Nova fase no Monitoramento de Bicicletas em Niterói!

niT2022Por diversos anos consecutivos nosso contador automático e portátil de ciclistas foi para Niterói, para em parceria com o Programa Niterói de Bicicleta e o Mobilidade Niterói, realizar uma série histórica de contagens. Propiciando uma excelente leitura da movimentação dos ciclistas locais e mostrando a importância das ciclovias e ciclofaixas neste processo. Monitorando, podemos validar o sucesso de uma infraestrutura cicloviária, do investimento envolvido e planejar melhor.

Cientes da importância de um bom monitoramento, o Niterói de Bicicleta dá uma pedalada à frente instalando 11 contadores fixos permanentes, um deles com totem mostrando os números do local, e uma plataforma pública para visualização dos dados. Clique na imagem abaixo para ir para a plataforma.

ContaBike

Tivemos ainda a honra de sermos convidados para participar da mesa de lançamento do novo programa de monitoramento, aonde falamos um pouco sobre a série histórica de contagens na cidade e a participação dos contadores Eco-Counter no processo.

ContaBike2

Cidades inteligentes são aquelas que investem em conhecimento sobre sua dinâmica para poder agir com sabedoria, alocando recursos físicos, humanos e financeiros onde será mais evidente o retorno para a população em qualidade de vida. A gestão pública que aprende constantemente pode acertar mais e corrigir os seus eventuais erros mais rapidamente. Investir na bicicleta é sucesso certo em todas as cidades, ainda assim é preciso fazê-lo com muitos critérios e os dados são fundamentais para isso.

Chamada Pesquisa Perfil Ciclista 2024 – PARTICIPE!

Perfil24

A Pesquisa Perfil Ciclista Brasileiro foi realizada em 2015, 2018, 2021 e agora está de volta para sua edição trienal. O estudos revelaram uma série de informações de grande valor para a promoção da mobilidade por bicicletas no País.

Viabilizada através de parcerias com diversas organizações de todas as regiões do Brasil a pesquisa é coordenada pela Transporte Ativo, Labmob – Laboratório de Mobilidade Sustentável da UFRJ e o Observatório das Metrópoles. Os resultados são marcos na compreensão do modal cicloviário na nossa atual realidade urbana.

Esta ano vamos fazer a quarta edição da Pesquisa Perfil Ciclista. Será uma grande oportunidade para contribuição e desenvolvimento de ações que promovam o uso da bicicleta. A análise dos dados coletados contribui com a compreensão dos desafios e caminhos possíveis para incremento da mobilidade urbana por bicicletas.

Se você ou sua cidade tiverem interesse em participar, clique no link abaixo.
Saiba mais e inscreva-se clicando Aqui!

ppc2024c

Retrospectiva 2023

Restrospect_23

2023 foi mais um ano repleto de desafios e conquistas. Para a TA, foram 41 ações, 73 aparições na mídia, 14 palestras e debates dentre muitas outras atividades, como as mais de 90 reuniões com parceiros, grupos de trabalho externos e Conselhos dos quais participamos. As pedaladas Entre Museus Acessíveis e os Jogos de Bicicleta seguiram firmes, finalizamos o Projeto SCAP Cargo Bikes que se desdobrou nos Encontros Cariocas de Bicicletas de Carga, rolou a décima edição do Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil, seguimos contando bicicletas, com novos e antigos parceiros, fomos convidados, para além dos Conselhos Cariocas de Transportes e da Cidade, para Participar da Comissão Permanente de Segurança Viária ligada ao Plano de Segurança Viária Carioca e no final do ano, fomos matéria de capa da recém lançada revista Carrier, sobre bicicletas de carga, tema que estamos bastante envolvidos!

Tivemos ainda a honra de estar presentes, no IV Fórum do Salvador Vai de Bike e no ParanáBici Seminário Paranaense de Ciclomobilidade e Cicloturismo, onde tivemos a honra de ao lado da Renata Falzoni, fazer as palestras magnas na abertura, apresentando novamente o potencial das bicicletas para uma lidar com os desafios das cidades no Século XXI..

Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos patrocinadores e financiadores como Itaú e ECF, e aos parceiros formais e informais, como Tembici, ITDP Brasil, Prefeitura do Rio, Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, Rio Planetário, Consulado Geral dos Países Baixos no Rio, Museu do Amanhã, International Cargo Bike Festival e Telraam, que ajudam a tornar tudo isso possível e a jornada mais agradável!

Para conferir a jornada da Transporte Ativo em 2023 clique nas palavras grifadas em azul e aqui ações e mídias.

Seguimos em 2024 a busca por mais pessoas em mais bicicletas mais vezes certos de que as bicicletas são uma realidade com longo caminho a ser percorrido, no ano que se inicia e além!

2ebcd

Amigos, parceiros e participantes no 2º Encontro Carioca de Bicicletas de Carga.

20 anos!

20aa

Uma ideia na cabeça e uma bicicleta entre as pernas. Pode-se dizer que assim foi criada a Transporte Ativo. Uma organização da sociedade civil com uma intenção bem clara e objetiva: mais pessoas, em mais bicicletas, mais vezes.

O sucesso de uma organização pode ser medido pela relevância de seus resultados e por sua longevidade. Vinte anos depois de sua fundação podemos assumir que ao longo desse tempo a TA tem marcado pontos nos dois quesitos.

20 Anos! Muitas conquistas e ainda muito pela frente! Desde 22 de dezembro de 2003 buscamos promover as bicicletas e seus similares. Até agora foram 949 ações, 1849 mídias entre TVs, Rádios, Impressos e web, mais 2 milhões de downloads do material disponível no banco de dados do site, com destaque para os mais de 160 mil downloads do CTB de Bolso, que teve ainda 200 mil impressos distribuídos em diversas cidades do país.

Diversos projetos, publicações, sendo algumas em mais de um idioma, traduções, mais de 300 palestras, apresentações e seminários em 54 cidades de 17 países, onde levamos nossa mensagem, aprendemos muito e fizemos muitos amigos. Ao longo do caminho, prêmios nos motivaram, recebendo e concedendo, algumas ações se espalharam pelo país e ainda fomos fundadores e conselheiros da UCB e WCA.

Tudo isso só foi possível devido as pessoas que pedalaram junto, o time da TA, voluntários, patrocinadores, parceiros e entusiastas pelo mundo afora. O Rio de Janeiro, o Brasil e o mundo ficaram bem mais cicláveis nesse período e temos muito orgulho de fazer parte destas mudanças em favor da bicicleta. Agradecemos a todos que estiveram ao nosso lado em algum momento, os que pedalaram conosco, debateram, criticaram, trocaram ideias, ou simplesmente ajudaram a levar os transportes ativos para outro patamar no dia a dia das cidades, que cada vez recebem mais pessoas pedalando mais bicicletas, mais vezes!

Seguimos pedalando, pois ainda há muito a ser feito!

20ad

Para passear por projetos e atividades da TA nestes 20 anos, clique aqui!

Revista Carrier

Carrier

Carrier é uma nova revista sobre bicicletas de carga que acaba de ser lançada no International Cargo Bike Festival, que acontece este final de semana em Amsterdam, Holanda. Ela vem para substituir a antiga International Cargo Bike Festival Magazine, com novo design e conteúdo mais amplo.

Estamos na matéria de capa! O texto aborda a cultura da bicicleta de carga no Brasil, conta um pouco sobre o 2º Encontro de Bicicletas de Carga, realizado em setembro no Rio de Janeiro, e ressalta a amplitude da cultura de bicicletas de carga no Rio e no Brasil. Vale e leitura na página 54, assim como todas as outras matérias da revista, que nos apresentam um panorama geral sobre bicicletas de carga ao redor do planeta!

Carrier1

Para nós da TA, é uma honra estar na capa dessa nova edição e na matéria de oito páginas, dando sequência ao trabalho que já fazemos a mais de uma década. Neste período nos dedicamos a divulgar as bicicletas de carga por aqui, tornando visível sua presença nas ruas e a importância deste tipo de bicicletas para cidades densas e resilientes.

Você pode ler a revista Carrier neste link.

Nos links a seguir, alguns dos projetos sobre o tema aos quais nos dedicamos:
Bicicletas de carga premiadas
Bicicletas e Logística
Encontro Carioca de Bicicletas de Carga
4 guias para promover as Bicicletas de Carga
Distrito de Baixa Emissão Rio & SCAP Cargo Bikes