Dia das crianças com Jogos de Bicicleta

Passamos o Dia das Crianças no Museu do Amanhã, promovendo os Jogos de Bicicletas. Foi uma oportunidade incrível para apresentar as bicicletas de equílibro para muitas famílias, de diversas partes do Brasil e até do exterior. Teve até adulto que pediu para entrar na foto! 🙂

MDA12

Toda logística para realização dos Jogos foi feita em bicicleta. Na foto abaixo, nosso reboque com as bicicletas e um quadro com a economia de emissões.

Os Jogos apresentam, de maneira divertida, atividades lúdicas para que cada criança treine o equilíbrio necessário para aprender a pedalar. As crianças participam, junto com seus amigos e familiares, de divertidas brincadeiras que fortalecem a confiança na condução da bicicleta. Os Jogos de Bicicleta foram desenvolvidos na Dinamarca e em 2011 a Transporte Ativo traduziu o folheto 6 Jogos de Bicicleta que foi originalmente escrito e produzido pela Federação dos Ciclistas Dinamarqueses (Dansk Cyklist Forbund – DCF), que faz parte da Cycling Embassy of Denmark. Agradecimentos especiais aos voluntários que apoiaram totalmente a atividade.

IMC em Tour por SP

Foto: Nadja Balconi

Após o retorno do IMC – Introdução ao Mundo Cicloviário e do Tour pelo Nordeste, desta vez rodamos pelo Estado de São Paulo, numa parceria com a Plataforma de Mobilidade Itaú e a Rede de Governança promovida pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Participamos da 5ª rodada de reuniões que passou pelas cidades de São Paulo, Guarujá, Jacareí, São Carlos, Americana e Birigui, onde 43 municípios paulistas estiveram presentes.

Foto: Nadja Balconi

As reuniões contaram com a presença de Gestores de Convênios dos municípios, Secretários de Mobilidade e Transporte, Superintendentes e representantes dos Detrans de cada região. A equipe, responsável pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, apresentou dados sobre os municípios com destaque para os resultados da campanha para redução de mortes no trânsito. Nossa missão era apresentar um panorama sobre o uso da bicicleta nas cidades, promover os benefícios e o potencial destas entre servidores públicos, apresentando os caminhos que as bicicletas percorreram do Século XIX até os dias atuais e os motivos que as levam a se destacar nesse início de século, além das atuais tendências em urbanismo e mobilidade.

Além das palestras, as atividades contaram com um tempo para trocas, onde os participantes compartilharam as conquistas de cada município e também tiveram oportunidade para conhecer as soluções que outros municípios encontraram para enfrentar problemas que são comuns a todos.

IMG_1526

Os primeiros resultados já começam a surgir, fomos convidados pela Prefeitura de Jacareí, para palestrar no evento de abertura da 2ª Virada da Mobilidade, evento que abriu a Semana de Mobilidade local, onde apresentamos trechos do IMC para um público aproximado de 300 pessoas. E aos poucos vamos espalhando pelo país as vantagens das bicicletas e dos veículos à propulsão humana para melhores cidades, mais adaptadas às necessidades deste do Século XXI.

Em 2008, exatos 10 anos atrás, também estivemos em São Paulo apresentando o IMC, confira aqui.

Moving Forward Together

Nabsa-(7)

Entre os dias 4 e 7 de setembro de 2018 participamos da conferência anual da Associação Norte-americana de Sistemas de Bicicletas Compartilhadas, na cidade de Portland, nos Estados Unidos.

Conferencia que este ano uniu a NABSA (North American Bikeshare Association), que é a voz da indústria de bikeshare, e a Better Bikeshare Partnership, organização que lidera o debate sobre Equidade e sistemas de bicicletas compartilhadas. O evento contou com a participação de cerca de 300 pessoas entre representantes da sociedade civil, poder público e indústria de bikeshare (operadores e provedores de tecnologia).

Nabsa-(4)

Como o nome de Moving Forward Together, a conferência teve como tema e debate central Equidade. Além de palestras, visitas técnicas e workshops, a conferencia é um importante espaço de trocas, integração e networking entre os participantes.

Nabsa-(1)

Dentro da programação participamos, juntamente com Tembici e Aromeiazero do Table Discussions (sessão designada a engajar os participantes em discussões sobre temas a sua escolha) com o tema Bikeshare Lessons from Brazil.

Nabsa-(2)

Conexão Rio-Medellín

Medellín e Rio de Janeiro, duas capitais localizadas a mais de 7 mil quilômetros de distância sob diferentes latitudes.

Agosto de 2018, nossa quinta visita a esta cidade que é símbolo de resiliência. Desta vez viemos a convite do coletivo Más Urbano, que assim como a Transporte Ativo, atua promovendo o uso da bicicleta como meio de transporte.

Mdlln1

O convite foi para participar de duas atividades de socialização e intercambio entre projetos e experiências. Um bate-papo realizado a céu aberto em espaço público ao lado de uma das principais estações de metrô da cidade. Outro realizado no terraço de um espaço de co-working com a participação de representantes instituições públicas e coletivos que trabalham com o tema.

Mdlln2

Foram dois momentos onde tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre a cidade seus projetos e processos e contar um pouco sobre o que acontece no Rio e como atuamos frente a promoção do uso da bicicleta como meio de transporte. Entre tantos temas abordados, a Pesquisa Perfil Ciclista foi um dos destaques no segundo bate-papo realizado em Medellín.

E como irem além das metas previamente estabelecidas também é nossa meta, propusemos uma intervenção na rua, para que com a participação dos ciclistas da cidade, ajudássemos a pensar conjuntamente uma solução de infraestrutura cicloviária para um cruzamento que é um dos principais pontos críticos da região metropolitana. Inspirados na metodologia do Ciclo Rotas Centro, levamos mapas para a rua, para que os ciclistas que circulam por esse ponto pudessem opinar sobre o tipo de solução que lhes parecia mais adequado. Além da interação através dos mapas, realizamos um exercício de contagem e filmamos a ação.

mdlln4

Das semelhanças entre as cidades podemos dizer que o fato de que as políticas de promoção do uso da bicicleta em ambas as cidades estar ligado as questões ambientais, é a principal. No Rio as ciclovias surgem junto com a Eco 92 e avançam dentro da Secretaria de Meio Ambiente, em Medellín a crise gerada pelo ar altamente contaminado impulsiona o sistema de bicicletas públicas e infraestrutura ciclista da cidade.

Duas capitais Latino-americanas cheias de contradições e que, com suas diferentes características, são muito favoráveis aos deslocamentos em bicicletas.

Conexão Transporte Ativo – Más Urbano. O que nos conecta? O desejo de promover e construir cidades mais ciclaveis, justas e equitativas em relação ao uso do espaço público.

Por mais pessoas, em mais bicicletas, mais vezes!

7º Fórum de Bicicletas Manaus

IMG_7194

Pelo sétimo ano consecutivo o Pedala Manaus realiza o Fórum de Bicicletas Manaus desta vez em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável – FAS e pela sexta vez a TA esteve presente. Desta vez com o tema “A Bicicleta e os 17 ODS da ONU: Uma nova agenda de desenvolvimento urbano sustentável”, o Fórum foi muito além da bicicleta alertando aos presentes sobre necessidades urgentes para manutenção do ecossistema amigável ao ser humano em nosso planeta.

IMG_7139

Com palestrantes como Renata Falzoni, Aline Cavalcante, Suzana Nogueira e Zé Lobo o conteúdo foi repleto de informações para que possamos nós mesmos iniciar as mudanças tão necessárias, sem ficarmos sentados esperando que esforços governamentais solucionem a questão. Outro ponto de destaque nesta edição do Fórum foi a participação efetiva da Academia através da UFAM e da indústria, através da ABRACICLO e diversos de seus associados. Sentimos falta da participação importante do poder público, para que com as quatro esferas; Sociedade Civil, Academia, Indústria e Poder Público, possamos alavancar mudanças e tornar Manaus uma cidade mais segura e amiga do Ciclista.

Para encerrar em grande estilo, uma apresentação extra do filme Elo Perdido de Renata Falzoni, para a criançada da comunidade Redenção, no Cine Calçada.

CCUE0690

Fica aqui o agradecimento ao Pedala Manaus e seus coordenadores e mentores, que além de fazer um belo evento inspiram ciclistas pelo Brasil afora a seguirem buscando soluções efetivas para a circulação das bicicletas nas cidades brasileiras.