Transporte Ativo na Celebração dos 200 Anos da Bicicleta

Foto: Jonas Hagen

A Transporte Ativo está presente na Conferência de Ciclismo Internacional (International Cycling Conference), que está acontecendo em Mannheim, na Alemanha, nessa semana. A conferência celebra os 200 anos da invenção da “Draisine”, uma bicicleta ancestral que foi inventado em Mannheim pelo Karl Drais.

Foto: Jonas Hagen

Uma reprodução da “Draisine”, inventada em 1817

Jonas Hagen, estudante de doutorado da Columbia University de Nova York e colaborador da Transporte Ativo, apresentou um trabalho sobre as bicicletas o os triciciclos de carga do Rio de Janeiro, elaborado em parceria com Zé Lobo, Diretor Executivo da Transporte Ativo, e Clarisse Linke, Diretora do ITDP Brasil. O trabalho usa dados coletados em 2014 e 2015 em nove centros comerciais da capital carioca.

Links relacionados:
Bicicletas e Logística
Contagem de Estabelecimentos Comerciais com Entregas por Bicicleta no Rio de Janeiro

Velo-city 2018 Rio de Janeiro – Chamada de Trabalhos

http://velo-city2018.rio

A próxima parada da Série de Conferências Velo-city será no Rio de Janeiro, Brasil. Pela primeira vez na América do Sul, a Velo-city 2018 terá como tema principal Acesso a Vida, vinculado ao objetivo geral da inclusão social promovida pela bicicleta. Com base nos temas de conferências Velo-city anteriores, como Saúde, Infra-estrutura, Tecnologia, Governança e Dados, a Velo-city 2018 no Rio de Janeiro explorará a fusão desses discursos.

Com o tema principal Acesso à Vida, os temas abrangentes de Saúde, Infra-estrutura, Tecnologia, Governança e Dados são utilizados para se adequar aos quatro subtemas: Aprenda a Viver, Felicidade e Qualidade de Vida, Integrando Vida e Transporte, Economia Viva.

O envio de trabahos está aberto e convidamos especialistas de todo o mundo para compartilhar suas pesquisas, experiências e idéias. Inscreva seu trabalho no hotsite do evento.

http://velo-city2018.rio

Jogos de bicicleta no Passeio Público

jogos-de-bicicleta-10

 

No último domingo (13/08), A Transporte Ativo, com apoio do Goethe-Institut Rio de Janeiro, realizou os Jogos de Bicicletas no evento “O passeio é público”. Os Jogos apresentam, de maneira divertida, atividades lúdicas para que cada criança treine o equilíbrio necessário para aprender a pedalar. As crianças participam, junto com seus amigos e familiares, de divertidas brincadeiras que fortalecem a confiança na condução da bicicleta.

Construído no Século XVIII, o Passeio Público foi o primeiro parque público do país e fica localizado na região central do Rio de Janeiro. Nos últimos anos, o parque deixou de fazer parte do mapa cultural da cidade e hoje o espaço está ocioso, sem nenhum tipo de atividade em sua programação. Por isso, o evento é importante para estimular a ocupação regular do Parque, unindo artistas e iniciativas de diversos territórios da cidade buscando melhorar a qualidade do Passeio como espaço público.

PAsseio_Pub

Os Jogos de Bicicleta foram desenvolvidos na Dinamarca e em 2011 a Transporte Ativo traduziu o folheto 6 Jogos de Bicicleta que foi originalmente escrito e produzido pela Federação dos Ciclistas Dinamarqueses (Dansk Cyklist Forbund – DCF), que faz parte da Cycling Embassy of Denmark.