XI Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil | Inscrições abertas!

PPMBBXI

Estão abertas as inscrições para o décima primeira edição do Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil! Até agora, foram 10 edições, com 79 Premiações e 58 premiados, sendo 27 da Sociedade Civil,  24 de Empresas 3 do Poder Público e 1 Universidade. Desde 2014, a Transporte Ativo em parceria com o Itaú Unibanco, realizam a atividade que consiste em premiar as melhores iniciativas de promoção ao uso de bicicletas no país, nas categorias, Ação Educativa e de Conscientização, Levantamento de Dados e Pesquisas e Empreendedorismo.

Este ano a premiação será de 5 mil reais, para os projetos vencedores em cada uma das três categorias, para serem investidos no projeto vencedor ou em novas ideias a serem postas em prática!

Saiba mais e Inscreva seu projeto clicando aqui.

Boas ideias merecem ser reconhecidas e homenageadas!

Conheça os resultados das edições anteriores.
2023  |  2022  |  2021  |  2020  |  2019  |  2018   |   2017   |   2016   |   2015   |   2014

 

XI Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil


Vem aí, a décima primeira edição do Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil! Desde 2014, a Transporte Ativo em parceria com o Itaú Unibanco, realizam a atividade que consiste em premiar as melhores iniciativas de promoção ao uso de bicicletas no país, nas categorias, Ação Educativa & de Conscientização, Levantamento de Dados & Pesquisas e Empreendedorismo.

Semana que vem, terão início as inscrições, que seguirão abertas até o final de Maio. Comece já a preparar seu material para envio.

Boas ideias merecem ser reconhecidas e homenageadas!

Conheça os resultados das edições anteriores.
2023  |  2022  |  2021  |  2020  |  2019  |  2018   |   2017   |   2016   |   2015   |   2014

NitBike, as bicicletas públicas de Niterói

nitbike1

Já não é novidade, a mobilidade ativa tem no compartilhamento de bicicletas um aliado há muitos anos mundo afora. Quando uma cidade investe em ciclovias, redução de velocidade nas vias, qualificação de calçadas e áreas públicas para as pessoas podemos afirmar que ela escolheu o caminho da evolução na gestão de seu espaço. O modelo atual de mobilidade motorizada individual foi superado, é um fracasso inquestionável, não atende à realidade e as necessidades das cidades de hoje. A bicicleta cai como uma luva no desafio de melhorar o uso do espaço urbano e os sistemas de compartilhamento de bicicletas são a grande ideia para mobilidade desse milênio (nota: embora tenham surgido em 1965 ganharam força e relevância nos anos 2000).

Há várias cidades brasileiras que possuem Sistemas de Compartilhamento de Bicicletas, grandes ou pequenos, pagos ou gratuitos. Não há como negar sua influência positiva para a mobilidade, qualidade de vida e até segurança das cidades.

nitbike2

No estado do Rio de Janeiro temos um caso emblemático de cidade média que merecia um sistema desses há muito tempo. Niterói, vizinha próxima do Rio de Janeiro tem meio milhão de habitantes, uma imensa frota de automóveis em uma área pequena, logo, transitar por lá é um desafio que requer paciência. Por necessidade e praticidade a bicicleta sempre foi muito usada na cidade, mas explodiu nos últimos anos com os investimentos da cidade em promover o uso da bicicleta, no melhor estilo de “construa e eles virão”. A chegada das bicicletas roxas do NitBike é uma justa e merecida novidade em Niterói. O sistema gratuito de uso público de bicicletas tem previsão de ganhar as ruas em maio de 2024 e, num primeiro momento terá 50 estações e 600 bicicletas nos bairros mais centrais da cidade.

É a coroação do caminho que uma cidade está tomando para amenizar seus problemas de mobilidade, poluição do ar, má ocupação do espaço urbano e prejuízos com engarrafamentos. Sempre há muito a se fazer nesse sentido e as barreiras à mobilidade mudam de forma e tamanho com frequência. Mas Niterói completou uma etapa importante deixando claro que está firme no propósito de garantir espaço e força à bicicleta como ferramenta promotora de qualidade de vida nos deslocamentos de sua população. Neste sentido, e apesar da baía que nos separa fisicamente, Rio e Niterói se aproximaram. Seja com nossas bicicletas pessoais ou nas compartilhadas vamos pedalar cada vez mais lá e cá. Por mais pessoas em mais bicicletas (laranjinhas ou roxinhas) mais vezes!

Nova fase no Monitoramento de Bicicletas em Niterói!

niT2022Por diversos anos consecutivos nosso contador automático e portátil de ciclistas foi para Niterói, para em parceria com o Programa Niterói de Bicicleta e o Mobilidade Niterói, realizar uma série histórica de contagens. Propiciando uma excelente leitura da movimentação dos ciclistas locais e mostrando a importância das ciclovias e ciclofaixas neste processo. Monitorando, podemos validar o sucesso de uma infraestrutura cicloviária, do investimento envolvido e planejar melhor.

Cientes da importância de um bom monitoramento, o Niterói de Bicicleta dá uma pedalada à frente instalando 11 contadores fixos permanentes, um deles com totem mostrando os números do local, e uma plataforma pública para visualização dos dados. Clique na imagem abaixo para ir para a plataforma.

ContaBike

Tivemos ainda a honra de sermos convidados para participar da mesa de lançamento do novo programa de monitoramento, aonde falamos um pouco sobre a série histórica de contagens na cidade e a participação dos contadores Eco-Counter no processo.

ContaBike2

Cidades inteligentes são aquelas que investem em conhecimento sobre sua dinâmica para poder agir com sabedoria, alocando recursos físicos, humanos e financeiros onde será mais evidente o retorno para a população em qualidade de vida. A gestão pública que aprende constantemente pode acertar mais e corrigir os seus eventuais erros mais rapidamente. Investir na bicicleta é sucesso certo em todas as cidades, ainda assim é preciso fazê-lo com muitos critérios e os dados são fundamentais para isso.

Chamada Pesquisa Perfil Ciclista 2024 – PARTICIPE!

Perfil24

A Pesquisa Perfil Ciclista Brasileiro foi realizada em 2015, 2018, 2021 e agora está de volta para sua edição trienal. O estudos revelaram uma série de informações de grande valor para a promoção da mobilidade por bicicletas no País.

Viabilizada através de parcerias com diversas organizações de todas as regiões do Brasil a pesquisa é coordenada pela Transporte Ativo, Labmob – Laboratório de Mobilidade Sustentável da UFRJ e o Observatório das Metrópoles. Os resultados são marcos na compreensão do modal cicloviário na nossa atual realidade urbana.

Esta ano vamos fazer a quarta edição da Pesquisa Perfil Ciclista. Será uma grande oportunidade para contribuição e desenvolvimento de ações que promovam o uso da bicicleta. A análise dos dados coletados contribui com a compreensão dos desafios e caminhos possíveis para incremento da mobilidade urbana por bicicletas.

Se você ou sua cidade tiverem interesse em participar, clique no link abaixo.
Saiba mais e inscreva-se clicando Aqui!

ppc2024c