Promovendo as Bicicletas de Carga

Cargo_Guides

Em junho, durante a 6º Conferência Internacional de Ciclologística em Dublin, Irlanda, a European Cycle Logistics Federation, lançou como parte de seu atual projeto CCCB City Changer Cargo Bike, quatro guias que promovem o uso de bicicletas cargueiras em diferentes setores; Crianças e Família, Prefeituras, Revendedores e ainda 20 Razões para usar. Os guias fazem parte da estratégia para aumentar as vendas e o uso de Bicicletas de Carga na Europa.

Bicicletas de carga tem se destacado como uma excelente ferramenta para lidar com mudanças climáticas e novos problemas urbanos do Século XXI. A Transporte Ativo já vem lidando com o assunto ao mesmo tempo em que traduz artigos e materiais importantes ainda pouco divulgados por aqui. Então imediatamente entramos em contato com a European Cycle Logistics Federation, pedindo autorização para traduzir este importante material. Autorização dada, o trabalho se iniciou e agora temos o prazer de divulgar aqui o lançamento das versões online dos 4 guias em português.

Clique na imagem acima ou aqui para acessar os guias.

Sustentabilidade e Futuro para o Dia Seguinte

IMG_5553

Aconteceu na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, a exposição O Dia Seguinte, uma experiência imersiva sobre mudanças climáticas e cidades. Durante um mês, mais de 30 mil pessoas visitaram o espaço e tiveram contato com informações relevantes sobre as mudanças climáticas, o futuro das cidades, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e principalmente, dicas sobre o que fazer e como se comportar em busca de um futuro mais limpo, justo e sustentável.
A Transporte Ativo, parceira desde a concepção, esteve presente com uma breve fala na abertura, Jogos de Bicicleta ao longo do mês e duas apresentações, com Zé Lobo e Eduardo Bernhardt, em várias rodadas, no último dia.

ab2

As apresentações foram “Do Aqui e Agora para o Futuro” com Zé Lobo e “Da Ecologia para a Sustentabilidade” com Eduardo Bernhardt. Na primeira o que já acontece hoje em nosso dia a dia, as tendências para o futuro, para além da tecnologia e acordos governamentais. Na segunda a visão de ecologia do Século XX e sua migração à Sustentabilidade no Século XXI. Na Sala de Leitura, para um público pequeno mas muito bem informado, aconteceram três rodadas das apresentações, sempre recheadas com excelente bate papo e troca de ideias no final.

ab1

A tônica das apresentações e das trocas que houveram em seguida, foi a sustentabilidade amparada em seus pilares: Ambientalmente Correta, Socialmente Justa e Economicamente Viável, tudo em busca de um Dia Seguinte mais limpo, justo e viável! Sim é possível, depende apenas das atitudes de cada um de nós em nosso dia a dia.
Enquanto isso, lá fora rolavam os Jogos de Bicicleta! Apresentando o Veículo do Futuro para a criançada e seus parentes. Os Jogos aconteceram durante os finais de semana da exposição. Mais de 300 crianças participaram e tiveram um ótimo contato com o veiculo que será muito comum em seus dias no futuro. Como podemos ver nas fotos à direita, muitos super-heróis estiveram presentes, nos garantindo que há esperanças de um futuro tranquilo e seguro!

ab3

Quanto a nós, continuamos prontos para seguir com a missão de apresentar as possibilidades das bicicletas e dos transportes ativos para o mundo! Sempre em busca de um futuro mais limpo e um trânsito mais seguro!

ab4

Parabéns a equipe da exposição que conseguiu fazer de uma ideia uma realidade, que com certeza ajudou muitas pessoas a conhecer melhor as possibilidades que nos cercam para que possamos no futuro comemorar como a Turma de Turismo que comemorou a formatura em plena exposição!

ab8

Roda de Conversa Pedestres

IMG_5764

Na quinta e última Roda de Conversa sobre Mobilidade Ativa no Museu do Amanhã em 2019, o tema foi Pedestres e para falar sobre esse importante tema da mobilidade urbana os convidados foram Thatiana Murillo fundadora do Caminha Rio, Danielle Hoppe gerente de transportes ativos do ITDP Brasil e o Prof. Julio Loureiro pesquisador de mobilidade urbana vencedor do prêmio Walking Visionary na conferência WALK21 2015. Thatiana abriu a conversa falando sobre os desafios de se caminhar nos grandes centros urbanos, seguida pela Danielle que ressaltou detalhes e ainda falou sobre as dificuldades de se incluir o assunto na pauta das administrações municipais. Antes da abertura da conversa para os participantes, o Prof. Julio Loureiro, recém chegado da WALK21 2019, onde foi à convite da TA, nos falou sobre possibilidades que o caminhar pela cidade pode nos proporcionar, incluindo entregas a pé, que tem um potencial gigantesco, muito pouco aproveitado na rotina das grandes cidades e ainda nos apresentou um panorama do que vem sendo pensado e tratado sobre o tema ao redor do planeta.

IMG_5768

As Rodas de Conversa Sobre Mobilidade Ativa, foram realizadas através de uma parceria entre a Transporte Ativo e o Museu do Amanhã, com o objetivo de ampliar o tema mobilidade nas atividades do Museu e em busca de novos públicos para a TA. Elas aconteceram aos segundos sábados de cada mês e esperamos renovar a parceria para em 2020 continuarmos com este importante canal de troca de ideias, informações e novas parcerias. Os temas abordados nas cinco edições de 2019 foram: Velo-city 2019, Cicloturismo, Livros & Bicicletas, Pedalando com as Crianças e Pedestres.  Além das rodas de conversa, a parceria com o Museu do Amanhã em 2019 nos trouxe ainda os Encontros sobre Mobilidade Ativa nos meses de Setembro e Outubro, Jogos de Bicicleta, nas férias do Museu e no dia das Crianças e o espetacular Mauá 360°, previsto para se repetir em Janeiro 2020.

Jogos de Bicicleta no mês das crianças

IMG_5335

Uhuuuuuu! Bicicletamos no meio das vigas de concreto e paredes do Museu do Amanhã e da Cidade das Artes. Deixamos nossa criança interior se misturar com as crianças de verdade durante os Jogos de Bicicleta, atividade que promovemos no Dia das Crianças no Museu do Amanhã e que também acontecerá todos os finais de semana de outubro até o dia 10 de novembro na Cidade das Artes, como parte da exposição “O dia Seguinte”.

IMG_5258

Durante os Jogos, haviam crianças, girando com bicicletas e se divertindo com diversas brincadeiras que ajudam no processo de aprendizagem para pedalar. Utilizando bicicletas de equilíbrio, que não contam com apoio de rodinhas e nem pedais, as crianças giram na pracinha de cones, fogem do monstro do lençol, caçam argolas de borracha e participam de outras atividades para treinar o equilíbrio. É pura diversão que envolve quem está acompanhando as crianças e também desperta a curiosidade de quem passa por perto.

IMG_5352

Você pode chamar a bicicleta por diversos nomes e apelidos, em alguns lugares ela é chamada de “Magrela” e outros “Camelo”, não importa como ela é chamada, o que vale é que cada vez mais, temos pais pessoas, usando a bicicleta mais vezes e ela está presente em espaços onde ela era proibida de entrar. Desse modo, vamos dar um salve bem grande para a presença dela nesses espaços, principalmente no mês das crianças. 🙂

20191013_100614

Mais Jogos de Bicicleta acontecerão na Exposição o Dia Seguinte, todos os sábados e domingos, até 10 de novembro. Vem com a gente conhecer um pouco mais sobre as mudanças climáticas e sua relação com nossa vida. Usar mais a bicicleta é uma das maneiras para para reduzir os problemas causados pela poluição e ainda melhorar a saúde e a qualidade de vida nas cidades.

Encontros & Rodas de Conversa Mobilidade Ativa

Os Encontros sobre Mobilidade Ativa no Museu do Amanhã, foram além do mês da mobilidade e seguiram outubro adentro. Os encontros abordaram a bicicleta em diferentes aspectos para além da mobilidade e se destinavam ao público de áreas técnicas e de pesquisa. Bicicleta & Inclusão Social, Bicicleta & Micromobilidade, Bicicleta & Saúde, Bicicleta & Sustentabilidade e Bicicleta e Economia foram os temas.

O tema Bicicleta e Saúde foi apresentado pelo cardiologista Marconi Gomes da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte e pela Arquiteta Urbanista Janaina Amorim da Metrics Mobilidade, que apresentaram as possibilidades da mobilidade ativa na saúde e como é fácil e possível criar ambientes para mudança.

Emas2

Emas

O tema Meio Ambiente e Sustentabilidade foi apresentado pelo Educador Ambiental Eduardo Bernhardt, o Terreiro de Ideias do Museu do Amanhã recebeu um público interessado em saber mais e conversar sobre bicicletas e sustentabilidade. Mais uma vez, o espaço na Praça Mauá respirou bicicletas num bate papo de 2 horas sobre a relação da bicicleta com a sustentabilidade do ponto de vista ambiental, social e econômico.

EMAMA2

EMAMA

Na quinta rodada, a conversa foi sobre bicicleta e economia, com Daniel Guth da Aliança Bike e Juliana DeCastro do Planett Coppe UFRJ. Muito se falou sobre o que vem acontecendo na economia ligada às bicicletas e como a bicicleta pode influenciar na economia direta, ciclologística, cicloturismo e tantas outras possibilidades.

EMAE2

EMAE

Os cinco Encontros sobre Mobilidade Ativa, foram muito ricos e proveitosos, com muito conhecimento sendo compartilhado e com muitas pessoas novas comparecendo, incluindo algumas empresas ligadas ao tema, diretamente e indiretamente, como a Net Claro que se utiliza de bicicletas para agilizar seu atendimento em domicílio, Resgata Bike que recupera bicicletas antigas e abandonadas, e ainda a Lev Bicicletas Elétricas, ambas interessadas na sustentabilidade e economia que a bicicleta pode gerar.

Já as Rodas de Conversa Mobilidade Ativa, seguem acontecendo no segundo sábado de cada mês e no mês das crianças, o tema foi Pedalando com as Crianças! Com os experientes pais que sempre levaram suas crianças para a escola e para todos os lugares de bicicleta, desde que as crianças tinham sete meses. Eduardo Bernhardt e João Lacerda contaram suas experiências e aprendizados ao longo do caminho, com o testemunho do Cauê, hoje com 7 anos, que já vai para a escola pedalando sua própria bicicleta, acompanhado pelo pai.

RCC2

RCC3

Os cinco encontros já se encerraram, mas das cinco rodas de conversa ainda resta uma, no dia 9 novembro será a vez dos pedestres! Necessidades, desafios e possibilidades!

Roda de Conversa · Pedestres. Necessidades, desafios e possibilidades.
Museu do Amanhã – Terreiro de Curiosidades – 09/11 – 14 às 16h.
Com: Thatiana Murillo – Caminha Rio, Danielle Hoppe – ITDP Brasil e Prof. Julio Loureiro vencedor do Walking Visionary Award Walk21 2015.