Roda de Conversa Livros & Bicicletas

Compartilhar dicas e comentários sobre livros e bicicletas foi a pauta da Roda de Conversa sobre Mobilidade Ativa, que a TA organizou, em parceria com o Museu do Amanhã. Tivemos diversos livros em papel sobre a mesa e muita conversa sobre a história de cada livro e a relação deles com as pessoas. Os livros digitais não apareceram durante a conversa e não sabemos exatamente o motivo, mas foi muito legal perceber que cada exemplar em papel carrega um pouco a história de quem o leu e ainda o guarda com carinho.

IMG_4655

A conversa estava tão agradável que nem percebemos o tempo passar. Ficamos com a percepção de que o número de livros sobre bicicleta tiveram um bom crescimento na última década e que muitas publicações estão por aí a disposição dos leitores.

30

35

Atualmente não é difícil encontrar livros sobre bicicleta nas livrarias e, um bom número dessas publicações, são produção nacional, alguns independentes e com temas variados como livros sobre mecânica, relatos de viagens, dicas sobre como usar a bicicleta nas cidades e alguns dedicados ao público infantil. Em breve teremos outros encontros sobre livros e bicicletas. Você tem algum livro preferido sobre bicicleta? conte pra gente.

Encontros sobre Mobilidade Ativa – Bicicleta e Micromobilidade

EMA2

Micromobilidade, um termo novo ainda incerto e questionável, foi o tema do segundo encontro sobre Mobilidade Ativa, uma parceria da TA com o Museu do Amanhã. O convidado desta rodada foi o Professor Victor Andrade, coordenador do LABMOB– UFRJ, que nos deu uma aula sobre tendências, possibilidades, barreiras e minúcias da mobilidade urbana e além, que ao mesmo tempo que possibilitam, impedem mudanças no setor.

EMA2b

Os encontros tem sido gratificantes e valiosos para os que participam, as edições já realizadas contaram com entre 12 e 30 participantes, confira abaixo as próximas datas.
Museu do Amanhã – Terreiro de Curiosidade
24/09Bicicleta e Saúde: com Janaina Amorim da Metrics Mobilidade e Marconi Gomes da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte.
01/10Bicicleta e Maio Ambiente: com Eduardo Bernhardt da Transporte Ativo.
08/10Bicicleta e Economia: com Juliana DeCastro do Planett COPPE UFRJ e Daniel Guth da Aliança Bike.
Sempre às 16 horas.

Encontros sobre Mobilidade Ativa – Bicicleta e Inclusão Social

IMG_4579

Qual é o futuro da mobilidade nas grandes cidades? Haverá uma maior mobilidade nas próximas décadas? Quais serão as alternativas possíveis? A Transporte Ativo em parceria com o Museu do Amanhã , realiza no mês da mobilidade cinco encontros para debater com o público a situação das bicicletas nos dias atuais e as tendências para o futuro. Sempre as terças feiras às 16 horas, de 10/09 à 08/10, diferentes temas que envolvem as bicicletas serão abordados. O primeiro já aconteceu e o tema foi Bicicleta e Inclusão Social, com a participação de Clarisse Linke do ITDP Brasil, que falou sobre suas experiências em Moçambique e Namíbia, e Andressa Dias do Pedala Queimados, que nos apresentou  o que vem sendo feito em Queimados, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

IMG_4592

O roda de conversa rolou em um verdadeiro clima de bate papo, com muitos aprendizados e trocas de ideias. O que é exatamente um dos objetivos dos encontros, trocar informações para conhecer cada vez mais as possibilidades, oportunidades e retornos que a bicicleta pode gerar, para então pensarmos novas soluções para uma inclusão cada vez maior das bicicletas, com todos os seus benefícios, em nossas cidades e dia a dia.

Veja a programação:
Museu do Amanhã
10/09Bicicleta e Inclusão Social:  com Clarisse Linke do ITDP Brasil   e Andressa Dias do Pedala Queimados-   realizado!
17/09 Bicicleta e a Micromobilidade: com Victor Andrade do LABMOB UFRJ
24/09Bicicleta e Saúde: com Janaina Amorim da Metrics Mobilidade e Marconi Gomes da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte.
01/10Bicicleta e Maio Ambiente: com Eduardo Bernhardt da Transporte Ativo.
08/10Bicicleta e Economia: com Juliana DeCastro do Planett COPPE UFRJ e Daniel Guth da Aliança Bike.
Sempre às 16 horas.

 

Shimano Fest 10 anos

ShiF1

Uma verdadeira festa das bicicletas, a décima edição do Shimano Fest! Shows ao vivo, demonstrações, test drive, muitos fabricantes, lojistas e fabricantes apresentando e conhecendo as novidades para 2020, se depender do que vimos por lá, o ano que vem promete! Até palestras rolaram por lá e foi na Arena Mobilidade & Sustentabilidade que a TA se apresentou.

ShiF4

Fomos convidados para falar sobre comportamento nas ruas, para entregadores ciclistas do App Rappi, na Quinta e na Sexta, dias exclusivos para o mercado de bicicletas. Police Neto, Edu Capivara, Zé Lobo, Murilo Casagrande, Carlos GreenBike e QG das Capivaras mostraram para estes novos desbravadores das ruas dicas de pilotagem e manutenção, legislação, possibilidades oferecidas pelas bicicletas e coube à Zé Lobo falar sobre comportamento. Ao invés de uma abordagem legalista no estilo isso pode e isso não pode, a abordagem levou em consideração o dia a dia destes entregadores pelas ruas dos grandes Centros Urbanos, focando em respeito, convivência e segurança, com foco em um retorno de melhorias no futuro que é muito promissor para as entregas por bicicletas.

ShiF2

No final de semana o evento foi aberto ao público e atraiu milhares de ciclistas e admiradores de nossas queridas bicicletas! Tinha de tudo, de bicicletas topo de linha infantis até incríveis e caríssimas Speeds e MTBs, mais leves que os sanduíches servidos nos food trucks! No sábado Zé Lobo foi o MC das Palestras, algumas espetaculares como a do Professor Paulo Saldiva da USP, que nos deu uma aula sobre qualidade do ar, mobilidade e a ligação entre as duas, e ainda uma lotada apresentação da querida e carismática Renata Falzoni que lotou a Arena falando sobre realidades cicloviárias brasileiras desconhecidas da maioria, como o caso de Rio Branco no Acre, para um público que muito atento aumentava a cada minuto!

ShiF6

ShiF5

Agradecemos ao João Magalhães e à Shimano pela oportunidade de participar do evento de forma tão especial!
Ano que vem tem mais, Shimano Fest 2020, estaremos lá!

ShiF7

 

8º Fórum de Bicicletas Manaus

8fm3

Além do importante polo industrial de bicicletas, Manaus sedia anualmente, desde 2012 o “Fórum de Bicicletas Manaus”, organizado pelo coletivo local Pedala Manaus. Em sua oitava edição, o tema foi “A bicicleta como fonte geradora de renda e emprego”, assunto que vem se destacando mundialmente ao mesmo tempo em que diferentes atividades ligadas às bicicletas surgem a cada dia.

A TA esteve presente desde a segunda edição, acompanhando de perto o desenrolar cicloviário na cidade. Neste período, nas ruas pouco mudou, apenas algumas ciclorrotas e bicicletas compartilhadas, ainda muito aquém das necessidades e potencial da cidade. Já o Fórum, tem a cada edição se tornado mais maduro e consistente, com um debate de alto nível que vem ajudando a mudar a forma de encarar as bicicletas dos manauaras. No painel “Emprego e renda”, falamos sobre a importância e o crescimento do uso de bicicletas na logística de entregas e tendências na área. Veja a programação completa aqui e as apresentações na íntegra aqui

8fm2

O Fórum sempre foi muito democrático, atraindo ciclistas, academia, indústria e timidamente o poder público, num espaço que promove uma melhor compreensão da importância da bicicleta para as cidades por pessoas com diferentes formas de pensar e abordar a cidade. Dentro dessa diversidade, nesta edição presenciamos a doação da Caloi para a Guarda Municipal de 50 bicicletas para patrulhamento, aos poucos as bicicletas vão ganhando a cidade e se tornando presentes.

8fm4

Rolou ainda o Festival Bike Experience na fábrica da Caloi, confira aqui.

E como em todas as edições, é sempre um excelente espaço de aprendizado e confraternização!

8fm1