Pedal Acessível entre Museus – Junho

EMA2 (1)

A segunda pedalada do Projeto Entre Museus Acessíveis ocorreu no sábado 25 de junho. Desta vez tivemos mais participantes que em maio e mais pessoas com surdez ou baixa audição que pessoas com deficiência visual.

EMA2 (4)

Aproveitando a inauguração de novas ciclofaixas no centro da cidade alteramos nossa rota e fizemos 100% do caminho em calçadões, ciclovias e e ciclofaixas. Foi uma apresentação da infraestrutura até para alguns monitores que ainda não conheciam as novidades.
Mesmo com a nova rota mantivemos as sempre interessantes aulas de história da cidade do Rio de Janeiro com o Historiador David que se desdobrou para que tanto as pessoas sem audição quanto sem visão compreendessem as informações.

IMG_9363

Novamente uma equipe de tradutores de LIBRAS esteve conosco o tempo todo para atender aos 14 participantes com diferentes graus de surdez. Também tivemos 2 pessoas cegas, uma delas com seu próprio cão-guia que ganhou lugar especial para realizar todo o percurso entre o Museu do Amanhã e o Museu da República, onde fizemos novamente um piquenique naquele belo jardim.

Agradecemos o empenho de nossos monitores-ciclistas que não mediram esforços para proporcionar uma pedalada segura e prazerosa para os participantes.

EMA2 (2)

Se você conhece alguém com necessidades especiais indique essa oportunidade que é gratuita e aberta a todos.

EMA2 (5)

Serão mais 5 eventos até novembro, sempre no último sábado do mês, o próximo está programado para o dia 30 de julho.
Programação e inscrições pela página do Museu do Amanhã clicando neste link.

Distrito de Baixa Emissão Rio & SCAP Cargo Bikes

DBER-(3)

Foi lançado oficialmente hoje, o Distrito de Baixa Emissão de Carbono – DBE, coordenado pela Secretaria de Fazenda e Planejamento, através do Escritório de Planejamento – EPL, da SUBPAR. Este projeto é transversal e integra diferentes secretarias e parceiros externos, dentre eles a Transporte Ativo, na busca de um modelo de desenvolvimento de baixo carbono! Está alinhado ao Acordo de Paris e à agenda de desenvolvimento sustentável da ONU, os ODS.

DBER-(2)

O DBE é uma das ações prioritárias do Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática e do Plano Estratégico da Cidade do Rio de Janeiro. Dentre as atividades que compõem o DBE, está o projeto SCAP Cargo Bikes, uma parceria da European Cyclists Federation com a Transporte Ativo e o Escritório de Planejamento, com patrocínio da FEDEX. O Projeto, apelidado de Bicicletas de Carga para um ar mais limpo no Rio, já contou com workshops online para servidores e a doação de 7 bicicletas cargueiras para COMLURB, Conservação e Parques e Jardins, para experimentação delas no cotidiano de serviços municipais em unidades destes órgãos que atuam dentro e fora da área do distrito.

DBER-(4)

Com uma equipe dedicada e motivada, formada pelos diferentes setores envolvidos, o projeto agora segue em frente, em 35 mil metros quadrados, que incluirão ciclovias, arborização, novas áreas de pedestres e ações de engajamento e participação cidadã. A primeira etapa é prevista para ser concluída até 2024 e a implementação completa até 2030. Que este projeto sirva de exemplo para outras regiões da cidade, outras cidades brasileiras e além!

DBER-(1)

 

1º Encontro Bicicletas e Meio Ambiente | Bicicletas e Negócios Sustentáveis

1ebma1

Semana passada iniciamos uma Série de Encontros sobre Bicicleta e Meio Ambiente, serão seis encontros até novembro, com apoio do Itaú Unibanco. Era uma noite chuvosa de sexta-feira e a sempre carismática bicicleta atraiu 12 pessoas para a sede da Ciclo Orgânico empresa de compostagem que utiliza triciclos e bicicletas para recolher os resíduos orgânicos nas residências dos assinantes do serviço. Fomos até lá para ouvir e debater sobre como a bicicleta pode ajudar na sustentabilidade das empresas ou como ela pode ser o eixo motriz de todo o negócio, que já nasce mais sustentável.

O idealizador do empreendimento, Lucas Chiabi ofereceu o mezanino da empresa em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro para contar sua história, como surgiu a Ciclo Orgânico e como os triciclos são fundamentais para o sucesso da iniciativa. A Ciclo Orgânico é um excelente exemplo de como é possível empregar um transporte ativo para inovar em um serviço que por si só já seria ambientalmente relevante. Mas o Lucas e sua turma levam a sustentabilidade muito a sério e, invertendo a “lógica” que carga precisa de motor para ser transportada, adotaram bicicletas e triciclos como veículos principais para a logística de sua operação diária. E deu super certo! Vários negócios usam a bicicleta em entregas e garantem eficiência com baixo custo, poluição zero e impacto social relevante.

Nos próximos meses vamos abordar outros aspectos e vertentes da relação da bicicleta com o Meio Ambiente. Fique ligado para saber quais serão os temas, quando e onde eles serão organizados.

1ebma3

Pedal Acessível entre Museus – Maio

EM11

No último sábado de maio participamos de um evento muito especial: a pedalada do Projeto Entre Museus Acessíveis. Idealizado pelo Museu do Amanhã, que nos convidou para organizar a parte ciclística, o projeto integra o Museu do Amanhã e o Museu da República, proporcionando visitas guiadas e a ligação por bicicleta para pessoas com deficiência visual ou auditiva. No caminho paradas estratégicas para pequenas e interessantes aulas ao ar livre sobre a história do Rio de Janeiro.

EM14

Na primeira rodada tivemos 12 deficientes auditivos e 2 deficientes visuais que foram conduzidos em bicicletas duplas (tandens) por ciclistas especializados. Proporcionar essa experiência foi muito empolgante para todos, sejam condutores ou conduzidos.

EM12

Se você conhece alguém com necessidades especiais indique essa oportunidade que é gratuita e aberta a todos.

Serão 7 eventos até novembro, sempre no último sábado do mês. Programação e inscrições pela página do Museu do Amanhã clicando neste link.
EM13

IX Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil | Inscrições abertas!

IXPPMBB

Estão abertas as inscrições para o nona edição do Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil! Até agora, foram 8 edições, com 61 Premiações e 48 premiados, sendo 24 da Sociedade Civil,  23 de Empresas e um do Poder Público. Desde 2014, a Transporte Ativo em parceria com o Itaú Unibanco, realizam a atividade que consiste em premiar as melhores iniciativas de promoção ao uso de bicicletas no país, nas categorias, Ação e Educativa & de Conscientização, Levantamento de Dados & Pesquisas e Empreendedorismo.

Este ano a premiação será de 10 mil reais, para os projetos vencedores em cada uma das três categorias, para serem investidos no projeto vencedor ou em novas ideias a serem postas em prática!

Saiba mais e Inscreva seu projeto clicando aqui.

Boas ideias merecem ser reconhecidas e homenageadas!

Conheça os resultados das edições anteriores.
2021  |  2020  |  2019  |  2018   |   2017   |   2016   |   2015   |   2014