Lançamento LABIKS

Labik

O ano de 2021 chegou cheio de novidades para quem busca informação e conhecimento sobre os Sistemas de Bicicletas Compartilhadas na América Latina!

Após o lançamento do primeiro relatório sobre os sistemas de bicicletas compartilhadas da América Latina, e devido ao constante esforço em promover o compartilhamento do conhecimento sobre esses sistemas, percebemos que era hora de aperfeiçoar nossa plataforma, oferecer mais conteúdo e uma nova identidade visual aos nossos colaboradores e seguidores.

Sendo assim, com muito orgulho, apresentamos a plataforma LABIKS** (LATIN AMERICAN BIKE KNOWLEDGE SHARING) e nosso novo website – labiks.org – com informações sobres os sistemas latino-americanos em forma de Mapa, Relatório e Painel de Dados, além de uma vasta biblioteca contendo publicações de organizações que nos inspiram e são referência, como NACTO, NABSA, ITDP, C40, BID, Transporte Ativo entre outras.

timeline-labiks
Gostaríamos de aproveitar para agradecer e exaltar todos os atores que geram e compartilham informações sobre esse tema e frisar que um dos objetivos da LABIKS é formar parcerias com diversas organizações, visando a criação de mecanismos que auxiliem a tomada de decisão, para que mais cidades possam oferecer sistemas de bicicletas compartilhadas bem sucedidos.

Convidamos você a visitar a plataforma LABIKS e nos ajudar a transformar esse conhecimento em ações que resultem em cidades mais sustentáveis, saudáveis e inclusivas.

**A LABIKS foi criada em 2018 com o nome de LatinoSBP e foi inicialmente incubada pela Transporte Ativo e financiada pelo Itaú.

ENLABICI 2019

Enl

A plataforma latinoSBP.org esteve em Guadalajara, no México, participando do 5 Encontro Latino-americano de Sistemas de Bicicletas Públicas e Compartilhadas, realizado pela BKT Bici Pública. Evento que deu sequência ao encontro realizado em junho de 2018 no Rio de Janeiro.

Com quatro eixos temáticos que envolveram: operação e níveis e serviço; esquemas de financiamento e modelos de negócios; planejamento e expansão; e demais veículos compartilhados. Foram dois dias intensos que envolveram palestras, debates e visitas técnicas com participantes e palestrantes de diferentes partes do continente e do resto do mundo. Pudemos ainda aprender sobre a estratégia de mobilidade ativa na área metropolitana de Guadalajara e sobre a experiência de organização da indústria norte americana, através da NABSA

enlabici1

Presença Européia: Redha Zetchi, fala sobre o processo de troca de tecnologia em Barcelona.

Mais um evento marcado pela alta qualidade dos conteúdos e debates e que contou com a participação de aproximadamente 130 pessoas de 72 organizações e 8 países.

Em 2020, o encontro será em Lima, no Peru.

Plataforma LatinoSBP

bikepe ed

Os Sistemas de Bicicletas Públicas e Compartilhadas são um modo de transporte cuja implementação na América Latina se iniciou em 2008, porém seu auge e popularidade são mais recentes e seu crescimento continua de maneira exponencial. As cidades latino-americanas demostraram ser inovadoras, adaptando as experiencias europeias em suas cidades e contextos. Como resultado, se destacam boas práticas que merecem ser difundidas.

Mantendo nosso compromisso de gerar e compartilhar conhecimento para criar capacidade técnica para intervir na promoção da mobilidade por bicicletas apresentamos a plataforma LatinoSBP.org.

Inspirada nas iniciativas ComoUK, NABSA e PEBSS, a LatinoSBP é uma plataforma aberta, gratuita e colaborativa sobre os sistemas de bicicletas públicas e compartilhadas da América Latina, onde são apresentados dados, gráficos e informações sobre esses sistemas, promovendo boas práticas e estimulando a criação de novos sistemas em mais cidades.

ASSINATURAS VARIAS CORES-04

Sistemas de Bicicletas Públicas no Brasil

OBCgr

No dia 19 de outubro, realizamos a primeira oficina sobre Sistemas de Bicicletas Públicas, a nível nacional, com foco em representantes do poder público.

Durante 8 horas, técnicos, gestores e representantes do poder público de 8 cidades, 7 estados e 3 regiões do Brasil (Sul, Sudeste e Nordeste) tiveram a oportunidade de se conhecer e conhecer um pouco mais a realidade, desafios, soluções e oportunidades de cada cidade. Gerando intercâmbio entre os presentes.

Ainda durante a oficina, os presentes puderam escolher entre os participantes o caso mais inspirador, Fortaleza foi o destaque.

OBCBM

A oficina que começou com a apresentação de uma visão geral sobre o tema ao redor do mundo, terminou com um espaço de fala e escutas entre os participantes. Ainda durante o dia, os participantes puderam conhecer o Centro de Operações do Sistema Bike Rio, sede do evento.

Ao final, a tembici, patrocinadora do evento, entregou um relatório resumido sobre suas operações e dados dos sistemas locais das cidades presentes que possuem sistema operado por eles.

Tudo indica que a Oficina se repetirá, em outras oportunidades, em outras cidades.

Moving Forward Together

Nabsa-(7)

Entre os dias 4 e 7 de setembro de 2018 participamos da conferência anual da Associação Norte-americana de Sistemas de Bicicletas Compartilhadas, na cidade de Portland, nos Estados Unidos.

Conferencia que este ano uniu a NABSA (North American Bikeshare Association), que é a voz da indústria de bikeshare, e a Better Bikeshare Partnership, organização que lidera o debate sobre Equidade e sistemas de bicicletas compartilhadas. O evento contou com a participação de cerca de 300 pessoas entre representantes da sociedade civil, poder público e indústria de bikeshare (operadores e provedores de tecnologia).

Nabsa-(4)

Como o nome de Moving Forward Together, a conferência teve como tema e debate central Equidade. Além de palestras, visitas técnicas e workshops, a conferencia é um importante espaço de trocas, integração e networking entre os participantes.

Nabsa-(1)

Dentro da programação participamos, juntamente com Tembici e Aromeiazero do Table Discussions (sessão designada a engajar os participantes em discussões sobre temas a sua escolha) com o tema Bikeshare Lessons from Brazil.

Nabsa-(2)