Planejamento Cicloviário e os Desafios da Mobilidade no Enfrentamento do Coronavírus

118c

Diversas cidades em diferentes países, seguem buscando soluções para a mobilidade em tempos de pandemia e pós quarentenas. Neste cenário as bicicletas tem se destacado e temos apresentado aqui parte dessa busca por alternativas e resultados de pesquisas e levantamentos. No Brasil, embora com intensidade bem menor, cidades também estão planejando neste sentido: Vitória – ES antecipou a implementação de ciclorrotas com o objetivo de incentivar o uso de bicicleta no período pós-pandemia. Belo Horizonte – MG implantou cerca de 30 km de ciclofaixas ligando as regiões leste e oeste da cidade e conectando ciclovias existentes, oferecendo uma opção segura neste momento de pandemia. Niterói – RJ requalificou ciclofaixas, iniciativa pensada como uma resposta aos desafios relacionados à mobilidade.

covidBR

Niterói – RJ ……….……….. Vitória – ES ………..………… Belo Horizonte – MG

Na seção “planejamento cicloviário” de nosso Banco de Dados, temos incluído novos manuais que vem surgindo sobre o  assunto. Pra facilitar, estamos publicando estes manuais aqui também.

Berlim – Alemanha – Criando Espaços Seguros para Bicicletas em 10 Dias.
Lisboa – Portugal – Plano de Transformação do Espaço Público.
Cidade do México – Ciclovias Emergentes.
Estados Unidos – NACTO · Streets for Pandemic Response & Recovery.
Reino Unido – Gear Change: A bold vision for cycling and walking.
Proposta para NY – The Five Borough Bikeway NY. 

Plataforma de Bicicletas Compartilhadas da América Latina Latino SBP

LATINO4

Em anos recentes, a TA acabou por enveredar por uma área que nunca havia pensado, a incubação de outras organizações e projetos externos. A sétima delas foi a Plataforma Latino-Americana de Bicicletas Públicas e Compartilhadas, que com financiamento do Banco Itaú, teve seu lançamento em 2018 no 4º Encontro Latino-americano de Sistemas de Bicicletas Públicas e Compartilhadas. Este encontro fez parte do mês da bicicleta no Rio. No primeiro semestre de 2019, após coleta e sistematização dos dados iniciais, a plataforma entrou no ar.

LATINO2

Hoje a plataforma já pedala sozinha, com uma equipe comprometida, que em breve apresentará uma nova cara, em uma página com nova hospedagem, biblioteca e muita informação sobre os sistemas de bicicletas públicas e compartilhadas da América Latina. Antecedendo à publicação da nova página da Plataforma Latino SBP, uma publicação consolida essa fase do trabalho que vem sendo desenvolvido, apresentando o perfil dos sistemas latino-americanos em 2019. Clique na imagem abaixo para baixar e conhecer o relatório 2019.

LATINO3

Mobilidade por bicicletas vencendo a crise


Muitas cidades mundo afora vem pensando em soluções viárias para enfrentar os desafios de mobilidade impostos pelo Coronavírus. A bicicleta vem se destacando muito nesta busca por soluções, principalmente na Europa, que já percebeu seu potencial e vem investindo nesta modalidade de transporte. A ECF – European Cyclists Federation elaborou uma página com o que vem sendo planejado e realizado em território europeu.

O painel navegável, apresentado abaixo, nos mostra um belo panorama das iniciativas. Com diversos gráficos de fácil compreensão, é possível  conhecer as medidas europeias de enfrentamento à Pandemia, que envolvem as bicicletas.

Veja o painel acima na publicação original clicando aqui e o painel aqui (o mapa aparece melhor no painel)
Veja outras práticas para superar os desafios do Coronavírus clicando aqui,

Promovendo a Mobilidade por Bicicletas 2020

BrainComp

Mesmo em quarentena, o mundo segue e as bicicletas vêm se destacando durante as mudanças que vêm ocorrendo em nossas vidas. Algumas dessas mudanças são provocadas por iniciativas que acontecem independentes de pandemias, mas visando melhorar e ampliar as possibilidades que as bicicletas oferecem para um mundo mais limpo e justo. Em sua sétima edição, o prêmio “Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil” novamente selecionou as melhores iniciativas brasileiras em prol das bicicletas. Boas ideias merecem e precisam ser reconhecidas e homenageadas.

Abaixo a tabela com os resultados deste ano:20

Ao longo desta semana, publicaremos detalhes sobre os projetos vencedores, aguardem!
Para saber mais sobre o Prêmio e suas edições anteriores, clique aqui.

 

VII Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil – Inscrições Encerradas

fundo_Premio3

Mesmo com Pandemia e Quarentena, a vida segue e as inscrições para a sétima edição do prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil, se encerraram com recorde de inscrições.

insc2

Foram 48 inscrições nas 3 categorias, superando o número de inscrições em todas as edições anteriores, com destaque para as categorias Ação Educativa e de Sensibilização, com 48% das inscrições, e Levantamento de Dados e Pesquisas com 25%, obtendo também o maior número de inscrições na categoria. Destaque para a região sudeste que enviou 50% e Centro Oeste, única região que não enviou projetos. Mulheres foram 40% do total de inscrições e na categoria Levantamento de Dados e Pesquisas, representaram 50% das inscrições.

Untitled-1

O comitê de avaliação já está com os formulários e no inicio de maio divulgaremos os resultados, a data e local de entrega dos prêmios, aguardem!

Untitled-2Para saber mais sobre o prêmio e suas edições anteriores, clique aqui.