NitBike, as bicicletas públicas de Niterói

nitbike1

Já não é novidade, a mobilidade ativa tem no compartilhamento de bicicletas um aliado há muitos anos mundo afora. Quando uma cidade investe em ciclovias, redução de velocidade nas vias, qualificação de calçadas e áreas públicas para as pessoas podemos afirmar que ela escolheu o caminho da evolução na gestão de seu espaço. O modelo atual de mobilidade motorizada individual foi superado, é um fracasso inquestionável, não atende à realidade e as necessidades das cidades de hoje. A bicicleta cai como uma luva no desafio de melhorar o uso do espaço urbano e os sistemas de compartilhamento de bicicletas são a grande ideia para mobilidade desse milênio (nota: embora tenham surgido em 1965 ganharam força e relevância nos anos 2000).

Há várias cidades brasileiras que possuem Sistemas de Compartilhamento de Bicicletas, grandes ou pequenos, pagos ou gratuitos. Não há como negar sua influência positiva para a mobilidade, qualidade de vida e até segurança das cidades.

nitbike2

No estado do Rio de Janeiro temos um caso emblemático de cidade média que merecia um sistema desses a muito tempo. Niterói, vizinha próxima do Rio de Janeiro tem meio milhão de habitantes, uma imensa frota de automóveis em uma área pequena, logo transitar por lá é um desafio que requer paciência. Por necessidade e praticidade a bicicleta sempre foi muito usada na cidade, mas explodiu nos últimos anos com os investimentos da cidade em promover o uso da bicicleta. A chegada das bicicletas roxas do NitBike é uma justa e merecida novidade em Niterói. O sistema gratuito de uso público de bicicletas tem previsão de ganhar as ruas em maio de 2024 e, num primeiro momento terá 50 estações e 600 bicicletas nos bairros mais centrais da cidade.

É a coroação do caminho que uma cidade está tomando para amenizar seus problemas de mobilidade, poluição do ar, má ocupação do espaço urbano e prejuízos com engarrafamentos. Sempre há muito a se fazer nesse sentido e as barreiras à mobilidade mudam de forma e tamanho. Mas Niterói completou uma etapa importante deixando claro que está firme no propósito de garantir espaço e força à bicicleta como ferramenta promotora de qualidade de vida nos deslocamentos de sua população. Neste sentido, e apesar da baía que nos separa fisicamente, Rio e Niterói se aproximaram. Seja com nossas bicicletas pessoais ou nas compartilhadas vamos pedalar cada vez mais lá e cá. Por mais pessoas em mais bicicletas (laranjinhas ou roxinhas) mais vezes.

Nova fase no Monitoramento de Bicicletas em Niterói!

niT2022Por diversos anos consecutivos nosso contador automático e portátil de ciclistas foi para Niterói, para em parceria com o Programa Niterói de Bicicleta e o Mobilidade Niterói, realizar uma série histórica de contagens. Propiciando uma excelente leitura da movimentação dos ciclistas locais e mostrando a importância das ciclovias e ciclofaixas neste processo. Monitorando, podemos validar o sucesso de uma infraestrutura cicloviária, do investimento envolvido e planejar melhor.

Cientes da importância de um bom monitoramento, o Niterói de Bicicleta dá uma pedalada à frente instalando 11 contadores fixos permanentes, um deles com totem mostrando os números do local, e uma plataforma pública para visualização dos dados. Clique na imagem abaixo para ir para a plataforma.

ContaBike

Tivemos ainda a honra de sermos convidados para participar da mesa de lançamento do novo programa de monitoramento, aonde falamos um pouco sobre a série histórica de contagens na cidade e a participação dos contadores Eco-Counter no processo.

ContaBike2

Cidades inteligentes são aquelas que investem em conhecimento sobre sua dinâmica para poder agir com sabedoria, alocando recursos físicos, humanos e financeiros onde será mais evidente o retorno para a população em qualidade de vida. A gestão pública que aprende constantemente pode acertar mais e corrigir os seus eventuais erros mais rapidamente. Investir na bicicleta é sucesso certo em todas as cidades, ainda assim é preciso fazê-lo com muitos critérios e os dados são fundamentais para isso.

Chamada Pesquisa Perfil Ciclista 2024 – PARTICIPE!

Perfil24

A Pesquisa Perfil Ciclista Brasileiro foi realizada em 2015, 2018, 2021 e agora está de volta para sua edição trienal. O estudos revelaram uma série de informações de grande valor para a promoção da mobilidade por bicicletas no País.

Viabilizada através de parcerias com diversas organizações de todas as regiões do Brasil a pesquisa é coordenada pela Transporte Ativo, Labmob – Laboratório de Mobilidade Sustentável da UFRJ e o Observatório das Metrópoles. Os resultados são marcos na compreensão do modal cicloviário na nossa atual realidade urbana.

Esta ano vamos fazer a quarta edição da Pesquisa Perfil Ciclista. Será uma grande oportunidade para contribuição e desenvolvimento de ações que promovam o uso da bicicleta. A análise dos dados coletados contribui com a compreensão dos desafios e caminhos possíveis para incremento da mobilidade urbana por bicicletas.

Se você ou sua cidade tiverem interesse em participar, clique no link abaixo.
Saiba mais e inscreva-se clicando Aqui!

ppc2024c

2º Encontro Carioca de Bicicletas de Carga

2ecbcbO 2º Encontro Carioca de Bicicletas de Carga foi um evento muito especial e gratificante. Foi inspirado na ideia de informar e sensibilizar o poder público sobre a impacto do transporte de carga em bicicletas (e triciclos!), um fenômeno que já está acontecendo em nossas ruas há décadas, sem grande alarde, e que precisa ser conhecido, divulgado e incentivado. Reunimos pessoas com histórias e potencial para elucidar “o que as cidades podem fazer para promover essa atividade” e ajudar ainda mais a sociedade como um todo. Mais de 80 pessoas compareceram ao longo do dia, entre técnicos de diferentes secretarias, como Meio Ambiente, Transportes, CET-Rio, Casa Civil, Urbanismo, Trabalho e Renda, e ainda  pesquisadores da UERJ e UFRJ, diversos grupos de ciclistas de diferentes regiões do Rio e de outras cidades como, Niterói, Macaé, São Paulo e Belém. Alguns fabricantes locais de bicicletas de carga, como Palácio dos Triciclos e Olé Bikes, também estiveram presentes com suas bicicletas, triciclos e muito para contar. A repercussão e as trocas foram excelentes, alguns desdobramentos já estão acontecendo e ao que tudo indica teremos novidades em 2024. Nosso agradecimento aos patrocinadores e parceiros que tornaram o evento possível e o prestigiaram com suas presenças, Itaú Unibanco, Consulado Geral dos Países Baixos no Rio, Secretaria de Trabalho e Renda e Planetário do Rio.

Jos Sluijsman e Tom Parr, organizadores do International Cargo Bike Festival na Europa, desde 2013, vieram diretamente de Amsterdam, como convidados especiais. A vinda deles teve duas motivações: trazer informações sobre as bicicletas de carga ao redor do mundo e apresentar a eles a nossa incrível realidade sobre entregas em bicicletas. Durante o evento eles fizeram uma apresentação bastante completa sobre o tema e nas ruas ficaram surpresos com o volume, tipos, variações locais e como as bicicletas de carga representam um meio de renda e sobrevivência para muitos.

2ecbcg

O primeiro dia do Encontro foi de palestras e debates no auditório do Planetário. Na abertura, tivemos a honra da participação da Vanessa Maia Gestora de Eventos da Fundação Planetário; Marina Convertino, Relações Institucionais do Itaú Unibanco e Sara M. Cohen, Cônsul Geral do Reino dos Países Baixos no Rio de Janeiro, que deram as boas vindas e ajudaram a tornar o evento uma realidade. Em seguida, Daniel Mancebo e Thaís Rennó, do Escritório de Planejamento da Cidade (EPL), apresentaram o Distrito de Baixa Emissão – DBE, região do centro do Rio com grande potencial de uso de bicicletas de carga. Na sequência, Eduardo Bernhardt da TA, deu um panorama sobre o Projeto SCAP Cargo Bikes, realizado no DBE pela TA em parceria com o EPL e ECF. Nesta iniciativa emprestamos para a Prefeitura do Rio de Janeiro, 7 bicicletas de carga para que diferentes departamentos pudessem experimentar esses veículos no Distrito de Baixa Emissão.

2ecbch

Ainda na parte da manhã, foram realizados dois debates. Primeiro “O entregador”, com Everton Gomes, Secretário de Trabalho e Renda do Município do Rio de Janeiro; Goura Nataraj Deputado Estadual no Paraná e Heloísa Ribeiro do Aro Meia Zero, que nos apresentaram algumas iniciativas que vem sendo feitas para proteger esse trabalhador. No segundo debate “A Bicicleta de Carga”, Renato Barreto do Palácio dos Triciclos, Manuela Castro e Andres Mora da Olé Bikes e Marília Mayumi da Tembici, falaram sobre as bicicletas que fabricam e as que são compartilhadas no sistema de Bogotá. As conversas foram moderadas pela Renata Falzoni e focaram na abordagem do “Panorama, Desafios e Perspectivas”.

Na parte da Tarde, uma pausa para a Cerimônia de premiação da Décima Edição do Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil, que teve como homenageada Renata Falzoni, por tudo que tem feito ao longo de décadas para promover nossas queridas bicicletas!

2ecbca3

Em seguida, vieram duas palestras, uma com Zé Lobo apresentando o mundo das bicicletas de carga no Rio de Janeiro e outra com Jos Sluijsman e Tom Parr, apresentando o que vem acontecendo mundo afora com esse tipo de transporte, seu potencial e expansão surpreendente em anos recentes.

2ecbcj

O segundo dia, seguiu a linha do 1º Encontro, que aconteceu em janeiro deste ano no Aterro do Flamengo. Reunimos diferentes modelos no jardim interno do Planetário do Rio, cenário ideal para trocar ideias, conhecê-las mais a fundo e até dar uma volta ou andar de carona!

2ecbck

Assista um vídeo bem ilustrativo no Bike é Legal!

As Bicicletas de Carga são excelentes ferramentas para cidades mais sustentáveis e resilientes. Ano que vem estaremos de volta, com novidades, mas ainda em 2023, Amsterdam terá mais uma edição do International Cargo Bike Festival, acompanhem e fiquem de olho!

2ebcd

.

logos3

 

Mais sobre Ciclologística e Bicicletas de Carga nos links abaixo:
Bicicletas & Logística
1º Encontro Carioca de Bicicletas de Carga
Cycling Visionary Award
4 guias para promover as Bicicletas de Carga
Bicicletas de Carga no Site TA
International Cargo Bike festival
Cargobike jetzt
ECF Tracker: Cargo bike friendly cities

ParanáBici | Seminário Paranaense de Ciclomobilidade e Cicloturismo

cwb2Curitiba sempre esteve à frente na promoção do uso das bicicletas, assim como o Rio, pioneiras e destaques nos anos 90, perderam um pouco o rumo mas aos poucos vem retornando aos seus lugares de destaque. Sede de tantos eventos e casa de tantas ações da sociedade civil, agora sob a batuta do Deputado Goura Nataraj, Curitiba vem ampliando seu alcance para todo o estado do Paraná.

Semana passada, a Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, foi a casa do ParanáBici, evento que reuniu diversos municípios paranaenses que vem planejando e promovendo as bicicletas, assim como grupos de ciclistas e empresas que pedalam pelos caminhos do cicloturismo no estado. Muito bom ver tantos atores de diferentes partes pensando em comum a bicicleta!

CWB1

Tivemos a honra e o prazer, de ao lado da Renata Falzoni, fazer a palestra magna na noite de abertura e a palestra principal da conferência sobre Ciclomobilidade na manhã seguinte. À tarde, a tarefa ficou para a Falzoni, que fez a palestra de encerramento na conferência sobre Cicloturismo.

Já estivemos em Curitiba em outras diversas ocasiões, sempre buscando promover o uso das bicicletas e compartilhar conhecimento, ensinado e aprendendo a cada visita! Muito bom participar desse desenvolvimento e poder estar perto e presente no planejamento de tantas cidades.

cwb3

Muito bom também reencontrar tantos amigos e fazer novas amizades, todos em uma busca comum, de cidades mais amigas das bicicletas e um mundo mais saudável! Tudo isso fora a incrível possibilidade de pedalar o próprio suco 😉

cwb4

Confira mais detalhes sobre o evento nas matérias abaixo:
Primeiro ParanáBici discute construção de políticas públicas voltadas para a cultura da bicicleta.
Assembleia promove ciclo de debates sobre políticas públicas voltadas para o uso da bicicleta.
Programação intensa encerra o Seminário Paranaense de Ciclomobilidade e Cicloturismo.

E alguns momentos em que estivemos em Curitiba anteriormente:
Uma comunidade nacional em prol da bicicleta. III Fórum Mundial da Bicicleta, 2014.
Bicicleta para técnicos e gestores, um seminário que pedala pelo mundo. Seminário “Formação de Gestores” Políticas Públicas de Ciclomobilidade, 2017.