Bicicletas de carga em destaque na Eurobike 2018

As bicicletas de carga ganharam, pela primeira vez, um espaço exclusivo na Eurobike, uma das maiores feiras de negócios do mundo com foco nas bicicletas.

As cargueiras estão circulando por aí, transportando desde material de construção, botijões de gás, de água, diversos produtos e até pessoas. Sim, em algumas cidades do mundo, e também no Brasil, muitas crianças fazem o trajeto diário, de casa até a escola, a bordo de cargueiras customizadas para elas (veja fotos abaixo).

As bicicletas de carga conquistaram cinco prêmios, num total de 45 categorias do Eurobike Award 2018. nas imagens abaixo, um modelo dobrável, que foi premiado.

Elas vieram para ficar, estão por aí mostrando ao mundo que são uma opção de transporte sustentável e que podem transformar as cidades em lugares melhores para viver. Em muitos casos, elas podem ser um investimento melhor do que comprar um carro.

América Latina e os Sistemas de Bicicletas Públicas

ELASBPC-1024x768Depois do encontro realizado em Medellín em outubro de 2016 e de 2 oficinas realizadas na Cidade do México e em Rosario na Argentina, foi a vez do Rio de Janeiro, receber mais uma atividade internacional sobre Sistemas de Bicicletas Públicas e Compartilhadas.ELABPC_marca_2

A Transporte Ativo realizou, nos dias 9 e 10 de junho de 2018, o quarto Encontro Latino-americano de Sistemas de bicicletas Públicas e Compartilhadas. O evento aconteceu no Galpão de operações do Sistema Bike Rio e contou com a participação de 90 pessoas das Américas do Sul e Norte, Europa e Africa. Entre representantes do poder público, sociedade civil, ONG´s e empresas privadas.

Tembici 2

Durante os dois dias de evento foram debatidas inovações e tendências dos sistemas a nível mundial, campanhas, níveis de serviço, sistemas dockless, uso de dados e troca de tecnologia além apresentados casos de sistemas brasileiros e latinos.

O evento também foi marcado pela apresentação da Plataforma LatinoSBP.org . Projeto da Transporte Ativo, que também com o patrocínio do Banco Itaú.

Painel de Encerramento e lançamento da Plataforma LatinoSBP.org com a participação de representantes da PEBSS e NACTO.

Painel de Encerramento e apresentação da Plataforma LatinoSBP.org com a participação de representantes da PEBSS e NACTO.

Esses espaços vêm gerando inquietudes e necessidades por novos encontros com acúmulo de conteúdo e envolvimento de novos atores estratégicos ao tema. Em 2019 o encontro será em Guadalajara, no México.

Velo-city 2018

Após 8 anos de negociações, realizamos o sonho de receber a Velo-city no Brasil, o maior encontro sobre mobilidade por bicicletas do mundo voltado para agentes do poder público, técnicos, pesquisadores, empresas do setor e organizações da sociedade civil.

O painel de abertura contou com a presença dos brasileiros Márcio Deslandes, da Federação Européia de Ciclismo (ECF), entidade responsável pela Velo-city, e as representantes da Casa La Frida, organização que recebeu neste ano o V Prêmio Mobilidade por Bicicleta da Transporte Ativo.

Com o tema “Acesso à Vida”, a cidade do Rio de Janeiro é a primeira a sediar uma edição do encontro na América Latina. Realizado na região portuária do Rio, área que passou nos últimos anos por um processo de revitalização e redesenho do espaço viário, o encontro contou com 1165 participantes, entre palestrantes (199) e inscritos, municiou técnicos e gestores do Rio, Brasil e América Latina.

Com muita informação, as apresentações surpreenderam os europeus em relação aos trabalhos que vêm sendo realizados na América Latina. Além, é claro, do excelente intercâmbio entre os presentes que já começam a realizar parcerias e atividades pós conferência.

A Velo-city é um momento para trocas, aprendizado e renovação das forças na promoção da bicicleta e seu uso na cidade. Tivemos a honra de, além de participar de todas as tratativas, realizar também a curadoria dos trabalhos selecionados e das plenárias da conferência.

As próximas edições da Velo-city serão em Dublin, na Irlanda em 2019 e na Cidade do México em 2020.

Abaixo, vídeo de Rachel Schein com um resumo do que aconteceu durante a conferência.

 

 

 

Bicicultura 2018

O Bicicultura 2018, Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo da União de Ciclistas do Brasil (UCB), aconteceu no Rio de Janeiro entre os dias 8 e 10 de junho no Museu do Amanhã realizado pela Transporte Ativo em parceria com organizações locais.

O tema escolhido para a edição 2018 foi “O uso da bicicleta e seu impacto na vida cotidiana”. Com 423 inscritos, reunindo 95 palestrantes, de 21 cidades das cinco regiões do país, o Bicicultura 2018 apresentou diversos cenários sobre a bicicleta no pais, como políticas públicas sobre ciclomobilidade, questões de gênero, relatos de pesquisa, bicicleta no comércio, cicloturismo, entre outros.

O Museu do Amanhã fica na Praça Mauá, região que passou por um processo de transformação onde um gigantesco viaduto, exclusivo para veículos motorizados, foi removido para dar lugar ao Boulevard Olímpico e a revitalização do seu entorno. Desse modo, a região passou a ser usada para lazer, recebendo turistas de diversas partes do mundo. Com isso, pessoas que circulavam nos arredores do Museu puderam interagir com as atividades do Bicicultura.

Na área externa, estavam instaladas a BiciFeira e uma tenda, especialmente construída em bambú, para a programação ao ar livre, Nesse espaço foram realizadas oficinas, palestras e atividades exclusivas para crianças.

Prêmio A Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil

Realizamos, durante as atividades do Bicicultura, a entrega da quinta edição do prêmio A Promoção da Mobilidade por Bicicletas no Brasil, que contempla iniciativas e organizações em três categorias; Ação educativa e de Sensibilização, Levantamento de dados e pesquisas e Empreendedorismo.

frame_3334_19.21.58

Agradecemos a todos os parceiros e parceiras, às equipes que colaboraram conosco nessa empreitada e em especial ao Museu do Amanhã. Agora é arrumar as malas pois as próximas edições serão em Maringá (2019) e Belém do Pará (2020).

Por mais pessoas, usando bicicletas, mais vezes!

Assista ao vídeo produzido pela Raquel Shein, especialmente sobre o Bicicultura 2018.