobre o tema e nas ruas ficaram surpresos com o volume, tipos, variações locais e como as bicicletas de carga representam um meio de renda e sobrevivência para muitos.

2ecbcg

O primeiro dia do Encontro foi de palestras e debates no auditório do Planetário. Na abertura, tivemos a honra da participação da Vanessa Maia Gestora de Eventos da Fundação Planetário; Marina Convertino, Relações Institucionais do Itaú Unibanco e Sara M. Cohen, Cônsul Geral do Reino dos Países Baixos no Rio de Janeiro, que deram as boas vindas e ajudaram a tornar o evento uma realidade. Em seguida, Daniel Mancebo e Thaís Rennó, do Escritório de Planejamento da Cidade (EPL), apresentaram o Distrito de Baixa Emissão – DBE, região do centro do Rio com grande potencial de uso de bicicletas de carga. Na sequência, Eduardo Bernhardt da TA, deu um panorama sobre o Projeto SCAP Cargo Bikes, realizado no DBE pela TA em parceria com o EPL e ECF. Nesta iniciativa emprestamos para a Prefeitura do Rio de Janeiro, 7 bicicletas de carga para que diferentes departamentos pudessem experimentar esses veículos no Distrito de Baixa Emissão.

2ecbch

Ainda na parte da manhã, foram realizados dois debates. Primeiro “O entregador”, com Everton Gomes, Secretário de Trabalho e Renda do Município do Rio de Janeiro; Goura Nataraj Deputado Estadual no Paraná e Heloísa Ribeiro do Aro Meia Zero, que nos apresentaram algumas iniciativas que vem sendo feitas para proteger esse trabalhador. No segundo debate “A Bicicleta de Carga”, Renato Barreto do Palácio dos Triciclos, Manuela Castro e Andres Mora da Olé Bikes e Marília Mayumi da Tembici, falaram sobre as bicicletas que fabricam e as que são compartilhadas no sistema de Bogotá. As conversas foram moderadas pela Renata Falzoni e focaram na abordagem do “Panorama, Desafios e Perspectivas”.

Na parte da Tarde, uma pausa para a Cerimônia de premiação da Décima Edição do Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil, que teve como homenageada Renata Falzoni, por tudo que tem feito ao longo de décadas para promover nossas queridas bicicletas!

2ecbca3

Em seguida, vieram duas palestras, uma com Zé Lobo apresentando o mundo das bicicletas de carga no Rio de Janeiro e outra com Jos Sluijsman e Tom Parr, apresentando o que vem acontecendo mundo afora com esse tipo de transporte, seu potencial e expansão surpreendente em anos recentes.

2ecbcj

O segundo dia, seguiu a linha do 1º Encontro, que aconteceu em janeiro deste ano no Aterro do Flamengo. Reunimos diferentes modelos no jardim interno do Planetário do Rio, cenário ideal para trocar ideias, conhecê-las mais a fundo e até dar uma volta ou andar de carona!

2ecbck

Assista um vídeo bem ilustrativo no Bike é Legal!

As Bicicletas de Carga são excelentes ferramentas para cidades mais sustentáveis e resilientes. Ano que vem estaremos de volta, com novidades, mas ainda em 2023, Amsterdam terá mais uma edição do International Cargo Bike Festival, acompanhem e fiquem de olho!

2ebcd

.

logos3

 

Mais sobre Ciclologística e Bicicletas de Carga nos links abaixo:
Bicicletas & Logística
1º Encontro Carioca de Bicicletas de Carga
Cycling Visionary Award
4 guias para promover as Bicicletas de Carga
Bicicletas de Carga no Site TA
International Cargo Bike festival
Cargobike jetzt
ECF Tracker: Cargo bike friendly cities