ENLABICI 2019

Enl

A plataforma latinoSBP.org esteve em Guadalajara, no México, participando do 5 Encontro Latino-americano de Sistemas de Bicicletas Públicas e Compartilhadas, realizado pela BKT Bici Pública. Evento que deu sequência ao encontro realizado em junho de 2018 no Rio de Janeiro.

Com quatro eixos temáticos que envolveram: operação e níveis e serviço; esquemas de financiamento e modelos de negócios; planejamento e expansão; e demais veículos compartilhados. Foram dois dias intensos que envolveram palestras, debates e visitas técnicas com participantes e palestrantes de diferentes partes do continente e do resto do mundo. Pudemos ainda aprender sobre a estratégia de mobilidade ativa na área metropolitana de Guadalajara e sobre a experiência de organização da indústria norte americana, através da NABSA

enlabici1

Presença Européia: Redha Zetchi, fala sobre o processo de troca de tecnologia em Barcelona.

Mais um evento marcado pela alta qualidade dos conteúdos e debates e que contou com a participação de aproximadamente 130 pessoas de 72 organizações e 8 países.

Em 2020, o encontro será em Lima, no Peru.

Plataforma LatinoSBP

bikepe ed

Os Sistemas de Bicicletas Públicas e Compartilhadas são um modo de transporte cuja implementação na América Latina se iniciou em 2008, porém seu auge e popularidade são mais recentes e seu crescimento continua de maneira exponencial. As cidades latino-americanas demostraram ser inovadoras, adaptando as experiencias europeias em suas cidades e contextos. Como resultado, se destacam boas práticas que merecem ser difundidas.

Mantendo nosso compromisso de gerar e compartilhar conhecimento para criar capacidade técnica para intervir na promoção da mobilidade por bicicletas apresentamos a plataforma LatinoSBP.org.

Inspirada nas iniciativas ComoUK, NABSA e PEBSS, a LatinoSBP é uma plataforma aberta, gratuita e colaborativa sobre os sistemas de bicicletas públicas e compartilhadas da América Latina, onde são apresentados dados, gráficos e informações sobre esses sistemas, promovendo boas práticas e estimulando a criação de novos sistemas em mais cidades.

ASSINATURAS VARIAS CORES-04

Nova onda de SUVs nas ruas do país

PCRG3

Já faz um tempo que falamos sobre esse assunto por aqui, bicicletas cargueiras e seu potêncial para melhorar nossas cidades. Por muitos anos, aqui no Brasil, apenas alguns modelos  estavam disponíveis no mercado, os triciclos com “box” dianteiro, comum em muitas partes do país, os com duas rodas na parte traseira, para usos mais leves, em geral montados com kits sobre estruturas de bicicletas normais e as famosas bicicletas de carga, com rodas dianteira aro 20. Caso houvesse necessidade ou vontade de um outro tipo de cargueira, ficávamos limitados aos poucos modelos estrangeiros disponíveis no mercado.

Agora as coisas começam a mudar e fabricantes começam a abrir seus olhos para esse novo filão do mercado, as bicicletas de carga ou os novos SUVs. Como sempre quem dá a partida é a Dream Bike, empresa brasileira que ao longo do tempo vem se mostrando pronta a inovar, entregando novos produtos ao mercado, produtos quem em geral os outras fabricantes parecem não perceber ou não se interessam, vale conferir no website deles a variedade de triciclos que oferecem. Agora eles iniciam também a fabricação das famosas cargueiras Long John, das fotos acima e abaixo. Modelo de cargueira que mantem a largura de uma bicicleta comum, se tornando mais ágil nos estreitos espaços que sobram para aas bicicletas em nossas cidades.

PCRG1

Mas o assunto vai além, alguns fabricantes independentes começam a desenvolver suas cargueiras também e já é possível encontrar algumas delas pelas ruas, como os dois modelos abaixo encontrados circulando pelas ruas do Rio.

PCRG2

PCRG5

Algumas empresas de entregas, como a Pedivela, chegam a fabricar seus próprios veículos para atender a demanda, trazendo ainda mais desses novos SUVs para nossas ruas.

PCRG6

Espere para ver cada vez mais dessas bicicletas em nossas ruas e que novos modelos venham a surgir. Vale comentar que os grandes fabricantes, tanto nacionais, quanto estrangeiros, ainda não visualizaram esse filão que ainda se restringe a fabricantes menores.

Confira abaixo alguns fabricantes brasileiros e europeus.

No Brasil:
Dream Bike
Palacio dos Triciclos.

Na Europa:
BakFiets
Urban Arrow
Larry vs Harry
Trio Bike
Omnium Cargo

https://bicycletimesmag.com/bicycle-times-issue-24-way/
Clique na imagem acima, para ver a matéria sobre o assunto publicada na revista Bicycle Times nº24 em 2013.

 

Novo Mapa Rio Metropolitano de Transportes

Mapa-Rio-30.11

Muitas vezes nos deparamos com belos mapas de Transporte Público no exterior, o do London Underground é um dos mais famosos e serve de referência para muitos ao redor do mundo. Agora o Rio também tem seu próprio mapa no estilo londrino, o Mapa Rio Metropolitano de Transportes, que pode ser visualizado acima e baixado em PDF ao clicar na imagem.

O mapa mostra as opções de transporte na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e as respectivas integrações disponíveis aos passageiros. O mapa passa a ter exposição obrigatória, com QR Code para acessar a versão online, em todos os modais de transporte público, estações e terminais rodoviários sob competência do Estado.

br16

Para nós, uma boa notícia, que pode ser observada acima e no destaque da legenda abaixo. As estações de bicicletas compartilhadas Bike Rio e bicicletários  internos e externos nos terminais, fazem parte do mapa. Mais um sinal de que as coisas estão mudando e as bicicletas conquistando seus espaços.

BR14

.

O Rio e as Bicicletas

rb1Independente dos esforços governamentais para promover o uso das bicicletas ou da falta deles, as bicicletas seguem cada dia mais presentes nas ruas do Rio.

rb4Ao mesmo tempo em que o sistema de bicicletas compartilhadas carioca, o Bike Rio, faz mais de meio milhão de viagens por mês, com picos de mais de 18 mil viagens dia e com a necessidade de criar bolsões de bicicletas para atender a demanda, estações seguem sendo instaladas e novas bicicletas injetadas no sistema.

rb3Sistemas de entrega por aplicativo, como Uber Eats e Rappi dentre outros, a cada dia tem mais entregadores circulando em bicicletas, inclusive as do Bike Rio!

rb2Nesta semana, a Petrobras voltou a instalar calibradores para pneus de bicicletas em relógios digitais pela cidade e o Metrô Rio lançou o cartão Giro, que funciona tanto para o Metrô, quanto para as bicicletas compartilhadas e ainda oferece descontos e benefícios. Confira no vídeo abaixo.

Sigamos pedalando que tem muita coisa boa, vindo por aí!