Plataforma LatinoSBP

bikepe ed

Os Sistemas de Bicicletas Públicas e Compartilhadas são um modo de transporte cuja implementação na América Latina se iniciou em 2008, porém seu auge e popularidade são mais recentes e seu crescimento continua de maneira exponencial. As cidades latino-americanas demostraram ser inovadoras, adaptando as experiencias europeias em suas cidades e contextos. Como resultado, se destacam boas práticas que merecem ser difundidas.

Mantendo nosso compromisso de gerar e compartilhar conhecimento para criar capacidade técnica para intervir na promoção da mobilidade por bicicletas apresentamos a plataforma LatinoSBP.org.

Inspirada nas iniciativas ComoUK, NABSA e PEBSS, a LatinoSBP é uma plataforma aberta, gratuita e colaborativa sobre os sistemas de bicicletas públicas e compartilhadas da América Latina, onde são apresentados dados, gráficos e informações sobre esses sistemas, promovendo boas práticas e estimulando a criação de novos sistemas em mais cidades.

ASSINATURAS VARIAS CORES-04

Sistemas de Bicicletas Públicas no Brasil

OBCgr

No dia 19 de outubro, realizamos a primeira oficina sobre Sistemas de Bicicletas Públicas, a nível nacional, com foco em representantes do poder público.

Durante 8 horas, técnicos, gestores e representantes do poder público de 8 cidades, 7 estados e 3 regiões do Brasil (Sul, Sudeste e Nordeste) tiveram a oportunidade de se conhecer e conhecer um pouco mais a realidade, desafios, soluções e oportunidades de cada cidade. Gerando intercâmbio entre os presentes.

Ainda durante a oficina, os presentes puderam escolher entre os participantes o caso mais inspirador, Fortaleza foi o destaque.

OBCBM

A oficina que começou com a apresentação de uma visão geral sobre o tema ao redor do mundo, terminou com um espaço de fala e escutas entre os participantes. Ainda durante o dia, os participantes puderam conhecer o Centro de Operações do Sistema Bike Rio, sede do evento.

Ao final, a tembici, patrocinadora do evento, entregou um relatório resumido sobre suas operações e dados dos sistemas locais das cidades presentes que possuem sistema operado por eles.

Tudo indica que a Oficina se repetirá, em outras oportunidades, em outras cidades.

Moving Forward Together

Nabsa-(7)

Entre os dias 4 e 7 de setembro de 2018 participamos da conferência anual da Associação Norte-americana de Sistemas de Bicicletas Compartilhadas, na cidade de Portland, nos Estados Unidos.

Conferencia que este ano uniu a NABSA (North American Bikeshare Association), que é a voz da indústria de bikeshare, e a Better Bikeshare Partnership, organização que lidera o debate sobre Equidade e sistemas de bicicletas compartilhadas. O evento contou com a participação de cerca de 300 pessoas entre representantes da sociedade civil, poder público e indústria de bikeshare (operadores e provedores de tecnologia).

Nabsa-(4)

Como o nome de Moving Forward Together, a conferência teve como tema e debate central Equidade. Além de palestras, visitas técnicas e workshops, a conferencia é um importante espaço de trocas, integração e networking entre os participantes.

Nabsa-(1)

Dentro da programação participamos, juntamente com Tembici e Aromeiazero do Table Discussions (sessão designada a engajar os participantes em discussões sobre temas a sua escolha) com o tema Bikeshare Lessons from Brazil.

Nabsa-(2)

Conexão Rio-Medellín

Medellín e Rio de Janeiro, duas capitais localizadas a mais de 7 mil quilômetros de distância sob diferentes latitudes.

Agosto de 2018, nossa quinta visita a esta cidade que é símbolo de resiliência. Desta vez viemos a convite do coletivo Más Urbano, que assim como a Transporte Ativo, atua promovendo o uso da bicicleta como meio de transporte.

Mdlln1

O convite foi para participar de duas atividades de socialização e intercambio entre projetos e experiências. Um bate-papo realizado a céu aberto em espaço público ao lado de uma das principais estações de metrô da cidade. Outro realizado no terraço de um espaço de co-working com a participação de representantes instituições públicas e coletivos que trabalham com o tema.

Mdlln2

Foram dois momentos onde tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre a cidade seus projetos e processos e contar um pouco sobre o que acontece no Rio e como atuamos frente a promoção do uso da bicicleta como meio de transporte. Entre tantos temas abordados, a Pesquisa Perfil Ciclista foi um dos destaques no segundo bate-papo realizado em Medellín.

E como irem além das metas previamente estabelecidas também é nossa meta, propusemos uma intervenção na rua, para que com a participação dos ciclistas da cidade, ajudássemos a pensar conjuntamente uma solução de infraestrutura cicloviária para um cruzamento que é um dos principais pontos críticos da região metropolitana. Inspirados na metodologia do Ciclo Rotas Centro, levamos mapas para a rua, para que os ciclistas que circulam por esse ponto pudessem opinar sobre o tipo de solução que lhes parecia mais adequado. Além da interação através dos mapas, realizamos um exercício de contagem e filmamos a ação.

mdlln4

Das semelhanças entre as cidades podemos dizer que o fato de que as políticas de promoção do uso da bicicleta em ambas as cidades estar ligado as questões ambientais, é a principal. No Rio as ciclovias surgem junto com a Eco 92 e avançam dentro da Secretaria de Meio Ambiente, em Medellín a crise gerada pelo ar altamente contaminado impulsiona o sistema de bicicletas públicas e infraestrutura ciclista da cidade.

Duas capitais Latino-americanas cheias de contradições e que, com suas diferentes características, são muito favoráveis aos deslocamentos em bicicletas.

Conexão Transporte Ativo – Más Urbano. O que nos conecta? O desejo de promover e construir cidades mais ciclaveis, justas e equitativas em relação ao uso do espaço público.

Por mais pessoas, em mais bicicletas, mais vezes!

América Latina e os Sistemas de Bicicletas Públicas

ELASBPC-1024x768Depois do encontro realizado em Medellín em outubro de 2016 e de 2 oficinas realizadas na Cidade do México e em Rosario na Argentina, foi a vez do Rio de Janeiro, receber mais uma atividade internacional sobre Sistemas de Bicicletas Públicas e Compartilhadas.ELABPC_marca_2

A Transporte Ativo realizou, nos dias 9 e 10 de junho de 2018, o quarto Encontro Latino-americano de Sistemas de bicicletas Públicas e Compartilhadas. O evento aconteceu no Galpão de operações do Sistema Bike Rio e contou com a participação de 90 pessoas das Américas do Sul e Norte, Europa e Africa. Entre representantes do poder público, sociedade civil, ONG´s e empresas privadas.

Tembici 2

Durante os dois dias de evento foram debatidas inovações e tendências dos sistemas a nível mundial, campanhas, níveis de serviço, sistemas dockless, uso de dados e troca de tecnologia além apresentados casos de sistemas brasileiros e latinos.

O evento também foi marcado pela apresentação da Plataforma LatinoSBP.org . Projeto da Transporte Ativo, que também com o patrocínio do Banco Itaú.

Painel de Encerramento e lançamento da Plataforma LatinoSBP.org com a participação de representantes da PEBSS e NACTO.

Painel de Encerramento e apresentação da Plataforma LatinoSBP.org com a participação de representantes da PEBSS e NACTO.

Esses espaços vêm gerando inquietudes e necessidades por novos encontros com acúmulo de conteúdo e envolvimento de novos atores estratégicos ao tema. Em 2019 o encontro será em Guadalajara, no México.