XI Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil


Vem aí, a décima primeira edição do Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil! Desde 2014, a Transporte Ativo em parceria com o Itaú Unibanco, realizam a atividade que consiste em premiar as melhores iniciativas de promoção ao uso de bicicletas no país, nas categorias, Ação Educativa & de Conscientização, Levantamento de Dados & Pesquisas e Empreendedorismo.

Semana que vem, terão início as inscrições, que seguirão abertas até o final de Maio. Comece já a preparar seu material para envio.

Boas ideias merecem ser reconhecidas e homenageadas!

Conheça os resultados das edições anteriores.
2023  |  2022  |  2021  |  2020  |  2019  |  2018   |   2017   |   2016   |   2015   |   2014

2ª Edição Vai Longe | Programa de Aceleração de Projetos

2VLPAP

Faz um ano que orgulhosamente lançávamos em parceria com a Tembici o Programa de Aceleração Vai longe! Agora é a vez da segunda edição, com novidades e maior aporte financeiro para os selecionados! O Vai Longe é o programa de aceleração de projetos, promovido pela Tembici, em parceria com a Transporte Ativo, que visa apoiar projetos que fomentem o uso da bicicleta como meio de transporte por meio de soluções inovadoras e que contribuam para a mobilidade no Brasil. Em busca de cidades mais humanas por meio do incentivo ao uso da bicicleta.

Serão selecionados até 4 projetos, iniciados nos últimos 12 meses e com previsão para serem concluídos ainda em 2022, em  3 categorias: Educação e conscientização, Promoção ao uso de bicicletas e Transformação das Cidades. Conheça a programação completa, regulamento, cronograma e inscreva seus projetos clicando aqui!

Conheça também os projetos selecionados na primeira edição.

2VLPAP2

Rodas de Conversa, Pedestres e Guia

rdcp

Ao longo de 2019 realizamos uma série de Rodas de Conversa e Encontros sobre Mobilidade Ativa, no Museu do Amanhã. A motivação principal, era aproximar pessoas da mesma área com pessoas interessadas no tema, para gerar troca de ideias, parcerias e “produtos”. Foi um sucesso! Dali saíram algumas parcerias que resultaram em novos encontros, seminários, troca de informações entre projetos semelhantes e soma entre projetos similares, foram diversos temas ao longo do ano e um deles foi sobre pedestres e seus desafios nas cidades.

Nesta roda de conversa sobre pedestres, onde os convidados foram Thatiana Murillo fundadora do Caminha Rio, Danielle Hoppe gerente de transportes ativos do ITDP Brasil e o Prof. Julio Loureiro pesquisador de mobilidade urbana vencedor do prêmio Walking Visionary na conferência WALK21 2015, surgiu a proposta de se fazer uma cartilha de orientação, informando ao pedestre sobre como proceder em caso de incidentes em nossas mal conservadas calçadas. A conversa seguiu, a ideia foi amadurecendo, até que em 2020 o texto se consolidou. Agora, o Caminha Rio publica o resultado no guia “Caiu na Calçada e o tombo foi feio? O que fazer? A quem Recorrer?” para orientar o pedestre quanto ao seus direitos. Clique no nome do guia ou na imagem abaixo para baixar o PDF e ficar informado sobre o tema.

rdcp2

Para nós da Transporte Ativo, foi uma honra e um prazer, não só participar da elaboração do documento, como ter proporcionado a oportunidade para que a ideia surgisse e se concretizasse através da Roda de Conversa.

Lançamento LABIKS

Labik

O ano de 2021 chegou cheio de novidades para quem busca informação e conhecimento sobre os Sistemas de Bicicletas Compartilhadas na América Latina!

Após o lançamento do primeiro relatório sobre os sistemas de bicicletas compartilhadas da América Latina, e devido ao constante esforço em promover o compartilhamento do conhecimento sobre esses sistemas, percebemos que era hora de aperfeiçoar nossa plataforma, oferecer mais conteúdo e uma nova identidade visual aos nossos colaboradores e seguidores.

Sendo assim, com muito orgulho, apresentamos a plataforma LABIKS** (LATIN AMERICAN BIKE KNOWLEDGE SHARING) e nosso novo website – labiks.org – com informações sobres os sistemas latino-americanos em forma de Mapa, Relatório e Painel de Dados, além de uma vasta biblioteca contendo publicações de organizações que nos inspiram e são referência, como NACTO, NABSA, ITDP, C40, BID, Transporte Ativo entre outras.

timeline-labiks
Gostaríamos de aproveitar para agradecer e exaltar todos os atores que geram e compartilham informações sobre esse tema e frisar que um dos objetivos da LABIKS é formar parcerias com diversas organizações, visando a criação de mecanismos que auxiliem a tomada de decisão, para que mais cidades possam oferecer sistemas de bicicletas compartilhadas bem sucedidos.

Convidamos você a visitar a plataforma LABIKS e nos ajudar a transformar esse conhecimento em ações que resultem em cidades mais sustentáveis, saudáveis e inclusivas.

**A LABIKS foi criada em 2018 com o nome de LatinoSBP e foi inicialmente incubada pela Transporte Ativo e financiada pelo Itaú.

Perfil do Ciclista 2018¨

PerfilCilcista2018-Web-1

Ja está novamente disponível o livreto com o Perfil do Ciclista 2018. Após o lançamento, com  dados inéditos, durante a conferência Velo-City 2018 no Rio de Janeiro, o arquivo ficou disponível por alguns dias, mas em seguida retiramos a publicação do ar para realizar alguns ajustes necessários e para inclusão de Florianópolis.

Saiba mais e baixe o livreto clicando aqui.